sábado, 20 de junho de 2020

“Coronavírus: Federação de Ciclismo assume "comprometimento máximo" com regras da DGS”


Delmino Pereira reagiu "com satisfação" ao parecer positivo das autoridades sanitárias
Por: Lusa
Foto: Manuel Araújo
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) assumiu esta sexta-feira um "comprometimento máximo" com as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma competitiva da modalidade, nomeadamente na Volta a Portugal.
Delmino Pereira reagiu "com satisfação" ao parecer positivo da DGS, comunicado à Agência Lusa, para que a prova 'rainha' do ciclismo nacional se realize de acordo com plano apresentado pela federação e nas datas previstas de 29 de julho a 09 de agosto.
"É uma enorme 'luz verde' para a retoma do ciclismo no país, e nomeadamente a realização da Volta a Portugal. Estamos preparados para avançar com as provas e com um comprometimento máximo com as regras sanitárias e de segurança que se impõe", disse o dirigente à Agência Lusa.
O presidente da FPC lembrou que este parecer positivo foi fundamentado "num documento de normas sério, rigoroso e competente, preparado pela Federação, e que desde logo foi muito bem acolhido" pela DGS.
"Foi um grande empenho da nossa parte para que o ciclismo se pudesse retomar, o que nos motiva para cumprir todas as regras, tanto na Volta a Portugal, que é a prova mais complexa em termos de organização, assim como nas restantes corridas por etapas que acreditamos se vão realizar", disse Delmino Pereira.
A decisão final para a retoma do ciclismo pertence, no entanto, ao Governo, mas o presidente da FPC acredita que, com este parecer positivo da DGS, a oficialização da autorização será feita em breve.
"Depois deste parecer técnico positivo da DGS como base, não vejo que a decisão do Governo seja outra senão autorizar", completou Delmino Pereira.
A edição deste ano da Volta a Portugal está prevista estar na estrada entre 29 de julho e 09 de agosto.
A DGS confirmou que, durante a prova, terão de ser impostas restrições à presença de público, nas partidas e chegadas das etapas.
"Desde que esteja assegurado o distanciamento físico entre as pessoas, o cumprimento das restantes medidas de prevenção e controlo de infeção e não existam concentrações superiores a 20 pessoas", detalhou.
A entidade obriga, ainda, a que "os atletas seejam monitorizados pela equipa médica do clube por forma a garantir a deteção precoce de qualquer sintoma sugestivo de covid-19", e preconiza que se existirem suspeitos de covid-19 serão aplicados os procedimentos estabelecidos em Portugal, não podendo participar na prova. Será realizado um teste antes do início da competição".
A DGS prevê, ainda, que "as várias equipas estejam organizadas por coortes [bolhas, de forma a estarem separadas]" e não estejam todas no mesmo hotel, sendo que "todos os cuidados de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 vão ser alargados a todos os intervenientes".
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com