sábado, 18 de setembro de 2021

“Triatlo/Transição Digital no Universo Desportivo em Workshop na Maia, 22 de setembro de 2021”


O Universo Desportivo Mais Digital vai ser o tema do Workshop que se realiza no dia 22 de setembro, na MaiaO projeto e-Desporto, apresentado Fundação do Desporto (FdD) ao Portugal 2020, foi aprovado pela Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Autoridade de Gestão do Programa SAMA do Portugal 2020.

Em cooperação com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Motonáutica e a Federação Portuguesa de Natação promete ser uma solução digital pioneira no universo desportivo.

O e-Desporto é uma ferramenta digital inovadora de gestão e administração para o universo desportivo federado, tendo sido arquitetada para ser uma solução tecnológica, informática e administrativa de vanguarda e­ficiente e efi­caz.

Os seus principais objetivos prendem-se, sobretudo, com a melhoria da comunicação, interna e externa, dentro do universo desportivo com o acesso às tecnologias da informação e comunicação, e à desmaterialização e reengenharia de processos. Dessa forma o e-Desporto pretende facilitar os processos internos de cada organismo envolvido no projeto, assim como disponibilizará serviços online e assegurará uma troca de informação simpli­ficada e mais fluida entre os organismos e os seus agentes, num ambiente virtualizado.

No próximo dia 22 de setembro de 2021 realizar-se-á o workshop “A Transição Digital no Universo Desportivo”, entre as 16h e as 18h30, no Auditório Tecmaia, na cidade da Maia.

O workshop será presencial, com transmissão online, e terá como moderador o Presidente do CNID, Dr. Manuel Queiroz.

 

Programa:

Apresentação do projeto SAMA nº044029;

 

“Os desafios e implicações da transição digital no desporto” – Professor Doutor António Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Natação e Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

“Transição digital e a nova centralidade da informação nas organizações e na sociedade” – Professor Doutor Luís Amaral, Departamento de Sistemas Informação, Universidade do Minho;

“Transição Digital: implicações para entidades públicas e privadas” – Dra. Ana Marques, Coordenadora da Digitalização do Estado na Estrutura de Missão Portugal Digital;

“Interoperabilidade” – Eng.ª Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da Agência para Modernização Administrativa, I.P.

Inscreva-se aqui: https://www.e-desporto.pt/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida exalta "vitória de toda a equipa" na Volta ao Luxemburgo”


Primeiro português a vencer a corrida

 

Por: Lusa

Foto: Skoda Tour

João Almeida (Deceuninck-QuickStep), vencedor da Volta ao Luxemburgo, exaltou este sábado a "vitória de toda a equipa" que lhe permitiu também triunfar no individual, sendo o primeiro português a vencer a corrida.

"Conseguir vencer outra prova por etapas, depois da Volta à Polónia, é fantástico, mas o que tornou tudo mais memorável foi estar com toda a equipa no pódio, para recebermos o troféu de melhor equipa. É graças a eles que isto foi possível, foi uma vitória de toda a equipa", explicou, citado pela formação belga.

O luso de 23 anos exaltou "o esforço e o trabalho e compromisso incríveis" que o levaram a subir ao primeiro lugar da geral final, em que o seu companheiro italiano Mattia Cattaneo foi terceiro.

"Tivemos uma semana incrível, estivemos lá todos os dias, a lutar muito, e conseguimos vencer duas etapas [uma de João Almeida e outra de Cattaneo]. Temos de estar orgulhosos do que conseguimos", acrescentou.

Para a frente, e com a prova de fundo dos Mundiais de estrada a uma semana de distância, admite estar com "boas pernas" e espera "continuar esta forma para as últimas corridas da temporada".

Almeida, que este ano já venceu a Volta à Polónia, somou novo triunfo numa prova por etapas ao acabar com 46 segundos de vantagem para o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), segundo, e 1.05 minutos para Cattaneo.

O português de 23 anos, campeão nacional de contrarrelógio, venceu duas etapas e a geral final na Polónia e, no Luxemburgo, venceu no primeiro dia, perdeu a camisola amarela na segunda etapa e recuperou-a no 'crono' da quarta tirada, confirmando o triunfo no último dia, em que selou também o primeiro lugar na classificação da juventude e dos pontos.

Fonte: Record on-line

“Movistar termina já contrato de Miguel Ángel López”


Colombiano abandonou, de súbito, a Volta a Espanha na 20.ª e penúltima etapa, numa altura em que era terceiro na geral

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A equipa espanhola Movistar anunciou este sábado que o contrato com o ciclista colombiano Miguel Ángel López foi rescindido "por mútuo acordo", uma rescisão válida a partir de 1 de outubro.

"A equipa agradece a Miguel Ángel os esforços realizados e os resultados obtidos durante a temporada, e deseja-lhe muita sorte para o futuro", pode ler-se num comunicado publicado nas redes sociais da 'telefónica', equipa do português Nelson Oliveira.

O colombiano abandonou, de súbito, a Volta a Espanha na 20.ª e penúltima etapa, numa altura em que era terceiro na geral, quando foi apanhado num corte que o deixou longe do eventual vencedor, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), e dos restantes favoritos.

Com o pódio a 'fugir', López pousou a bicicleta, apesar de ter sido instado a continuar pelo diretor desportivo, Patxi Vila, e pelo colega de equipa Imanol Erviti.

O ciclista, que estava no primeiro ano na Movistar após toda a carreira na Astana, pediu desculpa após a etapa, dizendo ser "humano, não uma máquina", e o diretor Eusebio Unzué mostrou-se desapontado, mesmo que concedendo que o colombiano é "uma boa pessoa, nobre, que tomou a decisão menos apropriada".

Aos 27 anos, López vivia o primeiro de vários anos de contrato em Espanha, tendo abandonado também a Volta a França, somando vitórias este ano na Volta à Andaluzia e no Mont Ventoux Dénivélé Challenge.

"Foi a melhor decisão que poderíamos tomar [...] Obrigado à Movistar pela oportunidade. Tudo o que vivemos será um ganho no nosso inventário", escreveu o colombiano na sua conta na rede social Twitter.

Fonte: Record on-line

“Lance Armstrong faz hoje 50 anos”


Antigo ciclista norte-americano passou de herói a vilão

 

Por: Record

Foto: Reuters

Chegar a meio século de vida é sempre um motivo para se receber os parabéns, ainda para mais se for alguém que tenha feito história ou contribuído com alguma coisa de bom, neste caso para o desporto.

Podia ser o caso de Lance Armstrong, que este sábado celebra 50 anos. Mas depressa passou de herói, de quem superou um cancro e venceu sete Voltas a França, a vilão, pois confessou que estes triunfos foram conseguidos sob o efeito de substâncias dopantes, que começou a usar aos 21 anos.

O texano é hoje um homem que passa um pouco despercebido, e depois de ter perdido muito dinheiro devido ao escândalo de dopagem, parece ter recuperado um pouco financeiramente devido a apostas acertadas em novos negócios, como a Uber.

 

Algarve revelou romance com Sheryl Crow

 

Lance Armstrong chegou a correr em Portugal, na Volta ao Algarve de 2004, onde venceu uma etapa (CRI) e terminou em quinto da geral. Mas o texano veio acompanhado da cantora pop norte-americana Sheryl Crow. O romance entre os dois deixou de ser segredo mundial precisamente em terras nacionais.

Fonte: Record on-line

“João Medeiros foi o mais forte na subida à Serra”


Com esta vitória, o atleta da La Alumínios / LA Sport é o novo camisola amarela, acumulando ainda a liderança do Prémio da Montanha e do Prémio da Juventude. Confira todos os resultados.

No cimo da Serra de Santa Bárbara, João Medeiros concluiu a etapa com 1m42s de vantagem sobre Diogo Silva da JDL /Terauto / Odisha Cycling Team/AD Portomosense e 1m45s sobre Lucas Mendonça do Viveiros Vitor Lourenço. O ataque foi desferido a cerca de 7kms da meta, no setor de calçada, na zona mais dura da subida. Numa fase inicial, Lucas Mendonça ainda acompanhou o atleta da LA Alumínios, mas depois acabou por ceder e no final foi alcançado por Diogo Silva. Rodrigo Caixas da LA Alumínios foi 4º e Álvaro Câmara das Fontinhas Activa / Promotora foi 5º classificado.

Com o tempo perdido na etapa de hoje, João Macedo da La Alumínios / LA Sport passa o testemunho ao colega de equipa, depois de ter vencido no dia de ontem.

Antes da entrada na subida final da prova, a corrida foi muito disputada, com várias movimentações. João Macedo foi o primeiro a tentar a sua sorte, tendo atacado logo ao Km 0. Nesse momento ficava clara a estratégia da LA Alumínios, para obrigar as equipas adversárias a terem de impor o ritmo no pelotão. Macedo Acabou por ser alcançado a meio da subida dos Quatro Cantos. Logo depois, ainda nessa subida, atacou o colega de equipa Rafael Gouveia, que chegou a ter 1 minuto de vantagem para o pelotão à passagem pela Serreta.

No dia de hoje merecem destaque os mais jovens. Na subida dos Quatro Cantos o jovem Cadete Andre Dutra da Ribeirinha Activa / Ourivesaria Olímpio intrometeu-se entre os grandes, tendo sido mesmo o segundo atleta a passar na Meta de Montanha. Já depois disso, no início da subida à Serra de Santa Bárbara, vimos passar pela frente da corrida o Júnior Miguel Carvalho do GD da Feteira. Ambos acabaram por vencer os escalões respetivos.

Entra as Femininas, a vitória couve uma vez mais a Rita Reis dos Maiatos.

Fonte: Associação Ciclismo Açores 

“Seleção Nacional/Nelson Oliveira e Rafael Reis abrem participação portuguesa no Mundial”


Por: José Carlos Gomes

Nelson Oliveira e Rafael Reis abrem, neste domingo, a participação nacional no Campeonato do Mundo de Estrada, que decorre, até dia 26, na região belga da Flandres.

Os dois portugueses integram a lista de inscritos no contrarrelógio individual para a categoria de elite, que irá ligar a praia de Knokke-Heist, banhada pelo Mar do Norte, ao centro histórico de Bruges. Para os milhares de adeptos que já enchem as esplanadas da cidade de chegada, os 43,3 quilómetros de exercício individual prometem ser uma festa e um excelente espetáculo. Para os corredores será quase uma hora de sofrimento contínuo em cima da bicicleta, fazendo da gestão do esforço o maior segredo para uma boa prestação.

Rafael Reis será o primeiro português a ir para a estrada, tendo a partida marcada para as 13h59m30s. Nelson Oliveira será um dos últimos inscritos a competir, deixando a rampa de saída às 14h53m30s.

Nelson Oliveira já terminou entre os dez melhores em mundiais de contrarrelógio em 2014, 2017, 2018 e 2019. O objetivo em 2021 é voltar a colocar-se no lote da melhor dezena de especialistas mundiais. O percurso totalmente plano não favorece o anadiense, mas a longa distância dá esperança ao representante de Portugal, porque faz com qua inteligência de corrida e a correta gestão das capacidades tenham uma palavra a dizer no resultado final.

“É um contrarrelógio com a distância habitual em Campeonatos do Mundo. É completamente plano, sem outras dificuldades. Vai ser necessário gerir muito bem para não perder muito tempo na parte final. Não vou pensar demasiado nos tempos intermédios, guardando forças para fazer uma parte final mais rápida. O vencedor será um contrarrelogista puro, um rolador possante. Pessoalmente, parto com o objetivo de fazer um resultado semelhante aos que tenho conseguido. A ambição é o top 10. Estou cá para dar tudo o que tenho no sentido de oferecer um bom resultado a Portugal”, afirma Nelson Oliveira.


 

Rafael Reis estreia-se em contrarrelógios de elite no Campeonato do Mundo, mas sendo um especialista na disciplina e conhecendo-se bem, sabe o que terá de fazer para conseguir uma prestação de qualidade. “Há alguns anos que não faço um contrarrelógio tão longo. Serão mais de 50 minutos de esforço contínuo. Sei o que consigo fazer em provas com esta duração. Será necessário gerir bem na fase inicial, porque, não havendo zonas de descanso, não podemos passar os limites no início, porque depois quebramos muito e isso é uma tortura muito grande. Portanto, os primeiros dois terços da prova têm de ser muito bem geridos para dar o máximo nos últimos 15 quilómetros”, explica o palmelense.

Rafael Reis e Nelson Oliveira foram reconhecer o percurso na manhã deste sábado. A prova vai desenrolar-se numa zona atreita a ventos, porque começa perto do mar e atravessa muitas estradas desabrigadas, ladeadas pela vegetação baixa típica dos campos de cultivo e das pastagens. Hoje o vento não tinha grande intensidade, prevendo-se que na tarde de domingo sopre com cerca de 10 km/h.

Mais influenciado pelo vento poderá ser o contrarrelógio de elite feminina, pois as rajadas na altura da corrida, na tarde de segunda-feira, poderão rondar os 20 km/h. A corrida contra o tempo das mulheres também terá participação nacional. Daniela Campos, sub-23 de primeiro ano, fará o contrarrelógio mais longo da carreira até este momento, 30,3 quilómetros, com partida e chegada nos mesmos locais da prova masculina.

A corredora algarvia, que regressa à competição depois de recuperada da Covid-19 que a impediu de participar no Europeu de Pista para SUb-23, também reconheceu o percurso na manhã deste sábado. “Nunca fiz um contrarrelógio tão extenso. A chave será uma boa gestão do esforço ao longo da corrida. Terei também de ter em conta o vento que se faça sentir. Não tenho expectativas de resultados, mas sim de fazer um bom desempenho pessoal e de ganhar experiência nesta disciplina. Como venho de um período longo sem competir, falta-me algum ritmo. Até nisso o contrarrelógio será importante, porque irá ajudar-me a ganhar algum ritmo para a prova de fundo”, adianta Daniela Campos.

O selecionador nacional, José Poeira, lembra que Portugal “não participa nas grandes competições apenas para participar. Temos sempre a ambição de fazer bons resultados, sobretudo na categoria masculina de elite, em que já temos uma boa experiência acumulada. Sabemos que o contrarrelógio não tem o perfil que gostaríamos, por ser totalmente plano. No entanto, é longo e a extensão é um ponto a favor do Nelson Oliveira, cuja qualidade nos permite ambicionar um lugar nos dez primeiros. O Rafael Reis, não estando rotinado em contrarrelógios tão longos, é um contrarrelogista nato e acredito que fará um bom desempenho”.

 

Calendário de corridas com participação portuguesa

 

19 de setembro, 13h30: Contrarrelógio Elite Masculina: Knokke-Heist – Bruges, 43,3 km

20 de setembro, 13h40: Contrarrelógio Elite Feminina: Knokke-Heist – Bruges, 30,3 km

21 de setembro, 13h55: Contrarrelógio Juniores Masculinos: Knokke-Heist – Bruges, 22,3 km

24 de setembro, 7h15: Prova de Fundo Juniores Masculinos: Lovaina – Lovaina, 121,8 km

24 de setembro, 12h25: Prova de Fundo Sub-23: Antuérpia – Lovaina, 160,9 km

25 de setembro, 7h15: Prova de Fundo Juniores Femininas: Lovaina – Lovaina, 75 km

25 de setembro: 12h20: Prova de Fundo Elite Feminina: Antuérpia – Lovaina, 157,7 km

26 de setembro: 10h25: Prova de Fundo Elite Masculina: Antuérpia – Lovaina, 268,3 km

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida vence Volta ao Luxemburgo”


Por: SIF // AMG

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) conquistou hoje a geral final da 81.ª edição da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, após a quinta e última etapa, na qual foi segundo atrás do francês David Gaudu (Groupama-FDJ).

Almeida, que este ano já venceu a Volta à Polónia, somou novo triunfo numa prova por etapas ao acabar com 46 segundos de vantagem para o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), segundo, e 1.05 minutos para o italiano Mattia Cattaneo, seu colega de equipa na Deceuninck-QuickStep.

Na última etapa, Gaudu bateu o luso ao 'sprint' pela vitória, alcançada em 4:30.58 horas, necessárias para cumprir os 183,7 quilómetros entre Mersch e a cidade do Luxemburgo. O também gaulês Pierre Latour (Total Energies) foi terceiro.

O português de 23 anos, campeão nacional de contrarrelógio, venceu duas etapas e a geral final na Polónia e, aqui, venceu no primeiro dia, perdeu a camisola amarela na segunda etapa e recuperou-a no 'crono' da quarta tirada, confirmando o triunfo no último dia, em que selou também o primeiro lugar na classificação da juventude e dos pontos.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com