domingo, 5 de março de 2023

“Tim Merlier na liderança do Paris-Nice”


Rui Oliveira chegou na 99.ª posição, a 10 segundos do líder belga

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Paris-Nice

Tim Merlier é o primeiro líder do Paris-Nice, depois deste domingo ter vencido a etapa inaugural da prova francesa, marcada pelo primeiro duelo entre Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar rumo à luta pela Volta a França.

O campeão belga de fundo impôs-se ao sprint, no final dos 169,4 quilómetros com início e final em La Verrière, garantindo o 11.º triunfo da temporada à Soudal Quick-Step e a liderança da importante corrida francesa, mas o seu feito foi ofuscado pelo inesperado frente a frente entre o campeão em título do Tour e o seu 'vice', que, a cinco quilómetros da meta, e numa etapa sem história, andavam fugidos ao pelotão.

A breve aparição de Pogacar (UAE Emirates), que conseguiu seis segundos de bonificação no sprint intermédio, e de Vingegaard (Jumbo-Visma) não atrapalhou os planos dos sprinters, com Merlier a bater na linha de meta o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) e o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), respetivamente segundo e terceiro na tirada, com as mesmas 03:50.52 horas do vencedor.

Na geral, o belga lidera com quatro segundos de vantagem sobre Bennett, segundo, e sobre 'Pogi', que capitalizou os segundos amealhados na meta volante para ser terceiro.

"É como um sonho. Quase não consigo acreditar. Estou verdadeiramente feliz, também pela equipa", resumiu Merlier, que somou este domingo o quarto triunfo com as cores da Soudal Quick-Step representou a Alpecin-Fenix nas três épocas anteriores.

A jornada inicial da 'Corrida do Sol' ficou também marcada pela fuga dos anónimos Paul Ourselin (TotalEnergies) e Jonas Gregaard (Uno-X), que saltaram do pelotão ao quilómetro 16 e só foram apanhados a 30 quilómetros da meta, graças ao trabalho das equipas dos sprinters, mas também da Jumbo-Visma, muito ciente das pretensões do vigente campeão do Tour e recente vencedor do Gran Camiño.

Naquele que será, muito provavelmente, o único duelo antes do Tour entre os dois últimos vencedores da Volta a França, Vingegaard mostrou-se atento às movimentações de Pogacar, que aproveitou o ataque de Neilson Powless (EF Education-EasyPost), na contagem de terceira categoria situada a 20 quilómetros de La Verrière, para exibir a sua força.

No entanto, o esloveno, ao perceber que o dinamarquês da Jumbo-Visma também integrava um grupo de 27 ciclistas que perseguia Powless, acabou por desistir de 'fugir' ao pelotão, acabando por fazer a diferença no sprint intermédio, conquistando seis segundos de bonificação a seis quilómetros da meta, já depois de o norte-americano da EF Education-EasyPost ter sido alcançado.

A ambição de 'Pogi', bicampeão da 'Grande Boucle' (2020 e 2021), haveria de proporcionar uma imagem inesperada na primeira jornada do Paris-Nice, com o 'vice' e o campeão do último Tour a trocarem impressões à frente do pelotão, depois de terem abdicado de tentar seguir a irrelevante tentativa de Pierre Latour (TotalEnergies), apanhado nos dois derradeiros quilómetros.

Rui Oliveira (UAE Emirates), o único português em prova, chegou integrado no pelotão, na 99.ª posição, uma acima da que ocupa na geral, a 10 segundos de Merlier.

Na segunda-feira, a 'Corrida do Sol' cumpre uma ligação de 163,7 quilómetros entre Bazainville e Fontainebleau, propícia para uma nova chegada ao sprint.

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team faz corrida consistente em Santo Tirso”


Por: Helena Dias

Foto: Paulo Figueiredo

Foi debaixo de chuva que, este domingo, se realizou a primeira edição da Clássica de Santo Thyrso, prova de 144,4 quilómetros com partida em Vila das Aves e chegada em Santo Tirso. A Óbidos Cycling Team destacou-se no terceiro lugar da classificação por equipas de clube e fechou no Top 10 da juventude com Bernardo Jorge.

A prova desenrolou-se em circuito, com quatro passagens pela meta e quatro passagens pelo prémio de montanha de Refojos. A jornada foi bastante atacada, com um grupo de 10 corredores a formar a fuga do dia, da qual ficaram quatro na frente à falta de 64 quilómetros. O alto ritmo imposto no pelotão ditou o fim da fuga, sendo o último fugitivo alcançado à falta de 3 quilómetros para o final. A vitória sorriu ao argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).


O director-desportivo e manager Micael Isidoro destacou: “A prova correu bem, foi mais uma prestação positiva da Óbidos Cycling Team. Estivemos na luta pela classificação por equipas de clube, na qual fizemos terceiro, e a nível individual tivemos no Bernardo o nosso corredor mais adiantado. Chegámos num grupo a seguir com o Tomás, o Mark e o Marco. Fizemos uma corrida consistente dentro da categoria sub-23 e saímos satisfeitos”.

No embate com os ciclistas profissionais do pelotão nacional, Micael Isidoro salientou que os jovens da Óbidos Cycling Team “tiveram uma boa entrega à corrida. Num dia duro, de condições complicadas com chuva e frio, comportaram-se bem e tiveram uma boa atitude”.

 

Classificação Geral:

 

1º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) 3h37m25s [39,850 km/h]

2º Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

3º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-Udo) a 5s

53º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 8m28s

60º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 11m21s

63º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 11m26s

64º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 11m29s

76º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 15m48s

78º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 15m51s

DNF Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas de Clube:

 

1ª Fonte Nova-Felgueiras 11h10m50s

3ª Óbidos Cycling Team a 12m40s

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive-Q8-Anicolor 10h52m36s

12ª Óbidos Cycling Team a 30m54s

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor)

10º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

14º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

16º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

17º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

26º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

28º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

Fonte: Equipa de Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa faz 2.º lugar na Clássica de Santo Thyrso e Pedro Silva é o vencedor da Juventude”


Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou hoje na 2.ª posição a Clássica de Santo Thyrso, com o mesmo tempo do vencedor, o argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho). Pedro Silva venceu na Juventude e na Geral coletiva ganhou a equipa de Águeda. Frederico Figueiredo também se destacou, ao fazer parte da fuga do dia.

Foi em Vila das Aves que foi dada a partida para a 1.ª edição da prova, com muita chuva, que persistiu até ao final dos 144,4 km. Dez corredores formaram a fuga do dia aos 10 km, com Frederico Figueiredo a fazer parte do grupo, que chegou a ter cerca de três minutos de vantagem para o pelotão.


A fuga viria a perder gradualmente os seus elementos, com o último deles a ser alcançado a 3 km do final da corrida. A chegada era em paralelo, muito técnica e foi Fábio Costa quem se lançou ao ataque nos últimos metros, para tentar o triunfo. Acabaria por rematar todo o excelente trabalho da equipa com o 2.º lugar. Pedro Silva foi o 7.º a terminar, o que lhe valeu a Camisola Branca, da Juventude, melhor Sub-23.

“Foi um bom dia, com um bom trabalho de toda a equipa. Salientar que saímos com um objetivo bem delineado e dentro disso as coisas correram-nos bastante bem. Ganhar só ganha um e há que dar o mérito ao vencedor, mas destacar o grande trabalho da nossa estrutura, que Fábio Costa rematou com o 2.º lugar. Além disso destaque para a vitória por equipas e em Sub-23 do Pedro Silva. E também todo o trabalho do Mendonça, do Frederico, do Mauricio, do Artem e do Rafael Reis. Saímos da corrida com um balaço bastante positivo”, rematou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


 

CLASSIFICAÇÕES:

1.ª Clássica de Santo Thyrso

Vila das Aves (Santo Tirso) – Santo Tirso» 144,4 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA


 

1.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 03h37m25s

2.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

3.º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), a 05s

7.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09s

9.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 12s

10.º Luís Mendonça(Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

35.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m07s

43.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07m04s

DNF Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h37m34s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 10h52m36s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 9 Pontos

6.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




“ABTF Betão-Feirense Fábio Oliveira no pódio da Clássica de Santo Thyrso”


Ciclista da ABTF Betão-Feirense conquistou camisola das metas volantes

 

Fotos: João Fonseca

Num domingo chuvoso, o pelotão percorreu 144,4 quilómetros entre Vila das Aves e Santo Tirso na primeira edição da Clássica de Santo Thyrso. O percurso em circuito teve quatro passagens pela meta e o mesmo número de passagens pelo prémio de montanha de Refojos, com Fábio Oliveira a integrar a fuga de 10 elementos, que passou a quatro à falta de 64 quilómetros para o final. O corredor da ABTF Betão-Feirense foi um dos fugitivos mais resistentes, passando no primeiro lugar em três das cinco metas volantes do dia, conseguindo a vitória desta classificação.

Afonso Eulálio também esteve em bom plano, fechando em segundo da juventude e 14º na classificação geral, a 21 segundos do vencedor, o argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho). Ivo Pinheiro também esteve entre os primeiros, terminando em 18º lugar, a 26 segundos.


Para o diretor-desportivo Joaquim Andrade, “Foi um dia típico de Clássica, no qual demos liberdade aos corredores para fazerem uma prova mais à vontade. O Fábio aproveitou a oportunidade, fez uma boa prova e a classificação das metas volantes é um bom prémio para a sua prestação. Uma ida ao pódio é sempre gratificante para os ciclistas.”

 

Classificação Geral:

 

1º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) 3h37m25s [39,850 km/h]

2º Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

3º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-Udo) a 5s

14º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 21s

18º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 26s

26º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 1m16s

45º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 7m12s

47º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) mt

51º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 8m28s

DNF Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 9

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor)

2º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Montanha:

 

1º Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínos-MarcosCar) 9

3º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 2

4º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 2

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive-Q8-Anicolor 10h52m36s

6ª ABTF Betão-Feirense a 1m42s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“1.ª Taça de Portugal de XCO Credibom Vila do Conde”


Raquel Queirós e Mário Costa entram vencer na Taça de Portugal de XCO

 

Por: Ana Nunes

Melgaço foi, neste domingo, palco da 1.ª Taça de Portugal de XCO Credibom, com Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Mário Costa (AXPO/FirstBike Vila do Conde) a serem os mais fortes na categoria elite.

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), iniciou a época nacional de Cross Country Olímpico (XCO) a vencer, batendo Constance Valentin (Team VCA Anjos/KTM), que foi segunda, a 53 segundos. Já Ana Santos (X-Sauce Factory Team) fechou o pódio de elite em terceiro lugar, a 5m35s da vencedora, tendo sido a melhor corredora sub-23 em prova.

No setor masculino as diferenças foram menores, com Mário Costa (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) a sagrar-se vencedor, completando a sua prova em 1h27m39s. Clement Izquierdo (Team Bagnol Jo.we Omega) foi segundo, a 17 segundos. Com este resultado, foi ainda o melhor na categoria sub-23. Christopher Dawson (Dawson Racing) foi terceiro, a 1m03s.

Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foi a grande vencedora na categoria de juniores, vencendo com larga vantagem sobre a segunda classificada, Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), que terminou a 3m34s. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) fi terceira, a 7m06s.


Entre os rapazes a competição foi mais renhida, com o primeiro e o segundo classificados, Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Tomás Pombo (CC Cortizo), respetivamente, a ficarem separados por 21 segundos. O terceiro lugar ficaria para Alejandro Garcia (Academia Postal/A Banca/Maceda), que concluiu a sua prova com mais 41 segundos do que o vencedor.

Na categoria de cadetes, Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) dominou no setor feminino, ao passo que, no masculino, a vitória ficaria para Daniel Franco (BTTTeam SUColarense/CSTreino/GinasiosSpald).

Nas categorias de veteranos, destacaram-se, em masters 30, Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), em masters 40, Virgínia Moreira (SEARTEX Portugal/Edaetech) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), em masters 50, António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e em masters 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

No paraciclismo foi Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) a sair vitorioso.

Já na classificação por equipas foi a Guilhabreu MTB a terminar na primeira posição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“1.ª Clássica de Santo Thyrso”


Tomas Contte conquista a primeira edição da Clássica de Santo Thyrso

Por: Ana Nunes

A chuva não impediu Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) de brilhar na primeira edição da Clássica de Santo Thyrso. Ao corredor argentino seguiram-se Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), em terceiro.

O pelotão partiu de Vila das Aves para uma primeira edição da Clássica de Santo Thyrso bastante chuvosa, condições essas que se fizeram sentir ao longo dos 144,4 quilómetros da prova.


A fuga do dia, composta por 10 corredores, formou-se logo ao quilómetro 10, com a grande maioria das equipas continentais portuguesas a tentar colocar elementos na frente. Este grupo chegou a ter cerca de três minutos de vantagem para o pelotão, que foi durante quase toda a prova comandado pela Efapel Cycling.

A situação de corrida manteve-se igual até ao quilómetro 80, já depois da primeira de quatro passagens pela meta, altura em que quatro corredores se destacaram do grupo que seguia em cabeça de corrida, entre eles, Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Alexandre Montez e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).


Alexandre Montez acabaria por perder o contacto com o grupo ainda antes da segunda passagem pela meta, altura em que faltavam 35 quilómetros para o final da corrida. A fuga viria a perder gradualmente os seus elementos, também como consequência do ritmo imposto pela Efapel Cycling que se manteve até ao final na frente do pelotão. O último corredor a ser alcançado foi Luís Gomes, a três quilómetros da meta.


Uma chegada bastante técnica, em paralelo, acabaria por beneficiar Tomas Contte, que lançou o ataque nos últimos 300 metros. O corredor argentino foi o grande vencedor desta primeira edição da Clássica de Santo Thyrso, seguindo-se Fábio Costa (Gassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, com o mesmo tempo, e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), em terceiro, a cinco segundos.

Relativamente às restantes classificações, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor da juventude, Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor na montanha e Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) venceu a geral das metas volantes. Já a Glassdrive-Q8-Anicolor liderou a classificação por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com