quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Challenge Maiorca Espanha Paul Magnier vence segunda etapa”


Por: José Morais

Foto: Cor Vos

Paul Magnier da equipa da Soudal Quick Step, deu a primeira vitória, ao vencer ao sprint do Troféu Ses Salines-Felanitx, a 2ª corrida de uma série de cinco provas, com o jovem francês de 19 anos, a ser o maís rápido, com o ciclista italiano Alberto Dainese da equipa da Tudor, e o ciclista norte-americano Luke Lamperti da equipa da Soudal Quick Step, que ficaram em 2º e 3º respetivamente.

Num dia que ficou marcado pelo ritmo forte imposto, e uma fuga iniciada ao quilómetro cinco, com os ciclistas, Riccardo Lucca da equipa Bardiani, Victor Vercouillie da equipa Frandeer-Baloise, Edgar Curto da equipa Illes Balears-Arabay e Ethan Craine da equipa Projeto Echelon, com estes ciclista a rapidamente alcançarem uma grande vantagem, que já chegava aos vinte minutos ao quilómetro vinte, a partir dai, foi tempo das formações acelerarem o ritmo do pelotão perseguidor, mantiveram a fuga controlada em todos os momentos, até aos doze quilómetros para a linha de chegada.  

A terceira prova desta série vai para a estrada esta sexta-feira, é o Trofeo Serra Tramuntana, com final num lugar mais emblemático de Maiorca, o Mosteiro de Lluc, em plena Serra de Tramuntana, com saída de Selva, vai ter um percurso de 153.8 quilómetros, onde os ciclistas vão ter três passagens de montanha.

“Tiago Ferreira apresenta novo projeto desportivo: "É quase como um recomeço na minha carreira"


O ano de 2024 traz um conjunto de novidades na carreira de Tiago Ferreira, sendo a principal a criação do seu próprio projeto desportivo

Referência incontornável do ciclismo português, Tiago Ferreira apresenta um novo projeto desportivo em nome próprio. Além das maratonas de BTT, onde já foi Campeão do Mundo, aposta no Gravel e quer voltar aos recordes.

O ano de 2024 traz um conjunto de novidades na carreira de Tiago Ferreira, sendo a principal a criação do seu próprio projeto desportivo, criado e pensado à sua imagem e aos seus objetivos. Uma diversidade de patrocinadores com uma relação direta no projeto permitiu que o mesmo saísse do papel, tornando-se hoje uma realidade, com destaque para aqueles que dão o nome à equipa “VOUZELA | BH” TF Racing Team.

O percurso do ciclista Tiago Ferreira tem vindo a centrar-se no BTT, com um cariz muito focado na competição. Para esta temporada, foi definido um calendário com objetivos competitivos claros - como o Campeonato do Mundo de XCM, o Campeonato da Europa de XCM e a aposta na vertente de Gravel. Junta-se um projeto especial a realizar com a Red Bull, marca que tem sido nos últimos anos um apoio de extrema importância para o atleta. Sendo um projeto que envolve apenas o atleta, a equipa conta com o envolvimento de um conjunto de profissionais que darão todo o apoio, tal como todas as empresas e instituições envolvidas na concretização do projeto “VOUZELA | BH” TF Racing Team.

Tiago Ferreira não esconde o entusiasmo em relação ao futuro: "Este novo projeto é quase como um recomeço na minha carreira. É algo que sempre ambicionei, tendo a motivação extra de poder trabalhar com parceiros e patrocinadores que sempre quis ter. Não será apenas um projeto focado nos resultados e na performance, mas também na imagem e em novos projetos, como é o caso da Red Bull, onde iremos ter um desafio ainda durante o ano de 2024. O objetivo da criação deste projeto é poder ter a minha própria estrutura onde possa planificar o meu calendário com corridas que gosto e poder experimentar outras vertentes, como é o caso do Gravel, que está super na moda e em expansão nos próximos anos".

 

Um percurso marcante

 

Tiago Ferreira nasceu a 7 de dezembro de 1988 em Viseu e possui um vasto currículo desportivo que começou a ser construído em 2013, ano em que venceu a Volta à Catalunha e o Campeonato Nacional de Cross Country Marathon (XCM).

Em 2015, teve um dos melhores anos de sempre: repetiu a vitória na emblemática prova espanhola, foi campeão nacional pela segunda vez e ganhou as etapas da Taça do Mundo em Mêda e em Laissac.

Um ano depois, conseguiu uma série de conquistas históricas: foi campeão nacional pela terceira vez, estreou-se a vencer na etapa da Taça do Mundo nos Açores, voltou a conquistar a etapa da Taça do Mundo em Mêda, participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi Vice-campeão Europeu e Campeão do Mundo de XCM. Esta impressionante conquista fez com que Tiago Ferreira se tornasse o segundo português a ganhar um Campeonato do Mundo numa disciplina de ciclismo (seguindo-se a Rui Costa).

Em 2017, Tiago Ferreira manteve a forma impressionante e conseguiu acumular mais vitórias. Conquistou pela quarta vez a Volta à Catalunha e o Campeonato Nacional, venceu as etapas da Taça do Mundo em Laissac, Mêda e nos Açores, foi Vice-campeão do Mundo e pela primeira vez Campeão da Europa de XCM.

Em 2018, Tiago Ferreira venceu o La Leyenda del Dorado, uma das provas mais difíceis da América do Sul. Num calendário recheado de provas em 2019, Tiago não desapontou, e voltou a sagrar-se Campeão Europeu de XCM, escrevendo uma nova página na história do ciclismo nacional.

Em 2020, com a competição em pausa em virtude da situação pandémica, Tiago Ferreira estabeleceu para si mesmo outros objetivos de proporções titânicas: propôs-se a acumular o máximo de desnível positivo ao longo de 24 horas. Num percurso de 1.5km com 214 metros de desnível positivo em São Pedro do Sul, Tiago somou 83 subidas e 17.753 metros de desnível positivo acumulado, mais do que um Duplo Evereste. Um feito colossal recompensado com algo ao alcance de muito poucos: um recorde mundial, certificado pela "Official World Record Association".

Retomada a competição após pandemia, Tiago Ferreira voltou em grande com a conquista do campeonato nacional de maratona BTT de 2022. Foi a sétima vez na carreira que se sagrou campeão nacional. Ainda em 2022, e para terminar o ano em grande, Tiago estreou-se da melhor forma no Gravel: venceu o Red Bull Gravel X, no épico e desafiador Circuito do Vale Europeu de Santa Catarina, em Timbó, Brasil.

No ano de 2023, num extenso calendário de participações internacionais, conquistou a vitória absoluta no Brasil Ride Baihia, prova por etapas de destaque no panorama mundial de Mountain Bike.

Fonte: Sapo on-line

“A Lenda dos Tartessos de Alé terá mais uma vez sotaque feminino de destaque”


Campeões nacionais de vários países e atletas de diversas modalidades vão lutar pela camisola laranja.

 

Por: Alejandro Moreno

A Lenda dos Tartessos de Alé 2024 terá, mais uma vez, um acentuado sotaque feminino. Como costuma acontecer, a ronda de Huelva terá um número de mulheres inscritas superior à média das restantes provas em Espanha.


Além da marcha que será realizada pelo grupo Woman Bike Evolution formado por mais de 70 mulheres que vestirão uma espetacular camisa confeccionada para esta iniciativa da Lenda dos Tartessos, esta equipe contará com nomes de destaque como Luisa Cuenco ' Tungui', que tentará revalidar a vitória das edições anteriores na categoria M40; Ana Belén Gutiérrez Santacréu, que reaparece após fratura de clavícula; Belén López, que venceu o Titan Desert Arábia com Manuel 'Triki' Beltrán de Jaen, Lorena Tamayo, que venceu os 101 km da Legião de Ronda, poucos meses após o parto; Mónica Geremías, uma verdadeira lutadora, ou a triatleta e ciclista brasileira Roberta Senna.


Não faltará Almudena 'Mude' Rodríguez, que além de ser várias vezes campeã espanhola de atletismo de meia distância (800-1500m), campeã andaluza de duatlo cross e road e 800 e 1.500m. e recorde feminino nestas últimas disciplinas, é campeã de Espanha e Andaluzia XCO. No Master 30, María Isabel Felipe de Almont lutará mais uma vez pela vitória, já tendo vencido a etapa Tartessiana nas duas edições anteriores. María Díaz Pernía, de Cádiz, campeã espanhola, voltará a lutar pelo pódio, tal como nas edições anteriores. A hispano-alemã Anna Jördens fará a sua estreia a solo, depois de vencer as duas primeiras edições de The Legend of Tartessos em casal e, mais recentemente, a Vuelta Cicloturista a Ibiza.


A campeã espanhola de ralis T1N e quatro vezes participante do rali Dakar, Mónica Plaza, e, como membros da Extremadura Ecopilas, a sub23 Carmen Martín, que dominou com autoridade a meia-maratona de Villafranca e a meia maratona de Quintana de la Serena, estrear-se-ão María Reyes Murillo, campeã espanhola de XCM sub 23.

Para além das fronteiras espanholas, de Portugal, a campeã portuguesa de Elite, Celina Santos Carpinteiro e no master 40, Marlene Neto Costa, desembarcam em Huelva. Vindo da Holanda, com o elástico BUFF Megamo, Rosa van Doorn, vencedora da Copa da Espanha de 2023 em 2021 e vice-campeã do XCUM Europe 2021, participante de três Titan Desert e uma Titan Series e vencedora do Mediterranean Epic em 2019 e 2021 e segundo em 2021.

A prova de Huelva reunirá quase 550 corredores de 15 países que percorrerão ambientes espetaculares em Valverde del Camino, El Granado, Huelva e Cartaya, entre 1 e 4 de fevereiro.

Todos os dados em www.laleyendadetartessos.com

Fonte: Organização





“Falar de Agostinho - “Quem foi Joaquim Agostinho”


Entrevistas inéditas sobre Joaquim Agostinho vão ser exibidas em domingos de fevereiro

 

“Quem foi Joaquim Agostinho” é o nome de uma atividade que se realizará em domingos de fevereiro, no museu dedicado a este falecido atleta torriense, glória imortal do ciclismo nacional e internacional.

A atividade consiste na apresentação de duas entrevistas inéditas, efetuadas a Ana Maria Agostinho (viúva de Joaquim Agostinho) e a Eduardo Marçal Grilo, nas quais se aborda a vida, a carreira e os feitos de Joaquim Agostinho.

“Quem foi Joaquim Agostinho” é uma atividade de acesso gratuito, que será proporcionada nos dias 4, 18 e 25 de fevereiro, pelas 10h00 e as 14h00.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

“Tavfer - Ovos Matinados-Mortágua Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias no pódio nos Campeonatos Nacionais de Pista 2024”


João Matias, atleta da equipa UCI Continental Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua marcou presença nos Campeonatos Nacionais de Pista 2024, no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia, onde brilhou com o novo equipamento para a época 2024 da Mobel Sports.

O atleta da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua correu durante dois dias intensos no Velódromo Nacional, onde competiu nas disciplinas Eliminação, Madison e Omnium.

No sábado, 20 de Janeiro, o atleta subiu ao pódio por duas ocasiões, terminando na terceira posição no Scratch e no Madison, onde fez parceria com Ivo Oliveira (UAE Team Emirates). Na Corrida por Pontos, o atleta acumulou 42 pontos apenas a 8 pontos da medalha de bronze, fechando na quinta posição assim como na Eliminação.


No domingo, dia 21, João Matias alinhou para a disciplina de Omnium, um dia intenso para o corredor que alinhou nas 4 provas que fazem parte da disciplina, terminando no pódio, acumulando mais uma medalha de bronze nestes Campeonatos Nacionais.

João Matias, mesmo não estando na sua melhor forma física, consegui mostrar a sua resiliência e determinação ao longo das 5 corridas em que competiu, chegando ao pódio em 3 delas, sendo um balanço muito positivo para o atleta que agora parte para o Algarve para se juntar à equipa no estado antes do arranque da época.

Muitos Parabéns Matias!

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com