terça-feira, 5 de julho de 2022

“Van Aert vence quarta etapa e reforça liderança do Tour”


Belga tem 25 segundos de vantagem para o compatriota Yves Lampaert, 2º da geral

 

Por: Record com Lusa

Foto: Reuters

O camisola amarela belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu a quarta etapa da Volta à França, primeira em território francês e reforçou a liderança da geral.

Van Aert isolou-se nos derradeiros 11 quilómetros, dos 171,5 que ligaram Dunquerque e Calais, cortando a meta com oito segundos de vantagem para o compatriota Jasper Philipsen (Alpecin- Deceuninck) e o colega francês Christophe Laporte, respetivamente segundo e terceiro na etapa.

O corredor de 27 anos, que tinha sido castigado na segunda-feira por deitar lixo fora da zona permitida - pagou 500 francos suiços (499 euros) e perdeu 25 pontos no ranking UCI - reforçou a amarela, tendo agora 25 segundos de vantagem sobre o também belga Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl) e 32 sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Para quarta-feira está marcado o primeiro grande teste à liderança de Van Aert, nos 157 quilómetros entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut, que incluem 19,4 quilómetros de 'pavé' [calçada], numa réplica em menor escala da clássica Paris-Roubaix.

Fonte: Record on-line

“Líder Van Aert castigado no adeus à Dinamarca”


Em causa o facto de ter deitado lixo fora de zona permitida

 

Por: Record

Foto: REUTERS

Depois de três etapas, o Tour deixou a Dinamarca com boas recordações, devido à adesão de muito público, num país em que a bicicleta é o meio de transporte de 23% da população.

À parte da festa, que em 2023 começa em Bilbau (País Basco), tem-se assistido a uma corrida plena de emoção, com Wout van Aert a mostrar ser o mais forte e completo até à data, partindo (hoje) de amarelo na primeira etapa em solo francês (Dunkerque-Calais, 171 km).

O belga da Jumbo-Visma diz que vai defender a liderança até onde tiver capacidade, mas também está debaixo de olho dos comissários, que o sancionaram com uma multa de 500 francos suíços (499 euros) e a perda de 25 pontos UCI por deitar lixo fora de zona permitida. Se reincidir, Van Aert poderá ser castigado com um minuto, segundo os regulamentos, e com uma terceira falta pode mesmo ser expulso.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Maratona empresta diversidade a fim de semana de europeu

 

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato da Europa de Estrada, que se disputa em Anadia, entre 7 e 10 de julho, concentra as principais atenções velocipédicas, mas não esgota a agenda do próximo fim de semana. Vila Nova de Paiva recebe, no domingo, a quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

A quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM leva os betetistas até Vila Nova de Paiva, no domingo. É ali que, às 9h00, arranca a corrida, penúltima do circuito nacional de regularidade.

Os corredores de elite, assim como os veteranos até masters 45, vão fazer o percurso maior, 96 quilómetros, com 2600 metros de acumulado. As femininas e os masters a partir dos 50 anos completarão o percurso de 65 quilómetros, que tem 1650 metros de acumulado. Os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica e os paraciclistas terão por diante 50 quilómetros, com 1200 metros de acumulado.

Na estrada o destaque absoluto vai para o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que vão decorrer entre quinta-feira e domingo no concelho de Anadia. Os primeiros dois dias, sediados na freguesia de Sangalhos, nas imediações do Velódromo Nacional, serão dedicados aos contrarrelógios.

Na quinta-feira realizam-se os contrarrelógios individuais. Às 10h00 começa a prova de sub-19 femininas e uma hora mais tarde a dos sub-19 masculinos. Às 15h00 é a vez das sub-23 femininas e às 16h00 dos sub-23 masculinos. Todos os exercícios individuais serão feitos no mesmo percurso, 22 quilómetros com algum sobe e desce e mudanças de direção, que implica alterações de ritmo e que não favorecem os especialistas puros, alargando o leque de favoritos a mais corredores.

Na sexta-feira, o mesmo percurso recebe uma novidade: o primeiro Europeu de contrarrelógio misto para as categorias de sub-23 e sub-19. Às 10h00 inicia-se a prova de juniores, em que dois elementos masculinos fazem a primeira volta, de 22 quilómetros, passando o testemunho às duas juniores femininas, que cumprirão igual distância. Às 11h30 inicia-se a prova de sub-23, com a mesma distância e igual modus operandi: primeiro os masculinos, em seguida as femininas.

No sábado, já no centro da cidade de Anadia, correm-se as primeiras provas de fundo. Às 10h00 competem as sub-19 femininas, que completarão quatro voltas (83,1 quilómetros) ao circuito com início e final no Pavilhão dos Desportos de Anadia. Os sub-19 partem às 14h00 para completarem 125,9 quilómetros (seis voltas).

Às 10h00 de domingo partem as sub-23 para a prova de fundo que terá 104,5 quilómetros (cinco voltas). O programa do europeu de estrada fecha com os sub-23 masculinos, às 14h00 de domingo. Vão completar sete voltas ao circuito, correspondentes a 147,3 quilómetros de prova.

Fora da competição, o destaque na agenda semanal vai para a primeira edição do Fórum O Ciclismo Vai à Escola, iniciativa que se realiza em Anadia, na tarde de sexta-feira, 8 de julho. Entre as 15h30 e as 18h00 serão debatidos pormenores do programa que tem levado a bicicleta a escolas de todo o país, com o intuito de ampliar ainda mais a rede de estabelecimentos de ensino em que as crianças e os jovens têm a oportunidade de aprender a andar de bicicleta.

 

Mais eventos oficiais

 

9 de julho: Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe

9 de julho: Downhill Urbano de Constância

10 de julho: Troféu dos Aflitos, Tondela

10 de julho: GP AEBTT Rio, Rio de Mouro, Sintra

10 de julho: III Prova Taça do Algarve de XCO, Conceição de Faro, Faro

4.ª Prova Taça da Madeira de XCO, Cabo Girão, Câmara de Lobos, Madeira

12 de julho: Circuito de S. Tomé, Paredes de Bairro, Anadia

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”


Fafe recebe no próximo sábado, 9 de julho, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe arranca às 14h00 com partida e chegada marcada para a Praça 25 de Abril e os ciclistas terão de fazer quatro voltas a um circuito, num total 85,2 quilómetros

A prova de ciclismo, habitualmente integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, realiza-se em circuito e incluirá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril, partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (Partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja. Na última volta, seguem pela Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto.

Em 2021, no regresso da prova após a pandemia, Diogo Saleiro e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foram os vencedores do Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros,  Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Resistência urbana noturna de Abrantes – 9ª edição”


Após o interregno da pandemia e da última RUNA em 2019, regressamos para a 9ª edição!

Venha divertir-se pedalando no centro histórico de Abrantes, com passagens no interior da fortaleza de Abrantes, no Outeiro de S. Pedro, na igreja de S. João e em várias ruas icônicas e praças, esperamos por si!



 

PERCURSO

5km volta com 130D+

 

INSCRIÇÕES

REGULAMENTO

TERMO DE RESPONSABILIDADE

PRÉMIOS

          GERAL

          DUPLAS- SUB-16

          ESCALÕES FEMININOS:

          ELITES FEMININOS

          MASTERS FEMININOS

          ESCALÕES MASCULINOS:

          Juniores

          Sub-23/elites

          Masters 30

          Masters 35

          Masters 40

          Masters 45

          Masters 50

          Masters 55

14 euros valor do DONATIVO por atleta

 

Com direito:

          Cronometragem

          Seguro de acidentes pessoais

          Brindes - 1 Bidon oferta Branco & Gaspar

          Abastecimento sólido e líquido

          Reforço alimentar no final

O Reforço será servido na Taberna da Amália, 1 bifana no pão e 1 bebida incluído na inscrição, a 100 metros da zona de meta.

Mais informações em: https://sportchip.net/index.php?pg=evento&id=116

Fonte: Associação de Cicloturismo e BTT do Fôjo

“Seleção Nacional apresenta-se com 19 atletas no europeu de estrada”


Por: Ana Nunes

É já nesta quinta-feira, dia 7 de julho, que terão lugar em Anadia os Campeonatos da Europa de Estrada de juniores e sub-23. A seleção nacional irá marcar presença, com 19 atletas, distribuídos entre os setores masculino e feminino.

Depois do BTT, onde os portugueses brilharam, conquistando inclusive uma medalha de prata, com Ricardo Marinheiro, na prova de elite de eliminação BTT, seguem-se os Campeonatos da Europa de Estrada. Serão 19 atletas portugueses a representar as cores nacionais entre os dias 7 e 10 de julho em Anadia, 7 no setor feminino e 12 no setor masculino.

Para as provas da categoria de juniores o selecionador nacional de estrada de femininas, José Luís Algarra, convocou Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos. Já para as provas de sub-23 as convocadas foram Sofia Gomes, Beatriz Roxo, Daniela Campos e Beatriz Pereira.

As primeiras provas serão as de contrarrelógio individual, onde as atletas de ambas as categorias terão de enfrentar um percurso de 22 quilómetros, que partirá do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. A prova de juniores vai ter lugar entre as 10h00 e as 11h00, onde marcará presença Mariana Líbano. O contrarrelógio individual de sub-23 vai ter lugar entre as 15h00 e as 16h00, contando com a participação de Beatriz Pereira e Daniela Campos. No dia seguinte, 8 de julho, teremos as provas de contrarrelógio misto por equipas, que contará com dois atletas de cada setor. No feminino, em juniores, serão Íris Chagas e Inês Santos a disputarem a prova, já em sub-23 a tarefa ficará entregue a Sofia Gomes e Beatriz Roxo. No setor masculino, os nomes dos atletas que irão alinhar nesta prova ainda estão por definir. A prova de juniores terá lugar entre as 10h00 e as 11h00, e a de sub-23 entre as 11h30 e as 12h30.

O fim de semana estará reservado para as provas de fundo, nas quais todas as atletas convocadas irão participar, nas respetivas categorias. No sábado, Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos vão competir entre as 10h00 e as 12h30, percorrendo um percurso de 83,1 quilómetros. Sofia Gomes, Beatriz Pereira, Daniela Campos e Beatriz Roxo vão disputar a respetiva prova de fundo de 104,5 quilómetros, no domingo, dia 10 de julho, entre as 10h00 e as 12h50. Ambas as provas, tanto no feminino como no masculino terão partida e chegada no Pavilhão de Desportos de Anadia.

José Luís Algarra, selecionador nacional de estrada responsável pelo setor feminino explica o que poderemos esperar da corrida, sublinhando a importância que terá a coesão do grupo. “Ontem já fizemos o percurso de contrarrelógio e amanhã iremos fazê-lo novamente. É um percurso complicado e, na corrida, teremos de utilizar toda a nossa capacidade para conseguir alcançar o melhor resultado. Na prova de fundo, preparar bem a corrida taticamente e a forte coesão do grupo serão essenciais, tanto em juniores como em sub-23. Será uma corrida certamente muito difícil, pois o nível das participantes, em ambas as categorias, vai ser muito alto e o percurso tem várias ratoeiras. Tem muitas partes de sobe e desce e várias mudanças de ritmo”, avançou o selecionador nacional.

No setor masculino, o selecionador nacional, José Poeira, chamou 12 atletas, seis juniores e seis sub-23, para representarem Portugal nestes Campeonatos da Europa de Estrada. Em juniores poderemos contar com António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes. Já em sub-23 os convocados são Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto.

À semelhança do setor feminino, o contrarrelógio individual da categoria de juniores terá lugar no dia 7 de julho, entre as 11h00 e as 12h30, sendo que nesta prova poderemos contar com a participação de António Morgado e Gonçalo Tavares. A categoria de sub-23 masculinos irá competir entre as 16h00 e as 17h25, com Pedro Andrade a ser o único representante da seleção nacional.

As provas de fundo, tanto de juniores como de sub-23, serão disputadas pelos seis atletas convocados para cada uma delas. António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes vão estar em competição no sábado, dia 9 de julho, entre as 14h00 e as 17h10. Já Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto vão representar a seleção nacional no domingo, entre as 14h00 e as 17h30. Os corredores da categoria júnior vão percorrer um total de 125,9 quilómetros, ao passo que os de sub-23 terão de enfrentar 147,3 quilómetros de prova.

O selecionador nacional, José Poeira, afirma que a sua grande aposta será a prova de fundo. “Temos corredores em ambas as categorias que andam bem no contrarrelógio. Temos o Pedro Andrade, que se sagrou recentemente campeão nacional desta especialidade e nos juniores temos dois corredores que têm tido bons resultados. No entanto, o nível aqui vai ser muito alto, pois vão cá estar alguns dos melhores do mundo. A nossa grande aposta será nas provas de fundo, tanto em juniores como em sub-23. Tal como no contrarrelógio, teremos adversários de grande qualidade e, por isso mesmo, teremos de estar muito atentos durante toda a prova. A leitura de corrida será muito importante, pois o pelotão vai acabar por começar a fragmentar-se. Vai ser uma corrida muito tática e muito técnica. Nos juniores, por exemplo, temos tido bons resultados lá fora, mas uma coisa são provas por etapas e outra são corridas de um dia, como esta”, explica José Poeira.

 

Campeonato da Europa de Estrada – Anadia

 

7 de julho

10h00-11h00: Contrarrelógio Individual – Juniores Femininas

11h00-12h00: Contrarrelógio Individual – Juniores Masculinos

15h00-16h00: Contrarrelógio Individual – Sub-23 Femininas

16h00-17h25: Contrarrelógio Individual – Sub-23 Masculinos

 

8 de julho

10h00-11h00: Contrarrelógio Misto – Juniores Femininas e Masculinos

11h30-12h30: Contrarrelógio Misto – Sub-23 Femininas e Masculinos

 

9 de julho

10h00-12h30: Prova de Fundo – Juniores Femininas

14h00-17h10: Prova de Fundo – Juniores Masculinos

 

10 de julho

10h00-12h50: Prova de Fundo – Sub-23 Femininas

14h00-17h30: Prova de Fundo – Sub-23 Masculinos

Terminado o Campeonato da Europa de Estrada, o Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, irá receber o Campeonato da Europa de Pista, que terá lugar entre os dias 14 e 19 de julho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com