terça-feira, 22 de março de 2022

“Acham normal… ou sou eu que estou errado”


Depois de uma Volta ao Alentejo que teve como parceiro média a CMTV que apenas serviu para ficar no panfleto, já que imagens da prova não existiram da corrida, sem transmissão direta.

Deparei-me agora com a notícia da Clássica Aldeias do Xisto que se vai realizar no próximo fim-de-semana, e onde a federação de ciclismo, apenas publicou no seu site às 10 horas da manhã, e publicou no Facebook juntamente na mesma hora, infelizmente para as redações o Press Release da prova ficou no esquecimento, e para darmos a notícia temos de andar a ver os sites se queremos informar.

ASSIM NÃO…

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa decide-se nas Aldeias de Xisto”


A quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto juntará as melhores equipas nacionais para a decisão da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, no dia 27 de março. O pelotão contará com 133 corredores, em representação de 19 equipas, partindo de Sobral de São Miguel e chegando a Ferraria de São João, depois de percorridos 144,8 quilómetros.

A Clássica Aldeias dos Xisto começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, de onde a caravana parte às 12h00. Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30.

A beleza paisagística das Aldeias do Xisto, que voltará a ficar registada através da Clássica, é acompanhada pelas dificuldades do percurso, que fazem desta prova uma das mais seletivas do calendário nacional.

Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores. Será uma escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento. 


A Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã.

O pelotão será composto pelas dez equipas continentais UCI portuguesas, por sete equipas de clube nacionais e pelos galegos dos Aluminios Cortizo e dos Supermercados Froiz.

Nas contas da Taça de Portugal, o equilíbrio é o mote. Rafael Silva (Efapel Cycling) comanda, com 120 pontos, mas é seguido de perto por Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), com 115, Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), com 110, e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), com 105.

Mas, como o vencedor da Clássica Aldeias do Xisto arrecadará 75 pontos, está tudo em aberto, existindo dez corredores com possibilidade matemática de ganhar a Taça de Portugal na categoria de elite.

Entre os sub-23 a disputa é restrita a quatro ciclistas: Pedro Silva e Anfonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor), com 150 e 130 pontos, respetivamente, João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), com 95, e Juan Guillermo Jaramillo (JV Perfis/Windmob), com 85.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mauro Schmid vence na abertura da Semana Internacional Coppi e Bartali”


Triunfo deixa o ciclista suíço da QuickStep Alpha Vinyl na frente da geral individual

 

Por: Lusa

Foto: Action Images

O ciclista suíço Mauro Schmid (QuickStep Alpha Vinyl) venceu esta terça-feira isolado a primeira etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali, um triunfo que o deixa na frente da geral individual.

Schmid, de 22 anos, cumpriu os 164,6 quilómetros com partida e chegada em Riccione em 4:12.58 horas, batendo uma dupla da INEOS, com o irlandês Eddie Dunbar no segundo posto, a dois segundos, e o britânico Ethan Hayter em terceiro, a 16.

Na geral, o suíço leva seis segundos de vantagem para o irlandês e 22 para o britânico.

Daniel Viegas (EOLO Kometa), único português em prova, cedeu mais de 14 minutos para o vencedor e cortou a meta em 134.º.

Na quarta-feira, a segunda de cinco etapas volta a sair de Riccione e estende-se por 165,9 quilómetros até Longiano, com três contagens de montanha de terceira categoria, uma por cada passagem em Roncofreddo.

Fonte: Record on-line

“Kaden Groves vence segunda etapa da Volta à Catalunha, Hvideberg novo líder”


O australiano concluiu os 202,4 quilómetros entre L'Escala e a cidade francesa de Perpignan em 4:44.28 horas

 

Por: Lusa

Foto: LUSA / EPA

O ciclista australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) venceu esta terça-feira ao 'sprint' a segunda etapa da Volta à Catalunha, em que o norueguês Jonas Iversby Hvideberg (DSM) subiu à liderança da geral.

Groves, de 23 anos, concluiu os 202,4 quilómetros entre L'Escala e a cidade francesa de Perpignan em 4:44.28 horas, batendo sobre a meta o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), segundo, e o francês Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic), terceiro.

Foi o primeiro triunfo do jovem velocista australiano em 2022 e o segundo seguido para a BikeExchange-Jayco na prova, em dois dias.

O dia ficou marcado pelo efeito do vento, que provocou cortes no pelotão em vários momentos e levou muitos ciclistas a perder tempo, bem como várias quedas ao longo do percurso e o abandono do australiano Richie Porte (INEOS), segundo em 2021.

O antigo campeão mundial sub-23 Hvideberg aproveitou as bonificações ao longo do percurso, voltando a integrar a fuga do dia, para assumir um controlo completo das classificações: lidera a geral, os pontos, a montanha e a juventude.

Na geral, 'usurpou' o primeiro lugar ao australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), agora segundo a um segundo, com Hofstetter a subir a terceiro, a sete.

João Almeida é o melhor do trio português da UAE Emirates, no 35.º posto, a 11 segundos do líder, após hoje ter sido 35.º na etapa, com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira subiu a 122.º e Rui Costa a 126.º.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga Perpignan a La Molina, culminando numa subida de primeira categoria no final de 161,1 quilómetros que têm outras duas ascensões de primeira no traçado.

Fonte: Record on-line

“Colbrelli sente-se "bem" e não tem sequelas da paragem cardiorrespiratória”


Ciclista italiano foi reanimado no final da primeira etapa da Volta à Catalunha

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Sonny Colbrelli está "consciente" e a "sentir-se bem", depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória e ter sido reanimado no final da primeira etapa da Volta à Catalunha, informou esta terça-feira a Bahrain-Victorious.

"Após ter sido admitido no Hospital Universitário de Girona, Sonny Colbrelli estava consciente e a sentir-se bem. Desde então, tem estado em contacto com a sua família e amigos, enquanto recupera no hospital", pode ler-se no site oficial da equipa do campeão europeu e italiano de fundo.

A curta nota da Bahrain-Victorious revela que o ciclista de 31 anos vai ser hoje submetido "a exames adicionais para descobrir a causa do incidente", depois de "todos os exames cardíacos" realizados na noite de segunda-feira não terem revelados "quaisquer sinais de preocupação ou de funções comprometidas".

Sonny Colbrelli, que foi segundo na primeira etapa da Volta à Catalunha, teve de ser reanimado após perder a consciência logo após cortar a meta, sendo depois transportado para o hospital.

O italiano 'colapsou' momentos depois de ter disputado ao 'sprint' com o australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), eventual vencedor, o triunfo no arranque da 101.ª edição da prova catalã.

O comunicado médico da primeira etapa da Volta à Catalunha detalha que "Colbrelli sofreu um episódio de perda de conhecimento com convulsões e posterior paragem cardiorrespiratória".

"Foi imediatamente assistido pelos médicos mediante reanimação cardiopulmonar e desfibrilador, revertendo-se a paragem", acrescenta.

O ciclista de 31 anos, que falhou no domingo a Milão-Sanremo devido a uma bronquite, regressou ao 'ativo' nas redes sociais ainda na noite de segunda-feira, respondendo àqueles que lhe desejaram as melhoras, como Michael Matthews (BikeExchange--Jayco) ou Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), o belga que bateu para conquistar o título europeu.

Colbrelli venceu em 2021 o Paris-Roubaix, o maior feito da sua carreira, num ano em que se afirmou no pelotão mundial com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Record on-line

“O que pode ver no Eurosport em abril”


Por: Vasco Simões

Adeus, inverno, olá primavera! Em abril, a programação do Eurosport deixa a neve e o gelo e apresenta uma seleção de desportos e competições de grande qualidade.

O ciclismo de estrada ganha força, rumo à primeira grande Volta da temporada, o Giro de Itália, até lá os fãs da modalidade vão poder acompanhar as provas que marcam a preparação de centenas de ciclistas para a grande corrida italiana.

Clássicas, Monumentos e Voltas de grande qualidade são algumas das propostas do canal para este mês com destaques especial para a Paris-Roubaix, Volta a Flandres e Liège–Bastogne–Liège.

Também no triatlo, são outros desportos que poderá ver em abril no Eurosport, confira todos os destaques deste eventos.

 

Ciclismo:

 

Grande Prémio Miguel Indurain

02 de abril – Espanha

 

Volta à Flandres H e M 

03 de abril – Bélgica

 

Itzulia – Volta ao País Basco 

04 a 09 de abril – Espanha

 

Amstel Gold Race H e M 

10 de abril – País Baixos

 

Scheldeprijs 

06 de abril – Bélgica

 

Volta Presidencial à Turquia 

10 a 17 de abril – Turquia

 

Volta à Sicília 

12 a 15 de abril – Itália

 

De Brabantse Pijl – La Flèche Branbançonne 

13 de abril – Bélgica

 

Paris- Roubaix 

17 de abril – França

 

Volta aos Alpes 

18 a 24 de abril – Itália

 

La Flèche Wallone H e M

20 de abril – Bélgica

 

Liège-Bastogne-Liège H e M

24 de abril – Bélgica

 

Volta à Romandia 

26 de abril a 01 de maio – Suíça

 

Volta à Andaluzia Feminina – Ruta del Sol 

19 de abril a 01 de maio - Espanha

 

Superliga de Triatlo:

 

09 de abril – Munique, Alemanha

23 de abril – Londres, Inglaterra

Fonte: Eurosport Portugal

“Queda de raio provoca morte a ex-ciclista da equipa da Reynolds Samuel Cabrera”

Por: José Morais

Samuel Cabrera um ex-ciclista da equipa da Reynolds, morreu esta segunda-feira tragicamente quando foi atingido por um raio quando estava a trabalhar na sua fazenda, e chovia no momento. 

O colombiano, que era uma grande figura do ciclismo, perdeu a vida ao 62 anos


tragicamente, o ex-ciclista participou do Tour de France seis vezes em 1983, 1984, 1986, 1987, 1988 e 1989, uma vez no Giro de Itália em 1989, e quatro na Volta a Espanha em 1985, 1986, 1987 e 1986, conseguindo no Tour de 1986, ficar em 11º lugar, e esteve ainda perto de vencer em Granon, onde foi o quarto no final.

Descanse em paz.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com