segunda-feira, 12 de abril de 2021

“Mark Cavendish volta a vencer três anos depois e lidera Volta à Turquia”


O britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés

 

Por: SIF // AMG

Foto: Reuters

O britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) somou esta segunda-feira a primeira vitória desde 2018 ao triunfar ao 'sprint' na segunda etapa da Volta à Turquia, que passou a liderar.

Cavendish, de 35 anos, demorou 1.159 dias a somar novo triunfo, depois de uma etapa na Volta ao Dubai de 2018, e hoje bateu o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), segundo, e o alemão André Greipel (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Após uma etapa de 144,9 quilómetros, com partida e chegada em Konya, 'Cav' ultrapassou Greipel e Philipsen, um por cada lado, para chegar à vitória que pôs fim ao 'calvário' do britânico, regressado à QuickStep.

O campeão do mundo de 2011 já tinha ficado perto no Grande Prémio Jean-Pierre Monseré (segundo), na Scheldeprijs (terceiro) e na primeira jornada da Semana Internacional Coppi e Bartali (segundo), e tinha sido quarto classificado na primeira etapa, ganha pelo holandês Arvid de Kleijn (Rally Cycling), que é segundo à geral com o mesmo tempo do 'Expresso de Man'.

Grande dominador dos 'sprints' durante quase uma década, o britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés, sendo o segundo ciclista com mais triunfos no Tour depois do recordista Eddy Merckx (34).

'Cav', que no ano passado chegou a admitir, em lágrimas, que a Gent-Wevelgem teria sido a última prova da sua carreira, é também o terceiro mais vitorioso de sempre em 'grandes Voltas': com 48 triunfos (15 no Giro e três na Vuelta), os mesmo de Alessandro Petacchi, com quem está empatado, situa-se apenas atrás de Merckx (64) e de Mario Cipollini (57).

Cavendish defende a liderança na terceira etapa, num regresso à ribalta de um dos melhores velocistas de sempre, com 30 etapas ganhas na Volta a França, 15 na Volta a Itália e mais três na Volta a Espanha, num total de 147 vitórias.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Beysehir a Alanya na mais longa tirada da prova, com 212,6 quilómetros.

Fonte: Lusa

“Rafael Silva 3º na abertura, António Ferreira venceu a Juventude “


Rafael Silva fechou o pódio em Anadia na estreia com as cores da Antarte-Feirense

 

Fotos: Clube Desportivo Feirense/ FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo

Este domingo, 11 de abril, disputou-se a Prova de Abertura – Região de Aveiro, na distância de 173 km, com partida em Aveiro e chegada a Anadia. Foi uma estreia auspiciosa para a equipa Antarte-Feirense num dia que marcou o início da época de ciclismo de estrada, Rafael Silva esteve na luta pela vitória, fechando no terceiro lugar do pódio, e António Ferreira foi o vencedor da classificação da juventude. Num dia marcado por uma longa fuga, que chegou a superar os 10 minutos de vantagem para o pelotão, mas que não viria a ter sucesso, foi o vencedor final, Luís Mendonça (Efapel).


 

Declarações Do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

Num dia pelo qual todo o pelotão ansiava e que marcou o regresso do ciclismo de estrada ao nosso país, o objetivo da equipa era lutar pela vitória, a equipa esteve bem e correspondeu ao que esperávamos, o Rafael era o corredor que mais se adequava ao dia de hoje e não defraudou, no entanto sei que é capaz de mais e vamos aguardar por novas oportunidades. Agora é hora de recuperar energias e continuar o trabalho de preparação rumo às próximas competições”.


 

Classificação Geral:

1º Luís Mendonça (Efapel)

2º César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) m.t.

3º Rafael Silva (ANTARTE-FEIRENSE) m.t.

18º António Ferreira (ANTARTE-FEIRENSE) +21”

21º Bruno Silva (ANTARTE-FEIRENSE) +27”

22º Gonçalo Amado (ANTARTE-FEIRENSE) +27”

48º Venceslau Fernandes (ANTARTE-FEIRENSE) +3’31”

51º Vicente de Mateos (ANTARTE-FEIRENSE) +4’42”

52º Fábio Oliveira (ANTARTE-FEIRENSE) +4’42”

60º João Barbosa (ANTARTE-FEIRENSE) +4’42”

80º Bernardo Saavedra (ANTARTE-FEIRENSE) +17’36”

DNF Afonso Eulálio

Fonte: Antarte-Feirense

“Ciclismo em dose dupla para acompanhar ao longo de toda a semana no Eurosport com voltas à Turquia e à Comunidade Valenciana”


Eurosport emite igualmente as clássicas Flèche Brabançonne e Amstel Golg Race

 

Por: Vasco Simões

Os fãs de ciclismo têm esta semana quatro boas razões para seguir as emissões do Eurosport. Durante os próximos dias, o canal emite as Voltas à Turquia e à Comunidade Valenciana, assim como as clássicas Flèche Brabançone e Amstel Gold Race.

Depois do arranque da Volta Presidencial de Ciclismo à Turquia na cidade de Nevesehir, no domingo, o pelotão cumpre hoje a 2.ª etapa desta que é a mais importante competição de estrada por etapas no país. A emissão pode ser vista em direto no Eurosport 1 a partir das 11:00h. Ao longo da semana acompanhe toda a ação da Volta à Turquia, corrida que tem atraído nos últimos anos alguns dos melhores ciclistas e equipas do mundo.

Os comentários ficam a cargo de Paulo Martins e Frederico Bártolo. A 8.ª última etapa liga Bodrum a Kuadasi ao longo de 160 quilómetros e que ditará o novo campeão vai para o ar dia 18 de abril, domingo, no Eurosport 1 às 11:00h.

Na quarta-feira, dia 14 de abril, cumpre-se finalmente o arranque da 72.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, depois do adiamento da prova no início de fevereiro devido à pandemia de Covid-19. Apesar de algumas baixas em relação à lista de pré-inscritos inicial, a prova, uma das mais tradicionais do calendário espanhol, conta com estrelas como Alejandro Valverde ou Caleb Ewan.

A Volta à Comunidade Valenciana discute-se num total de 626 quilómetros divididos em cinco etapas, parte de Elche esta quarta-feira e termina no domingo, em Valência. Pode ser vista diariamente no Eurosport 1, a partir das 13:00h com comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

Também na quarta-feira é possível seguir a clássica belga De Brabantse Pijl ou La Flèche Brabançonne. Realizada na região da Flandres desde 1961, esta corrida tem um perfil essencialmente plano, ideal para sprinters, e inclui vários setores de empedrado que em muito complicam a vida dos ciclistas. Uma clássica para ver em direto no Eurosport 1, a partir das 14:30h com os comentários de Luís Piçarra e Olivier Bonamici.

Finamente no domingo é vez da Amstel Gold Race, uma das clássicas das Ardenas, sair para estrada. A corrida holandesa nasceu a partir da vontade dos organizadores terem uma prova que competisse com os ‘Monumentos’ de Itália e da Flandres. Depois de ter sido cancelada em 2020 devido à pandemia, a Amstel Gold Race pode ser vista no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:00h com comentários de Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici.

 

Ciclismo feminino em destaque no Eurosport este domingo

 

Para além da habitual oferta de ciclismo que o Eurosport tem para os fãs, este domingo está prevista ainda a transmissão das provas de duas provas femininas. A partir das 10:00h é possível ver em direto no Eurosport 1 a Amstel Gold Race enquanto no final do dia (17:30h) vai para o ar o resumo da Volta à Comunidade Valenciana com comentários de Gonçalo Moreira.

Muito ciclismo de qualidade para ver esta semana no Eurosport!

Fonte: Discovery Networks

“O milagre do regresso à estrada de Fabio Jakobsen”


Ciclista holandês voltou ontem à estrada, na Volta à Turquia

 

Por: Alexandre Reis

Os milagres afinal acontecem. O ciclista holandês de 24 anos Fabio Jakobsen, companheiro de João Almeida na Deceuninck-Quick-Step, regressou ontem à estrada, na Volta à Turquia, oito meses após um grave acidente no primeiro dia da Volta à Polónia, a 6 de agosto de 2020.

 

"Estou muito feliz por poder voltar a correr", congratulou-se Jakobsen no Twitter

 

O sprinter, recorde-se, esteve em coma induzido, entre a vida e a morte, com um traumatismo cranioencefálico, ficou com apenas um dente e levou 130 pontos na face, ocupando durante uma semana os cuidados intensivos do Hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec (Polónia).

Jakobsen foi, depois, operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares desfeitos. Tudo isto na sequência de uma queda feia provocada por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que apertou o compatriota e o levou a estatelar-se contra as barreiras na reta da meta. Groenewegen cumpre castigo de nove meses (até maio), a mais longa sanção aplicada a um corredor sem ser por doping.

Quanto à etapa de ontem, em Konya (72,4 km), Fabio Jakobsen foi 147º, com o mesmo tempo do vencedor, o compatriota Arvid de Kleijn (Rally Cycling). A Deceuninck apostava no triunfo do reforço Mark Cavendish, mas o britânico acabou em 4º lugar.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com