domingo, 1 de maio de 2022

“Iván Ramiro Sosa vence Volta às Astúrias”


Por: José Morais

Foto: Sprint Cycling/Equipa Movistar

O ciclista colombiano Iván Ramiro Sosa da equipa da Movistar Team, sagrou-se o vencedor da Volta às Astúrias 2022, Simon Yates da equipa da Team BikeExchange venceu a última etapa, com uma extensão de 122 quilómetros, entre Cangas del Narcea e Oviedo, Iván Ramiro Sosa, cortou a linha de chegada no pelotão, defendendo a liderança da prova, conseguindo segurar o primeiro lugar no final.

A fuga do dia era composta por quatro ciclistas, que chegou a ter quase um minuto de avanço sobre o pelotão, onde diversas equipas controlavam, entre elas estava a Team BikeExchange, com o pelotão a absorver os fugitivos antes da única subida do dia de terceira categoria, o Violeo

No alto da subida para o prémio da montanha Simon Yates atacava, e sozinho saia do pelotão, conseguindo uma diferença, que lhes deu avanço para cortar a linha de chegada em primeiro, levantando assim os braço da vitória da etapa, a completar o pódio do dia estiveram Vincenzo Albanece da Eolo Kometa, que venceu Kevin Vauquelin da Arkea Samsic na corrida do grupo sênior.

Sem dificuldades e rodeados pelos companheiros chegava o colombiano Iván Ramiro Sosa, que conquistou assim o seu primeiro título juntamente com a equipa da Movistar, nesta que foi a sul última corrida antes de iniciar o Giro de Itália.

“Aleksandr Vlasov ganha 'crono' e classificação final da Volta à Romandia”


Ciclista russo conseguiu a sua primeira grande vitória em provas do circuito World Tour, Ivo Oliveira perde termina em 88.º

 

Por: FB // VR

Foto: Getty Images

O russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) conseguiu hoje o primeiro grande sucesso da sua carreira, ao triunfar no contrarrelógio final da Volta à Romandia em bicicleta, o que lhe valeu o primeiro lugar na classificação geral individual.

Os 16 quilómetros em escalada entre Aigle e Villars acabaram por ser demolidores para o australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma), que partiu com a camisola verde e acabou por descer para oitavo, no final dos seis dias de corrida.

O líder da Bora-Hansgrohe cumpriu o difícil traçado alpino em 33.40 minutos, no que é a sua primeira grande vitória em provas do circuito World Tour de ciclismo.

Vlasov já tinha mostrado estar em forma na véspera, com o segundo lugar na 'etapa rainha', e hoje superou-se, deixando o alemão Simon Geschke (Cofidis) a 31 segundos, o suíço Gino Mäder (Bahrain Victorious) a 36 e todos os restantes já na casa dos minutos.

O russo, segundo no Paris-Nice do ano passado e recente terceiro da Flèche Wallonne, voltará às estradas helvéticas já em junho, para a Volta à Suíça, uma das provas de preparação para o 'Tour' de França.

Hoje, esteve fortíssimo e termina com 50 segundos de avanço sobre Gino Mäder e 55 sobre Simon Geschke. O quarto, já a 1.22 minutos, acabou por ser o espanhol Juan Ayuso, da UEA Emirates, enquanto Dennis, especialista em contrarrelógio e favorito, 'quebrou' completamente, ao ser 22.º na etapa e oitavo na geral final.

Dennis, que andou com a camisola verde desde a primeira etapa, tinha estado excelente na véspera, na etapa de alta montanha, em que praticamente não perdeu tempo.

Dia de grande 'agonia' para Ivo Oliveira, o português da UAE Emirates, que foi último classificado (116.º), a 8.06.

Com pior tempo, somente um outro ciclista, que, ao subir em 9.00 minutos, foi desclassificado por ultrapassar o limite de tempo.

Ivo Oliveira perde mais três lugares na geral e encerra em 88.º, a 39.57 de Vlasov.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal de XCO de Lousada”


Alberto Barroso e Ana Santos conquistam a vitória em Lousada

 

Por: Ana Nunes

Alberto Barroso (Sportbici/Mundo Furgonetas) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foram os vencedores da 3.ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que decorreu em Lousada.

Na prova masculina da categoria elite, Alberto Barroso (Sportbici/Mundo Furgonetas) bateu a concorrência, vencendo a corrida e segurando a liderança do ranking de sub-23. O corredor venceu com uma vantagem de 1m19s sobre o líder da Taça, na categoria elite, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) concluiu a prova a 1m35s do vencedor, na terceira posição.


No feminino Ana Santos (X-SauceFactory Team) foi a mais forte e venceu a prova, sendo também assim a melhor atleta sub-23. Na prova a corredora cortou a meta com 41 segundos de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 1m12s sobre Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que completaram o pódio em segundo e terceiro, respetivamente.

A corrida masculina de juniores foi bastante animada, com os dois primeiros classificados a terminarem a prova separados por apenas 15 segundos. Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) foi o primeiro a cortar a meta, seguido de Guilherme Barros (24 horas Altimetria/Ontrack) na segunda posição. David Pereira (Sportbici/Mundo Furgonetas) foi terceiro, a 1m24s.

A prova feminina de juniores viu Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) a destacar-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 1m50 sobre a segunda classificada, Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP). Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack) terminou em terceiro lugar, a 3m23s.


Na categoria de cadetes os vencedores foram Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) e Alejandro Garcia (CC Carballiño). Em paraciclismo o melhor foi Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem).

Nas categorias de veteranos, a vitória em master 30 foi para Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), no feminino, e para Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar), no masculino. Já em masters 40 estiveram em destaque Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar). Em masters 50 o vencedor foi António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), com Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) a conquistar a vitória em masters 60.

A classificação por equipas foi ganha pela equipa AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de BMX da Figueira da Foz”


Fim de semana equilibrado na Taça de Portugal de BMX

 

Por: Ana Nunes

A terceira e quarta provas da Taça de Portugal de BMX que decorreram durante este fim de semana na Figueira da Foz ficaram marcadas pelo equilíbrio, tanto no setor feminino como no masculino. No sábado venceram Leonor Carvalho (Núclo Bicross de Setúbal/knowledge inside) e Brian Maldonado (Seleção Venezuela), já no domingo foram Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) e Alejandro Kim (BMX Badajoz, A.D.) a conquistarem a vitória.

Este fim de semana de Taça de Portugal de BMX arrancou com um pódio totalmente internacional no setor masculino. Na categoria junior/elite foi Brian Maldonado (Seleção Venezuela) a conquistar a vitória, com Alejandro Kim (BMX Badajoz, A.D.) e Jefferson Duran (Seleção Venezuela) e completarem o pódio na segunda e terceira posições. Já no dia de hoje, na quarta ronda da competição, Alejandro Kim (BMX Badajoz, A.D.) conseguiu fazer melhor do que no dia anterior e vencer a prova, com os portugueses a conseguirem-se intrometer no pódio.


Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print) foi segundo e Rodrigo Campino (BMX Águias S.Gabriel) completou o pódio em terceiro. O ranking da Taça é liderado por Bernardo Rocha, com mais 15 pontos do que Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão).

No setor feminino também se verificou um equilíbrio entre as provas de sábado e domingo, com Leonor Carvalho (Núclo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a levar a melhor na terceira ronda, sobre Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) e Filipa Gonçalves (Clube Bicross de Portimão). Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) deu tudo na quarta ronda, que decorreu no dia de hoje, conquistando a vitória e segurando assim a primeiro lugar no ranking da Taça de Portugal de BMX, com mais oito pontos do que Leonor Carvalho. Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube) cruzou a meta na segunda posição, seguida de Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) que fechou em terceiro.

Na categoria de cadetes masculinos foi Renny Pamela (Seleção Venezuela) a destacar-se na terceira ronda da competição, no sábado, com André Ribeiro (Clube Bicross de Portimão) a vencer a quarta ronda. No setor feminino, na categoria de femininas 9/12, Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) venceu ambas as provas, proeza também conseguida por Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira) nas femininas 13/14.


Nas categorias das escolas reinou a consistência. Nos pupilos a vitória foi para Miguel Santos (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside), nos benjamins para Isaac Borralho (AEBTT Rio/Mr.Print), nos iniciados para Gustavo Pereira (Clube Bicross de Portimão), nos infantis para Gonçalo Ribeiro (Clube Bicross de Portimão) e nos juvenis para Francisco Sousa (Team BMX Quarteira).

Nas categorias de veteranos, em masters masculinos a vitória da terceira ronda foi para João Fidalgo (AEBTT Rio/Mr.Print) e da quarta para Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão). Já em cruiser 30/39 foi André Martins (Team BMX Quarteira) quem levou a melhor em ambas as provas. Na categoria de cruiser 40+ Paulo Domingues (individual) venceu a primeira prova e Rodrigo Raposo (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a segunda. No feminino, na categoria de +25 anos foi Irina Coelho (Team BMX Quarteira) a dominar nas duas provas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores em Palmeira”


António Morgado sela conquista da Taça de Portugal de Juniores com vitória

 

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) foi coroado em Palmeira como vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal de Juniores. O corredor tornou a mostrar a sua superioridade, vencendo com grande vantagem sobre os colegas de equipa, Rúben Rodrigues e Gonçalo Tavares, que fecharam em segundo e terceiro, respetivamente.

A derradeira prova da Taça de Portugal de Juniores teve hoje lugar em Plameira, no 19º Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, onde António Morgado tornou a não dar qualquer hipótese aos adversários.


O percurso de 97 quilómetros foi atacado logo desde início, formando-se uma fuga com uma dezena de atletas. Nesta altura, seguiam também vários corredores em posição intermédia, que acabariam por ser alcançados pelo pelotão. No início da subida para o Sameiro era a Bairrada quem impunha o ritmo neste grupo principal, acabando por anular a fuga por volta do quilómetro 30.

Foi precisamente nessa altura que António Morgado (Bairrada) impôs o seu ritmo, isolando-se do pelotão e ganhando uma enorme vantagem. O líder da prova seguiu a solo até à meta, vencendo com uma vantagem de 6m58s para o segundo classificado, o seu colega de equipa, Rúben Rodrigues, que se teria isolado do pelotão a 35 quilómetros do final da corrida. O terceiro lugar ficaria para Gonçalo Tavares (Bairrada), que terminou a 7m34s do vencedor.


António Morgado conseguiu assim selar a conquista da Taça de Portugal de Juniores com uma vitória impressionante e um total de 355 pontos somados, depois de no ano passado também ter vencido esta competição. O segundo lugar da geral ficou para o seu colega de equipa, Gonçalo Tavares, com 315 pontos, com Rúben Rodrigues a fechar o pódio em terceiro, com 280 pontos. A equipa da Bairrada, que dominou por completo a competição foi também a vencedora da geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Núcleo de Cicloturismo do Penteado promove passeio de bicicleta avós e netos”


Por: Carla Fernandes/Com José Morais

Fotos: Núcleo de Cicloturismo do Penteado

Criado a dois de maio de 2004, por João Ginó, fundador e o sócio número um, juntamente com o saudoso José Manuel que tanto lutou pela modalidade, entre outros, apesar de uma mera brincadeira, onde se brincava e convivia com amigos, mas em pouco tempo a brincadeira se tornava numa equipa amadora de ciclismo, começando a participar e a conviver nos passeios de cicloturismo. O Núcleo de Cicloturismo do Penteado conta com dezoito anos de existência, bem cedo se começou a destacar na modalidade, começando a organizar o seu passeio anual, que junta por norma muitos amantes da modalidade, oriundos um pouco de diversos ponto país, com o Núcleo também a deslocar-se a vários locais, promovendo a bicicleta.


 

E neste dia primeiro de maio, e depois do interregno provocado pela pandemia, voltaram novamente à estrada, numa iniciativa que já leva treze anos de existência, o passeio de bicicleta “avós e netos”, sempre realizado nesta data, aberto a todos, mas em especial dedicado a todas as pessoas da terra.

Intitulado de passeio de bicicleta avós e netos, para poderem todos participar, este ano juntou cerca de quarenta amantes da bicicleta, com idades entre os seis e os oitenta anos, num percurso com doze quilómetros.


Foi um passeio pequeno, mas muito tranquilo, percorrido pelos bairros do Penteado, no qual o Núcleo contou mais uma vez com o apoio de pessoas amigas do Núcleo que como habitualmente ofereceram bolos e fruta, o que proporcionou um pequeno lanche a todos os participantes, o qual a organização agradece a todos que apoiaram.

No final, ficou o desejo de marcar novamente presença a um de maio de 2023, até ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.











Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com