quarta-feira, 19 de abril de 2023

“Fleche Wallonne feminina Demi Vollering foi a mais forte”


Por: José Morais

Realizou-se a Fleche Wallonne feminina, com Demi Vollering da equipa da SA-Worx a ser a mais forte na linha de chegada, a penúltima clássica das Ardenas realizada em Valónia, Bélgica, a ciclista neerlandesa conseguiu impor-se ao grupo de onze ciclistas que se tinham formado a trinta quilómetros da linha de chegada, e na subida do Muro de Huy, isolou-se e pedalou para a vitória final.      

A neerlandesa que já tinha conquistado este ano a Strade Bianche, a Dwars door Vlaanderen e a Amstel Gold Race, e agora juntou mais uma vitória as restantes conquistadas esta época.

A prova com 127,30 quilómetros de distância, ligou Huy e o Muro de Huy, e esteve ao rubro quando a quarenta quilómetros para a linha de chegada, a ciclista da equipa da Movistar Annemiek Van Vleuten se lançou ao ataque, sendo seguida depois por shleigh Moolman da equipa da AG Insurance, Elisa Longo Borghini da equipa da Trek, Katarzyna Niewiadoma da equipa Canyon e ainda Amanda Spratt da equipa da Trek. 

Por sua vez Erica Magnaldi da equipa da UAE fazia a perseguição, com Ricarda Bauernfeind da equipa da Canyon e Justine Ghekiere da equipa da AG Insurance a conseguirem juntar-se na penúltima subida da Côte de Cherave, onde as ciclistas Gaia Realini da equipa da Trek), Mavi Garcia da equipa da Liv Racing e Évita Muzic da equipa da FDJ-Suez, a juntarem-se também ao grupo, o qual atacou na última subida.  

Demi Vollering mostrou-se que atualmente é a mais do pelotão feminino internacional, e a neerlandesa disse que sentia algum nervosismo, já que por duas vezes tinha sido segunda, e o Muro de Huy não era o seu melhor, e temia que se repetisse, porem disse que as suas colegas acreditaram nele e apostaram, isso foi importante durante a prova, ficou de cabeça fria, enalteceu o trabalho feito pela colega de equipa Marlen Reusser, e conseguiu a vitória, já que a sua colega e uma contrarrelogista com muito valor, conseguindo manter uma diferença dentro dos limites das fugitivas, onde controlaram a fuga, e no Muro de Huv Demi Vollering colocou um ritmo, conseguiu uma vantagem, e quando olhou para trás ficou surpreendida, e no final estava feliz pela sua vitória.

Agora que se aproxima a Liége-Bastogne-Liége já no próximo domingo dia 23, também na Bélgica, é já apontada como uma das fortes candidatas à vitótria final.

“Lesão afasta Rui Costa da clássica La Flèche Wallonne”


Campeão do mundo de fundo em 2013, o ciclista da Póvoa de Varzim tem somado bons resultados no primeiro ano na Intermarché-Circus-Wanty

 

Por: Lusa

O ciclista português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) tem uma “irritação num joelho” e vai falhar na quarta-feira a clássica La Flèche Wallonne, anunciou a equipa belga, desfalcada numa das mais prestigiadas provas do calendário mundial.

“Devido a uma irritação num joelho, Rui Costa não poderá participar nesta quarta-feira”, explicou o médico Ortwin Schäfer, citado em comunicado dos belgas.

Costa, de 36 anos, vai falhar aquela clássica das Ardenas em que tem como melhor resultado um 10.º lugar em 2016.

Campeão do mundo de fundo em 2013, o ciclista da Póvoa de Varzim tem somado bons resultados no primeiro ano na Intermarché-Circus-Wanty, desde logo as vitórias no Troféu Calvià e na Volta à Comunidade Valenciana.

Foi segundo na Clássica Faun Drôme, 10.º na Volta ao Algarve e quarto na Figueira Champions Classic, na estreia pelos belgas após oito anos na formação agora com o nome de UAE Emirates.

A clássica La Flèche Wallonne, que antecede em quatro dias a Liège-Bastogne-Liège, contará, assim, com apenas um português na lista de inscritos, Ruben Guerreiro, da Movistar, numa corrida em que o grande favorito é o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), dias após a vitória na Amstel Gold Race.

Fonte: Sapo on-line

“Nacionais de ciclismo de estrada em Mogadouro pelo segundo ano consecutivo”


Fonte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) explicou que nesta prova participam ciclistas de Elite e sub-23 masculinos e atletas femininas

 

Por: Lusa

O concelho de Mogadouro acolhe, pelo segundo ano consecutivo, os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada, entre 23 e 25 de junho, com a presença dos melhores ciclistas nacionais da atualidade, avançou hoje o presidente da Câmara.

“A prova velocipédica está contratualizada e os campeonatos nacionais de ciclismo vão regressar a Mogadouro. Não valorizámos eventos efémeros, e por esse motivo, queremos iniciativas com continuidade e tratámos de assegurar o regresso da competição”, explicou António Pimentel.

À Lusa, Cândido Barbosa, um dos intervenientes na organização da prova, disse os que percursos ainda não estão definidos e haverá alterações aos circuitos da competição de 2022.

“Não se repetem percursos de ano para ano”, vincou o também antigo ciclista.

O município de Mogadouro vai investir entre cerca de 50 a 60 mil euros nesta iniciativa desportiva de âmbito nacional, que de acordo com o autarca origina retorno económico ao concelho, dado o número de adeptos, equipas, e ‘staff´ presentes nesta competição de alto nível desportivo.

Fonte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) explicou que nesta prova participam ciclistas de Elite e sub-23 masculinos e atletas femininas.

Fonte: sapo on-line

“Lennard Kämna vence terceira etapa da Volta aos Alpes”


Ciclista alemão superou colega de equipa Aleksandr Vlasov

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe) venceu esta quarta-feira a terceira etapa da Volta aos Alpes, à frente do colega de equipa russo Aleksandr Vlasov, mantendo-se o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) na liderança da geral.

Kämna, de 26 anos, cumpriu os 162,5 quilómetros entre Ritten e Brentonico San Valentino, com chegada em alto, em 4:06.13 horas, quatro segundos mais rápido do que Vlasov, que permitiu à BORA-hansgrohe fazer a 'dobradinha', e do que o equatoriano Jefferson Cepeda (EF Education-Easy Post), terceiro.

Tao Geoghegan Hart, que tinha vencido as duas primeiras etapas, foi quarto classificado a quatro segundos, controlando as distâncias para o alemão, que se destacou nos últimos 500 metros.

Na geral, o vencedor da Volta a Itália de 2020 tem 22 segundos de vantagem sobre um compatriota, Hugh Carthy (EF Education-Easy Post), segundo, e 28 para o australiano Jack Haigh (Bahrain-Victorious), terceiro.

Na quinta-feira, a quarta e penúltima etapa parte de Rovereto e percorre 152,9 quilómetros até Pedrazzo, em novo dia acidentado, com mais de quatro mil metros de acumulado de subida, para testar os candidatos à vitória final.

Fonte: Record on-line

“Pogacar vence Flèche Wallonne e já tem o ‘tríptico das Ardenas’ no palmarés”


Por: AMG // NFO//Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) completou hoje o ‘tríptico das Ardenas’ de palmarés, ao superiorizar-se nos metros finais do Muro de Huy, para vencer a Flèche Wallonne, somando a terceira vitória em clássicas esta época.

‘Pogi’ prolongou hoje o seu domínio avassalador nesta temporada, impondo-se, sem grandes dificuldades, no mítico Muro de Huy, ao acelerar nos metros finais dos 194,3 quilómetros desde Herve para cortar a meta com o tempo de 04:27.53 horas, à frente do dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) e do espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), respetivamente segundo e terceiro com o mesmo tempo.

Vencedor da Amstel Gold Race no domingo, Pogacar tornou-se no quarto ciclista da história a ganhar a clássica neerlandesa e a Flèche Wallonne no mesmo ano, depois dos italianos Davide Rebellin (2004) e Danilo Di Luca (2005) e do belga Philippe Gilbert (2011).

Aos 24 anos, o bicampeão do Tour (2020 e 2021) completou o ‘tríptico das Ardenas’ no palmarés conquistou a Liège-Bastogne-Liège em 2021, e vai procurar no domingo unir-se na história a Rebellin e Gilbert, os únicos a vencerem as três prestigiosas clássicas daquela região do centro europeu no mesmo ano.

“Deixei tudo na subida, foi superduro. […] A 20 quilómetros da meta, ou até a 50, estava bastante nervoso, mas a equipa fez um grande trabalho para me manter na frente. Houve um momento em que quase caí, estava caótico, mas conseguimos finalizar”, congratulou-se o esloveno, notando que nenhuma outra equipa ajudou a sua UAE Emirates.

Após a sua 10.ª vitória em 18 dias de competição em 2023 – e também conquistou as gerais do Paris-Nice e da Volta à Andaluzia, ‘Pogi’ confessou não ficar “farto de cortar a meta em primeiro”, preferindo “desfrutar do momento” antes de prognosticar um eventual pleno esta época nas clássicas das Ardenas no domingo, dia de Liège-Bastogne-Liège.

Antes de o pelotão sair de Herve, já a clássica belga era notícia pelas inúmeras baixas de peso entre o ‘elenco’ que deveria disputá-la: além do português Rui Costa, a lidar com uma “irritação no joelho” segundo a Intermarché-Circus-Wanty, não alinharam o vencedor do ano passado, o doente Dylan Teuns (Israel-Premier Tech), Julian Alaphilippe, o campeão em 2018, 2019 e 2021 ausente devido a (uma nova) lesão, desta vez no joelho, provocada por uma queda na Volta a Flandres, ou Jai Hindley, o vencedor do Giro2022, que está com uma infeção respiratória.

Numa Flèche Wallonne sem história até à ascensão final, um dos destaques da jornada foi para Soren Kragh Andersen (Alpecin-Deceuninck), que andou na fuga do dia, e ainda ‘engatou’ em Samuele Battistella (Astana) e Louis Vervaeke (Soudal-QuickStep), os últimos resistentes à perseguição da UAE Emirates.

Já no Muro de Huy, Romain Bardet (DSM) tentou atacar, mas foi ‘bloqueado’ por Michael Woods (Israel-Premier Tech), um ‘movimento’ que permitiu que Pogacar atacasse quando quis, sem que Skjelmose e Landa o conseguissem alcançar.

“Bater o Pogacar não era possível. Ele é superior aos outros, não podemos fazer nada neste momento”, resumiu Landa, referindo-se ao também vencedor da Volta a Flandres.

Ruben Guerreiro (Movistar), o único português em prova, foi 30.º, a 22 segundos de ‘Pogi’.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal de Cadetes e 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias”


A região do Minho acolhe no fim-de-semana duas importantes provas de ciclismo de estrada. No sábado, Golães (Fafe) recebe a Taça de Portugal de Cadetes e no domingo disputa-se em Roriz (Barcelos) o 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias.

 

22 de abril

Ciclismo: Fafe acolhe a Taça de Portugal de Cadetes

 

Golães vai ser a base para a segunda etapa da Taça de Portugal de Cadetes. A partida e chegada na Rua do Outeirinho, local já consagrado nos últimos anos pela dificuldade que acresce na subida final após o difícil traçado da tirada, homenageia José Martins, antigo glória do ciclismo nacional e natural de Golães.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova destinada à categoria de cadetes, vai para a estrada no próximo sábado, dia 22 de abril, contando com um pelotão com cerca de uma centena de atletas.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, é pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes – Apuramento Zona A.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Troféu homenageia José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável e natural de Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) conta este ano com um percurso de 66,9 quilómetros, com partida da Freguesia de Golães e terminará na Rua da Ponte (Golães), pelas 16h45.

O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Porto D’Ave, Póvoa de Lanhoso, Vilela, Santo Emilião, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das taipas, Vila da Ponte, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, Souto Santa Maria, Garfe, Arosa, Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Rua de Calvelos, Ruda da Ponte e Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Junta de Freguesia de Golães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

 

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.

Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.

Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela.

O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.

Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.

Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista. A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.


 

23 de abril

Ciclismo: Fafe acolhe a Taça de Portugal de Cadetes

 

Roriz, Barcelos, recebe no domingo, dia 23 de abril, o 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã destinada aos escalões de escolas, cadetes e juniores.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa homenageia mais uma vez António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

O 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias, que este ano apresenta algumas novidades, decorre entre as 9h30 e as 17h00.

Da parte da manhã realizam-se as provas das escolas. Às 9h30 arrancam os pupilos/benjamins (gincana) e a prova em linha dos iniciados. Segue-se a prova em linha dos infantis (9h45) e às 10h00 os iniciados realizam a gincana. Os juvenis encerram o programa de escolas, com a prova em linha que se inicia às 10h15.

Ainda da parte da manhã realiza-se a prova de cadetes, que este ano tem um percurso de 59 kms, com partida e chega junto à Igreja da Paróquia de Roriz, fazendo pelo meio uma pequena incursão no concelho de Ponte de Lima.

A manhã termina com a cerimónia protocolar de escolas e cadetes, que está marcada para as 12h30.

Os juniores vão para a estrada às 14h30 horas para uma prova de 73 quilómetros. Pela frente os ciclistas têm uma viagem pelo norte do concelho de Barcelos, entram no concelho de Ponte de Lima e regressam para enfrentar os caminhos em paralelo que marcam a freguesia de Roriz.

Rosa Cristina Barbosa, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, garante que em Roriz “já tudo está pronto para receber mais uma edição desta prova que já tem a sua tradição e prima pela diferença”,

Considerando que “este ano, mais uma vez, apresentamos um percurso interessante e que vai, com certeza, cativar os ciclistas e as equipas”, Rosa Cristina Barbosa referiu que “fizemos algumas alterações ao nível do percurso, penso que é ainda mais interessante e não tão duro como o do ano passado. Alargamos a viagem a terras de Ponte de Lima e assim podemos levar o ciclismo e este prémio até mais longe”.

A presidente da ACR Roriz acredita que “o Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias tem todas as condições para ser um sucesso e acreditamos que vai correr bem”.

Este é um prémio que prima pela diferença? “Sim, é uma prova diferente, tem um grau de dificuldade elevado e só quem está bem consegue fazê-la. Mas é também uma prova muito interessante e bonita de se fazer”.

O Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias destina-se a todas as categorias da formação… “é essa a nossa aposta. Dá muito trabalho porque é muita coisa num só dia, mas é um dia que vale a pena ser passado, pelo desporto, pelo convívio, pela alegria de todos os participantes. É um dia que fica marcado para ficar na história”.

O 19º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, SEG 3 - Mediação de Seguros, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional de pista e paraciclismo”


Seleções de pista e de paraciclismo competem no Canadá e em Itália

 

Por: José Carlos Gomes

Esta semana é de agenda cheia para as Seleções Nacionais que vão estar a competir em duas frentes. A Seleção Nacional de Paraciclismo corre a primeira ronda da Taça do Mundo, em Maniago, Itália, de quinta a domingo. A Seleção Nacional de Pista disputa a última etapa da Taça das Nações, em Milton, Canadá, sábado e domingo.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, terá três corredores à disposição para a ronda do Canadá da Taça das Nações. Maria Martins (Fenix-Deceuninck) irá competir no concurso olímpico de omnium, no domingo. A qualificação será às 16h00 (hora portuguesa), prevendo-se que o concurso termine pouco depois da meia-noite.

Também no domingo, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) farão equipa em madison. A qualificação está marcada para as 18h00 e a final para as 22h00. Na véspera, Iúri Leitão será o representante de Portugal no omnium masculino, com qualificação marcada para as 16h00 e a última prova pontuável a terminar cerca das 2h00 da madrugada de sábado para domingo.

A Taça das Nações tem um peso muito relevante nas contas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para efeitos de qualificação contam, em cada época, os dois melhores resultados de cada país nas disciplinas olímpicas.


No caso do omnium feminino Portugal é 13.º no ranking, o resultado a conseguir por Maria Martins será contabilizado, uma vez que a corredora nacional falhou uma das rondas anteriores, devido a doença. O mesmo sucede no omnium masculino, dado que Portugal não passou da fase de qualificação na etapa anterior da Taça das Nações, ocupando a 12.ª posição do ranking de apuramento olímpico. No madison masculino o resultado será contabilizado se for melhor do que o sétimo lugar. Portugal é sexto neste ranking. A presença é também importante para evitar que os adversários diretos consigam melhorar em Milton resultados das etapas passadas.

Se a Taça das Nações de Pista está a chegar ao fim, a Taça do Mundo de Paraciclismo prepara-se para começar. Será na cidade italiana de Maniago, já nesta quinta-feira. O selecionador nacional de paraciclismo convocou o C1 Bernardo Vieira, o C2 Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), o H4 Flávio Pacheco e o H5 Luís Costa.

Os dois primeiros dias de competição estão reservados para os contrarrelógios individuais, com 13,6 quilómetros. Flávio Pacheco e Luís Costa competem a partir das 13h00 de quinta-feira, enquanto Bernardo Vieira e Telmo Pinão têm os exercícios individuais das respetivas classes apontados para as 9h00 de sexta-feira.

No sábado é novamente a vez de Luís Costa e Flávio Pacheco correrem, desta feita a prova de fundo, com início às 13h00. No domingo, às 8h00, soa o tiro de partida para as provas de fundo em que participarão Telmo Pinão e Bernardo Vieira. Todas as provas de fundo com presença portuguesa têm 68 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Liège-Bastogne-Liège na Eurosport”


A “velha senhora” vai fazer parar o trânsito este domingo

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

‘La doyenne’ (a velha senhora) como também é conhecida esta prova, é uma das grandes clássicas do ciclismo que não vai querer perder domingo no Eurosport 1 em direto, a partir das 12:15 h.

Duelo entre os últimos dois vencedores da prova, Remco Evenepoel e Tadej Pogacar, promete animar ainda mais esta grande corrida, Rui Costa é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida belga, a Eurosport emite a Liège-Bastogne-Liège feminina no domingo E1 às 10:15 h. 

É já este domingo que se cumpre a 109.ª edição da Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia. Organizada pela primeira vez em 1892, esta prova também conhecida por ‘La Doyenne’ (A Velha Senhora), é uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das ‘Clássicas da Primavera’.

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de Saint-Roch, Côte de Stockeu, Côte de la Redoute, Côte de Wanne ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta, este ano, situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para ‘sprinters’. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 258,1 quilómetros.

Ao longo de mais de 100 edições de história, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o super-campeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975. No ano passado, o triunfo coube ao belga Remco Evenepoel. Este ano terá como grande rival à vitória o esloveno Tadej Pogacar que triunfou na edição de 2021. Um duelo que promete ser espetacular!

Mas para além de Evenepoel e Pogacar a edição de 2023 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com Enric Mas, Pello Bilbao, Mikel Landa, David Gaudu, Jai Hindley, Alexandr Vlasov ou Thomas Pidcock, entre outros. Rui Costa é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida belga.

Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico ‘Monumento’ ao ciclismo, este domingo, 23 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 12:15h.

No domingo, o Eurosport emite também a 7.ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina. Com um traçado mais pequeno de 142,8 quilómetros, mas igualmente duro com várias subidas icónicas e desafiantes, esta clássica conta com algumas das melhores ciclistas do mundo. No ano passado, a vitória coube à ciclista dos Países Baixos Annemiek Van Vleuten. Acompanhe toda a ação da Liège-Bastogne-Liège feminina em direto no Eurosport 1 a partir das 10:15h.

Fonte: Eurosport

“Assembleia Constituinte”


Delmino Pereira eleito vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, foi eleito, na noite de terça-feira, vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo (UIC). A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Constituinte do novo organismo.

A reunião que fundou a UIC aconteceu no Panamá, onde decorrem os Campeonatos Pan-Americanos de Ciclismo. O novo organismo internacional e intercontinental de ciclismo agrupa as federações europeias de Portugal, Espanha e Andorra, assim como as federações de ciclismo ibero-americanas, africanas e asiáticas de língua oficial portuguesa ou castelhana.

Participaram 28 países na reunião fundadora e na votação do primeiro Comité Diretor, que terá como presidente o cubano José Manuel Peláez. O 1.º Vice-Presidente é o panamiano Vicente Carretero. O espanhol José López Cerrón é o vice-presidente para a área hispânica e Delmino Pereira é o vice-presidente para a área dos países de língua oficial portuguesa.

Além de Portugal, participaram na Assembleia Geral Constituinte xxxx federações de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

O português e o castelhano são as línguas oficiais da UIC, cuja sede oficial é em Madrid, nas instalações da Real Federação Espanhola de Ciclismo.

 

Os estatutos da UIC definem três objetivos primordiais:

 

- Ajudar a promover, difundir e desenvolver o ciclismo nos países seus filiados, para alcançar uma cooperação entre si e a busca do melhor desenvolvimento do ciclismo.

- Favorecer o encontro, o diálogo e a partilha de informação e conhecimento entre as federações de expressão espanhola e portuguesa.

- Fomentar a criação dos projetos de assistência, intercâmbio, apoio e aliança que sejam necessários entre as federações ibéricas suas filiadas.

Para isso, a federações fundadores propõem-se reunir sempre que necessário e regularmente por ocasião da celebração de competições internacionais, assim como constituir grupos de trabalho, comissões e comités necessários para o bom desempenho das diferentes áreas que compõem o ciclismo.

Além de vice-presidente da recém-constituída UIC, Delmino Pereira é também vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), presidente da Comissão de Ciclismo de Estrada da UEC e membro da Comissão de Ciclismo de Estrada da União Ciclista Internacional (UCI).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Inscrições abertas para o IBF Italian Bike Festival 2023”


Começa oficialmente a contagem decrescente para a sexta edição do mais importante evento internacional dedicado ao mundo do ciclismo e dos seus fãs.

Chegando aos Circuitos Mundiais de Misano de 15 a 17 de setembro de 2023, estão abertas inscrições gratuitas para participar do evento.

Misano Adriatico, 12 de abril de 2023 – Os preparativos estão a todo vapor para a sexta edição do IBF Italian Bike Festival, a feira internacional dedicada ao setor de bicicletas e seus entusiastas, que há anos reúne dezenas de milhares de pessoas para visualizar e testar as últimas inovações do mercado.


Um fio direto entre empresa e consumidor que se renova ano após ano, e que em 2022 premiou a IBF com mais de 500 marcas em exposição e 42.000 participantes.

Recomeça agora, abrindo as inscrições ao público com o evento a 6 meses de distância, que é novamente apoiado pela APT Servizi Emilia-Romagna e Visit Romagna.

A inscrição obrigatória e gratuita está disponível aqui:  

https://italianbikefestival.net/en/sign-up/

Fonte: Meneghini e Associati

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com