terça-feira, 15 de março de 2022

“Alentejana” começa na “Capital da Bifana”


A 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Delta Cafés começa já esta quarta-feira, 16 de março, em Vendas Novas. Entre a “Capital da Bifana” e Évora, onde a prova vai terminar no domingo, vão ser percorridos 721,3 quilómetros com organização da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. As diversas geografias alentejanas serão percorridas por um pelotão de 130 homens.

A concentração do primeiro dia vai acontecer na Avenida da República, junto à Câmara Municipal de Vendas Novas onde serão vistas as 19 equipas participantes na “Alentejana”, termo pelo qual a competição é carinhosamente conhecida na região e pelos adeptos do ciclismo em geral. A etapa inaugural, com chegada a Sines, terá partida às 11h30. Neste dia inaugural vão ser percorridos 176,7 Km existindo Metas Volantes em Alcáçovas, Grândola e Santiago do Cacém. O final, na Rua da Reforma Agrária, em Sines, está previsto para pouco antes das 16 horas.


 

As Camisolas

 

Ao longo dos cinco dias de prova, vão estar em discussão quatro classificações. A que todos mais ambicionam, a “Amarela” Delta Cafés, será entregue todos os dias ao corredor melhor classificado no total de tempos de cada etapa.  A Classificação Geral Por Pontos terá como símbolo a Camisola Vermelha Correio da Manhã. A Classificação Geral da Montanha pertence à Camisola Verde Carclasse Jaguar. O Prémio da Juventude será representado pela Camisola Branca CMTV.

Entre as formações participantes, 13 pertencem ao ciclismo nacional com destaque para as Continentais Espanha faz-se representar ao mais alto nível com equipas “Pro Teams”, como a Caja-Rural - Seguros RGA, Burgos BH e Euskaltel Euskadi. As três pertencem à mais alta categoria da UCI União Ciclista Internacional. Há ainda formações da África do Sul, Angola e Colômbia.

 

Últimos Vencedores

 

2021 - Mauricio Moreira – (Efapel)

2020 – Prova Cancelada

2019 - João Rodrigues (W52-FC Porto)

2018 - Luis Mendonça (Efapel)

2017 - Carlos Barbero (Movistar)

2016 - Enric Mas (Klein Constantia)

Fonte: Podium

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados com aspirações elevadas para a Volta ao Alentejo


Por: Xavier Silva

A 39.ª edição da Volta ao Alentejo, prova de classe 2.2 UCI, terá quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual. Mais uma prova internacional neste mês de Março e para a qual a equipa parte com aspirações elevadas.

O pelotão irá enfrentar cinco etapas e um total de 724 quilómetros, iniciando a prova em Vendas Novas para a terminar em Évora. As quatro etapas em linha apresentam todas o mesmo perfil adequado a roladores e velocistas.

O contrarrelógio - o já conhecido esforço individual de Castelo de Vide - marcará diferenças, podendo equilibrar os pratos da balança entre os contrarrelogistas e os sprinters, que tentarão aproveitar as bonificações para se manterem nas contas da geral.

A primeira etapa, na próxima quarta-feira, liga Vendas Novas a Sines, ao longo de 176,7 quilómetros. Conta com três prémios de montanha de quarta categoria, tantos quantos aqueles que se somarão no conjunto das restantes etapas. O vento, frequentemente forte nesta zona do litoral alentejano, poderá provocar “cortes” e surpresas desagradáveis para os menos atentos ou bem colocados.

A tirada mais longa é a segunda. O conta-quilómetros vai somar 187,7 quilómetros, desde Beja até Portel. Ao terceiro dia os corredores vão pedalar entre Elvas e Ponte de Sor, através de um percurso de 179,3 quilómetros.

Segue-se o contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, com partida e chegada em Castelo de Vide e passagem pela Senhora da Penha para aumentar as dificuldades e as diferenças de tempo.

Um pelotão de muita qualidade irá estar presente nesta Volta ao Alentejo, na qual a equipa parte com 7 corredores: Francisco Morais, António Barbio, João Matias, Leangel Linarez, Gonçalo Carvalho, Bruno Silva e Rui Carvalho que vem substituir Ángel Sanchez, recentemente infetado com Covid-19.

À partida para esta prova o diretor desportivo Gustavo Veloso mostra confiança e revela que “Viemos da Clássica da Arrábida onde a equipa esteve bem e não fossem alguns problemas na parte final e o resultado tinha sido mais animador, mas isso está fora do nosso controlo. A equipa está em boa forma e vamos para esta Volta ao Alentejo com dois sprinters, nos quais depositamos confiança e que esperamos que com a ajuda de toda a equipa correspondam às expectativas”.

Fonte: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Ecopista do Vouga deverá ficar ligada à do Dão até final do verão”


Ligação terá 49 quilómetros

 

Por: Lusa

Foto: Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões espera que, no final do próximo verão, já seja possível circular nos 66 quilómetros da ecopista do Vouga, que ficará ligada à ecopista do Dão.

"Estamos a construir a ecopista do Vouga, num investimento que ultrapassa os quatro milhões de euros. Esperemos que esteja pronta no final deste verão (2022)", disse esta segunda-feira à agência Lusa o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.

Nuno Martinho está convencido de que a ligação da ecopista do Dão (que tem 49 quilómetros) à futura ecopista do Vouga constituirá "a principal porta de entrada" no território da CIM, que nos últimos anos tem feito uma forte aposta no turismo de natureza. "Estamos certos de que vamos ter de facto aqui um produto compósito do turismo de natureza, em que a nossa grande âncora é a ecopista do Dão e a futura ecopista do Vouga, que depois faz a combinação cruzada com os percursos pedestres, os circuitos de 'trail', os circuitos de BTT e as subidas épicas", frisou.

Segundo o responsável, nos últimos dois anos, a CIM sinalizou "mais de 1.700 quilómetros de percursos pedestres, de circuitos BTT e também de circuitos de 'trail'", que estão homologados nas respetivas federações.

A ecopista do Vouga, sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga (desativado em 1980), atravessará os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Na cidade de Viseu, terá ligação à ecopista do Dão, que passa também pelos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

A estratégia da CIM Viseu Dão Lafões para valorização do turismo ativo, desportivo e de natureza será apresentada na BTL.

O projeto de ligação da ecopista do Dão à nova ecopista do Vouga resulta de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela.

Fonte: Record on-line

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola Dinis Moura abriu época com 6º lugar”


Por: Joaquim Marques

Bem-sucedida foi a participação dos cadetes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na Prova de Abertura desta nova época desportiva que teve lugar no Domingo 13 de março em Cantanhede. Dinis

Moura, foi o melhor dos alcobacenses, ao posicionar-se no 6º lugar da tabela classificativa, levando 1h:59m:26s para percorrer os 78,6 quilómetros da prova com pouco mais de um minuto do que o vencedor. Por seu lado David Casal ficou em 44º lugar, Pedro Saldanha foi 49º e Henrique Pereira ficou na posição 60 da tabela classificativa.

Com apenas quatro elementos as expetativas da equipa não podiam ser muitas, mesmo assim os pupilos de Jorge Caldeira foram à luta, souberam posicionar-se, enfrentaram os azares e quedas e ainda assim conseguiram alcançar o 10º lugar na classificação por equipas.

Alinharam à partida nesta prova 112 jovens corredores de 15 e 16 anos em representação de 12 equipas, 45 dos quais acabaram por desistir numa prova em que a média do vencedor chegou aos 40,1 km/hora.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola Ciclismo – Taça de Portugal de Femininas”


Duas atletas entre as 10 primeiras

 

Por: Joaquim Marques

Duas atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola classificaram-se entre as dez primeiras dos respetivos escalões na 1ª Prova da Taça de Portugal Feminina, que teve lugar no Domingo 14 de março, em Cantanhede.

Ana Fernandes, alcançou o 6º lugar no escalão de juniores, que levou h1:48m:18s para percorrer um percurso de 63,1 km, enquanto no escalão de cadetes, Flora Ferreira ficou no 9º lugar na prova com um percurso de 45,5 km.

Na Taça de Portugal Feminina alinharam à partida 140 corredores de vários escalões etários, oriundas de todo o país. A partida foi conjunta, mas prova foi disputada num circuito, em que cada escalão tinha uma distância a percorrer. As atletas orientadas por Jorge Caldeira não puderam contar com carro de apoio porque não atingem o número mínimo de quatro atletas para serem consideradas uma equipa.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola Tiago Santos abre época em 3º lugar”


Por: Joaquim Marques

O 3º lugar foi a posição alcançada por Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, na prova de abertura da nova época desportiva, que teve lugar no passado sábado 12 de março, em Fafe, sendo o melhor atleta de 1º ano colocando-se no pódio ao lado de dois atletas de 2º e último ano neste escalão. A prova foi disputada em condições adversas, com chuva e muito frio, que originaram muitas quedas e obrigaram inclusive a uma paragem da prova.

A equipa orientada pelo treinador Jorge Caldeira esteve à altura do desafio com Ricardo Ramos a ficar em 11º classificado, Rafael Soares ficou no 28º lugar, Rui Silva ficou em 48º lugar, Francisco Santos foi 49º, Diogo Costa foi 74º e Bruno Figueiredo 85º enquanto Diogo Ferreira chegou fora de tempo e Afonso Vieira desistiu na sequência de uma queda. Na classificação por equipas o Alcobaça Clube de Ciclismo/ Crédito Agrícola ficou no 5º lugar, entre as 13 equipas que terminaram a prova com classificação.


No final da prova o treinador Jorge Caldeira manifestava-se “satisfeito” com o trabalho da equipa em que quatro dos atletas eram estreantes nas competições de estrada.

Nesta prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com um percurso de 79,9 quilómetros alinharam à partida 130 atletas em representação de 17 equipas, duas das quias vindas de Espanha.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Glassdrive / Q8 / Anicolor corre Volta ao Alentejo até domingo”


Entre amanhã e domingo, 16 e 20 de março, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai disputar a 39.ª edição da Volta ao Alentejo, ao longo de cinco etapas e num total de 721,3 km. A prova vai iniciar em Vendas Novas e termina em Évora, conforme já é tradição, apresentando um percurso que este ano vai favorecer sprinters e contrarrelogistas.

Neste sentido, Rafael Reis, especialista em crono, é um dos sete nomes a alinhar pela estrutura de Águeda, fazendo-se acompanhar por António Carvalho, Luís Mendonça (vencedor da prova em 2018), Javier Moreno, Héctor Sáez, Fábio Costa e Pedro Silva. 

As quatro etapas em linha foram desenhadas para roladores e velocistas e vão trazer bonificações de tempo. Ou seja, em cada chegada serão atribuídos, respetivamente, 10, 6 e 4 segundos de bonificação aos três primeiros classificados. 


A etapa inaugural parte de Vendas Novas, às 11H30, para 176,7 km até ao litoral alentejano, terminando em Sines cerca das 16H00. A segunda tirada sai de Beja para o dia mais longo: 187,7 km até Portel, com chegada pouco depois das 16H00. Sexta-feira a corrida partirá da cidade raiana de Elvas para 176,6 km, que terminam em Ponte de Sor, no norte alentejano. Segue-se o contrarrelógio individual de 8,4 km, com partida e chegada em Castelo de Vide e passagem pela Senhora da Penha, para aumentar as dificuldades e as diferenças de tempo. 

Por fim, no domingo será coroado o sucessor do corredor da Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira, após 171,9 km que começam em Castelo de Vide e terminam em Évora, na Praça do Giraldo, em pleno centro da cidade Património Mundial. 


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “a Volta ao Alentejo é uma das corridas mais importantes do nosso calendário nacional. É notória a ausência do vencedor da edição do ano passado, Mauricio Moreira, que está a recuperar de uma lesão, dando sinais positivos de que o seu regresso à estrada está para breve. Contudo, levamos uma equipa bastante coesa para esta prova e queremos fazer o melhor possível, tentando estar sempre na frente e dignificar os nossos patrocinadores”. 

 

ETAPAS DA 39.ª VOLTA AO ALENTEJO: 

 

1.ª ETAPA» Quarta-feira, 16 de março: Vendas Novas (11H30) - Sines (15H58), 176,7 km 

2.ª ETAPA» Quinta-feira, 17 de março: Beja (11H30) - Portel (16H14), 187,7 km 

3.ª ETAPA» Sexta-feira, 18 de março: Elvas (11H30) – Ponte de Sor (15H58), 176,6 km 

4.ª ETAPA» Sábado, 19 de março: Castelo de Vide (15H30) - Castelo de Vide (17H57), 8,4 km» Contrarrelógio Individual 

5.ª ETAPA» Domingo, 20 de março: Castelo de Vide (11H30) - Évora (15H51), 171,9 km

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com