terça-feira, 6 de setembro de 2016

“CARAMULO MOTORFESTIVAL CELEBRA XI EDIÇÃO COM VELOCIDADE RECORDE”

Beleza, adrenalina e performance na Rampa Histórica do Caramulo

Por: Madalena Galamba

Dez anos após a sua primeira edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo, para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel.

Novo Recorde de Velocidade na Rampa do Caramulo

Esta XI edição do Caramulo Motorfestival ficou também marcada pela velocidade e pela performance: o piloto Pedro Salvador, ao volante do Norma M20 FC, foi o mais rápido de sempre em onze edições de Motorfestival, voltando a bater o recorde da mítica Rampa do Caramulo, com um tempo de 01m18,077ss.

“Dez anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o percurso que fizemos até agora. Ainda há muito por fazer, mas a fantástica adesão do público, o entusiasmo crescente dos aficionados, a presença de tantos pilotos de referência, e sentir que contribuímos para divulgar e desenvolver a paixão motorizada em Portugal é a nossa maior motivação para fazer mais e melhor” afirma a organização. “O Caramulo Motorfestival continua a crescer, com um aumento notável das equipas femininas e internacionais, novidades a cada ano, trazendo muita velocidade e emoção a esta mítica rampa, como se viu este ano, em que se bateu o recorde da Rampa do Caramulo”

Mais uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da actualidade. Um dos momentos mais emotivos do Motorfestival foi a recepção de “Nicha” Cabral, o primeiro piloto português de Fórmula 1, que, aos 82 anos, voltou a subir a Rampa Caramulo, num Porsche 356, dez anos depois de ter apadrinhado a primeira edição do Caramulo Motorfestival. Entre os pilotos convidados, destaque para as presenças de André Villas-Boas, Francisco Sande e Castro, João Fonseca, e Rafael Lobato.

Igualmente bem representado esteve o desporto automóvel no feminino, graças às presenças de Elisabete Jacinto, que conduziu o seu camião todo-terreno rampa acima, e Rosário Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, que fez este ano a sua estreia no Motorfestival abraçando os clássicos, subindo a rampa num Bugatti Type 40 de 1929.

Entre as novidades que mais entusiasmaram o público presente, destaque para a estreia do Drift Show, em automóvel, pelas mãos do piloto Carlos Pacheco, e moto, que exibiu a sua perícia na rampa levando o público ao rubro, e o Monster Truck Show.

Marcas juntam-se à festa

Outro estreante no Caramulo Motorfestival a fazer as delícias do púbico foi o poderosíssimo Jaguar F-Type SVR, modelo único em Portugal, trazido pela Revor para mostrar toda a sua elegância e potência na Rampa do Caramulo. A Schweppes trouxe animação e glamour ao Motorfestival, apadrinhando o pórtico e apoiando as Pit girls, que, na pré-grelha, contribuíram para reviver o ambiente clássico da competição automóvel. A Maserati quis marcar presença cedendo um Maserati Ghibli para abrir a pista, como carro 00, e a SIVA deu o seu contributo com um Volkswagen Passat GTE 218 CV, um híbrido “plug-in”, que serviu para realizar co-drives, subindo a Rampa do Caramulo com convidados, com o piloto veterano António Araújo Pereira ao volante.

Na Rampa Histórica do Caramulo, prova co-organizada com o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, introduziam-se novidades quer na distribuição das categorias, quer na organização das subidas. O vencedor à geral foi Pedro Salvador, com o seu Norma M20, registando o melhor tempo de sempre na rampa de 1m18,077ss. O 2º lugar do pódio foi conquistado por António Nogueira, ao volante do seu Porsche 911 GT 2, com o tempo de 1m26,629ss e, em terceiro lugar ficou João Fonseca, em Apis F1000, registando 1m32,916ss.

Em Regularidade Sport, Categoria Veteranos, os vencedores foram: Francisco Lemos Ferreira/David Silva (Morris Moke), na Categoria Clássicos venceram Paulo Almeida/Bernardo Almeida, a correr num Porsche 914 e na Categoria Desportivos a vitória foi para Fernando Mateus e António Gonçalves (Toyota Starlet). Por fim, na Categoria Modernos, os vencedores foram João Figueiredo/António Martinho, ao volante de Mazda MX5 NA.

O prémio Senhoras foi atribuído à dupla Elizabeth Nobel/Elaine Nobel, em Jaguar XKR, conquistado assim o 1º lugar entre as equipas femininas. O 2º lugar foi conquistado pela equipa Madalena Reis/Rita Saldanha, em Alfa Romeo 1900 SSC e o 3º lugar foi atribuído à dupla Maria Patrício Gouveia/Filipa Schmidt, em Triumph TR3.

Este evento conta com o apoio do Museu do Caramulo, Turismo do Centro, Câmara Municipal de Tondela, rádio M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“XII Maratona BTT Rota do Presunto”

11 de setembro 2016 

Informações e inscrições:
www.rotadopresunto2016.bttclubedechaves.pt

“EFAPEL entre a pista e o ciclismo de estrada de lazer Rafael Silva e António Barbio na selecção nacional de pista”

A época de estrada no ciclismo nacional já terminou mas a equipa EFAPEL continua muito activa. Em setembro, a formação de Ovar participa em duas variantes distintas. Por um lado, tem Rafael Silva e António Barbio, a estagiarem com a selecção nacional de pista no Centro de alto Rendimento de Anadia com vista à participação no Campeonato da Europa. Por outro, vários elementos vão participar numa das maiores manifestações de cicloturismo do país, o Granfondo Aldeias do Xisto que se realiza já no próximo domingo, dia 11.

Depois dos trabalhos em dezembro do ano passado e janeiro de 2016, Rafael Silva e António Barbio voltam a integrar os trabalhos da selecção nacional de pista. O grande objectivo é o Campeonato da Europa de Elite que se realiza em Saint Quentin-en-Yvelines / Paris (França), de 19 a 23 do próximo mês. Desde a passada semana, e sob a orientação do director técnico nacional e seleccionador nacional de pista, Gabriel Mendes, os dois corredores da EFAPEL vão representar o nosso país, o que naturalmente orgulha a equipa EFAPEL.

Equipa em força na Lousã

A actividade da equipa não se resume à pista. No próximo domingo, cinco corredores da EFAPEL vão fazer-se à estrada e enfrentar as serras da Lousã e do Açor para mais uma edição do renomeado Granfondo Aldeias do Xisto. Naquela que é uma verdadeira celebração do cicloturismo - a organização conta com a presença de cerca de mil inscritos - a EFAPEL junta-se a esta iniciativa e os seus corredores vão pedalar em conjunto com muitos apaixonados pela modalidade.

A equipa confirma a presença de Jóni Brandão, de Hélder Ferreira, de António Barbio, de Nuno Almeida e de Filipe Cardoso que regressa após as lesões sofridas durante a Volta a Portugal em Bicicleta.

Fonte: Efapel

“Vuelta/Froome admite que terá de adiar para outro ano o sonho de vitória”

Britânico apanhado desprevenido com 'ataques' de Contador na última etapa

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Chris Froome (Sky) admitiu esta terça-feira que a sua ilusão em vencer a Volta a Espanha terá de "ficar para outro ano", reconhecendo que a sua situação "não é tão otimista como em outros dias".
"É uma prova que me encanta, importante para mim e, por isso, há algum tempo que a tento vencer. Mas parece que, uma vez mais, terá de ser outro ano. Continuarei a lutar, claro, mas agora parece menos realista do que há uns dias", admitiu.
Froome assume que a jornada de domingo foi fatídica para si, quando ficou isolado após o ataque de Contador, que levou os principais favoritos consigo, deixando o britânico desprevenido num segundo grupo, perdendo 2.37 minutos aos quais juntou os 54 segundos que já tinha de atraso.
"Apanharam-nos de surpresa. Não esperávamos que os envolvidos na luta pelos primeiros lugares da geral se metessem na fuga. Tivemos um erro de posicionamento", lamentou.
O britânico foi claro: "Tenho de ser honesto e acho que não estávamos preparados, enquanto ao Alberto [Contador] e o Nairo [Quintana] estavam. Apanharam-nos".
Apesar do discurso, o triplo vencedor da volta a França diz que esta é "uma grande volta, pelo que há que continuar a lutar" na que é a sua última prova da época.
Esta terça-feira, cumpre-se um dia de descanso e depois disputam-se mais cinco etapas, com o fim previso para domingo em Madrid.

Fonte: Record on-line

“Prémio Nacional de Mobilidade em Bicicleta 2016”

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) decidiu criar, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.

No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas categorias como: Autarquias, Cidadania, Comunicação Social, Empresas e Clubes, Ativismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Entidades Públicas. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

Em 2006 os premiados foram: Empresas de Transportes: CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, FERTAGUS, Metro do Porto; Autarquias: Câmara Municipal de Aveiro, AMAL – Área Metropolitana do Algarve; Individuais: Crisóstomo Teixeira (ex. presidente da CP); Comunicação Social: Bike Magazine e Inês Boaventura (jornalista do Público).

Em 2007 os premiados foram: Empresas de Transportes: Soflusa, Transtejo; Comunicação Social: LUSA – Agência de Notícias de Portugal, SIC; Pessoas Individuais: Rui Godinho, Capitão da GNR Frederico Galvão da Silva, João Soares.

Em 2008 os premiados foram: Empresas de Transportes: Carris; Autarquias: Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Loulé; Individuais: Carlos Gaivoto, Mário Soares; Comunicação Social: Diário de Noticias, RTP, Transportes em Revista; Ensino: Universidade do Minho.

Em 2009 os premiados foram: Cidadania: Velocipédi@, Escolinha da Bicicleta do Núcleo Cicloturista de Alvalade, Fórum BTT; Empresas: Stand Jasma (SCOTT), Planbelas; Empresas de Transporte: Fertagus; Individuais: Tiago Andrade Santos (Marginal na Marginal), Maria Teresa Craveiro, Alexandre Ellis (Embaixador Inglês em Portugal); Comunicação Social: Jornal de Notícias; Entidades Públicas: Polícia de Segurança Pública; Autarquias: Câmara Municipal da Murtosa, Câmara Municipal de Lisboa.

Em 2010 os premiados foram: Cidadania: António Cruz, Comissão Nacional para as comemorações do Centenário da República; Comunicação Social: José Candeias (Antena 1); Criatividade: Johnny Galvão & Rui Reis; Empresas: Biclas.com, Camisola Amarela; Empresas de Transportes Colectivos: CP Lisboa; Metropolitano de Lisboa; Entidades Públicas: Assembleia da República, Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.; Pessoas Individuais/individualidades: José Rocha Januário.

Em 2011 os premiados foram: Empresas: Cenas a Pedal, Comunicação Social Escrita: Ciclismo a Fundo, Autarquias: Moita e Vila Real de Santo António, Empresas de Transportes Colectivos: Fertagus, Comunicação Social Escrita: Freebike, Cidadania: Humberto Candeias e Raid 5000, Comunicação Social Online: Jornal Ciclismo, Individuais/individualidades: Leonel Mendonça.

Em 2012 os premiados foram: Cidadania: Paulo Guerra dos santos, Comunicação Social Escrita: Revista B- Cultura da Bicicleta, Comunicação Social Online: BTT TV, Empresas: El Corte Inglés, Velo Culture Porto e Inframoura, Empresas de Transportes Coletivos: Horários do Funchal Transportes Públicos SA e Transtejo Soflusa, Site: Ciclovias, Ativismo e Intervenção Social: Cicloficina dos Anjos, Dinamização Cultural da Bicicleta, Autarquias: Câmara Municipal do Porto.

Em 2013 os premiados foram: Cidadania: iBike Barreiro, Braga Ciclável, Major Poiares, Subcomissário Gancho, Comunicação Social: Idálio Revez, O Praticante e Jornal Pedal, Dinamização Cultural da Bicicleta: Festival Bike Portugal, Autarquias: Câmara Municipal de Torres Vedras e José Sá Fernandes – Vereador do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, Empresas e Clubes: BK Portugal, CTT – Correios de Portugal, Sport Zone e Futebol Clube do Porto, Entidades Públicas: Grupo de Trabalho para a Segurança Rodoviária da Assembleia da República.

Em 2014 os premiados foram: Cidadania: Artur Lourenço, Comunicação Social: Pedais.pt, e José Barreto, Dinamização Cultural da Bicicleta: Lisboa E-Nova, Cicloficina do Oriente e Fidalbyke, Autarquias: Câmara Municipal de Ovar, Empresas: RCICLA, Velocité Café, Polisport e Bike Zone, Forças de Segurança: Polícia Municipal de Lisboa.

Em 2015 os premiados foram: Cidadania: Jorge Coelho e José Carlos Mota, Comunicação Social: Biosfera – Farol de Ideias, Autarquias: Câmara Municipal do Barreiro, Empresas: Megasport Turismo e Eventos Lda, Membros de Cargos Públicos: Secretário de Estado da Administração Interna, Institutos de Conservação da Natureza: Oceanário de Lisboa, Associações: ABIMOTA, Comunidades Intermunicipais: Comunidade Intermunicipal do Oeste, Comunidade da Região de Leiria, Comunidade Intermunicipal de Viseu, Douro e Lafões, Entidades Públicas: ANSR, Universidades: Universidade de Lisboa.

A cerimónia pública de entrega da 11ª Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” tem lugar no Auditório Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, no próximo dia 21 de Setembro, a partir das 17 horas, integrado no programa da FPCUB para a Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro.

PROGRAMA

17h00 – Receção aos Participantes e Convidados

17h15 – Mobilidade em Bicicleta e a Semana Europeia

17h30 – Entrega dos Prémios

19h00 – Encerramento da Cerimóniacartaz_2016

Fonte: FPCUB

“Já se inscreveu, de que espera para participar no evento do ano…”

“Mega Evento/Bicla Fest/Lisboa Ciclável”

Semana da Mobilidade

Lisboa 18 de Setembro de 2016

Texto: José Morais

Imagen: FPCUB

Vai decorrer no próximo dia 18 de setembro em Lisboa, o “Mega Evento/Bicla Fest”, o qual irá decorrer no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a qual decorre de 16 a 22 de setembro, sendo promovido pela DG Ambiente da Comissão Europeia, sob o tema “Mobilidade Inteligente. Economia Forte”.

Numa organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e da Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, tem como objetivo este evento a divulgação da ciclabilidade de Lisboa, nu percurso plano e acessível a todos. O evento está cheio de muitas atividades, e surpresas, e além do tradicional passeio “Lisboa Ciclável”, o “Mega Evento” irá ter uma concentração de “Bicicletas Antigas”, um “Audace da Mobilidade”, um “Cycling Chic da Mobilidade”, e ainda preparado para os mais novos o “Crianças e a Mobilidade” em Strider Bikes, como ainda muita animação.

Com inscrições gratuitas para todos, para participar basta possuir uma bicicleta, seja ela qual for o modelo, ou tipo, seja Btt, Citybike, Convencional, o importante é comparecer com uma bicicleta, e ter vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica, e passar uma manhã muito agradável.

Com um percurso acessível para todos, a saída será feita do Terreiro do Paço, local da concentração e onde decorrerá o “Mega Evento/Bicla Fest”, seguirão depois todos os participantes pela Av. Infante D. Henrique, Rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, Rua Mar Rua, Cintura do Porto, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Av. Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, Av. Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, onde terminará o passeio.

Muitas surpresas esperam os participantes, haverá oferta de T-Shirt a todos os participantes, porem, todos os que desejarem ser fotografados na “Passadeira Vermelha”, ficam habilitados a diversos prémios, as fotos que serão colocadas no Facebook da FPCUB, e todas as que tenham mais “Gostos”, ficam habilitadas por ordem sequencial ao sorteio de “Quatro Bicicletas” e Quatro Cadeiras” de transporte de crianças.

Para este grande evento, a organização convidou o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, o Ministro do Ambiente, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e os seus Vereadores, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Lisboa, como os seus Executivos, e a todos os habitantes da Capital, como todos os amantes das bicicletas de qualquer parte do País a deslocarem-se ate Lisboa, e participarem neste “Mega Evento/ Bicla Fest/Lisboa Ciclável”

O evento tem início a partir das 9 horas no Terreiro do Paço, a concentração para o passeio será feita pelas 10 horas, e a partida do mesmo pelas 11 horas.

As “Inscrições São Gratuitas”, mas devem de ser feitas em: https://app.weventual.com/detalheEvento.action?iDEvento=3458

Para mais informações contactar a FPCUB: Tel: 213 159 648 - 912 504 851 - Fax: 213 561 253 – mail: fpcub@fpcub.pt – Site: www.fpcub.pt

Marque já na sua agenda, venha participar neste “Mega Evento”, na Semana Europeia da Mobilidade, este que promete ser o Evento do Ano.

Nós vamos estar presentes, e cobri o evento na totalidade, faça como nós e marque já a sua presença, inscrições grátis.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com