quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor, Frederico Figueiredo destaca-se na chegada ao Alto da Fóia na Volta ao Algarve 2ª etapa”


Fotos: João Fonseca

 

Frederico Figueiredo, corredor da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, destacou-se hoje na chegada ao Alto da Fóia, ao atacar à entrada do último quilómetro antes da meta da 2.ª Etapa da Volta ao Algarve. O trepador ainda fez sonhar a formação de Águeda com um lugar no pódio, mas tal ensejo acabaria por não suceder, em virtude da concorrência, muito forte. Tudo aconteceu ao cabo dos 182,4 km, num percurso que partiu da Marina de Albufeira rumo ao ponto mais alto do sul de Portugal, o topo da Serra de Monchique, com David Gaudu (Groupama-FDJ) a erguer os braços.

Embora as emoções do dia tenham ficado todas guardadas para os últimos mil metros do percurso, houve uma fuga que envolveu cinco corredores que se juntaram aos 6 km até faltarem 29 para o final. Com a ascensão à Fóia, a ritmo constante, o primeiro ataque partia à entrada do derradeiro quilómetro, protagonizado por Frederico Figueiredo.  

“Foi um bom dia para a equipa. Frederico Figueiredo chegou no grupo da elite mundial, porque teve a audácia de atacar quando faltavam mil metros para a meta, ganhando uma distância muito grande e que nos chegou a fazer pensar que seria possível fechar a etapa nos 3 primeiros lugares. Acabou por não acontecer, porque nos últimos 300 metros a concorrência foi superior, mas fica o registo muito positivo desta grande atitude do nosso corredor atacar um grupo de enorme qualidade”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 


Amanhã, sexta-feira, chega a mais longa etapa da Volta ao Algarve, a terceira, com um percurso de 211,4 km que vão ligar Almodôvar a Faro, onde se espera a segunda chegada ao sprint desta edição da competição. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

 

48.ª VOLTA AO ALGARVE 

2.ª ETAPA: Albufeira – Alto da Fóia (Monchique)» 182,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º David Gaudu (Groupama-FDJ), 04h50m51s 

2.º Samuele Batistella (Astana Qazaqstan Team), a 01s 

3.º Ethan Hayter (INEOS Grenadiers), mt 

17.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15s 

80.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m41s 

96.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

116.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m51s 

118.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m07s 

150.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28m17s 

152.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º David Gaudu (Groupama-FDJ), 09h47m20s 

2.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates), a 01s 

3.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), mt 

35.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m46s 

81.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15m12s 

88.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

125.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m50s 

128.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 23m23s 

152.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30m49s 

153.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 31m48s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª INEOS Grenadiers, 29h22m13s 

21.ª Glassdrive-Q8-Anicolor, a 29m11s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 09h47m21s 

7.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10h02m32s 

15.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10h10m43s 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, João Matias de novo em destaque na fuga e Pedro Pinto junto dos melhores no Alto da Fóia 2ª etapa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 2ª Etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 182,4 quilómetros, entre Albufeira e o Alto da Fóia. Foi mais um dia de grande destaque para a equipa com João Matias de novo na fuga do dia, ele que amealhou mais alguns pontos para a camisola azul, ocupando agora o segundo lugar nesta classificação.

Logo nos primeiros quilómetros, João Matias voltou uma vez mais a estar ativo e conseguiu estar presente na fuga do dia que era composta por 5 elementos. Fuga esta que durou 155 quilómetros, altura em que foram alcançados pelo pelotão já em plena subida da Picota. Pelo meio João Matias conseguiu pontuar na contagem de montanha da Pomba, onde foi o 2º classificado somando assim mais 3 importantes pontos. É agora o segundo classificado na Classificação da Montanha, a um escasso ponto do líder David Gaudu (Groupama/FDJ).


No pelotão, a equipa limitou-se a estar bem colocada e a poupar energias para a parte final que toda ela era muito dura. Nos derradeiros 40 quilómetros, foram Pedro Pinto, Gonçalo Carvalho e Nicolas Saenz quem mais resistiram na frente da corrida. Pedro Pinto entrou em Monchique no restrito grupo da frente e lutou até ao final para obter a melhor classificação possível. No Alto da Fóia, Pedro Pinto perdeu 2m28s para o primeiro classificado, obtendo assim uma excelente classificação sendo o 2º melhor Sub23 do dia, apenas atrás de Remco Evenepoel.


Na Classificação Geral, Pedro Pinto ocupa a 33ª posição e é atualmente também o 2º classificado na Classificação da Juventude. João Matias segue também na segunda posição da Classificação da Montanha. Acabou por ser mais um dia de grande destaque para toda a equipa com presença na fuga do dia e muitos minutos de transmissão televisiva e depois com Pedro Pinto a finalizar entre os melhores.

A terceira etapa é a mais longa da competição. Corre-se nesta sexta-feira, ao longo de 211,4 quilómetros, entre Almodôvar e Faro. Espera-se a segunda chegada ao sprint desta edição da Volta ao Algarve.


 

Classificação Etapa

Albufeira – Alto da Fóia: 182,4 Kms

1.º David Gaudu (Groupama - FDJ), 4h50m51s

 

41.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m28s 74.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 11m41s 97º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

114.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 18m07s

135.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 22m07s 137.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

149.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 28m17s


 

Classificação Geral

 

1.º David Gaudu (Groupama - FDJ), 9h47m20s

33.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m19s 85.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15m12s 94º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

112.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 21m38s 124.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 22m45s 135.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 25m38s 150.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 29m14s


 

Classificação Montanha

 

2.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 9 pts

 

Classificação Juventude

 

2.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m18s

 

Classificação Equipas

 

1.º Ineos Grenadiers, 29h22m13s

20.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 28m03s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Fernando Gaviria testa positivo à COVID-19 pela terceira vez”


Ciclista colombiano é colega de João Almeida, Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira na UAE Emirates

 

O corredor colombiano Fernando Gaviria, da UAE Emirates, teve um teste com resultado positivo para o coronavírus, que provoca a covid-19, e vai falhar a Volta aos Emirados Árabes Unidos em ciclismo, informou hoje a equipa.

“Gaviria está bem e a cumprir o período de isolamento obrigatório, devendo voltar a treinar após ser submetido a exames complementares”, disse Adrian Rotunno, médico do conjunto dos emirados, no qual alinham os portugueses João Almeida, Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

Esta é a terceira vez que este especialista em ‘sprints’ finais, vencedor recente de duas etapas da Volta a Omã, testa positivo ao SARS-CoV-2 desde fevereiro de 2020.

Na Volta aos EAU, que decorre entre 20 e 26 de fevereiro, a UAE vai agora contar com o alemão Pascal Ackermann no lugar de Gaviria, sendo o esloveno Tadej Pogacar, duplo vencedor da Volta a França, e o português João Almeida os candidatos da equipa aos melhores lugares na classificação geral.

Fonte: Sapo on-line

“Alessandro Covi vence segunda etapa da Volta à Andaluzia e assume liderança da geral”


O ciclista italiano da UAE Emirates completou os 150,6 quilómetros entre Archidona a Alcalá la Real com o tempo de 03:57.46 horas

 

Por: Lusa

Foto: Alessandro Covi / Twitter

O ciclista italiano Alessandro Covi (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira a segunda etapa da 68.ª edição da Volta à Andaluzia em bicicleta, assumindo a liderança da classificação geral.

Covi, de 23 anos, completou os 150,6 quilómetros entre Archidona a Alcalá la Real com o tempo de 03:57.46 horas, batendo os colombianos Miguel Ángel López (Astana) e Iván Ramiro Sosa (Movistar), que chegaram em segundo e terceiro, a dois e quatro segundos respetivamente.

O ciclista italiano da UAE Emirates fez um ataque já dentro do último quilómetro da subida até à meta e conseguiu segurar a vantagem até ao final, apesar da tentativa de resposta dos adversários.

Covi assumiu, assim, a liderança da classificação geral, que no final da primeira etapa estava na posse do belga Rune Herregodts (Sport Vlaanderen-Baloisse), que hoje perdeu muito tempo na subida final.

No segundo lugar da geral está o espanhol Ander Okamina (Burgos-BH), a cinco segundos de Covi, enquanto Miguel Ángel López é terceiro, a oito.

O único português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), cortou a meta na 73.ª posição e na geral é 65.º, a 03.01 minutos do líder.

Na sexta-feira, a terceira de cinco etapas liga Lucena a Otura ao longo de 153,2 quilómetros, com quatro subidas de segunda e terceira categoria ao longo do percurso.

Fonte: Record on-line

“48.ª Volta ao Algarve 2ª etapa”


David Gaudu vence final dramático na Fóia

 

Por: José Carlos Gomes

O francês David Gaudu (Groupama-FDJ) ganhou hoje a segunda etapa da Volta ao Algarve, 182,4 quilómetros que começaram em Albufeira e tiveram um desfecho dramático, na Fóia, com a queda, meta à vista, dos dois corredores que arrancaram primeiro para vencer a etapa, Sergio Higuita (Bora-hansgrohe) e Tobias Foss (Team Jumbo-Visma). David Gaudu é o novo Camisola Amarela Turismo do Algarve. Ricardo Vilela (W52-FC Porto), 12.º na etapa, foi o melhor português do dia.

As emoções ficaram todas guardadas para os últimos mil metros. Depois de a INEOS Grenadiers ter selecionado o pelotão na subida da Picota, a ascensão à Fóia, em Monchique, fez-se a ritmo constante. O primeiro ataque aconteceu à entrada do derradeiro quilómetro, sendo protagonizado por Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor).


O pelotão acelerou e passou pelo português, mercê do arranque de Samuele Bastistella (Astana Qazaqstan Team). Após a última curva, Sergio Higuita e Tobias Foss arrancaram para sprintar pela vitória. Mas os campeões da Colômbia e da Noruega tocaram-se e caíram.

David Gaudu evitou o acidente e sprintou para a vitória, cortando o risco ao fim de 4h50m51s (média de 37,628 km/h). Samuele Batistella foi o segundo e Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) fechou o pódio da jornada, ambos a 1 segundo do vencedor. Ricardo Vilela foi o representante português no top 15, gastando mais 8 segundos do que o chefe-de-fila da Groupama-FDJ.

David Gaudu sai da Fóia com a Camisola Azul Lusíadas, de melhor trepador, e com a Camisola Amarela Turismo do Algarve, que o confirma como primeiro da geral. Tem seis corredores apenas a 1 segundo de diferença. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) é segundo e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) é terceiro. O belga, vencedor da Volta ao Algarve em 2020, continua em posse da Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem.


O neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conserva a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. A INEOS Grenadiers assumiu a primeira posição por equipas.

"Queria estar na frente, sei que o sprint é rápido. Apanhámos vento de frente e nos últimos quilómetros havia ventos cruzados. Disse à equipa para só irem para a frente nos últimos três. Penso que será difícil manter a liderança, o contrarrelógio é muito longo. Mas temos uma vitória de etapa e sabemos que o Stefan Küng pode ganhar o contrarrelógio. Quero ver o meu progresso no contrarrelógio e talvez possamos ganhar o contrarrelógio e a última etapa. A geral veremos depois do contrarrelógio”, afirmou David Gaudu.

Antes das decisões, na montanha da fase final, sobressaíram os cinco corredores que pedalaram em fuga desde o quilómetro 6 até faltarem 29 para o final. Unai Iribar (Euskaltel-Euskadi), Nicolas Zukowski (Human Powered Health), Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) animaram a jornada, mas não conseguiram o principal objetivo, passar na frente ainda na Picota, onde poderiam somar pontos preciosos para a classificação da montanha.

A terceira etapa é a mais longa da competição. Corre-se nesta sexta-feira, ao longo de 211,4 quilómetros, entre Almodôvar e Faro. Espera-se a segunda chegada ao sprint desta edição da Volta ao Algarve.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta ao Algarve: Rui Oliveira quer fazer na estrada o que já fez na pista”


Ciclista português frisa que a sua forma está a "subir a cada ano"

 

Por: Lusa

Foto: DR

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) quer transpor os excecionais resultados na pista para a estrada, tendo confessado, em declarações à Lusa, sentir que está próximo de inaugurar o palmarés na vertente na qual está focado.

"Apesar de não ter tido nenhuma vitória, posso considerar que [a época de 2021] foi a melhor, porque estive perto de vencer em algumas grandes corridas e, claro, a forma vai aumentando a cada ano e isso também é positivo", reconheceu à Lusa o jovem gaiense, que era o quinto classificado na 48.ª Volta ao Algarve no inicio da 2ª etapa.

Oliveira teve um 2021 de sonho, ficando muito perto de estrear o palmarés enquanto elite na estrada - foi segundo na 19.ª etapa da Vuelta, num dos seus três top-10 na prova espanhola, e sagrou-se vice-campeão nacional de estrada, um dos seus vários resultados entre os 10 primeiros na temporada - e subindo ao lugar mais alto do pódio nos Europeus de pista, como campeão continental de scratch.

O ciclista da UAE Emirates mantém, contudo, os pés no chão, desvalorizando os feitos na pista, e insiste em separar as duas vertentes, vincando que é a estrada a sua profissão.

"Tem de se fazer um bocado de distinção, o meu foco está na estrada, pista é um complemento. Tenho o sonho de ir aos Jogos [Olímpicos Paris'2024] e é por isso que trabalho na pista e faço as corridas. Ter sido campeão da Europa também foi o culminar de uma época já bastante boa, agora é continuar", completou.

Para o irmão gémeo de Ivo Oliveira, "uma coisa é pista, outra é estrada". "Não podemos comparar o estado de forma de uma para a outra, mas é sempre bom sinal quando estamos bem numa, podemos fazer bem na outra. E é isso que vou tentar fazer", sustentou.

"Vou tentar focar-me, neste início de ano, nas clássicas, estar na ajuda do Matteo [Trentin] e, quem sabe, ter as minhas oportunidades, e ver também se irei ao Giro, é essa uma das prioridades", revelou.

Com o calendário para a primeira parte da época já definido, o campeão nacional de estrada de sub-23 em 2018 assumiu à agência Lusa considerar que os resultados somados no ano passado elevaram a fasquia para 2022.

"Estando perto de vencer, agora o que falta é a vitória. Sei que estou lá perto, tenho trabalhado bastante para isso, e penso que vai aparecer naturalmente", rematou.

E, quem sabe, se o tão ansiado triunfo não pode surgir já nesta 'Algarvia', com o jovem de 25 anos, (re)conhecido pela sua ponta final rápida e declarado apreciador das clássicas do centro/norte da Europa, a apontar a 'mira' à terceira etapa, a ligação de 211,4 quilómetros entre Almodôvar e Faro, que se disputa na sexta-feira, depois de ter sido quinto classificado na etapa inaugural.

Até porque, como expressou numa publicação na sua conta na rede social Instagram, correr em Portugal representa uma motivação extra.

"Gosto bastante. Falar português, ouvir português, correr nas estradas que eu conheço -- corro pouco aqui em Portugal -, para mim é das coisas mais especiais que posso fazer em todo o ano", assumiu.

Não que falar português seja uma raridade, já que na equipa dos Emirados Árabes Unidos tem como companheiros, além do irmão Ivo, o campeão mundial de 2013, Rui Costa, e o recém-chegado João Almeida, o novo 'ídolo' do ciclismo nacional.

"É excelente. Juntámo-nos todos pela primeira vez no 'training camp' e é sempre especial ter alguém com quem falar português. Estamos a crescer cada vez mais e juntarmo-nos todos numa das melhores equipas do mundo, deixa-me sem palavras", concluiu.

Rui Oliveira que partiu hoje para a segunda etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 182,4 quilómetros entre Albufeira e o alto da Fóia (Monchique), com o mesmo tempo do líder da geral, o neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl).

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, João Matias veste Camisola Azul em dia de muitas quedas 1ª etapa”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação na 1ª Etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 199,1 quilómetros, entre Portimão e Lagos. João Matias esteve em grande destaque, esteve presente na fuga do dia e após vencer a segunda contagem de montanha do dia, assegurou a subida ao pódio e envergou a Camisola Azul no final do dia.

Foi ao quilómetro 17 que se deu a primeira fuga desta Volta ao Algarve. 4 elementos se escaparam ao pelotão, e entre eles estava João Matias que marcava a presença da equipa na frente da corrida. Logo ao quilómetro 39 havia a primeira montanha do dia de 4ª categoria onde João Matias foi o segundo a passar e somou pontos importantes. Alguns quilómetros mais à frente, na Meta Volante de São Bartolomeu de Messines, João Matias foi o primeiro a passar.


Na segunda e última contagem de montanha do dia de terceira categoria em Nave, João Matias foi muito audaz e guardou todas a suas forças para o último quilómetro da subida, onde ultrapassou os adversários com grande categoria e venceu, somando assim 4 pontos que lhe permitiram no final ser o Líder da Classificação da Montanha, subindo assim ao pódio para envergar a Camisola Azul. Um marco importante para a equipa e para o João, que subiu pela primeira vez ao pódio da Volta ao Algarve.


No final, Matias afirmava que “No dia de hoje queríamos estar presentes na fuga do dia para demonstrar as cores da Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados e acabou por me tocar a mim. Depois de conseguir isso lutei pela Camisola da Montanha e consegui estar no pódio, o que me deixa muito feliz. Numa prova desta categoria como a Volta ao Algarve é muito bom poder envergar uma camisola! Estão aqui os melhores e nós estamos motivados neste início de época para continuar a estar na frente”.

O nervosismo habitual na primeira etapa de uma competição importante provocou duas quedas, que limitaram o sprint a um grupo restrito. Nos últimos 40 quilómetros nestas duas quedas, ficaram envolvidos Gonçalo Carvalho, Nicolas Saenz. Ambos conseguiram terminar a etapa, apesar de algumas perdas de tempo e estão sob observação.

A segunda etapa, a disputar nesta quinta-feira, será um teste aos candidatos, que, maioritariamente, escaparam às quedas e têm o mesmo tempo de Fabio Jakobsen. Os 182,4 quilómetros, que vão ligar Albufeira ao alto da Fóia (Monchique) farão a primeira triagem.


 

Classificação Etapa Portimão - Lagos: 199,1 Kms

 

1.º Fábio Jakobsen (Quick Step – Alpha Vinyl), 4h56m29s

38.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 38s 74.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 51s 82.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 57s

106.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m31s 133.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 134º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 136.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

 

Classificação Montanha

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 6 pts

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor começa Volta ao Algarve com boa prestação 1ª Etapa”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor começou a 48.ª edição da Volta ao Algarve com alguns percalços, ao estar envolvida em várias quedas, provocadas pelo nervosismo habitual na 1.ª Etapa de uma competição tão importante como esta. Quedas que limitaram a chegada a um grupo restrito, onde Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) foi superior a todos num vigoroso sprint em Lagos.

O dia começou com sol em Portimão, onde foram dadas as primeiras pedaladas da Volta ao Algarve de 2022, para 199,1 km que terminariam em Lagos. A primeira fuga desta competição deu-se aos 17 km com quatro corredores. Embora a Glassdrive / Q8 / Anicolor tenha estado bem desde início, não conseguiu colocar nenhum dos seus homens nesta escapada, que surgiu quando menos se esperava. 

A fuga, sempre controlada pelo pelotão, acabou a 35 km da meta, pouco depois de uma queda coletiva que reduziu o pelotão a menos de metade e quando faltavam 12 km para o sprint em Lagos, nova queda voltou a acontecer, apanhando Rafael Reis, Javier Moreno e Pedro Silva, os três corredores da equipa que seguiam mais adiantados. 

Ainda assim, Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor referiu que este “foi um dia salvo. Houve várias quedas, estivemos envolvidos nelas, com a nossa equipa a ficar quase toda retida na penúltima e os três homens da frente na última, contudo, sem nada de grave. Não foi o cenário perfeito para este arranque da prova, mas ainda temos muitos dias pela frente”. 

Amanhã a corrida prossegue com a 2.ª Etapa, para 182,4 km que vão desde Albufeira ao Alto da Fóia (Monchique), uma chegada em montanha que vai fazer a primeira seleção. 


 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

48.ª VOLTA AO ALGARVE 

1.ª ETAPA: Portimão – Lagos» 199,1 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 04h56m29s 

2.º Bryan Coquard (Cofidis), mt 

3.º Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), mt 

70.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 43s 

98.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m32s 

99.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

112.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m31s 

118.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

119.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

147.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Quick-Step Alpha Vinyl Team, 14h49m27s 

24.ª Glassdrive-Q8-Anicolor, a 05m47s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 04h56m29s 

8.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h59m01s  

13.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 05h00m00s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com