sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

“Grande promessa do ciclismo colombiano, Yayson Suarez é atropelado por camião”


Morre na estrada quando treinava perto de sua casa em Combita

 

O ciclismo colombiano está de luto após a trágica morte de um de seus ciclistas mais promissores, o jovem Yeyson Suárez, de 18 anos, que morreu após ser atropelado por um camião enquanto treinava perto de sua casa em Combita (Boyacá).

Informação dada pela Federação Colombiana de Ciclismo, que confirmou sua morte após ser atropelado por um veículo pesado. O ciclismo colombiano lamenta a perda de um homem chamado para recolher a testemunha de Bernal, Urán e Nairo Quintana.

Suarez pertencia à equipa Ingeniería de Vías Monsalud e planejava participar na próxima temporada do Tour del porvenir. "Ele era um dos corredores de projeção da equipa, um talento interessante que realizou um bom processo. Treinei-o durante três anos. Um bom ser humano com condições de alcançar o profissionalismo", destaca-se sobre ele Jair Bernal, atual diretor desportivo da Colômbia GW Talents, em declarações ao site da federação colombiana.

Fonte: Marca

“Aldeias Históricas estão cobertas a 100% com fibra ótica e vão ter rede ciclável de 3.500 kms”


Este projeto disponibiliza uma rede de percursos cicláveis em estrada num total de cerca de 3.500 quilómetros, divididos por 46 percursos, além de um guia

 

As 12 Aldeias Históricas de Portugal, em 10 municípios, estão cobertas a 100% com fibra ótica e em associação com mais 11 concelhos vão ver identificada em estradas uma rede de percursos cicláveis de 3.500 quilómetros, foi hoje anunciado.

“As Aldeias Históricas hoje estão cobertas com 100% de rede de fibra ótica, têm ‘wi-fi’ [rede sem fios]”, afirmou André Figueiredo, responsável pela Direção de Coordenação Institucional, Corporativa e Comunicação da Altice Portugal.

Na sessão pública de apresentação dos projetos “Destino mais inteligente” e “Destino mais #bikelife”, realizada ‘online’, numa iniciativa de Aldeias Históricas de Portugal, associação de desenvolvimento turístico, André Figueiredo considerou que o que se fez “com as Aldeias Históricas, a que a Altice prontamente e voluntariamente se juntou, é um perfeito exemplo daquilo que o país precisa”.

A diretora executiva da Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias, adiantou que este projeto tem um montante de investimento aprovado de 743 mil euros, financiado pelo Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.

Disponibiliza uma rede ‘wi-fi’ gratuita no espaço público e pontos de interesse das 12 Aldeias Históricas de Portugal e tem implementado um sistema ‘beacon’ (tecnologia bluetooth), além de aplicação para telemóvel e um sistema para monitorização.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal integra 12 localidades: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Estas integram 10 municípios: Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso.

O projeto da rede de percursos cicláveis das Aldeias Históricas de Portugal, no valor de 26 mil euros, é também apoiado pelo Valorizar.

Dalila Dias referiu que a implementação desta rede visa promover a mobilidade suave na ligação entre as Aldeias Históricas, promover hábitos saudáveis junto da população e permitir a este território ter um recurso diferenciador.

Além dos 10 municípios com Aldeias Históricas, incluem-se outros 11, considerados de ligação: Castelo Branco, Covilhã, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel e Seia.

Este projeto disponibiliza uma rede de percursos cicláveis em estrada num total de cerca de 3.500 quilómetros, divididos por 46 percursos, além de um guia.

Nesta fase, “quem quiser fazer estes percursos pode recorrer ao ‘site’ das Aldeias Históricas e descarregar os percursos ou, em alternativa, através da aplicação”, declarou à agência Lusa Dalila Dias, adiantando que a sua identificação no terreno é o projeto que se segue, mas que está dependente de várias entidades.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, referiu que as Aldeias Históricas são um local de excelência e que este é “um projeto de grande qualidade”, com a classificação de quase 50 percursos de vários níveis de dificuldade.

Delmino Pereira destacou depois as virtudes do ciclismo, que “permite viver e realizar um turismo de sensações”, entre outros aspetos, referindo que “a tecnologia que está associada à bicicleta tem evoluído muito e não é possível que estes destinos possam ser potenciados” sem acesso a “uma rede de internet e às novas tecnologias”.

Presente na iniciativa, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, adiantou que o Valorizar financiou cerca de 750 projetos, com “mais de 100 milhões de euros de financiamento”, programa que terá continuidade, “para acarinhar este tipo de projetos desenvolvidos pelos territórios, em prol dos territórios”.

A anteceder a apresentação dos projetos, o presidente da Aldeias Históricas de Portugal, António Robalo, considerou o momento “muito importante”, salientando que a missão da associação assenta na criação de ativos e de mecanismos facilitadores para dotar a rede destas aldeias de maior competitividade.

Para o também presidente da Câmara do Sabugal, estas iniciativas são “uma mais-valia para as aldeias, para os residentes, mas, acima de tudo, uma mais-valia para quem queira visitar” estes territórios.

Fonte: Sapo on-line

“Produção de bicicletas elétricas na China aumenta 33,4 por cento nos primeiros 10 meses Compartilhar”


A produção de bicicletas elétricas da China atingiu 25,48 milhões durante os primeiros 10 meses do ano, um aumento anual de 33,4 por cento, disse o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação na quarta-feira.

De janeiro a outubro, a receita das principais empresas fabricantes de bicicletas foi de 141,9 bilhões de yuans (cerca de US $ 22 bilhões), um aumento anual de 16,8 por cento, e o lucro total chegou a 5,88 bilhões de yuans, 25,1 por cento acima do ano.

Somente em outubro, a produção de bicicletas foi de 3,61 milhões, um aumento ano-a-ano de 42,2 por cento, enquanto a produção de bicicletas elétricas foi de 2,50 milhões, um aumento anual de 29,9 por cento.

A pandemia do coronavírus mudou a maneira como as pessoas se deslocam e andar de bicicleta se tornou ainda mais popular em todo o mundo. Como um grande fabricante de bicicletas e com o maior mercado para e-bikes, a China testemunhou uma demanda crescente neste campo.

De janeiro a setembro, o volume de exportações de bicicletas cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado, para US $ 2,43 bilhões, segundo dados da Associação de Bicicleta da China.

Fonte: CGTN

“Greg LeMond condecorado com medalha de ouro do Congresso dos Estados Unidos”


Antigo ciclista foi três vezes vencedor da Volta a França e duas vezes campeão do mundo

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O norte-americano Greg LeMond, três vezes vencedor da Volta a França e duas vezes campeão do mundo, foi condecorado com a medalha de ouro do Congresso, o galardão civil mais prestigiado nos Estados Unidos.

LeMond, vencedor do Tour em 1986, 1989 e 1990, é atualmente o único vencedor norte-americano da competição mais importante do ciclismo mundial, uma vez que o compatriota Lance Armstrong perdeu todos os sete títulos conquistados, por doping.

"Pergunto a mim mesmo: Porquê eu? Não sei o que dizer. Sinto-me humilde com esta distinção. Acho que é uma honra destinada às pessoas que salvam vidas e inventam curas para novas doenças. Estou realmente honrado, mas, ao mesmo tempo, acho difícil aceitar este tipo de recompensa", disse LeMond ao Wall Street Journal.

O antigo ciclista sublinha que existem outras pessoas que merecem, mais do que ele, ser reconhecidas: "Não esperava este reconhecimento quando comecei a andar de bicicleta. Quando olho para a lista de pessoas que receberam este prémio, digo a mim mesmo que estou em muito, muito boa companhia".

Fonte: Record on-line

“Assembleia da República congratula João Almeida e Ruben Guerreiro”


Ciclistas "elevam o nome de Portugal e servem de inspiração"

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira um voto de congratulação pela prestação dos ciclistas João Almeida e Ruben Guerreiro na Volta a Itália, apontando que "elevam o nome de Portugal e servem de inspiração", sendo "motivo de orgulho".

O voto de congratulação, apresentado pela Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e que enaltece o desempenho dos atletas portugueses na prova disputada em outubro, foi aprovado por unanimidade na sessão plenária de hoje.

"A Assembleia da República congratula-se com os resultados desportivos dos ciclistas João Pedro Almeida e Ruben Almeida Guerreiro no Giro d'Itália de 2020, que constituem motivo de orgulho para todos os portugueses, elevam o nome de Portugal e servem de inspiração para a ambição internacional dos nossos cidadãos em todos os quadrantes profissionais e no desporto em particular", lê-se no texto.

João Almeida liderou a classificação geral do Giro durante 15 dias, terminando a competição em quarto lugar, a melhor classificação de sempre de um ciclista luso.

Ruben Guerreiro venceu a categoria de montanha, um feito inédito no ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com