domingo, 12 de dezembro de 2021

“Taça de Portugal de Ciclocrosse em Vouzela”


Vítor Santos e Joana Monteiro somam vitória em Vouzela

 

Por: Ana Nunes

A terceira prova da Taça de Ciclocrosse 2021/2022 disputou-se hoje em Vouzela, com vitória para Vítor Santos e Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) na categoria elite. Ambos seguem agora na liderança do ranking da geral.

Correu-se hoje, em Vouzela, a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2021/2022, com Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a bater o companheiro de equipa, Mário Costa, por apenas quatro segundos.

O terceiro lugar ficou para Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que concluiu a terceira prova da Taça com mais 21 segundos do que o vencedor.

Desta feita, Vítor Santos segue para a quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse na liderança do ranking, com uma vantagem de 20 pontos sobre Mário Costa.


No setor feminino, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) continua imparável, ao somar a terceira vitória consecutiva, com uma vantagem de 47 segundos sobre a segunda classificada, Rafaela Ramalho (Clube BTT Matosinhos). Leandra Gomes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) concluiu a prova em terceiro, com mais 2m32s do que a vencedora, que segue agora com 85 pontos de vantagem sobre Rafaela Ramalho no ranking da Taça.

João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor na categoria de sub-23 masculinos, com Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) a conquistar a vitória em juniores masculinos. Na prova que juntou as categorias de juniores e sub-23 femininas foi Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis) a levar a melhor.

Na categoria de cadetes masculinos a vitória ficou para João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), já no setor femininofoi Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) a vencer.


Nas categorias de veteranos, Rúben Nunes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em masters 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em masters 40, António Passos (Rompe Trilhos (Ajpcar) em masters 50 e Joaquim Pato (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) em masters 60.

No setor feminino das categorias de veteranos, em masters 30 a vitória ficou para Ana Barata (BTTGardunha/Fundão/Create) e em masters 40 para Virgínia Moreira (SAERTEX/Edaetech).

Na corrida de escolas/juvenil o vencedor foi Xian Alvariño (Club Ciclista Ponteareas).

A quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2021/2022 disputa-se no dia 19 de dezembro, em Vila do Conde.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mais um corredor que vai fechar o plantel da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor para a época de 2022”


Héctor Sáez fecha o plantel da Glassdrive / Q8 / Anicolor para 2022

 

É um corredor espanhol jovem, e com uma larga experiência no escalão continental profissional, que para o diretor desportivo Rúben Pereira terá cartas a dar ao longo da nova temporada, sendo uma das suas grandes apostas.

É com a chegada do espanhol Héctor Sáez que a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor fecha o plantel para 2022, trata-se de um corredor jovem e com uma larga experiência no escalão continental profissional, um reforço para a média montanha e contrarrelógio, que vem correr pela primeira vez numa estrutura lusa e que já tinha despertado a atenção do diretor desportivo, Rúben Pereira, que tem vindo a acompanhar o seu percurso.

Héctor Sáez Benito é espanhol e tem 28 anos nascido a 06/11/1993, nasceu em Caudete, um município na província de Albacete, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, começou como profissional em 2015 na Caja Rural - Seguros RGA, onde esteve até 2017, no ano seguinte passou para a Euskadi - Murias, onde correu durante duas épocas, regressando em 2020 à Caja Rural - Seguros RGA, formação espanhola que deixou para assinar com a Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team.

São favoráveis a este corredor os terrenos com média montanha, onde se sente confortável e pujante, mas também é na especialidade de contrarrelógio que se revê, quanto ao palmarés, aponta quatro participações na famosa La Vuelta, a mais importante competição espanhola e venceu em 2019 a 6.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal, foi 8.º na etapa rainha da Volta ao Algarve em 2016 e ainda fez 3.º lugar numa etapa do Tour of Norwey.

“A equipa Glassdrive / Q8 / Anicolor representa para mim uma mudança importante na minha carreira desportiva, da qual precisava para continuar a evoluir como corredor, visto que acompanho esta estrutura há anos e vejo que é feito um trabalho muito bom ano após ano, entre outras corridas, os resultados desta Volta a Portugal mostram o quão grande esta equipa é, por isso estou muito entusiasmado por fazer parte dela em 2022 e dar o melhor de mim, para que a estrutura continue a crescer e a colher grandes êxitos”, adiantou Héctor Sáez.

“Troféu Internacional de Pista - Alves Barbosa”


Portugueses dominam provas de endurance no Troféu Alves Barbosa

 

Por: Ana Nunes

Os corredores portugueses ocuparam por completo o pódio de omnium masculino do Troféu Internacional de Pista – Alves Barbosa, em Sangalhos, Anadia, com Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) a conquistar a vitória. Em madison foi a dupla composta pelos gémeos Ivo e Rui Oliveira a sagrar-se vencedora.

Adivinhava-se um dia repleto de muita ação e grandes disputas no Velódromo Nacional, em Sangalhos Anadia, o Troféu Internacional de Pista – Alves Barbosa, uma prova de classe C2, contou com corredores de grande nível mundial, a representar 18 países distintos. No entanto, nas provas de endurance, foram os portugueses que estiveram em grande destaque.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) esteve sempre no controlo da prova de omnium masculino, vencendo desde logo o scratch, na frente de Iúri Leitão (Tavger-Measindot-Mortágua) e do vencedor das provas de endurance da Liga dos Campeões de Pista, Gavin Hoover (USA National Team).


O português tornou a superiorizar-se na corrida tempo e foi segundo na eliminação, atrás do irmão, Rui Oliveira (UAE Team Emirates), a corrida por pontos serviu para Ivo Oliveira solidificar a sua vantagem, vencendo a prova com um total de 146 pontos. O segundo lugar ficou para Iúri Leitão, com 131 pontos, com Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a fechar um pódio 100% português, com 115 pontos

Já no setor feminino, a espanhola Tania Calvo (Laboral Kutxa) venceu a prova de scratch mas, a partir daí, foi Anita Stenberg (Norway National Team) a dominar, sem dar qualquer hipótese às adversárias, a corredora da Noruega, que tinha sido segunda na primeira prova do concurso de omnium, ganhou a corrida tempo, a corrida de eliminação e selou a vitória na corrida por pontos, Stenberg, somou 139 pontos no total, terminando à frente de Lily Williams (USA National Team), com 121 pontos, e Lydia Boylan (Individual), com 117 pontos.

 

A dupla da UAE Team Emirates, composta pelos irmãos Ivo e Rui Oliveira, conseguiram impor-se desde início na prova de madison, controlando a corrida até ao final, os portugueses somaram um total de 35 pontos, o que lhes garantiu a vitória, em segundo lugar terminou a dupla composta por João Matias (Louletano-Loulé Concelho) e Iúri Leitão, com 29 pontos, com os britânicos Jack Brough e Jack Rootkin Gray (Team Inspired) a fecharem o pódio em terceiro, ao somarem 27 pontos.

No madison feminino foi a dupla da Suíça, composta por Aline Seitz e Lena Mettraux a levar a melhor, com um total de 41 pontos, a dupla das americanas Michelle Andres e Lily Williams fechou em segundo, com 29 pontos, seguida das francesas Flavie Boulais e Ollier Bénédicte, com 15 pontos.

No keirin masculino tivemos uma corrida empolgante, com luta pela vitória até aos últimos segundos, os corredores indianos voltaram a mostrar a sua força e pareciam ter tudo controlado para tomarem os dois primeiros lugares da prova, apesar de David Beckhame (India National Track Cycling Team) não ter conseguido passar à final.

No entanto, mesmo em cima da linha de meta, Laitonjam Ronaldo Singh e Esow Esow (India National Track Cycling Team) foram surpreendidos pelo lituano Vasilijus Lendel (Lithuanian National Team), desta feita, com o terceiro classificado da Liga dos Campeões de Pista a vencer, Ronaldo Singh terminaria na segunda posição e Esow Esow em terceiro lugar.


Na prova de sprint masculino o terceiro lugar foi disputado por Yanglem Rojit Singh (India National Track Cycling Team) e José Moreno Sanchez (Escribano Sport Team), com o corredor indiano a levar a melhor sobre o espanhol, vencendo as duas corridas, o primeiro e segundo lugares foram discutidos entre Laitonjam Ronaldo Singh e Vasilijus Lendel, com o corredor lituano a levar a melhor nas duas corridas, vencendo desta feita também a prova de sprint.

Quanto aos juniores masculinos disputaram as provas de scratch e eliminação, no scratch foi Eneko Arozena (Basque National Team) a conquistar a vitória, seguido de Beñat Garaiar (laguntasuna c.c Team) e Diogo Saleiro (Centro Ciclista de Barcelos), na eliminação inverteram-se os papéis, com o espanhol Beñat Garaiar (laguntasuna c.c Team) a vencer, na frente de Eneko Arozena e Diogo Saleiro (Centro Ciclista de Barcelos).

Na categoria de cadetes masculinos foi Gabriel Baptista (Landeiro/KTM ACR Roriz Cycling Team) a vencer, com Miguel Batista (Centro de Ciclismo de Loulé) a terminar na segunda posição e João Marques (Vilanovense/COREVA/DUOREP) a fechar no terceiro lugar.

Na prova de eliminação foi, precisamente, João marques a conquistar a vitória, seguido de Rodrigo Neves (Centro Ciclista de Barcelos) e Afonso Gomes (Vilanovense/COREVA/DUOREP).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com