segunda-feira, 19 de setembro de 2022

“Mulheres a Pedalar…”


Vamos divulgar as vossas pedaladas femininas

 

Por: José Morais

Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal

Na edição de ontem segunda-feira 18 de setembro, publicamos um artigo com o título de “Relatos de uma mulher ciclista…”, o depoimento de Alejandra Freitas, uma Senhora que no passado dia 11 sozinha, ligou Lisboa a Leiria, e depois foi até Fátima de bicicleta, com o objetivo de superação, e ainda de participar na Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira.


Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, deixou o seu testemunho, e o incentivo a pedalar, e com o mesmo objetivo, resolvemos relançar uma rubrica que em tempos tivemos “Mulheres a Pedalar…” onde divulgamos as aventuras das mulheres que pedalam, sejam em passeios, no dia a dia como deslocação, ou na competição.

Nos últimos anos, a bicicleta explodiu na comunidade feminina, deixou de ser apenas utilizada por homens como aconteceu durante muitos anos, e as mulheres começaram a andar mais de bicicleta, algo que já há muitos anos as mesmas fizeram, em 1890, na Europa e na América do Norte, as bicicletas passaram a ser vistas por muitos como um instrumento do feminismo, o veículo dava às mulheres maior mobilidade, além de uma redefinição da feminilidade, de atitude e até da moda, era a bicicleta, e a conquista da liberdade para as mulheres.


Atualmente são muitas as mulheres que pedalam, as próprias competições profissionais femininas aumentaram, e as provas que até há pouco eram apenas para homens, hoje as mulheres fazem o mesmo tipo de provas, e já existe até o Tour ou a Vuelta feminina, como outras provas bastante duras internacionais.


Com o artigo agora publicado, com o testemunho de Alejandra Freitas, queremos reiniciar o espaço “Mulheres a Pedalar…” dedicado a todas elas, e para que isso possa acontecer, agradecemos a colaboração de todas, e todos, sejam utilizadoras de bicicleta diária, sejam praticantes em passeios de estrada ou btt, façam grandes viagens de bicicleta, ou andem na competição sejam amadoras ou profissionais, enviem-nos os vossos relatos, juntem algumas fotos, e nós cá estamos para paginar e publicar os vossos testemunhos.

Os mesmo devem ser enviados para os seguintes mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com

Queremos dar assim voz às mulheres, que infelizmente por exemplo na competição pouco se fala, e passa ao lado.

Deixamos aqui o link do testemunho de Alejandra Freitas, para incentivar: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/2022/09/relatos-de-uma-mulher-ciclista.html

 

Boas pedaladas femininas.







“Moreira de Cónegos consagra Campeões do Minho de BTT XCO”


Moreira de Cónegos (Guimarães) recebe no dia 25 de setembro o 2.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, sétima e última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, o 2.º BTT Trilhos Cónegos promete lutas renhidas, já que estão por definir várias classificações do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

A segunda edição do BTT XCO Trilhos Cónegos inicia-se às 10 horas, com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 11 horas arrancam as provas de infantis e juvenis. A cerimónia protocolar de Escolas está marcada para as 12 horas.

A competição arranca às 13h00 com os cadetes, femininos e paraciclismo. A prova rainha (elites, juniores e masters) inicia-se às 14h30 e a cerimónia protocolar está marcada para as 16 horas.

O 2.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, orgamizado pela Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, tem o apoio da Farmácia Pereira da Silva, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Município de Guimarães, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, InvestMoreira, IPDJ, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato da Europa de duatlo, Bilbau – Espanha”


João Nuno Batista campeão da Europa de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se campeão da Europa de duatlo em Juniores, ao vencer no sábado, 17 de setembro, ao serviço da seleção nacional de triatlo, a prova integrada nos campeonatos da Europa Multisport, que se realizam em Bilbau, Espanha.

Mais um brilhante resultado internacional, conquistado pelo jovem atleta torrejano, de apenas 16 anos, João Nuno Batista, que concluiu a prova de duatlo constituída por 5km/corrida, 20km/ciclismo e 2,5km/corrida, num tempo de 50m45s, e conquistou a medalha de ouro, superando em 10 segundos o britânico Solomon Okrafo-Smart e em 12 o belga Wout Ghielens, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato da Europa de triatlo em Youth, La Baule – França”


Pedro Afonso Razões e Manuel Bartolomeu no europeu de Youth, cadetes

 

Paulo José Catarino Vieira

 

Em La Baule, França, estiveram presentes mais 2 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, no campeonato da Europa de triatlo em Youth.

Manuel Bartolomeu e Pedro Afonso Razões, ao serviço da seleção nacional de triatlo, participaram no sábado, 17 de setembro, na final  do campeonato da europa de triatlo em Youth, alcançando o 19º e 28º lugares respetivamente, depois de se apurarem na sexta-feira nas suas semifinais.

No domingo, 18 de setembro, integrados na equipa de estafetas mistas nacional, terminaram no 10º lugar, a última prova deste europeu de triatlo em Youth.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas 8ª etapa da taça de Portugal de triatlo"


Clube de Natação de Torres Novas dominou o triatlo de São Martinho do Porto

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas dominou a 8ª etapa da Taça de Portugal que se realizou no domingo, 18 de setembro, em São Martinho do Porto, e está também na liderança, com a possibilidade de renovar o título alcançado em 2021, a 2 etapas do fim desta competição nacional.


Venceu coletivamente em masculinos e femininos, com o destaque na prova feminina para o pódio totalmente torrejano, e a vitória individual desta prova a sorrir para Maria Tomé, o 2°lugar para Joana Miranda e o 3°lugar para Ana Ramos.

Em masculinos, Erwin Vanderplancke no 2° lugar, Gonçalo Oliveira no 4°, José Pedro Vieira no 9° e Gustavo no 12°, fecharam o 1º lugar para a equipa torrejana, dominando este triatlo disputado em formato sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), pela primeira vez realizado em São Martinho do Porto.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato nacional de triatlo por clubes"


Clube de Natação de Torres Novas na liderança do nacional de clubes

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A nível interno, o Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 2º lugar, na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes, realizada no sábado, 17 de setembro, em São Martinho do Porto.

Numa prova disputada por equipas de estafetas, em formato de super-sprint, a equipa masculina constituída por Tiago Fonseca, José Pedro Vieira, Gonçalo Oliveira e Erwin Vanderplancke, e a equipa feminina constituída por Iratxe Arenal, Ana Ramos e Maria Tomé, apenas foram superadas no setor masculino, pelo Olimpico de Oeiras e no setor feminino pelo Benfica.


O Clube de Natação de Torres Novas continua na liderança deste Campeonato Nacional de Clubes, faltando apenas disputar a última etapa em Portimão, no dia 1 de outubro.

Estiveram ainda em ação, mais uma equipa masculina do clube de natação torrejano, constituída por João Ferreira, Guilherme Pires, Gustavo do Canto e Martim Salvador, que terminou na 5ª posição, e outra feminina, constituída por Joana Miranda, Mariana Correia e Catarina Moutinho, que concluiu a prova, na 7ª posição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com