sábado, 12 de setembro de 2020

“Tour: Bardet ficará várias semanas em repouso”


O ciclista francês Romain Bardet ficará várias semanas em repouso, para recuperar da comoção cerebral resultante de uma queda na 13.ª etapa da Volta a França, anunciou hoje a sua equipa, a AG2R La Mondiale.

 “Uma ressonância magnética realizada no Hospital de Clermont-Ferrand mostrou que o corredor não sofria de nenhuma lesão grave, mas confirmou os sinais de comoção cerebral diagnosticados na sexta-feira, que requerem várias semanas de repouso”, precisou hoje o médico da equipa francesa, Eric Bouvat.

Horas antes, Romain Bardet recorreu ao Instagram para explicar aos seus seguidores que “as dores de cabeça e as náuseas” não o abandonaram desde a conclusão da 13.ª etapa, indicando que a ressonância detetou “uma pequena hemorragia na sequência da comoção”.

O francês caiu numa descida, a cerca de 100 quilómetros da meta, e ficou atordoado no chão, tendo todos os seus companheiros da AG2R La Mondiale aguardado pelo seu líder, reintegrando-o no pelotão pouco depois, ainda antes da grande dificuldade da jornada, a subida a Puy Mary, onde estava instalada uma contagem de montanha de primeira categoria coincidente com a meta.

Bardet, que era a maior esperança nacional para vencer esta Volta a França, acabou a 13.ª etapa a mais de 02.30 minutos do camisola amarela, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), falou com os jornalistas e só quando já estava no carro rumo ao hotel é que começou a evidenciar sinais alarmantes.

“No carro, quando descíamos na direção de Clermont, ele pediu para pararmos e vomitou. Já tínhamos prevista uma radiografia e dirigimo-nos diretamente ao hospital. Ele não estava bem, estava mais lento do que o habitual”, contou hoje o patrão da AGR2 La Mondiale, Vincent Lavenu.´

Segundo classificado do Tour em 2016 e terceiro no ano seguinte, o ciclista de 29 anos era quarto classificado à partida para a etapa de sexta-feira, mas caiu para a 11.ª posição da geral, a precisamente três minutos do camisola amarela, antes de ser forçado a desistir.

Este é apenas o quinto abandono na carreira de Bardet, em 680 dias de competição desde o início da sua carreira, em 2012.

Outro dos ciclistas envolvidos mesma queda, o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), que abandonou a tirada de imediato com uma “fratura complexa no pulso esquerdo”, vai falhar o resto da temporada, confirmou hoje a sua equipa.

 “Não esperamos que ele participe em qualquer corrida até ao final da época”, anunciou a Trek-Segafredo, avançando que Mollema deverá cumprir seis semanas de convalescença.

O holandês, que tem como melhor resultado no Tour o sexto lugar de 2013, era um dos líderes da Trek-Segafredo na 107.ª edição da ‘Grande Boucle’, figurando no 13.º lugar da geral, a 02.31 minutos do camisola amarela, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), quando foi forçado a abandonar.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Soren Kragh Andersen surpreende para vencer a 14.ª etapa”


Esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) mantém os 44 segundos de vantagem para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates)

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista dinamarquês Soren Kragh Andersen (Sunweb) venceu este sábado isolado a 14.ª etapa da Volta a França, num final frenético em Lyon que não alterou a geral individual, liderada pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

Um ataque nos derradeiros quilómetros da ligação de 194 desde Clermont-Ferrand permitiu a Kragh Andersen conquistar a sua primeira vitória no Tour, com o tempo de 04:28.10 horas, diante de um pelotão liderado pelo esloveno Luka Mezgec (Mitchelton-Scott) e pelo italiano Simone Consonni (Cofidis), respetivamente segundo e terceiro, à frente do eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) e a 15 segundos do vencedor.

As contas da geral mantiveram-se imutáveis, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter os 44 segundos de vantagem para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo, e 59 para o colombiano Egan Bernal (INEOS), que é terceiro, na véspera da duríssima 15.ª etapa, uma ligação de 174,5 quilómetros entre Lyon e o Grand Colombier, onde está situada uma contagem de categoria especial coincidente com a meta.

Fonte: Record on-line

“Tim Merlier impede 'tri' de Pascal Ackermann no Tirreno-Adriático”


Vitória ao sprint       

Por: Lusa

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) impediu este sábado o 'tri' de Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe), batendo o alemão ao 'sprint' na sexta etapa do Tirreno-Adriático.

No final dos 171 quilómetros entre Castelfidardo e Senigallia, o campeão belga surpreendeu Pascal Ackermann, que venceu as duas primeiras tiradas, relegando o alemão para a segunda posição, com o dinamarquês Magnus Cort (Education First) a ser terceiro, com as mesmas 03:59.30 horas do vencedor.

Integrados no pelotão chegaram quer o líder da geral, o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), quer os portugueses Ruben Guerreiro (Education First) e Rui Costa (UAE Emirates), respetivamente 42.º e 101.º na tirada.

Quem voltou a perder tempo, depois de ter caído na véspera e ter chegado com os últimos, foi o britânico Chris Froome (INEOS), que cedeu 57 segundos para o pelotão.

A fase negra do quatro vezes vencedor da Volta a França, que foi excluído do 'oito' da equipa britânica para o Tour, traduz-se num 106.º posto da geral, a mais de 58 minutos de Yates, que tem outro antigo vencedor da prova francesa, o galês Geraint Thomas (INEOS), a 39 segundos, na terceira posição.

O polaco Rafal Majka (Bora-hansgrohe) continua no segundo lugar da geral, a 16 segundos do camisola azul, enquanto Rui Costa é 29.º, a 11.26 minutos, de Yates, e Ruben Guerreiro é 41.º, a 19.45.

No domingo, corre-se a sétima etapa, uma ligação de 181 quilómetros entre Pieve Torina e Loreto, com um final montanhoso.

Fonte: Record on-line

“Médico do Tour garante que Bardet não apresentava sinais de comoção cerebral”


Ciclista francês desistiu da prova após a 13.ª etapa, na sequência de uma queda

Por: Lusa

Romain Bardet não apresentava sinais clínicos alarmantes após a queda que sofreu na 13.ª etapa da Volta a França, esclareceram este sábado os serviços médicos da prova à AFP, horas depois de o ciclista francês desistir com uma comoção cerebral.

"Tudo o que importa para os ciclistas é voltarem a subir para a bicicleta [depois de uma queda] e regressarem à corrida. Se eles são capazes de o fazer, eliminamos imediatamente a existência de um traumatismo craniano grave", explicou hoje o responsável pelos serviços médicos do Tour à agência France-Presse, antes do início da 14.ª etapa, em Clermont-Ferrand.

Florence Pommerie precisou que o protocolo interno da sua equipa estabelece que os médicos devem 'seguir' o ciclista após este ter sofrido uma queda e revelou que, no caso de Romain Bardet, não houve perda de consciência inicial e o exame realizado no final da 13.ª tirada, em Puy Mary, nada detetou.

"Ele reintegrou o pelotão e descaiu até ao carro do médico uns bons 20 minutos depois da sua queda. Ele tinha um discurso coerente, pediu analgésicos, nomeando-os corretamente. São elementos tranquilizadores num exame neurológico", sustentou Paul-Henri Jost, o especialista em neurologia que acompanhou o ciclista da AG2R La Mondiale depois da sua queda.

O francês, que era a maior esperança nacional para vencer esta Volta a França, acabou a 13.ª etapa a mais de 02.30 minutos do camisola amarela, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), falou com os jornalistas e só quando já estava no carro rumo ao hotel é que começou a evidenciar sinais alarmantes.

"No carro, quando descíamos na direção de Clermont, ele pediu para pararmos e vomitou. Já tínhamos prevista uma radiografia e dirigimo-nos diretamente ao hospital. Ele não estava bem, estava mais lento do que o habitual", contou hoje o patrão da AGR2 La Mondiale, Vincent Lavenu.´

Bardet, que era quarto classificado na geral antes da sua queda e que saiu do 'top 10' no final da 13.ª etapa, abandonou a Volta a França na noite de sexta-feira.

"Romain sofreu uma comoção cerebral que se intensificou no final da etapa, o que obrigou a nossa equipa médica a insistir que se submetesse a um exame no Hospital Universitário de Clermont Ferrand", explicou a AG2R La Mondiale em comunicado na noite de sexta-feira.

De acordo com a equipa, o exame radiológico "não revelou lesões", mas "Romain Bardet deve interromper todas as suas atividades desportivas neste momento", pelo que abandonou a 'Grande Boucle' -- foi apenas a quinta vez na sua carreira que o francês de 29 anos desistiu de uma prova.

"Não podia ter acontecido mais nada de mal hoje. Um ciclista perdeu o controlo diante de mim, consegui evitá-lo, mas caí a 65 km/h. Bati com a cabeça, tive dificuldades em recuperar. A queda deixou-me também com mazelas na perna e nádega direitas. Perdi todas as minhas sensações [para a etapa] depois da queda", detalhou Bardet, no final da 13.ª tirada.

O francês caiu numa descida, a cerca de 100 quilómetros da meta, e ficou atordoado no chão, tendo todos os seus companheiros da AG2R La Mondiale aguardado pelo seu líder, reintegrando-o no pelotão pouco depois, ainda antes da grande dificuldade da jornada, a subida a Puy Mary, onde estava instalada uma contagem de montanha de primeira categoria coincidente com a meta.

Segundo classificado do Tour em 2016 e terceiro no ano seguinte, o ciclista de 29 anos era quarto classificado à partida para a etapa de sexta-feira, mas perdeu 02.30 minutos para Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e caiu para a 11.ª posição da geral, a precisamente três minutos do camisola amarela.

Fonte: Record on-line

“Volta a França: Romain Bardet abandona após queda na 13.ª etapa”


Ciclista francês não vai partir para a 14.ª tirada da prova

Por: Lusa

Foto: Action Images

Romain Bardet (AG2R La Mondiale), a principal esperança francesa para o pódio final da Volta a França em bicicleta, abandonou esta sexta-feira a corrida, depois de ter sofrido uma queda na 13.ª etapa, anunciou a sua equipa.

"Romain sofreu uma comoção cerebral que se intensificou no final da etapa, o que obrigou a nossa equipa médica a insistir que se submetesse a um exame no Hospital Universitário de Clermont Ferrand", lê-se no comunicado da AG2R La Mondiale.

De acordo com a equipa, o exame radiológico "não revelou lesões", mas "Romain Bardet deve interromper todas as suas atividades desportivas neste momento", pelo que não vai partir para a 14.ª tirada.

"Não podia ter acontecido mais nada de mal hoje. Um ciclista perdeu o controlo diante de mim, consegui evitá-lo, mas caí a 65 km/h. Bati com a cabeça, tive dificuldades em recuperar. A queda deixou-me também com mazelas na perna e nádega direitas. Perdi todas as minhas sensações [para a etapa] depois da queda", detalhou Bardet, no final da etapa.

O francês caiu numa descida, a cerca de 100 quilómetros da meta, e ficou atordoado no chão, tendo todos os seus companheiros da AG2R La Mondiale aguardado pelo seu líder, reintegrando-o no pelotão pouco depois, ainda antes da grande dificuldade da jornada, a subida a Puy Mary, onde estava instalada uma contagem de montanha de primeira categoria coincidente com a meta.

Segundo classificado do Tour em 2016 e terceiro no ano seguinte, o ciclista de 29 anos era quarto classificado à partida para a etapa de hoje, mas perdeu 02.30 minutos para Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e caiu para a 11.ª posição da geral, a precisamente três minutos do camisola amarela.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO”


José Dias e Raquel Queirós conquistadores em Guimarães

Por: José Carlos Gomes

José Dias (DMT Racing Team) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) venceram hoje, na categoria de elite, a segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada na pista permanente de Souto Santa Maria, Guimarães.

A prova de elite masculina ficou marcada por um duelo intenso, entre José Dias e Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), que durou, praticamente, desde o primeiro ao último metro de corrida.

O barcelense José Dias acabou por revelar-se mais forte, cortando a meta com uma vantagem de 4 segundos sobre o recém coroado campeão nacional de eliminação BTT. Roberto Ferreira é o novo comandante da geral da Taça. A disputa do último lugar no pódio também foi a dois. Ricardo Marinheiro ficou com a honra, a 2m19s do vencedor do dia, depois de ter conseguido distanciar-se daquele que foi a sua companhia ao longo de quase toda a corrida, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

Raquel Queirós foi a mais forte entre a elite feminina, assumindo o comando da geral individual do troféu. A corredora que tem a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio bem encaminhada demonstrou clara superioridade sobre as rivais, adiantando-se 3m58s a Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e 6m19s a Maaris Meier (Miranda Factory Team), que a acompanharam no pódio.

Os melhores juniores foram João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT), enquanto em cadetes impuseram-se Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).


Os vencedores nas categorias de veteranos foram os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/Akiplast/PVS) e Cristina Pereira (Figueirasbtt/Lousada/CarvicTeam), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista hoje presente na corrida do Centro de Ciclismo do Minho.

O BTT Loulé/Elevis subiu do Algarve ao Minho para ganhar por equipas.

A terceira e última prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se em Marrazes, Leiria, no dia 1 de novembro. Nos dias 26 e 27 de novembro, a pista de Tamengos, Anadia, recebe o Campeonato Nacional de disciplina olímpica de BTT.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com