terça-feira, 11 de agosto de 2020

“Provas de Triatlo de Lisboa 2020”

O Triatlo de Lisboa chega no fim de semana de 5 e 6 de setembro

Este evento, que se realiza no Braço de Prata, em Marvila, irá incluir o Campeonato Nacional Individual de Triatlo (Elite e Grupos de Idade), o Campeonato Nacional de Clubes (Estafetas) e, ainda, o Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo.

 

5 de setembro, sábado

Campeonato Nacional Individual de Triatlo

Elite (feminina e masculina)

É uma das provas mais relevantes da modalidade, onde se decide o Campeão e Campeã Nacional Individual de Triatlo Standard. Esta competição inicia com as atletas femininas, seguindo-se a prova masculina. Um evento disputado no formato convencional, com partidas conjuntas do mesmo género. Haverá horários específicos para o check in em função do número de inscritos.

 

Grupos de Idade

Campeonato Nacional por Grupos de Idade, competição muito aguardada pelos nossos triatletas, num ano atípico e escasso em competições desportivas, onde se apurará os campeões e campeãs nacionais por escalões.  Será uma prova na distância standard a ser disputada sem roda e no formato de rolling start. As partidas, com um minuto de intervalo, serão realizadas por vagas de quatro atletas.

O percurso do Campeonato Nacional Individual de Elites e Grupos de idade inclui um segmento de natação no rio Tejo que partirá da areia com duas voltas num total de 1500 metros, com saída pela areia entre voltas.

O ciclismo de 40km terá cinco voltas de 8km na frente ribeirinha de Lisboa, com uma subida de 600 metros em cada volta, com inclinação média de 5%, dois retornos a 180º e uma zona urbana sinuosa de cerca de 600 metros. A corrida será feita na frente ribeirinha de Lisboa, com quatro voltas planas de 2,5 km.

 

Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo

No mesmo dia realizar-se-á o Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo, uma prova separada por género. Em função do número de inscritos serão definidos horários específicos de check-in. A prova é composta por um segmento de 300 metros de natação a realizar no rio Tejo com partida na areia e por um segmento de corrida na frente ribeirinha de Lisboa num percurso plano com duas voltas que totalizam 1,7km.

 

6 de setembro, domingo

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo por Estafetas

No domingo, 6 de setembro, o Triatlo de Lisboa recebe mais uma prova do Campeonato Nacional de Clubes desta vez no formato de Estafetas, uma competição na distância super sprint, em que cada elemento do mesmo género (quatro atletas na prova masculina e três atletas na competição feminina) terá de completar um triatlo nessa distância.

O percurso de natação, com 300 metros no rio Tejo, tem partida na areia, seguindo-se 8km de ciclismo na frente ribeirinha de Lisboa, com uma subida de cerca de 600 metros por volta e uma inclinação média de 5%, dois retornos a 180º e uma zona urbana sinuosa de cerca de 600 metros. A corrida inclui duas voltas planas num total de 1,7km na frente ribeirinha de Lisboa.

Excecionalmente, não serão cobrados valores por aluguer de dorsal, chip ou restante material necessário que poderá ser solicitado no Secretariado que se localiza junto ao local da prova.

O Triatlo de Lisboa é uma organização da Federação de Triatlo de Portugal, da Junta de Freguesia de Marvila e da Câmara Municipal de Lisboa.

 

As inscrições deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 31 de agosto aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/aplicacao-de-gestao-ftp/

Consulte o regulamento aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2019/12/Triatlo-de-Lisboa-2020-Regulamento-2.pdf

Consulte a recomendação da FTP para as provas desportivas aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2020/08/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-COVID-19-Competi%C3%A7%C3%B5es-Desportivas.pdf

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Curso Inicial de Árbitros der Triatlo”

É no dia 5 de setembro que se irá realizar um Curso Inicial de Árbitros de Triatlo

A Federação de Triatlo de Portugal dá continuidade ao seu objetivo em melhorar a qualidade do quadro competitivo, sempre na perspetiva da realização de competições mais justas e equitativas.

Essa meta passa pelo reforço da equipa de árbitros competentes. A FTP, em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP), irá ministrar um curso inicial de 10 horas, que integra igualmente a formação em local de trabalho com a participação em cinco provas como árbitro estagiário.

Se está interessado em frequentar este curso, inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEdLTpoPLvbd3MOwEzRR3YodWATlsn-u6nkDId5PxvB_J5Rw/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Fabio Jakobsen regressa aos Países Baixos após "progredir favoravelmente"

Quase uma semana depois da queda violenta do ciclista na primeira etapa da Volta à Polónia

Por: Lusa

Foto: Fabio Jakobsen

O ciclista holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) vai regressar aos Países Baixos, após "progredir favoravelmente", quase uma semana depois da queda violenta na primeira etapa da Volta à Polónia, indicou esta terça-feira a equipa.

"O estado de Fabio Jakobsen está a progredir favoravelmente, de tal forma que será transferido na quarta-feira para o hospital de Leiden, nos Países Baixos (LUMC), onde será efetuado um tratamento às lesões", informou a equipa belga.

Na quarta-feira, no 'sprint' final da primeira etapa da Volta a Polónia, em Katowice, Jakobson (Deceuninck-Quick Step), de 23 anos, estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ser 'apertado' por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que já foi suspenso pela própria equipa.

O holandês sofreu graves lesões, nomeadamente na zona da cabeça e rosto, e foi operado ao longo de cinco horas, com os responsáveis a manterem então o ciclista em coma induzido, num cenário grave, mas estável.

A queda de Jakobsen acabou por provocar uma 'onda' de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital, nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas, Damien Touzé (Cofidis), com uma tripla fratura numa mão, ou o espanhol Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen, e o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, confirmou na quinta-feira que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista holandês, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Entretanto, também na quinta-feira, Dylan Groenewegen lamentou o incidente com o compatriota e disse pensar "constantemente" em Jakobsen, cuja saúde disse ser o mais importante.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional Nacionais de Estrada”

Contagem decrescente para os Nacionais de Estrada

Por: José Carlos Gomes

O concelho de Paredes recebe, entre sexta-feira e domingo, o Campeonato Nacional de Estrada. O programa agrega provas de contrarrelógio e de fundo para corredores de elite e sub-23 masculinos. Os paraciclistas competem em contrarrelógio.

São esperados cerca de 200 corredores, cuja presença será distribuída pelos três dias de competição. As equipas continentais e de clube portuguesas estarão na máxima força, com destaque para a Efapel e a W52-FC Porto, em superioridade numérica na prova de fundo para elite, no domingo.

Apesar de a lista de inscritos oficial só ser conhecida na tarde da próxima quinta-feira, é possível antecipar a presença de José Mendes (W52-FC Porto) e de José Gonçalves (Nippo Delko One Provence), que defendem, respetivamente, os títulos de fundo e de contrarrelógio, na categoria de elite.

Os exercícios individuais, na tarde de sexta-feira, dia 14, abrem a competição. Às 14h00 parte o primeiro paraciclista, que terá por diante 12,5 quilómetros. Seguem-se os sub-23 e os ciclistas de elite, às 14h30, para uma prova de 18,1 quilómetros.

Os contrarrelógios começam na zona industrial da freguesia de Gandra e terminam no kartódromo de Baltar, ficando marcados por um traçado que pede corredores possantes. Tanto os sub-23 como a elite nacional terão uma segunda metade de prova sempre em falso plano ascendente, com alguns topos mais exigentes.

As provas de fundo têm início e final na zona industrial de Gandra, nas instalações da empresa Majorfe. A corrida de sub-23 começa às 14h30 de sábado, 15 de agosto. O pelotão vai completar 138,2 quilómetros. Os primeiros 42,3 são feitos num percurso mais largo, antes da entrada no circuito final de 12,9 quilómetros. A corrida acaba à oitava passagem pela meta, quando os ciclistas tiveram somado um desnível positivo acumulado de 2860 metros.

A prova de elite inicia-se às 11h00 de domingo, tendo 164,8 quilómetros e um acumulado de subida de 3480 metros. O percurso será o mesmo coberto na véspera pelos sub-23, com mais duas voltas ao circuito final.  Espera-se que o circuito ondulado seja um convite aos ataques e a uma corrida sem monotonia.

Os adeptos são convidados a seguir a corrida à distância, através das informações disponibilizadas em tempo real na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet. Aqueles que optem por assistir ao vivo deverão evitar as zonas de chegada e de partida, procurar locais sem aglomeração de público para ver a passagem dos corredores, manter distanciamento físico de dois metros face a outros adeptos, usar máscara de proteção certificada, evitar os incentivos orais aos atletas, privilegiando os aplausos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo  

“Paraciclismo, data enquadrada com Jogos Paralímpicos”

Portugal organiza Campeonato do Mundo de Paraciclismo em 2021

Por: José Carlos Gomes

O concelho de Cascais será palco da edição de 2021 do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, entre 9 e 13 de junho, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

As corridas vão realizar-se no Circuito Estoril, esperando-se largas centenas de participantes e de acompanhantes, numa edição especial dos Mundiais, uma vez que, em 2020, devido à pandemia, a competição não se realizou.

Portugal preparava-se para receber o Campeonato do Mundo em agosto de 2021, mas passagem dos Jogos Paralímpicos para o próximo ano obrigou a uma mudança de planos, que acaba por valorizar a competição que irá disputar-se no concelho de Cascais.

Entre 9 e 13 de junho, os melhores paraciclistas do mundo terão nas corridas do Circuito Estoril uma oportunidade única para competirem ao mais alto nível, preparando-se para os Jogos Paralímpicos, marcados para 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

“A bicicleta continua a afirmar-se em Portugal com cada vez mais vigor, e a realização deste evento constituirá uma ocasião histórica para promover a modalidade ao mais alto nível competitivo. Será também uma oportunidade para estimular a prática desportiva para pessoas com deficiência, celebrando o desporto na sua dimensão mais inclusiva”, considera o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e coordenador do Programa Nacional Ciclismo para Todos, Sandro Araújo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com