terça-feira, 12 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“41ª Volta ao Alentejo apresentação”


A edição mais longa dos últimos anos na estrada de 20 a 24 de março

 

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à 41ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, a prova propriedade da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, organizada pela Podium Events sob égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, e da União Ciclista Internacional, mantém o reconhecimento apoio da marca crédito Agrícola e decorrerá entre 20 e 24 de março, com início em Castro Verde.

Esta será a edição mais longa dos últimos anos. Nos cinco dias de competição serão percorridos 852 quilómetros, envolvendo cerca de 32 municípios das diversas latitudes da imponente região alentejana. O final, como é tradicional, será no Centro Histórico de Évora, Património da Humanidade.

Fonte: Podium




“Na estrada esta quarta-feira mais uma edição do Milão/Torino”


Por: José Morais

O Milão/Torino iniciou-se pela primeira vez em 1876, e é a prova mais antiga do mundo, sendo vencida em 2020 por Arnaud Demare, e em 2022 por Mark Cavendish, e a sua 105ª edição é disputada esta quarta-feira 13 de março, entre Rho e Salassa, com 177 quilómetros, com a prova Milão/San Remo a ser disputada no próximo sábado, esta será uma oportunidade para os velocistas neste início de época.

Nestas edição estão confirmados os ciclistas, Arnaud Demare da equipa da Arkéa – B&B Hotels, Mark Cavendish da equipa da Qazaqstan Astana Team, Ivan Garcia Cortina e Davide Cimolai da equipa da Movistar Team, Bryan Coquard da equipa da Cofidis e Alexander Kristoff da equipa da Uno-X Mobility.

Com início em 1876, o Milão/Torino considerada a prova mais antiga do mundo, que atualmente integra o calendário da UCI Pro Series, na edição deste ano, o percurso vai fovarecer especialistas em clássicas, onde vai haver mais subidas, com um final mais leve.

Após a linha de partida, os ciclistas vão atravessar o Vale do Pó, passando por Magenta, Novara e Vercelli e depois pela região Canavese, percorrendo as primeiras pequenas subidas em Cossano Canavese e San Martino Canavese, depois de Rivarolo Canavese, irá chegar-se pela primeira vez abaixo da linha de chrgada, onde se irá iniciar um circuito com aproximadamente 44 quilómetros.

Neste percurso do circuito, o pelotão vai ter pela frente dua subida, a primeira a 30 quilómetros da linha de chegada, indo de Rivara a Prascorsano com cerca de quatro quilómetros, com subidas entre os 8% e os 9%, depois de uma curta descida, a segunda inclinação, terá declives mais suaves, levando os ciclistas de Cuorgnè a Colleretto Castelnuovo, para o final tudo depende do que acontecer no pelotão, o qual poderá ser comandado pelas equipas dos velocistas.

“Agenda de Ciclismo”


Regressa o ciclismo internacional e começa a época feminina na estrada

 

Por: Vasco Moreira

O ciclismo internacional está de regresso ao calendário nacional de ciclismo, com duas provas internacionais a terem lugar no próximo fim de semana: a Clássica da Arrábida e a 1.ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano. A estas, junta-se o início da época feminina, de juniores e de cadetes, na estrada.

A Clássica da Arrábida vai voltar a trazer o pelotão internacional às estradas da região no dia 17 de março (domingo). Na sétima edição, a corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional (UCI) terá partida em Setúbal (11h45), passagem em Sesimbra e chegada em Palmela (15h43), num total de 175,1 quilómetros, marcados por três prémios de montanha Alto da Serra (km 129), Sesimbra (km 141,8) e Alto das Necessidades (km 164).

O pelotão da sétima edição da Clássica da Arrábida vai contar com a presença de 16 equipas, doze portuguesas as nove equipas continentais e as três melhores equipas nacionais de clube do ranking e quatro estrangeiras – a ProTeam Caja Rural-Seguros RGA (Espanha) e as continentais Iles Baleares Arabay Cycling (Espanha), Lubelski Perla Polski (Polónia) e Team Storck-Metropol Cycling (Alemanha).


Também no domingo, terá início a Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano, no concelho de Seia, Serra da Estrela. A primeira prova pontuável da Taça vai decorrer no Bike Park de Vila Cova à Coelheira, numa pista com 1,63 quilómetros e uma descida acumulada de 270 metros. Após um sábado marcado pelos treinos das várias categorias, a competição terá início no domingo, às 9h45, com a qualificação, estando a final agendada para as 12h30.

A prova é pontuável para o ranking UCI, pelo que atrai alguns dos principais nomes do Downhill mundial. A lista de inscritos inclui atletas masculinos como Loïc Bruni e Loris Vergier, os dois primeiros classificados do ranking UCI, ou Finn Iles, e atletas femininas como Marine Cabirou, Lisa Baumann, Veronika Widmann ou Mille Johnset.

O próximo fim de semana marca ainda o início da época feminina na estrada, com a primeira Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, em Cantanhede. No domingo, o pelotão feminino partirá do Parque da Pena, às 9h30, com destino à meta, junto à biblioteca municipal de Cantanhede, com chegada prevista para as 11h41. As elites e sub-23 vão percorrer um total de 79,1 quilómetros, as juniores e masters 30 e 40 um total de 59,6 quilómetros, e as cadetes e masters 50 e 60 um total de 40,1 quilómetros.

No sábado será a vez dos juniores darem início à época, com a Prova de Abertura, no Prémio Cidade de Fafe e Campeonato do Minho. O percurso de 90 quilómetros terá partida e chegada em Fafe, na Praça 25 de Abril, às 14h55 e às 17h18, respetivamente.

O fim de semana só ficará completo com a Prova de Abertura de Cadetes, na Volta ao Concelho de Cantanhede, no domingo. Com partida nos Covões, às 13h, e chegada em Cantanhede, prevista para as 17h05, o percurso terá um total de 75,3 quilómetros, passando por todas as freguesias do concelho de Cantanhede.

 

Mais eventos oficiais

 

16 de março: I Taça do Algarve XCO, Amoreiras-Gare, Odemira

16 de março: Troféu Resistências Beirão 2024 - #2 Vila Nova de Paiva

16 de março: 3 Horas Resistência ACDSM Brufe, Vila Nova de Famalicão

16 e 17 de março: 16ª Volta ao Concelho de Almodôvar, Beja

17 de março: 2ª Taça Regional XCM, Arganil

17 de março: 1ª Taça da Madeira de XCO - Chão das Aboboreiras, Santo da Serra, Santa Cruz

17 de março: 1ª Prova Taça Regional XCM da ARCVT - Rota Pastel de Chaves, Chaves

17 de março: XCO#2 Faial/Pico 2024, Faial

17 de março: XCO#2 Terceira 2024, Terceira

16 de março: Encontro Inter-Regional - Zona B, Algarve

17 de março: Encontro Inter-Regional - Zona A, Porto

17 de março: Eurobec Granfondo, Elvas

17 de março: BTT Trilho dos Moinhos, Barcelos

17 de março: Passeio BTT Mundão 2024         , Mundão, Viseu

17 de março: Maratona da Carvoeira - Rota dos Baloiços, Mafra

17 de março: 16º Passeio de BTT – Por Vales e Montes da Charneca Gloriana, Glória do Ribatejo

17 de março: XI Eurocidade BTT, Valença

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“18º Passeio Cicloturismo Panteado”


Dia 7 de Abril de 2024

 

Por: José Morais

Vai para a estrada no próximo dia 7 de abril, um dos passeio de cicloturismo, considerados por muitos uma clássica, e um dos passeios muito apreciado pelos amantes da modalidade, de relembrar, que o início deste passeio, vem da ideia de um dos seus mentores, um grande amigo, que era um grande defensor do cicloturismo, o nosso grande e Inesquecível “José Manuel” que apesar de não estar presencialmente entre nós, estará sempre nos nossos corações.

O passeio está marcado para 7 de abril, com concentração pelas 8 horas na sede do Clube Recreativo do Penteado, com saída marcada para as 9 horas, com organização no Núcleo Cicloturismo do Penteado.

Informações e inscrições:

Telemóvel: Carla Fernandes: 914 784 961 ou Marco Ginó: 966 243 021- Mail: nc.penteado@gmail.com

 

Participe… com o apoio da: Revista Notícias do Pedal

Marque presença, faça como nós que vamos fazer a cobertura completa do evento, com diversos diretos na partida, na estrada e no final do evento.

Um passeio de tradição, uma clássica do cicloturismos que recomendamos


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com