sábado, 15 de agosto de 2020

“Incidente com Schachmann investigado pela UCI”

Alemão da BORA-hansgrohe embateu em carro alheio à organização na Volta à Lombardia

Por: Lusa

Foto: Reuters

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou este sábado que vai investigar as circunstâncias de um acidente que envolveu um carro alheio à organização da Volta à Lombardia e o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe).

Schachmann embateu na parte traseira do carro, que entrou na faixa destinada à corrida, tendo caído, retomando depois a marcha a caminho de um sétimo lugar na prova ganha pelo dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana).

"Eventos do calendário WorldTour são do mais alto nível e requerem estradas totalmente fechadas em todos os momentos [da corrida]. A UCI vai considerar uma queixa junto da Comissão Disciplinar contra o organizador, a RCS Sport", pode ler-se num comunicado da UCI.

O órgão que rege o ciclismo enviou ainda desejos "de uma rápida recuperação" ao ciclista alemão, que fraturou a clavícula, "bem como a Remco Evenepoel", depois de o ciclista belga da Deceuninck-QuickStep ter caído de uma ponte, na descida do Sormano, fraturando a pélvis e sofrendo uma contusão no pulmão direito.

Fonte: Record on-line

“Jakob Fuglsang vence Volta à Lombardia”

Ciclista dinamarquês soma segundo monumento da carreira, ao chegar à meta isolado

Por: Lusa

Foto: EPA

O dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) venceu este sábado a 114.ª edição da Volta à Lombardia, conquistando o seu segundo monumento com 27 segundos de vantagem para o neozelandês George Bennett (Jumbo-Visma), segundo.

Aos 35 anos, e depois de vencer a Liège-Bastogne-Liège de 2019, o dinamarquês soma o segundo monumento da carreira, ao impor-se com autoridade na Il Lombardia, cujos 231 quilómetros da 114.ª edição cumpriu ao cabo de 5:32.53 horas.

Apoiado pelo colega de equipa russo Aleksandr Vlasov, que acabou em terceiro, o dinamarquês conseguiu manter-se na roda de Bennett, que ameaçava a vitória, antes de deixar para trás o neozelandês a 6,2 quilómetros da meta.

O primeiro dinamarquês a ganhar na Lombardia tinha sido quarto em 2019 e hoje melhorou o registo, num dia marcado por quedas e acontecimentos atípicos, como o que sucedeu ao alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), que foi sétimo mesmo tendo embatido num carro que entrou na estrada destinada à corrida já nos últimos quilómetros.

Antes, uma queda aparatosa do jovem belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step), na descida do Sormano, a atração principal desta clássica, assustou a caravana, mas o jovem está consciente e foi transportado para o hospital de Como.

O ciclista de 20 anos, que venceu todas as provas em que competiu em 2020, incluindo a Volta ao Algarve, era um dos favoritos, tendo azar na estreia em 'monumentos', com uma queda de cerca de cinco metros, numa ponte, a não deixar, aparentemente, consequências de maior.

"Evenepoel está consciente e a sua situação clínica está a ser avaliada. Esperamos ter mais notícias em breve", escreveu a Deceuninck-QuickStep na rede social Twitter, já após o final da prova.

De fora do pódio final ficou o holandês Bauke Mollema (Trek Segafredo), que defendia a vitória conquistada em 2019, tendo terminado em quarto lugar o percurso entre Bérgamo e o Lago Como.

Mollema ficou à frente de dois colegas de equipa italianos: Giulio Ciccone foi quinto, enquanto Vincenzo Nibali, campeão em 2015 e 2017, foi sexto classificado, à frente de Schachmann.

O top 10 fica encerrado com o italiano Diego Ulissi (UAE Emirates), oitavo, o belga Ben Hermans (Israel Start Up Nation), nono, e o holandês Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Fenix), 10.º.

O português Rúben Guerreiro (Education First) esteve em bom plano e terminou no 17.º posto, a 10.25 minutos do vencedor e como melhor da sua equipa, enquanto João Almeida (Deceuninck-QuickStep) não concluiu a corrida.

A clássica italiana costuma decorrer no outono, mas foi este ano antecipada para o verão devido ao reajustamento do calendário WorldTour devido à paragem causada pela pandemia de covid-19, tendo ainda decorrido no percurso mais curto em mais de cinco décadas.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Remco Evenepoel “consciente” após queda violenta na Volta à Lombardia”

Por: SIF // NFO

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step) sofreu hoje uma queda violenta na descida do Sormano, durante a Volta à Lombardia, mas está "consciente" e tratado pela equipa médica, anunciou a organização.

"Evenepoel foi assistido pela equipa médica e está consciente", escreveu, na rede social Twitter, a organização de ‘Il Lombardia’, o ‘monumento’ em que o jovem de 20 anos se estreava hoje.

A queda deu-se numa ponte de pedra já na descida do famoso Sormano, a principal dificuldade desta clássica italiana, que decorre habitualmente no outono e passou para agosto devido à pandemia de covid-19, com as imagens televisivas a mostrarem o ciclista a ser transportado para o hospital.

O corredor da Deceuninck-QuickStep, apontado como um dos favoritos à vitória na corrida de hoje, venceu todas as provas em que participou no ano de 2020: Volta a San Juan (Argentina), Volta ao Algarve (Portugal), Volta a Burgos (Espanha) e Volta à Polónia, esta última do escalão WorldTour.

Fonte: Lusa

“Kämna vence isolado no Dauphiné e Roglic segue na liderança a um dia do fim”

Alemão conseguiu a primeira vitória enquanto profissional

Por: Lusa

Foto: Twitter Bora-hansgrohe

O alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe) venceu este sábado isolado a quarta e penúltima etapa do Critério do Dauphiné, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a seguir na liderança da geral.

Kämna, de 23 anos, conseguiu a primeira vitória enquanto profissional de elite ao chegar sozinho numa chegada em alto de segunda categoria, em Megève, ao cabo de 153,5 quilómetros.

Depois da partida em Ugine, o alemão completou a tirada em 4:27.56 horas, 41 segundos menos do que o espanhol David de la Cruz (UAE Emirates), segundo, e 56 do que o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), que fechou o pódio.

Kämna fez parte da fuga do dia e acabou por surpreender o pelotão, tendo revelado, após o final, que a estratégia da equipa passava por apoiar o alemão Emmanuel Buchmann, que hoje abandonou após uma queda na fase inicial da etapa.

O líder da BORA-hansgrohe é um dos nomes apontados à Volta a França que abandonou o Critério, tradicional antecâmara do Tour, devido a problemas físicos, à semelhança do austríaco Gregor Mühlberger, seu colega de equipa, mas também o holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), todos vítimas da mesma queda.

Antes, o vencedor do Tour de 2019, o colombiano Egan Bernal (INEOS), não partiu para o penúltimo dia com queixas nas costas, procurando salvaguardar-se para a defesa da vitória na grande boucle.

Os favoritos à vitória final do Dauphiné chegaram juntos, com 3.01 minutos de diferença para o vencedor, com Roglic, 10.º, a segurar a amarela, mesmo também tendo caído, antes do francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), nono.

Na geral, o esloveno tem 14 segundos para Pinot, segundo, com o também francês Guillaume Martin (Cofidis) em terceiro, a 24 segundos.

O único português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), não concluiu a etapa e abandonou o Critério.

A vitória final decide-se no domingo, na quinta e última etapa, com nova tirada acidentada em torno de Megève, com quatro subidas de segunda categoria, uma de primeira categoria e uma outra de categoria especial, ao longo de 153,5 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional Estrada, dia 2”

Fábio Costa sela domínio oliveirense no Nacional de sub-23

Por: José Carlos Gomes

Fábio Costa (Kelly/InOutBuid/UDO) sagrou-se hoje campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, corporizando o domínio da equipa de Oliveira de Azeméis na corrida de 138,2 quilómetros.

Os comandados de Manuel Correia executaram uma tática de risco, lançando Fábio Costa, Pedro Miguel Lopes e José Sousa para a frente de corrida, quando estavam percorridos 45 quilómetros.

A desorganização inicial no pelotão permitiu ao trio conquistar uma vantagem de cerca de 3 minutos, que foi sendo gerida, apesar das tentativas do Feirense e da LA Alumínios-LA Sport para anular a escapada.

Os três corredores da Kelly/InOutBuild/UDO chegaram à reta da meta, uma rampa propícia a sprints em força, para a discussão do título. Fábio Costa e Pedro Miguel Lopes proporcionaram uma emocionante luta pela camisola de campeão, com triunfo do primeiro.

Os dois completaram o percurso em 3h31m18s, à média de 39,200 km/h. José Sousa fechou o pódio, a 10 segundos.

“O nosso plano era manter o pelotão compacto até á entrada no circuito, não permitindo a formação de fugas muito numerosas. Logo no início do circuito saímos num grupo de sete. No final da subida pressionámos e ficámos apenas os três da equipa na frente.

A partir daí demos o máximo para chegarmos os três. Concretizei o sonho de ser campeão nacional, mas o mais importante foi a exibição coletiva. Foi das corridas mais bonitas que já vi”, afirmou o novo campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, sucessor de João Almeida.

Pedro Silva (Rádio Popular-Boavista) foi o primeiro corredor do pelotão, gastando mais 1m33s do que o vencedor. Terminaram 25 dos 79 ciclistas que alinharam à partida, numa corrida que se tornou bastante dura.

 

Prova de fundo para elite

Os Campeonatos Nacionais de Estrada terminam, neste domingo, com a prova de fundo para elite. Será uma corrida de 165,6 quilómetros, com partida às 11h00 e chegada prevista para as 15h30, nas instalações da Majorfe, em Gandra, Paredes.

Tal como na prova de sub-23, os corredores vão percorrer 42,3 quilómetros, antes de entrarem no seletivo circuito. A corrida termina à nona passagem pela meta.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com