terça-feira, 23 de agosto de 2016

“Agenda de Ciclismo”

Alves Barbosa e Ribeiro da Silva homenageados

Os grandes ídolos do ciclismo português da década de 1950, Alves Barbosa e Ribeiro da Silva, serão homenageados no próximo fim-de-semana.

Montemor-o-Velho será o epicentro do XVII Troféu Alves Barbosa, prova de cadetes que se disputa no sábado e no domingo. O pelotão jovem vai cumprir duas etapas e um total de 153,2 quilómetros.

A primeira etapa é a mais extensa, 87,8 quilómetros, e a mais simbólica. Liga Montemor-o-Velho, localidade onde se radicou Alves Barbosa, a Sangalhos, sede do clube do qual é um símbolo desportivo. A partida será dada às 15h00, esperando-se a chegada para pouco depois das 17h00.

No domingo de manhã corre-se a segunda e decisiva etapa, 65,4 quilómetros desde Arazede até ao castelo de Montemor-o-Velho. A prova arranca às 10h00 e tem final previsto para pouco depois das 11h30. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria.

Ribeiro da Silva, que construiu com Alves Barbosa uma saudável rivalidade, antes do trágico e precoce desaparecimento, também será recordado no domingo. O Circuito Ribeiro da Silva disputa-se no domingo, em Lordelo, Paredes, de onde era natural o patrono da corrida.

Às 14h00 saem para a estrada os praticantes amadores, que vão alinhar no evento de ciclismo para todos. O pelotão de elite e sub-23 compete a partir das 16h30, tendo por diante um circuito de 1400 metros, ao qual serão dadas 35 voltas, totalizando 49 quilómetros.

Mais eventos oficiais

27 de agosto, 16h00: Circuito de Maçãs Dona Maria, Alvaiázere

27 de agosto, 20h30: Galo’s Urban Race, Barcelos

28 de agosto, 17h00: Circuito de Alfafar, Penela

Fonte: FPC

“Etapa do Nacional de Triatlo Longo regressa a Cascais”

Prova decorre nos dias 24 e 25 de setembro

A segunda edição do Cascais Triathlon vai decorrer na histórica vila portuguesa nos dias 24 e 25 de setembro.

Com provas para todas as idades, são esperados mais de 1000 atletas para a competição.

O evento organizado pela 3 IRON Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, conta com as participações de Bruno Pais, triatleta do Estoril Praia, heptacampeão nacional absoluto de triatlo olímpico e vencedor da primeira edição do Cascais Long Distance Triathlon; Katarina Larsson, triatleta do Sporting e campeã europeia de triatlo na distância olímpica, no seu grupo etário; e Vanessa Pereira, primeira mulher portuguesa a participar no campeonato do mundo de IRONMAN no Havai e penta campeã nacional de triatlo longo.

A prova principal vai ser feita na distância longa, também conhecida como Half Ironman ou Half Distance, que inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Trata-se da prova mais longa do evento, pontuável para os atletas da Federação de Triatlo de Portugal. A partida está marcada para as 7h50 de domingo.

Para os atletas que queiram participar em distância curta existe também a Olympic Plus, uma prova de Triatlo standard, que decorrerá em simultâneo à Half Distance. Uma escolha para quem quer competir numa prova sem drafting (sem permissão para seguir na roda de outros atletas). São 1,1 km de natação, 50 km de ciclismo e 10,5 km de corrida com partida marcada para domingo, às 07h40.

As Half Distance e Olympic Plus podem ser disputadas no formato estafeta. Formada a equipa, cada um fica responsável por realizar um ou dois dos segmentos e vencer o desafio em equipa, ou para team building, na Everis Corporate Division destinada a equipas formadas por empresas.

O programa de sábado tem início à 9h00 com a Activo Bank Sprint Triathlon. São 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5km de corrida pontuáveis para a Taça de Portugal de Triatlo. Com distância sprint é ideal para triatletas sem experiência em provas de resistência.

Mais tarde, as provas para os mais novos: a Aquatlo Jovem, a partir dos sete anos, que arranca às 11h30, com natação e corrida, com classificação para os escalões benjamins, infantis, iniciados e juvenis; e a Aquathlon Open para todas as idades tem partida agendada para as 12h30, com 2 km de corrida e 300 m de natação.

Quer na prova de longa distância quer na Olympic Plus a natação arrancará na Praia da Ribeira mais conhecida por Pescadores, na baía de Cascais.

No ciclismo, a prova longa será feita em três voltas e a Olympic em duas voltas, entre Cascais e a Malveira, para regressar, no final, ao centro da vila. A corrida percorrerá os 3km de Paredão marítimo até S. Pedro do Estoril.

O evento conta já com 20% de inscrições estrangeiras e tem Espanha a liderar a tabela, seguida da França, Inglaterra e Alemanha.

Na primeira edição, no ano passado, o evento esgotou 2 meses antes, e este ano segue a mesma tendência.

As inscrições estão abertas e a terceira fase decorre até 8 de setembro.

Notas:


Website Cascais Triathlon: www.cascaistriathlon.com

Website Swim Challenge: http://www.swim-challenge.com/en/

Fonte: Article Land, Comunicação, Eventos e Serviços, Lda.

“Circuito ciclista de Portomar”

A equipa de ciclismo ASFIC Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomaigic participou no dia 22 de Agosto, com dois atletas, no circuito ciclista de Portomar, concelho de Mira, distrito de Coimbra.

Rui Rodrigues e Humberto Careca, foram os 2 atletas com disponibilidade laboral e familiar para estarem presentes nesta prova.

O circuito teve a extensão de 50 km, divididos em 20 voltas de 2,5 km cada.

Desde o início a equipa da ASFIC teve de responder ao ataque de outras equipas, pois o facto de os atletas da ASFIC estarem em inferioridade numérica fez com que as outras equipas atacassem a corrida na tentativa de desgastarem os atletas da ASFIC e alcançarem a vitória.

Os ciclistas da ASFIC sofreram um enorme desgaste, com a resposta a vários ataques feitos pelas equipas presentes, mas conseguiram sempre controlar a corrida.

Na última volta, Humberto Careca imprimiu um andamento violento na corrida durante aproximadamente 1,5 km para lançar o seu colega de equipa, e no último quilómetro, Rui Rodrigues depois do trabalho de Humberto Careca, arrancou sozinho deixando o pelotão para trás e cortando a meta isolado, vencendo assim a prova.

Estas vitórias que têm ocorrido são sem dúvida o resultado de um enorme esforço e dedicação dos atletas da ASFIC, em conjunto com o excelente apoio dos seus patrocinadores e um trabalho exímio da ASFIC..

No próximo domingo, 28 de Agosto, vamos correr em casa e tudo iremos fazer para tentar ganhar a prova e acima de tudo dignificar a camisola da ASFIC, por isso e pela brilhante época desta equipa, pedimos aos Riomaiorenses que saiam à rua para apoiar a equipa.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

“Vuelta/Lilian Calmejane vence quarta etapa”

Darwin Atapuma é o novo camisola vermelha

Por: Lusa

Foto: EPA

Lilian Calmejane (Direct Energie) venceu esta terça-feira a quarta etapa da Volta a Espanha, enquanto o colombiano Darwin Atapuma (BMC) arrecadou a camisola vermelha da liderança.

Os 163,5 quilómetros entre Betanzos e San Andrés de Teixido foram cumpridos pelo gaulês em 4:05.18 horas, e com uma diferença de 15 segundos para Atapuma, que foi segundo classificado, e para o norte-americano Benjamin King, terceiro.

Na geral da Vuelta, Atapuma roubou a camisola vermelha ao espanhol Ruben Fernández (Movistar) e passou a ter uma vantagem de 29 segundos sobre Alejandro Valverde (Movistar), que é segundo. Na terceira posição está o britânico Christopher Froome (Team Sky), a 33 segundos do colombiano.


Na quarta-feira, disputa-se a quinta etapa, entre Viveiro e Lugo, na distância de 171,3 quilómetros.

Fonte: Record on-line