quinta-feira, 19 de novembro de 2020

“A EMEL adjudica a compra de 730 novas bicicletas elétricas para reforçar sistema da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa GIRA”


Por: Maria Teresa Loureiro

No seguimento do concurso público internacional, a EMEL adjudicou a compra de 730 novas bicicletas elétricas para reforçar sistema da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa, GIRA, ao Consórcio MEO/Soltráfego, pelo valor de 1.191 euros a unidade, perfazendo um total de 869.430,00 euros.

A entrega das primeiras bicicletas elétricas, cerca de 400 bicicletas, está prevista até ao final de dezembro, devendo as restantes chegar ao longo do primeiro trimestre de 2021.

Recorda-se que a manutenção de todo o Sistema de Bicicletas Partilhadas Públicas (Bicicletas e Estações) é, desde maio, assegurada pela EMEL.

A EMEL acredita que a GIRA é cada vez mais uma peça essencial para a transformação do panorama da mobilidade em Lisboa, permitindo a residentes e a quem se movimenta na capital fazer as suas deslocações em segurança e sem stress, ao mesmo tempo contribui para uma cidade e um país mais sustentáveis.

Fonte: EMEL

“Teste positivo à Covid-19 de Alex Dowsett adia tentativa de bater recorde da hora”


Anunciou esta quarta-feira a União Ciclista Internacional

 

Por: Lusa

O britânico Alex Dowsett está infetado com o novo coronavírus, uma situação que levou ao adiamento da tentativa agendada de bater o recorde da hora, anunciou esta quarta-feira a União Ciclista Internacional (UCI).

Em comunicado, a UCI dá conta do adiamento da tentativa, agendada para 12 de dezembro em Manchester, Inglaterra, devido ao positivo do britânico, que já foi detentor do recorde em 2015, antes de ser batido pelo compatriota Bradley Wiggins, 36 dias depois de ter estabelecido a sua marca.


"Estou realmente desapontado de que a tentativa não possa avançar como planeado, mas a minha saúde está primeiro. [...] Estou muito ansioso por 'atacar' o recorde em 2021, e anunciarei uma data mal possa", explicou o corredor, citado pela UCI.

O ciclista de 32 anos, que vai continuar na Israel Start-Up Nation na próxima temporada, procura bater a atual marca máxima, do belga Victor Campenaerts, que rolou 55,089 quilómetros no dia 16 de abril de 2019, no velódromo de Aguascalientes, no México.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.632 em Portugal.

Fonte: Record on-line

“Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”


EMEL distinguida com Menção Honrosa pelo criação do “Gabinete de Apoio Psicológico ao(à) Colaborador(a)” 

 

Por: Maria Teresa Loureiro

No âmbito da 6.ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, a EMEL foi hoje distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, com uma Menção Honrosa no Eixo “Trabalho Digno e Conciliação”, pela criação do “Gabinete de Apoio Psicológico ao(à) Colaborador(a)”.

A cerimónia de entrega de troféus, que contou com a participação do Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, encontra-se inserida na Semana da Responsabilidade Social 2020 (este ano dedicada ao tema "2020-2030: A Década da Sustentabilidade"), uma iniciativa que, todos os anos, junta representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil, para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade.

A criação do “Gabinete de Apoio Psicológico ao(à) Colaborador(a)”, uma medida que a empresa considera essencial para garantir o bem-estar e a tranquilidade dos seus trabalhadores e das suas trabalhadoras, sobretudo num momento tão difícil como o que atravessamos, enquadra-se na política de Responsabilidade Social Corporativa da EMEL, indispensável na sua atividade empresarial e no seu modelo de governança.

A somar a esta medida, destacam-se três boas práticas implementadas pela EMEL, no âmbito da assinatura do Pacto para a Conciliação, em 2019 (um projeto integrado no Programa do Governo “3 em Linha”), que veio reforçar o compromisso assumido pela Empresa de introduzir na sua política de recursos humanos medidas que promovam e aumentem os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral, dentro e fora da empresa:

Atribuição do Passe Navegante Municipal e do Passe da Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa, GIRA, para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Privilégio do teletrabalho e manutenção de todos os benefícios, para quem esteja nesse regime, por forma a garantir a segurança dos seus trabalhadores e trabalhadoras, mas também para salvaguardar o bem-estar dos seus clientes e das suas clientes.

Criação dos campos de férias “Pela Cidade Fora”, para ocupação dos tempos livres em férias dos filhos e filhas, entre os seis e os 12 anos, dos trabalhadores e das trabalhadoras da EMEL, no âmbito do programa Pela Cidade Fora.

 

 

Declarações do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:

É com orgulho e satisfação que recebemos o Troféu da APEE pela criação do Gabinete de Apoio Psicológico aos nossos Colaboradores e Colaboradoras, uma medida que considerámos fundamental para apoiar a vida de quem todos os dias está presente nos momentos bons e menos bons da cidade, respondendo aos seus desafios, velando por uma maior segurança e qualidade de vida em Lisboa, num esforço que nem sempre é reconhecido pelas pessoas a quem o seu trabalho é dedicado.

A EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios de responsabilidade e solidariedade social a par do desenvolvimento sustentável, sendo o seu compromisso promover e velar pelo bem estar e tranquilidade dos seus trabalhadores e trabalhadoras.

Fonte: EMEL

“Calendário de Ciclocrosse alterado”


A situação epidemiológica do país, as restrições à circulação decididas para conter a pandemia e a diferente gradação das medidas em função dos concelhos levaram à mudança do calendário da época 2020/2021 da disciplina de ciclocrosse, assim o calendário ficou com novas datas:

 

O calendário passa a estar assim alinhado:

24 de janeiro: 2.ª Prova da Taça de Portugal, Bragança

7 de fevereiro: 3.ª Prova da Taça de Portugal, Sangalhos

14 de fevereiro: Campeonato Nacional de Ciclocrosse, Santo Tirso

21 de fevereiro: 4.ª Prova da Taça de Portugal, local a definir na área da AC Viseu

28 de fevereiro: 5.ª Prova da Taça de Portugal, Matosinhos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com