quinta-feira, 30 de abril de 2020

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal/Edição de abril 2020”

Por: José Morais (diretor)

Olá caros leitores

Estamos de volta com a edição de abril, a número 296, em 20 anos de existência, a mais pequena que publicamos até hoje, porem a atual situação que o país atravessa a isso deu origem.

Numa altura de incertezas, as notícias são poucas com todas a modalidades paradas, o que se irá passar, quais as consequências para o futuro, como vão sobreviver atletas, clubes, organizações, tudo o que anda à volta com as bicicletas, seja ela a modalidade que for, profissional ou amadora, está tudo muito negro, e até à data não se vê luz ao fim do túnel.

 Pouco mais para dizer, o falar é algo já repetitivo, em tudo o que se vai dizendo, apenas despedir-me até à próxima edição, e  despeço-me hoje não com os tradicionais "Votos de bons passeios, boas pedaladas", mas sim com um, "Fiquem em casa", tenham esperança, tudo vai ficar bem.


A nossa publicação pode ser visualizada mensalmente em: www.noticiasdopedal.com    onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.


Temos ainda o nosso espaço diário em:

www.revistanoticiasdopedal.blogspot.com o qual se pode registar, e receber diariamente todas as notícias nas mais diversas modalidades.  

“Eleições na Federação Portuguesa de Ciclismo marcadas para 7 de novembro”

Arrancou hoje o prazo de apresentação de candidaturas

A eleição dos novos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) foi hoje marcada para o dia 07 de novembro, com a eleição dos delegados à Assembleia-Geral programada para dia 01 de agosto.

Em comunicado, a FPC dá conta que arrancou hoje o prazo de apresentação de candidaturas para o quadriénio 2020-2024, terminando no dia 16 de junho, com a eleição dos delegados para a assembleia-geral em agosto.

Já os órgãos sociais, ou seja, presidente, direção, conselho fiscal, conselho de disciplina, conselho de justiça e conselho de arbitragem - serão escolhidos em 07 de novembro, tendo hoje ficado nomeada a Comissão Eleitoral, presidida pelo atual presidente da AG, Artur Lopes.

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para 2021, devido à pandemia de covid-19, o Governo português decidiu permitir o prolongamento de mandatos por mais um ano, mas algumas federações, como a de ciclismo, vão avançar com as eleições no presente ano.

Fonte; Sapo on-line

“COVID-19: Federação de Ciclismo prevê “ensaiar retoma” com duas provas em junho”

FPC revelou que vai iniciar diálogo com associações regionais e equipas profissionais para o regresso da modalidade

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) revelou hoje que vai iniciar um diálogo com as associações regionais e as equipas profissionais para a retoma da modalidade, contando em junho já realizar duas provas piloto.

"Estamos avançar com o processo da retoma e já fizemos uma proposta ao Governo nesse sentido. Vamos, brevemente, reunir com as associações e equipas para planear as atividades. Queremos já em junho ensaiar o regresso com dois eventos", explicou Delmino Pereira, líder do organismo, à Lusa.

O dirigente revelou ainda que está a ser preparado um grupo de trabalho para articular os moldes da realização da Volta a Portugal em bicicleta, que se mantém agendada para 29 de julho e 8 de agosto.

"A Volta a Portugal será alvo de um tratamento especial, dada sua dimensão, e acreditamos que terá o apoio do Estado. Vamos preparar um grupo de trabalho para delinear todas as condições. Não quero criar euforias, mas temos um bom projeto", disse Delmino Pereira.

Ainda assim, o líder da Federação de Ciclismo ressalvou que aguarda "as diretrizes do IPDJ [Instituto Português do Desporto e da Juventude] e da DGS [Direção-Geral da Saúde] para que toda a operacionalidade da retoma da atividade seja feita em conjunto".

"É fundamental manter o rigor pelas regras de saúde. Com isso, estamos todos a defender a nossa modalidade e a retoma, é isso que peço a nossa comunidade, que tão bom exemplo deu nos últimos meses", acrescentou Delmino Pereira.

O líder federativo recomendou a todos os ciclistas, profissionais e amadores, que continuem a "treinar de forma individual, com o máximo cuidado e evitando zonas de risco ou com muitas pessoas", e lembrou que a bicicleta continua "um excelente meio de transporte nestes tempos".

"O ciclismo tem de continuar a dar um bom exemplo à sociedade, tanto na vertente competitiva com recreativa. A bicicleta pode ser uma excelente alternativa para quem tiver de trabalhar, evitando a exposição, por exemplo nos transportes coletivos", vincou Delmino Pereira.

O Governo definiu hoje, no plano de desconfinamento da pandemia de covid-19, que a I Liga de futebol e a final da Taça de Portugal vão poder ser disputados, permitindo também desportos individuais ao ar livre.

Portugal regista hoje 989 mortos associados à covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 25.045 infetados (mais 540), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

Fonte: Sapo on-line

“Coronavírus: Mundiais de BTT na Alemanha cancelados”

Volta à Alemanha em bicicleta e os campeonatos nacionais também foram cancelados

Por: Lusa

Os Mundiais de bicicleta de montanha (BTT) agendados entre 25 e 28 de junho em Albstadt, na Alemanha, foram cancelados devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira a União Ciclista Internacional (UCI).

"A UCI e os organizadores colaboraram durante todo o processo com a perspetiva inicial de adiar o evento, antes de acordarem a difícil decisão de cancelar a prova", refere o organismo que rege o ciclismo, em comunicado.

No documento, a UCI agradece "os esforços" realizados pela cidade de Albstadt, pela federação alemã e pela região de Baden-Württemberg "nestas circunstâncias difíceis".

A Volta à Alemanha em bicicleta e os campeonatos nacionais também foram cancelados.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou cerca de 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

Fonte: Record on-line

“Entrevistas Associação de Ciclismo do Minho/A opinião do jovem João Cruz, Campeão Nacional e do Minho de BTT XCO”

João Cruz, Campeão Nacional e do Minho de BTT Cross Country Olímpico e Campeão do Minho de Ciclocrosse, será o entrevistado de hoje (quinta-feira, 21h15) da ACM – Associação de Ciclismo do Minho no âmbito das iniciativas que a associação tem promovido a propósito da situação que se vive com o Covid-19.

O jovem ciclista de Viana do Castelo abordará o seu dia-a-dia, de como se mantém motivado nesta altura de restrições e falará ainda das ambições que tem enquanto júnior de primeiro ano.

A entrevista está agendada para as 21h15 e poderá ser acedida através do Facebook (https://www.facebook.com/CiclismoMinho ) ou do canal do Youtube da Associação de Ciclismo do Minho (https://www.youtube.com/ciclismominho ).

Será agora a vez de conhecer a opinião do jovem vianense João Cruz, depois de Carla Noémia já ter entrevistado Marco Chagas, José Azevedo, Cândido Barbosa, José Mendes, Tiago Machado, João Matias, José Santos, Artur Lopes, Jorge Pina (Dirigente da FPC), Diogo Leite Ribeiro (Presidente da Assembleia-Geral da ACM), Mário Fortes e Nuno Silva Leal (um minhoto a residir em Macau).

Fonte: ACM

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com