quarta-feira, 8 de junho de 2022

“Português François Vie campeão do Mundo sub-23 de triatlo crosse”


Por: Lusa

Foto: Facebook François Vie

"Correr a reta da meta com a fita de vencedor no final à nossa espera é um momento fantástico", diz atleta.

O português François Vie sagrou-se esta quarta-feira campeão do Mundo sub-23 de triatlo crosse, na Roménia, um ano depois de conquistar em Espanha o cetro mundial desta especialidade na categoria júnior.

"Um dia incrível que não podia prever. A época passada foi muito gloriosa enquanto júnior de último ano então tinha algum receio para esta mudança de escalão", admitiu o atleta, em declarações à RTP.

O desportista nascido em França e residente em Alhandra cumpriu os 1.000 metros de natação, 26,2 de ciclismo e sete de corrida em 2:09.13 horas, batendo os franceses Jules Dumas e Luuk Chambeyron por 2.31 e 6.46 minutos, respetivamente.

"A prova em si foi muito interessante, tive que gerir muito bem o meu esforço para não quebrar nas últimas voltas de bicicleta, sabendo que a corrida era ela também muito exigente", disse o especialista em ciclismo, depois de deixar para trás o quinteto que seguia no comando.

Os primeiros 1.000 metros da natação foram geridos "sem grande stress", enquanto na corrida final assumiu a "surpresa pelas primeiras sensações" que teve quando pousou a bicicleta.

"Eram melhores que todas as outras que tinha vindo a sentir antes. A corrida era dividida em duas voltas o que me ajudou imenso para poder controlar os outros adversários", reconheceu.

O estudante de manutenção de aeronaves garante que "nunca" vai esquecer este título mundial logo no primeiro ano de sub-23, assumindo que é "prometedor" para a sua carreira, contudo, sem esquecer "todo o trabalho que resta fazer" para se manter na elite internacional.

"Correr a reta da meta com a fita de vencedor no final à nossa espera é um momento fantástico, sem dúvida valeu a pena todos os sacrifícios que tenho vindo a fazer. Para completar esta vitória em sub-23 também me classifiquei em sétimo na geral com os Elites", concluiu.

Em 2021, o português foi campeão da Europa e do Mundo júnior de triatlo crosse, vertente em que o ciclismo e a corrida são feitos por trilhos e em percursos sinuosos.

No seu currículo há ainda o título europeu júnior de duatlo e o campeonato europeu de estafetas mistas em triatlo.

Fonte: Lusa

“Filippo Ganna ganha contrarrelógio, Wout van Aert reforça liderança no Dauphiné”


«Foi um dia longo. O Wout ficou muito perto, mas felizmente ganhei»

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Filippo Ganna (INEOS) venceu esta quarta-feira o contrarrelógio individual do Critério Dauphiné, aproveitado pelo belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), segundo, para reforçar a liderança.

O bicampeão do Mundo de contrarrelógio voltou a ser mais forte do que o seu maior rival nesta especialidade, duas vezes prata mundial, impondo-se em 35.32 minutos nos 31,9 quilómetros que ligaram Montbrison a La Bâtie d'Urfé, deixando o rival a somente dois segundos.

"Foi um dia longo. O Wout ficou muito perto, mas felizmente ganhei. Ele está cada vez mais próximo, é muito forte. Um super-atleta. O traçado era bom para mim. Felizmente, esteve sol ao contrário das perspetivas de chuva e mau tempo. Rolamos todos nas mesmas condições e isso é importante para a competição", disse, no final, Filippo Ganna.

O pódio ficou completo com o britânico Ethan Hayter (INEOS), a 17 segundos, agora quinto a 1.26 minutos.

Wout van Aert lidera com 53 segundos para o italiano Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl), que subiu 13 posições, enquanto o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), um dos principais candidatos ao triunfo final, e que foi quinto, a 52 segundos, galgou cinco lugares para se fixar em terceiro, mas já a 56 segundos do seu colega de equipa.

Quarto na tirada de terça-feira, Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 34.º, a 2.25, caindo 16 posições para 22.º, a 2.39 minutos.

O outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates) acabou em 73.º, a 3.26, mantendo o 115.º lugar entre os 148 resistentes, agora a 18.28.

Na quinta-feira os ciclistas cumprem a quinta etapa com 162,3 quilómetros entre Thizy-les-Bourgs e Chaintré.

Fonte: Record on-line

“Tour do Benelux 2022 cancelado devido a sobrecarga no calendário velocipédico”


Por: AO // AJO

A edição 2022 do Tour do Benelux, competição de ciclismo que deveria decorrer entre 29 de agosto e 04 de setembro nos Países Baixos e na Bélgica, foi cancelada devido à sobrecarga de provas, anunciaram hoje os organizadores.

“A pressão no calendário internacional de ciclismo está a causar vários conflitos, na sequência dos quais o adiamento constitui a única solução possível”, explicaram os organizadores em comunicado.

O diretor da prova, Golazo Christophe Impens, afirmou que “o adiamento para 2023 é lamentável para os adeptos do ciclismo, mas foi a única solução possível para evitar problemas”.

A organização referiu ainda que a polícia dos Países Baixos não conseguiria garantir o acompanhamento das etapas disputadas no país e indicou dificuldades nos horários da prova.

“O planeamento das horas de chegada e a transmissão televisiva também estavam a criar problemas difíceis de resolver. Os horários de transmissão de outras provas que decorreriam em simultâneo obrigariam a marcar horas de chegada pouco interessantes para todos”, indicaram os organizadores.

De acordo com o calendário atual, a prova deveria disputar-se após o Tour da Alemanha, que decorrerá entre 24 e 28 de agosto, e antes do Tour da Grã-Bretanha, que vai para a estrada entre 04 e 11 de setembro.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com