quarta-feira, 10 de maio de 2023

“Evenepoel tem dores e hematoma do lado direito do corpo após cair”


Grande favorito ao triunfo final da 106.ª edição da ‘corsa rosa’, o campeão mundial de fundo caiu hoje duas vezes

 

Por: Lusa

Fotos: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel, segundo classificado da Volta a Itália, tem “um hematoma com contração dos músculos e alguns problemas no sacro”, após ter caído duas vezes na quinta etapa, revelou o médico da Soudal Quick-Step.

Grande favorito ao triunfo final da 106.ª edição da ‘corsa rosa’, o campeão mundial de fundo caiu hoje duas vezes, primeiro na fase inicial dos 171 quilómetros entre Atripalda e Salerno, quando um cão se ‘atravessou’ no caminho do pelotão e, depois, já dentro dos derradeiros 3.000 metros, o que lhe permitiu não ceder terreno na classificação geral.

“Após a primeira queda, tudo parecia estar bem com o Remco, o que, naquele momento, foi um grande alívio. O problema é que, após a sua segunda queda, ele tem muitas dores no lado direito [do corpo], um hematoma com contração dos músculos e alguns problemas no sacro”, revelou o médico da equipa belga.

Toon Cruyt espera que “com uma boa massagem e tratamento osteopático”, seguidos “de uma boa noite de sono”, o segundo classificado da Volta a Itália se sinta melhor.

“Saberemos mais informações na quinta-feira de manhã, mas tenho a certeza de que a sexta etapa será difícil para ele”, concluiu o médico da Soudal Quick-Step.

Já dentro dos últimos três quilómetros, nos quais os ‘cortes’ de tempo provocados por quedas não contam, Evenepoel olhou para a esquerda e não viu ciclistas da Trek-Segafredo pela sua direita, caindo e levando alguns com ele.

Apesar dos sustos, o vencedor da Vuelta2022, de 23 anos, manteve a vice-liderança da geral, a 28 segundos de norueguês Andreas Leknessund (DSM), numa classificação em que o português João Almeida (UAE Emirates) é quarto, a um minuto do camisola rosa.

Na quinta-feira, a sexta etapa começa e termina em Nápoles, percorrendo 162 quilómetros com uma parte final mais plana e um arranque com duas subidas categorizadas, uma de segunda e outra de terceira categorias.

Fonte: Sapo on-line

“Dylan Groenewegen é o primeiro líder da Volta à Hungria”


O ciclista neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) é o primeiro líder da Volta à Hungria, depois de ter vencido hoje a etapa inaugural, na qual o colombiano Egan Bernal (INEOS) voltou a cair

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Groenewegen impôs-se ao sprint no final dos 168,6 quilómetros com partida e chegada em Szentgotthárd, cortando a meta com o tempo de 3:42.56 horas, à frente do irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) e do australiano Caleb Ewan (Lotto Dstny), respetivamente segundo e terceiro.

O neerlandês de 29 anos somou a terceira vitória da temporada, ao levar a melhor na batalha entre alguns dos melhores sprinters do ciclismo atual, e subiu ao pódio também como líder da geral, que comanda com dois segundos de vantagem sobre o eslovaco Matus Stocek (ATT Investments) e quatro sobre Bennett.

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) chegou integrado no pelotão, na 29.ª posição – é 34.º na geral, a 10 segundos de Groenewegen -, ao contrário de Egan Bernal (INEOS), o vencedor do Tour2019 e do Giro2021, que voltou a cair, já dentro do quilómetro final, pelo que foi creditado com o mesmo tempo do vencedor.

Desde o início da temporada, o colombiano de 26 anos abandonou duas corridas, a Volta a San Juan, e a Volta à Catalunha, na sequência de quedas. Bernal não voltou a ter grandes resultados após ter chocado contra um autocarro, durante um treino, em janeiro de 2022.

Na quinta-feira, a segunda etapa da Volta à Hungria liga Zalaegerszeg e Keszthely, no total de 175,3 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Caos no Giro. Cão provocou queda de Remco Evenepoel”


O campeão do mundo e principal candidato à vitória na Volta a Itália deste ano retomou a prova, mas não se livrou do susto

 

Grande susto para Remco Evenepoel na 5.ª etapa da Volta a Itália 2023, que está a ser corrida debaixo de muita chuva.

Logo na fase inicial da tirada, o ciclista belga, atual campeão do mundo e 3.º da geral (que liderava até ontem) sofreu uma queda devido a um cão solto que atravessou o pelotão.

Um pequeno cão correu em direção ao pelotão e fez com que um dos companheiros de Evenepoel na Soudal caísse. O campeão mundial foi, depois, um dos vários ciclistas a caírem de seguida. O belga acabou por demorar algum tempo a levantar-se e durante algum tempo chegou a pensar-se que talvez não voltasse à corrida. Acabou por subir de novo para a sua bicicleta e pouco depois reintegrou o pelotão, mas aquele que é apontado como o principal candidato à vitória neste Giro não se livrou do susto.

Fonte: Sapo on-line

“Maria Martins quarta na segunda etapa da Volta à Bretanha”


Ciclista portuguesa sobe ao 9.º lugar da classificação geral

 

Por: Lusa

Foto: Facebook/Maria Martins

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi esta quarta-feira quarta classificada na segunda etapa da Volta à Bretanha, subindo a nona na classificação geral, encimada pela polaca Marta Lach (Ceratizit).

Martins, de 23 anos, foi quarta no sprint após 124,3 quilómetros entre Plémet e Saint-Méen-le-Grand, numa tirada ganha pela francesa Valentine Fortin (Cofidis), à frente da líder da geral, segunda, e da italiana Martina Alzini (Cofidis), terceira.

O resultado conseguido pela ciclista lusa, no seio de um sprint restrito discutido pelas mais fortes da etapa, permite-lhe subir 10 posições na geral, ocupando agora o nono lugar, a 1.17 minutos da líder.

Na quinta-feira, a terceira de cinco etapas é um contrarrelógio individual, com 19,5 quilómetros em Plouay a testarem as aspirações das candidatas à vitória final.

Fonte: Record on-line

“Kaden Groves foi o mais rápido no ‘salve-se quem puder’ da quinta etapa do Giro”


O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) foi o mais forte no sprint da quinta etapa da Volta a Itália, marcada por várias quedas por causa da chuva que lançaram o ‘caos’ entre o pelotão

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Groves, de 24 anos, cumpriu os 171 quilómetros entre Atripalda e Salerno em 4:30.19 horas, à frente do italiano Jonathan Milan (Bahrain-Victorious), segundo, e do dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), terceiro.

Na geral, o norueguês Andreas Leknessund (DSM) escapou aos azares do dia e segurou a camisola rosa por mais um dia, 28 segundos à frente do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que caiu duas vezes, mas segue em segundo, e 30 diante do francês Aurélien Paret-Peintre (AG2R-Citroën), terceiro, com o português João Almeida (UAE Emirates) em quarto, a um minuto.

Evenepoel deu o mote para o que se seguiria logo nos primeiros quilómetros, ao cair, por causa de um cão que se ‘atravessou’ no caminho, e obrigar a equipa a trazê-lo de volta ao pelotão, enquanto uma pequena fuga, sem expressão, se formou na frente, com o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) a reforçar a liderança da classificação da montanha.

O dia decorreu cauteloso à medida que a chuva se intensificava, com médias de velocidade baixas, até que os últimos quilómetros vieram semear o ‘pânico’ entre os candidatos.

Rolava-se nos últimos 7.000 metros da tirada quando uma queda partiu o grupo principal em dois, apanhando o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), uma data de sprinters, incluindo Groves, e outros nomes fortes, com Almeida também a ficar ‘cortado’.

Mais tarde, quando os grupos se tinham ‘recolado’, já dentro dos neutralizados últimos três quilómetros, Evenepoel olhou para a esquerda e não viu ciclistas da Trek-Segafredo pela sua direita, caindo e levando alguns com ele, ainda que tenha cortado a meta aparentemente sem mazelas.

O sprint final manteve a toada de nervosismo e Groves lançou primeiro a tentativa, mantendo-se na frente para erguer os braços.

Perdeu de manhã o lançador, o neerlandês Ramon Sinkeldam, que abandonou devido a doença, mas acabou a impor-se à frente do ‘caos’ em Salerno, que foi tal que Mark Cavendish (Astana) caiu durante o sprint e ainda foi quarto, a deslizar no chão por cima da meta - Alberto Dainese (DSM), que tinha chegado à frente do britânico, foi relegado para o fim do primeiro pelotão, uma vez que o colégio de comissários o ‘responsabilizou’ pela queda.

O próprio vencedor do dia caiu a sete quilómetros da meta, mas recuperou e acabou a vencer na segunda grande Volta da carreira, depois de ter também erguido os braços na Volta a Espanha em 2022, ficando a faltar o Tour para completar o trio.

“Caí na rotunda, mas consegui ‘engatar’ a corrente e seguir, mas não foi muito calmo, perdemo-nos todos. Tive sorte de estar em boa posição e tive pernas para vencer”, contou.

Os favoritos foram chegando a ‘conta gotas’ e beneficiaram da isenção de perda de tempo após azares nos últimos três quilómetros, não tendo ganho para o susto e sem mazelas, como confirmou Roglic.

"Hoje, foram quatro horas de corrida em que perdi quatro anos de vida. Não foi incrível", disse o português João Almeida, hoje ‘a salvo’, resumindo o espírito da quinta etapa.

Ainda assim, o australiano Jay Vine, companheiro de equipa do luso, perdeu mais de um minuto na tirada, cedendo terreno na luta pelo ‘top 10’, e o neerlandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) e o colombiano Rigoberto Urán (EF Education-Easy Post) também se atrasaram.

Na quinta-feira, a sexta etapa começa e termina em Nápoles, percorrendo 162 quilómetros com uma metade final mais plana e um arranque com duas subidas categorizadas, uma de segunda e outra de terceira categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Estrada Alta 2023”


Série mundial de ciclismo prepara-se para uma nova temporada em cinco localidades europeias

 

A Haute Route regressa este ano com um itinerário de subidas lendárias por destinos icónicos, começando pela Haute Route Crans-Montana, na Suíça, de 9 a 11 de junho do próximo mês. A temporada recebe de volta os favoritos dos anos anteriores, incluindo os Pirenéus, Alpes, Dolomitas e Ventoux.

 

Guindastes de estrada alta-montanha

 

Situado no coração dos Alpes suíços, o evento de três dias marca o primeiro da série Haute Route 2023 e cobre uma distância total de 200 km com um ganho de elevação de 7450 m +. a corrida oferece escaladas de alguns dos segredos mais bem guardados da Suíça, incluindo o Col du Sanetsch, Barrage de Moiry e Col de Crans-Montana.

O evento também deve receber um número sem precedentes de mulheres participantes, representando 11,5% da participação total este ano. Entre elas está uma equipa internacional só de mulheres, a Team Passione Sportiva Women Cycling, composta por seis ciclistas dos EUA, França e Suíça.

Nathalie Monnier, líder da equipa, disse: "O nosso papel, como eu diria, embaixadoras do ciclismo feminino, é realmente partilhar e motivar com outras ciclistas, inspirar as mulheres a andar de bicicleta e ir descobrir o mundo. Queremos que eles realmente se forcem nas subidas e lhes deem confiança para alcançar seus objetivos. Penso que quanto mais mostrarmos que as mulheres podem estar presentes neste tipo de eventos, mais poderemos incentivá-las a participar".

As inscrições para o Crans-Montana ainda estão abertas por aqui:  www.hauteroute.org/events/overview/crans-montana-2023-en e ainda será possível se inscrever no local, no dia das inscrições.

 

Calendário da Rota Haute 2023

 

Com eventos desafiadores de 3, 5 e 7 dias em destinos icônicos de ciclismo em todo o mundo, a Haute Route oferece a oportunidade de percorrer rotas incríveis e subidas lendárias em um pelotão de ciclistas apaixonados. Seja qual for o nível ou classificação, a Haute Route proporciona uma atmosfera favorável e positiva para ajudar os ciclistas a alcançar novos patamares. O calendário deste ano inclui:

Haute Route Crans-Montana, 9-11 de junho de 2023 (3 dias)

Haute Route Pyrenees, 4-8 julho 2023 (5 dias)

Haute Route Alps, 20-26 de agosto (7 dias)

Haute Route Dolomites, 29 agosto – 2 setembro (5 dias)

Haute Route Ventoux, 6-8 outubro (3 dias)

Mais informações sobre cada evento disponíveis aqui: https://www.hauteroute.org/events

 

Sobre a Rota Haute

 

Com eventos desafiadores de 3, 5 e 7 dias em destinos icônicos de ciclismo em todo o mundo, a Haute Route é a primeira série global do mundo de prestigiados eventos de ciclismo de vários dias para pilotos amadores. O objetivo da Haute Route é proporcionar uma experiência "profissional" sem paralelo para ciclistas amadores. Isso significa não apenas oferecer hospitalidade de primeira classe e gerenciamento de eventos, mas todos os ingredientes-chave que compõem a cultura e a experiência das corridas de estrada profissionais. A Haute Route cresceu desde 2011 para abranger os 5 eventos deste ano, incluindo o 12º aniversário do primeiro dos seus eventos, a Haute Route Alps.

Em agosto de 2021, a Haute Route foi adquirida pelo The IRONMAN GROUP, maior operadora de desportos de participação em massa do mundo.

Saiba mais em  www.hauteroute.org

Fonte: Haute Route Suíça

 

“Vencedores dos prémios nacional Bento Pessoa foram decididos em Torres Vedras”


O presidente da Federação Portuguesa Ciclismo Delmino Pereira foi um dos galardoados

 

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, acolheu a reunião do júri da 9.ª edição dos Prémios Nacionais Bento Pessoa – Casino Figueira que decorreu no passado dia 6 de maio. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, integra o júri desta edição, que distingue personalidades e instituições na área da Educação Física e do Desporto.

Ao longo da manhã, o júri apresentou e discutiu propostas às nove categorias dos prémios, que serão entregues numa gala marcada para 27 de outubro no Casino Figueira. Após a reunião, os membros do júri tiveram oportunidade de visitar Santa Cruz.

Presidido por Eduardo Marçal Grilo, o júri é constituído por 19 elementos e é coadjuvado pela Comissão Organizadora e pelo Ginásio Clube Figueirense. Os Prémios Nacionais Bento-Pessoa são organizados pelo Ginásio Clube Figueirense e pela Tertúlia Bento Pessoa.

 

Premiados 9.ª edição dos Prémios Nacionais Bento Pessoa – Casino Figueira

 

Instituição | Município de Anadia

Dirigente | Delmino Pereira

Técnico | Ruben Amorim

Atleta | Diogo Ribeiro

Atleta paralímpico | Ana Sofia Costa

Jornalista desportivo | António Simões

Personalidade da Figueira da Foz (prémio não desportivo) | José Luís Cardoso

Personalidade do Ginásio Clube Figueirense | Renato Simões

Prémio Especial do Júri | Conselho Português para os Refugiados e Adelaide Patrício

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Nove Mesto na Morave: O cenário espetacular de uma das competições de Btt mais desafiantes do mundo”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A Taça do Mundo de BTT 2023 abre a temporada este fim-de-semana em Nove Mesto na Morave, na Chéquia, e os fãs vão poder seguir toda a ação deste renovado campeonato, em direto, no Eurosport.

A pequena localidade checa famosa pelos seus percursos de BTT de classe mundial recebe a competição desde 2011, atraindo todos os anos um grande número de participantes e de espetadores.

Na sexta-feira, 12 de maio, os fãs vão poder ver as duas corridas de Cross Country em Pista Curta (XCC) em direto no Eurosport 1, com as mulheres a partirem primeiro cerca das 16:45h. Seguem-se os homens por volta das 17:40h.

No domingo, 14 de maio, o canal emite outras duas corridas, mas de Cross Country Olímpico (XCO). A partir das 10:00h, as mulheres entram em ação neste desafiante percurso acidentado com subidas, descidas e rochas. Para ver em direto no Eurosport 1, já que depois o canal segue para mais uma etapa do Giro d’Italia. A prova masculina de Cross Country Olímpico tem transmissão em direto no Eurosport 2, a partir das 13:30h.

Para os ciclistas, a corrida de Nove Mesto representa a oportunidade de se desafiarem contra alguns dos melhores do mundo e testar as suas habilidades numa pista extremamente técnica. Entre a lista de estrelas a marcar presença nestes eventos contam-se os nomes de Tom Pidcock (Grã-Bretanha), Martin Vidaurre (Chile), Simon Andreassen (Dinamarca), Henrique Avancini (Brasil), Lars Forster (Suécia), Kate Courtney (EUA), Laura Stigger (Áustria), Rocio del Alba Garcia Martinez (Espanha), Kata Blanca Vas (Hungria), Yana Belomoina (Ucrânia) ou Evie Richards (Grã-Bretanha).

Os diferentes eventos da Taça do Mundo de BTT uniram-se em 2023 para formar uma nova competição: as MTB World Series. Reúnem as principais disciplinas da modalidade: cross country em pista curta, cross country olímpico, cross country maratona, downhill, enduro, e E-enduro.

O ponto alto da temporada acontece entre 7 e 17 de setembro com a realização de um megaevento em França com todas as especialidades em competição no mesmo local.

A parceria de longo prazo entre a UCI e a Warner Bros. Discovery, tal como anunciado em junho de 2022, tem como objetivo promover o BTT e levá-lo a mais pessoas em todo o mundo.

Siga toda a ação do arranque da Taça do Mundo de BTT, na Chéquia, em direto no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport

“O nosso eterno Joaquim Agostinho…”

Faz hoje 39 anos que perdemos o nosso eterno “Joaquim Agostinho”, paz à sua alma, ele que estará sempre entre nós.



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com