terça-feira, 24 de novembro de 2020

“A primeira imagem de Fabio Jakobsen depois da reconstrução facial: «Tem sido uma tremenda caminhada»”


Ciclista da Deceuninck-Quick-Step sofreu grave acidente em agosto, na Volta à Polónia

 

Por: Record

Fabio Jakobsen mostrou, pela primeira vez, o resultado da reconstrução facial de que foi alvo na sequência do grave acidente sofrido no início de agosto, na Volta à Polónia. O ciclista da Deceuninck-Quick-Step - equipa do português João Almeida - levou 130 pontos na cara e ficou só com um dente, mas, a avaliar pelas imagens, as operações foram bem-sucedidas.

Através das redes sociais, o corredor holandês deixou uma mensagem de satisfação pela recuperação feita até ao momento. "De volta às bicicletas. Tem sido até agora uma tremenda caminhada.

Com esta publicação gostaria de agradecer aos médicos que me ajudaram deste há muito. O mesmo para a Deceuninck-Quick-Step e todos os patrocinadores pelo apoio durante o processo de recuperação. Já penso na próxima cirurgia, em janeiro. Entretanto, voltei a treinar aos poucos novamente", referiu Jakobsen no Instagram.


 

O drama de Fabio Jakobsen: levou 130 pontos na cara e ficou só com um dente!

Recorde-se que Jakobsen foi 'atirado' contra as barreiras por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), com quem dividia a luta pela vitória ao sprint numa etapa da prova.

Na altura, foi de imediato transportado para o hospital e ficou em coma induzido. Groenewegen acabou desclassificado da prova depois de um "comportamento inaceitável", nas palavras da UCI.

Fonte: Record on-line

“Três portugueses nos Mundiais de sSports”


Maria Martins, Jorge Magalhães e Miguel Salgueiro nos escolhidos

 

Por: Lusa

Portugal vai estar representado por três ciclistas na primeira edição do Campeonato Mundial de Desporto Eletrónico (eSports), que se realiza em 9 de dezembro, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Maria Martins (Drops), medalha de bronze em 'scratch' nos Europeus de pista de sub-23, em outubro, vai disputar a corrida virtual feminina da competição organizada pela União Ciclista Internacional (UCI) e pela plataforma Zwift.

Na vertente masculina, as cores lusas estarão a cargo de Jorge Magalhães (W52-FC Porto) e Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), que foi nono classificado na prova de fundo de sub-23 dos Europeus de estrada que decorreram em agosto.


Tanto a corrida masculina como a feminina terão uma distância de 50 quilómetros e um acumulado de 483 metros, terminando com uma subida de 900 metros, com uma inclinação média de 5,5%.

Entre os inscritos no Campeonato Mundial de eSports destacam-se Elinor Barker, Lisa Brennauer, Anna van der Breggen, Annemiek van Vleuten, Kirsten Wild, na corrida feminina, e Jack Haig, Victor Campenaerts, Esteban Chaves, Rigoberto Urán, Iván García Cortina, Valentin Madouas, Benjamin Thomas, Thomas Pidcock, Alberto Bettiol, Domenico Pozzovivo, Edvald Boasson Hagen ou Lawson Craddock, na prova masculina.

Fonte: Record on-line

“BMW 327 Cabriolet de 1938 reforça coleção do Museu do Caramulo”


Coleção automóvel passa a contar com um exemplar da marca da Baviera

 

Por: Tatiana Ferreira

O Museu do Caramulo viu a sua coleção permanente reforçada com um extraordinário BMW 327 Cabriolet de 1938.

O BMW 327 Cabriolet é o primeiro exemplar da marca alemã a integrar a coleção permanente de automóveis e a estreia não poderia ser melhor, já que se trata de um recordista de vendas pré-guerra.

Para Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direção do Museu do Caramulo, “O BMW 327 Cabriolet vem dar um novo sabor à coleção automóvel do museu na medida em que, além de se tratar de uma marca que não estava atualmente presente na exposição, o modelo foi produzido na década de 30, um dos períodos dourados da indústria automóvel”.

O automóvel foi doado ao Museu do Caramulo por Ricardo Sáragga e já se encontra em exposição, podendo agora ser visto e apreciado de Terça-feira a Domingo.

 

Sobre o BMW 327 Cabriolet (1938)

O modelo 327 da “Bayerische Motoren Werke AG”, em português, fábrica de motores da Baviera, foi inicialmente lançado em 1937, com carroçaria tipo cabriolet, sendo ainda possível, à época do lançamento, adquiri-lo na versão coupé. Utilizando o chassis curto, tipo escada, do 326, o seu motor de seis cilindros de maior capacidade dispunha de 1971cc e debitava 60cv. A potência era transmitida por intermédio de uma caixa de quatro velocidades, tendo também travões hidráulicos nas quatro rodas.

Entre os entusiastas da marca, há o entendimento que este modelo terá sempre sido ofuscado pelo irmão mais velho, o mais rápido, leve e compacto 328, lançado um ano antes. Ainda assim, na sua época, foi este o modelo recordista de vendas da marca, com 1396 unidades produzidas entre 1937 e 1941, incluindo a retoma de produção após 1945.

O sucesso de vendas em muito se deve ao facto de este modelo dispor de quatro verdadeiros lugares, ao contrário do seu antecessor, já que possuía uma carroçaria mais longa, mais larga e mais pesada. Ainda que menos potente e ágil do que o 328, revelava-se uma opção mais confortável e refinada, que acabou por conquistar um público-alvo mais amplo na Alemanha do período pré-guerra.

A década de 30 do século passado foi o momento de viragem no qual a indústria automóvel virou as costas ao figurino original da carruagem de cavalos, dando-se assim o início ao desenho automóvel contemporâneo e no qual este modelo é um dos seus melhores intérpretes.

Embora o BMW 327 fosse um automóvel muito avançado para a sua época, os processos de produção que o sustentavam não o eram. Longe da capacidade e processos produtivos há muito estabelecidos nos EUA, a fábrica de Eisenach, onde a BMW produzia este modelo, simplesmente não era capaz de o fazer em larga escala, e o investimento necessário para operar tais mudanças era difícil de justificar numa Alemanha onde poucos poderiam imaginar sequer a compra de um automóvel próprio.

Todos os BMW daquela época eram assim, em grande parte construídos à mão, por habilidosos artesãos, cuja mão-de-obra e detalhe encareciam o produto final. Ainda que de altíssima qualidade, o elevado valor proposto era apenas acessível a clientes particularmente abastados,

que ao não conseguirem resistir ao desenho moderno e apelativo do 327, acabavam por despender 7450 reichsmarks pela versão coupé, e 7500 pela versão cabriolet.

Pode ver o vídeo do BMW 327 Cabriolet (1938) em: https://youtu.be/gWfMnySxXfw

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Miguel Ángel López vai correr na Movistar em 2021”


Ciclista colombiano deixa a Astana, formação que representou desde a sua subida a profissional, em 2015

 

Por: Lusa

O ciclista Miguel Ángel López vai correr na Movistar na próxima temporada, anunciou esta terça-feira a equipa espanhola, definindo o colombiano como "um dos melhores voltistas do pelotão".

O colombiano de 26 anos, que foi terceiro classificado na Volta a Itália e na Volta a Espanha em 2018, abandona assim a Astana, formação que representou desde a sua subida a profissional, em 2015.

"A contratação de López traz para à Movistar o talento de um dos melhores voltistas do pelotão, um ciclista capaz de aspirar a grandes resultados em cada corrida por etapas que disputa", enaltece em comunicado a equipa espanhola, que conta nas suas fileiras com o português Nelson Oliveira.

Vencedor da Volta a França do futuro em 2014, o colombiano tem inscritas no seu palmarés vitórias na geral da Volta à Catalunha e da Volta a Suíça (2016), além de triunfos em provas como a Milão-Turim ou em etapas da Volta ao Algarve (venceu no alto do Malhão em fevereiro passado), Volta a Espanha ou Volta a França.


"Estou muito feliz por fazer parte de uma das melhores equipas do ciclismo mundial. Como sempre, darei o meu melhor para representar a Movistar e os adeptos da Colômbia da melhor maneira. Sempre foi uma equipa muito especial para todos os adeptos do meu país e muito importante para o ciclismo da América Latina", declarou López, citado em comunicado pela única formação espanhola do WorldTour.

Curiosamente, o colombiano tem um historial de polémicas com a sua nova equipa: no ano passado, na Vuelta, atacou os ciclistas da Movistar, acusando-os de falta de respeito e de serem "sempre os mesmos estúpidos", "os tontos de sempre", depois de estes terem acelerado a corrida quando López e o então líder da geral, o esloveno Primoz Roglic, caíram.

Já este ano, durante a Volta a França, quando era terceiro na geral, recusou colaborar com o agora seu futuro companheiro Enric Mas para distanciar o australiano Richie Porte, uma opção que, a posteriori, pagou cara: no contrarrelógio da penúltima etapa, 'Superman' López caiu da terceira para a sexta posição da geral, com o australiano da Trek-Segafredo a subir ao pódio nos Campos Elísios e Mas a ficar um lugar à sua frente na classificação.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel: "Meu sentimento atual é que perdi um ano"


Belga começa a recuperar sensações em Calpe

 

Por: EFE

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step) começa a recuperar as sensações da bicicleta ao fotografar em Calpe (Espanha) para se preparar para a próxima temporada, mas ainda sente desconforto numa perna após a sua queda espetacular em agosto no Giro d'Lombardy.

"Eu não diria que voltei a um nível normal de condicionamento físico ainda, ainda sinto algum desconforto na parte de trás da minha perna, o que é lógico", disse o ciclista numa conversa digital com a comunicação social belga que incluiu o jornal "DH + Les Sports".

A jovem promessa do ciclismo belga, de 20 anos e selecionada entre os 15 candidatos ao Vélo d'Or com seu compatriota Wout van Aert, 26, já recuperou a sua posição natural no ciclismo, acumula 750 quilómetros nas pernas e garante que possa "treinar corretamente", não é segredo.

Estou ansioso para estrear nma grande volta e meu sentimento atual é que eu perdi um ano devido ao meu acidente no Giro d'Lombardy" em 15 de agosto.

 

Eu sinto como estar na saída de uma grande volta

Um dia, o belga estava à frente da prova quando saiu da estrada a cerca de 50 quilómetros do final, na descida de Sormano, colidindo contra a borda de um muro numa ponte, que o jogou disparado para a frente, caindo cerca de cinco metros no vazio, e caindo numa área arborizada.

Apesar das imagens impressionantes, o corredor sofreu "apenas" uma lesão nos pulmões e fraturou a pélvis, uma lesão da qual recuperou, sem ser necessário uma cirurgia. "Eu sinto que sai de uma grande volta, não me importo se é Itália, França ou Espanha", disse Evenepoel, que antes de sua queda em 2020 venceu quatro corridas em etapas, incluindo a Volta à Polonia, uma lembrança que ele mantém com especial afeição por ser seu primeiro triunfo na categoria UCI World Tour.

Fonte: Marca

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com