quinta-feira, 21 de outubro de 2021

“Seleção Nacional/Rui Oliveira décimo classificado na prova de scratch do Mundial”


Por: José Carlos Gomes

O português Rui Oliveira foi hoje o décimo classificado na corrida de scratch do Campeonato do Mundo de Pista, disputada em Roubaix, França.

A corrida de 15 quilómetros, resultantes de 60 voltas à pista do velódromo, foi extremamente tática. O primeiro terço da prova foi disputado em pelotão compacto, em ritmo constante, sem qualquer tentativa de ganhar uma volta ao pelotão.

Assistiu-se, depois a uma fase de grande agitação, com sucessivas movimentações, que chegaram a partir o pelotão em dois, deixando Rui Oliveira na metade da frente, a cerca de 20 voltas para o final.

Como ninguém conseguiu destacar-se, entrou-se nas últimas dez voltas num registo de grande tensão, já com todos os concorrentes a pensarem numa discussão ao sprint, sem arriscarem ataques de longe.

Neste contexto, a colocação à entrada para as últimas três voltas seria fundamental para a discussão das medalhas. Quando Rui Oliveira tentava colocar-se, viu-se envolvido numa situação de perigo de queda coletiva, à qual o pelotão escapou por pouco.

O mais forte, nesta luta de velocidade e de nervos de aço, foi o francês Donavan Grondin, com um poderoso sprint de longe, que lhe permitiu suplantar o belga Tuur Dens e o britânico Rhys Britton, segundo e terceiro, respetivamente. Rui Oliveira foi o décimo em 22 participantes.

“Foi uma corrida em ritmo moderado no primeiro terço. A partir daí a velocidade intensificou-se e o Rui esteve atento às movimentações, no sentido de tentar aproveitar uma oportunidade de fazer a diferença. Isso não se proporcionou e restava-nos procurar uma boa colocação para as três voltas finais. Nessa fase dá-se uma situação de corrida, que até poderia ter resultado em queda. Felizmente, a queda evitou-se, mas perdeu-se o posicionamento. No cômputo geral, considero que o Rui teve um bom desempenho, sempre atento e concentrado. Estou satisfeito com ele”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Portugal tem duas provas em agenda para esta sexta-feira, perseguição individual masculina e omnium feminino. Maria Martins, a contas com uma lesão, será reavaliada pelo diretor clínico da Federação durante a manhã. Caso esteja recuperada, irá competir na eliminatória de acesso ao concurso de omnium, às 12h10. Apurando-se, disputará as quatro provas pontuáveis para o omnium: scratch (12h55), corrido tempo (14h30), eliminação (18h35) e corrida por pontos (20h01).

Iúri Leitão e João Matias serão os representantes na perseguição individual, cuja qualificação irá iniciar-se às 13h15. Caso estejam entre os quatro mais rápidos nesta fase da competição, apuram-se para as finais, agendadas para as 19h35.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Triatleta russo Igor Polyanskiy punido com três anos devido a doping”


Por: RBA // PFO

O triatleta russo Igor Polyanskiy, o primeiro desportista formalmente desqualificado de Tóquio2020, devido a doping, foi punido com três anos de suspensão, que termina a um dia da cerimónia de encerramento de Paris2024.

Polyanskiy admitiu doping por eritropoietina (EPO), substância ilegal que provoca ganhos significativos ao nível da resistência.

A federação internacional de triatlo revelou que o atleta não contestou o teste positivo, em amostra recolhida no centro de estágio em Vladivostock, no extremo oriente da Rússia, cinco dias antes de começar a competir nos Jogos Olímpicos.

Em Tóquio2020, Igor Polyanskiy foi 43.º na prova individual e depois integrou o quarteto do Comité Olímpico da Rússia que ficou em 14.º nas estafetas mistas: em ambos os casos, foi desqualificado, pelo que os resultados foram anulados.

No Rio2016, Polyanskiy tinha sido 31.º na competição individual.

Ao ter assumido a acusação, o desportista de 31 anos viu a pena ser-lhe reduzida em um ano pela justiça desportiva do triatlo, uma vez que o normal nestes casos é uma punição de quatro anos.

Poderá voltar a competir em 10 de agosto de 2024, um dia antes da cerimónia de encerramento dos Jogos de Paris.

Fonte: Lusa

“Festival do deserto de BTT, HERO Dubai Hatta de 2021”


Por: Carlo BRENA

Falta apenas uma semana para dar início ao aguardado festival do deserto de BTT, o HERO Dubai Hatta de 2021, a única corrida de bTT da UCI na Península Árabe e palco do circuito internacional HERO Series.

A excitação é palpável no período que antecede o festival de ciclismo todo-o-estrada no coração do deserto do Dubai. A corrida começa a 29 de outubro de 2021 e será realizada no destino de orgulho e alegria ao ar livre da Dubai Holding, Hatta Wadi Hub.

A segunda edição do HERO Dubai Hatta arranca oficialmente no dia 29 de outubro no Hatta Wadi Hub, o destino de orgulho e alegria ao ar livre do Dubai Holding. Com atletas vindos de mais de 40 países, a linha de partida contará com algumas das figuras mais importantes entre o panorama internacional de BTT. Estes incluem o recém-coroado campeão do mundo de maratona da UCI Andreas Seewald, pronto para defrontar o vice-campeão Diego Alfonso Arias Cuervo; e Ramona Forchini, campeã mundial de maratona da UCI MTB em 2020.

O evento é uma etapa de circuito HERO Series e a única UCI (União Ciclismo Internacional) de btt na Península Arábica. Um evento desportivo de alto octano, também representará uma oportunidade para partilhar uma paixão comum num local exclusivo, imerso na atmosfera única do deserto. As duas rotas de corrida vão atravessar dunas arenosas e pistas rochosas. O percurso 'longo' conta com 60 km, enquanto o 'curto' conta com 30 km.


 

O programa HERO Dubai Hatta 2021

 

Os atletas inscritos podem aproveitar ao máximo a quarta-feira de 27 e quinta-feira 28 de outubro, para participar em treinos no Hatta Wadi Hub. Esta é uma ocasião imperdível para conhecer as rotas. O pontapé de saída do HERO Dubai Hatta será às 7 h (hora local) para os atletas que enfrentam o percurso de 60 km, e às 7h30 h (hora local) para aqueles que enfrentam o percurso tão desafiante de 30 km.

O público pode aguardar a chegada dos vencedores do HERO Dubai Hatta 2021 (aproximadamente 9 h hora local) dentro da Hero Village. A espetacular cerimónia de entrega de prémios para coroar os nossos heróis do deserto terá lugar às 9h30.

 

Os heróis do futuro!

 

Na sexta-feira, 29 de outubro, até os nossos pequenos heróis vão competir ao lado dos nossos lendários ciclistas – o imperdível HERO Dubai Hatta Kids está de volta! O evento para crianças entre os 4 e os 14 anos vai dar-lhes a oportunidade de andar de bicicleta no deserto numa rota dedicada. O evento começa às 10h30.


 

O patrocinador do título do HERO Dubai Hatta: Dubai Holding

 

Como parte do seu compromisso com o Dubai Fitness Challenge 2021, o Patrocinador do Título do HERO Dubai Hatta deste ano é a Dubai Holding, uma empresa de investimento global diversificada com uma forte pegada no bem-estar e bem-estar da comunidade.

A Dubai Holding tem vindo a desempenhar um papel fundamental na construção do potencial de turismo e investimento da Hatta, mostrando o belo destino de montanha e a sua oferta dinâmica ao mundo como destino regional privilegiado para o ecoturismo, integrando a hospitalidade e o retalho para oferecer uma experiência de lazer diversificada através do Hatta Wadi Hub e hatta Resorts, entre muitas outras iniciativas e projetos em toda a Hatta.

Para mais informações visite www.heroworldseries.com   

Fonte: LDL COMeta

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com