sábado, 12 de junho de 2021

“Beatriz Roxo nona classificada na taça de Espanha de estrada”


Beatriz Roxo, em representação da Seleção Nacional, foi hoje a nona classificada na prova júnior da Taça de Espanha Feminina Cofidis, disputada em Valladolid.

A corrida de 80 quilómetros foi animada por algumas fugas. Uma das iniciativas, na qual estava integrada Mariana Líbano, esteve perto de ser bem-sucedida, mas o grupo principal não permitiu, acabando a prova por decidir-se ao sprint.

A mais rápida foi a espanhola Lucia Ruiz, que triunfou ao fim de 2h16m11s de prova, seguida pelas compatriotas Lucia García e Laia Puigdefabregas. Beatriz Roxo chegou com o mesmo tempo da vencedora, na nona posição.

Beatriz Campos foi a 12.º, a 7 segundos da melhor. Sofia Gomes recuperou de uma queda durante a corrida para terminar no 14.º posto, também a 7 segundos. Mariana Líbano foi 19.ª, Íris Chagas 45.ª e Joana Alves 51.ª.

Portugal ficou no terceiro lugar por equipas. A selecionadora nacional, Ana Rita Vigário considera que a prestação "foi muito boa, dando excelentes indicações para os próximos compromissos e sendo uma valiosa preparação para a participação na Taça das Nações".

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Efapel/Mauricio Moreira reforça liderança no GP Douro Internacional após dupla jornada”


Fotos: Miguel Pereira/ Global Imagens

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, defendeu a Camisola Amarela após um sábado de dupla jornada no 1.º Grande Prémio Douro Internacional. Após vencer o Contrarrelógio Individual desta manhã, com uma prova irrepreensível, fechou a etapa vespertina com a 7.ª posição, o que em nada veio alterar as contas da Classificação Geral, da qual se mantém líder e com Frederico Figueiredo a subir ao 3.º posto. Na liderança continua também André Domingues, sendo o melhor jovem em prova, continuando a correr com a Camisola Branca.


A história deste sábado começou de manhã com a 3.ª Etapa, um esforço individual de 10,8 km onde Mauricio Moreira puxou dos seus galões de contrarrelogista para triunfar. Gastou apenas 14m10s para completar o percurso, pelas ruas de Resende, reforçando o comando da Geral Individual. No Top 10 ficaram mais três corredores da EFAPEL: Frederico Figueiredo (4.º), António Carvalho (5.º) e Javier Moreno (8.º).

A 4.ª Etapa correu-se da parte da tarde, entre Resende e S. João da Pesqueira, num total de 66,2 km. Houve uma fuga pouco depois de iniciar a tirada, que permitiu seis corredores chegarem à meta adiantados, todos eles distantes do topo da Geral, não colocando assim em risco a Amarela. Foi Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) que venceu e Mauricio Moreira foi o 7.º a cortar a meta, mantendo-se no topo da Geral, com a vantagem de 32 segundos sobre a concorrência.


Rúben Pereira, diretor desportivo da estrutura de Águeda, considera que este “foi mais um bom dia, com uma grande vitória de Mauricio Moreira no contrarrelógio e agora resta-nos aguardar pelo dia de amanhã e continuarmos como até aqui, com a mesma postura, garra e união”.

Este domingo chega a derradeira etapa, com partida de Tabuaço para um percurso de 148 km que termina em Lamego (15H53). Começa logo a subir para Cabriz (3.ª categoria), tendo como ponto alto a escalada no Parque Nossa Senhora da Ouvida, a 24,5 km da meta.



CLASSIFICAÇÕES:

1.º GRANDE PRÉMIO DOURO INTERNACIONAL

 

3.ª ETAPA » Resende - Resende: 10,8 km - Contrarrelógio Individual

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 14m10s

4.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 14m26s

5.º António Carvalho (EFAPEL), 14m28s

8.º Javier Moreno (EFAPEL), 14m41s

21.º Karel Hník (EFAPEL), 15m08s

24.º André Domingues (EFAPEL), 15m12s

 

4.ª ETAPA » Resende - S. João da Pesqueira: 66,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense), 01h36m16s

7.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 36s

14.º André Domingues (EFAPEL), a 49s

16.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

20.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

40.º António Carvalho (EFAPEL), 0 02m42s

66.º Karel Hník (EFAPEL), a 08m11s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 09h12m26s

2.º José Neves (W52-FC Porto) a 32s

3.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 54s

7.º Javier Moreno (EFAPEL), a 01m09s

14.º André Domingues (EFAPEL), a 01m40s

22.º António Carvalho (EFAPEL), a 03m33s

33.º Karel Hník (EFAPEL), a 08m58s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Rádio Popular-Boavista, 27h38m59s

2.ª EFAPEL, a 09s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 92 Pontos

10.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 32 Pontos

15.º António Carvalho (EFAPEL), 20 Pontos

19.º Javier Moreno (EFAPEL), 12 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense), 18 Pontos

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 7 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º Rui Vinhas (W52 - FC Porto), 5 Pontos

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS AUTARQUIAS – XADREZ

 

1.º Emanuel Duarte (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 8 Pontos

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 09h14m06s

Fonte: Efapel

 

“Campeonato do Mundo de Paraciclismo Dia 4”


Bernardo Vieira e Telmo Pinão em destaque entre os portugueses nos Mundiais de Paraciclismo

 

Por: Ana Nunes

Foram oito os atletas portugueses a vestir as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, no Circuito do Estoril, em Cascais, nas categorias B (tandem) e C (bicicleta). Na prova de fundo, Bernardo Vieira (C1) e Telmo Pinão (C2) terminaram em 7º e 11º lugar, respetivamente.

A manhã de hoje começou com as provas de fundo da categoria B, na qual competiram Ana Silva e Isabel Caetano. As atletas portuguesas terminaram na 14ª posição, com uma volta de atraso para as vencedoras, as britânicas, Sophie Unwin e Jenny Hall, que completaram o percurso de 100,8 quilómetros em 2h34m34s.

Na classe C5 competiram dois atletas portugueses, que tiveram de percorrer uma distância de 92,4 quilómetros. Hélder Maximino, que terminou em 19º, e Manuel Ferreira em 20º, ambos com uma volta de atraso para o vencedor, o brasileiro Lauro Chaman. Apesar de a prova não ter corrido como pretendia, Hélder Maximino não podia estar mais satisfeito por poder representar as cores do seu país num Campeonato do Mundo.

“Não fiz as coisas como tinha planeado. Queria-me aguentar com os corredores da frente e não deu. É a minha estreia numa competição desta dimensão e vou tentar trabalhar melhor e aperfeiçoar ainda mais o meu trabalho. Poder representar o meu país é maravilhoso e vestir este equipamento já é muito bom. Para mim foi uma aprendizagem, para saber onde posso melhorar e evoluir da melhor forma”, disse Hélder Maximino.

Em C4 competiu João Monteiro, que terminou na 16ª posição, com duas voltas de atraso em relação ao vencedor, o eslovaco, Patrik Kuril, após completados 92,4 quilómetros. Já na classe C3, Paulo Teixeira concluiu a prova em 15 lugar, com uma volta de atraso para o italiano Fabio Anobile, vencedor da prova de 67,2 quilómetros.

O selecionador nacional, José Marques, faz um balanço positivo do dia de hoje, destacando os resultados de Bernardo Vieira e Telmo Pinão.

“Ficou um pouco aquém das expectativas. Sei que o Telmo tinha capacidade para fazer melhor, por isso fica um sabor amargo. Não digo que fosse discutir o pódio, mas podia ter ficado muito mais próximo. O Bernardo teve um bom resultado, principalmente neste tipo de percurso e os outros atletas cumpriram as expectativas que tinha em relação a eles”, afirmou José Marques.


Telmo Pinão concluiu a prova de C2 na 11ª posição, a 7m36s do vencedor, o francês, Alexandre Leaute. O atleta português afirma que tinha capacidade para conseguir um melhor resultado.

“É um balanço extremamente positivo, mas fica um sabor amargo. Estar na minha terra, num Campeonato do Mundo destes era ouro sobre azul conseguir terminar no top 5. Era para esse resultado que me tinha preparado e tinha capacidade para conseguir um resultado como esse. No entanto, quando se dá a fuga eu estava muito atrás, tentei ir lá, mas não foi possível. Estou contente com aquilo que fiz e com a corrida excelente que estava a fazer”, sublinha Telmo Pinão.

Bernardo Vieira competiu na classe C1, na qual alcançou o sétimo lugar, com uma volta de atraso para o alemão Pierre Senska, que completou a prova de 67,2 quilómetros em 1h46m16s.

No dia de amanhã estarão em competição os atletas da categoria H (handbike). Os primeiros a entrarem em competição na prova de fundo são Carlos Neves e Flávio Pacheco, da classe H4, pelas 11h15. De seguida, entram em prova João Pinto e Rúben Garcia em H4, às 17h15, e Luís Costa, em H5, parte às 17h17.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vasco Vilaça vence prova da Taça da Europa em Coimbra”


Português concluiu a competição com o tempo de 50.44 minutos

 

Por: Lusa

Foto: FP Triatlo

O português Vasco Vilaça, vice-campeão mundial, venceu, este sábado, a prova da Taça de Europa de triatlo disputada no Parque da Canção, em Coimbra, competição na qual Melanie Santos foi terceira na vertente feminina.

Vasco Vilaça concluiu a competição com o tempo de 50.44 minutos, com seis segundos de vantagem sobre Ricardo Batista (50.50), que foi segundo, e 18 em relação ao belga Christophe de Keyser (51.02), que concluiu na terceira posição.

Na prova feminina, Melanie Santos, que está em lugar elegível para a prova individual dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, foi terceira, com o tempo total de 56.59 minutos.

A portuguesa terminou a prova atrás da britânica Sophie Green (56.43) e da espanhola Cecília Santamaria Surroca (56.57), primeira e segunda classificadas, respetivamente.

Fonte: Record on-line

“Volta à Suíça: Rigoberto Uran vence 7.ª etapa”


Rui Costa (UAE Emirates) foi 8.º no contrarrelógio de hoje, resultado que permitiu ao português subir ao 9.º lugar da geral

 

Por: Lusa

Foto: Rigoberto Uran / Twitter

O colombiano Rigoberto Uran (Ef Education-Nippo) venceu este sábado a sétima etapa da Volta à Suíça em bicicleta, um contrarrelógio de 23,2 quilómetros no qual o português Rui Costa (UAE Emirates) foi oitavo.

Apesar da vitória, Uran, que gastou 36.02 minutos, não conseguiu anular a desvantagem que tinha para o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), líder da prova e que, com o quarto lugar, a 54 segundos do vencedor da tirada, manteve a liderança, agora apenas com 17 segundos de vantagem para o corredor colombiano.

Rui Costa cumpriu o contrarrelógio com mais um minuto do que Uran, tendo subido uma posição na classificação geral, na qual ocupa agora o nono lugar, a 3.43 do líder.

No domingo, cumpre-se a oitava e última etapa da prova, com início e meta em Andermatt, na distância de 160 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Antonio Pedrero vence terceira etapa e sobe à liderança da Route d'Occitanie”


Português André Carvalho foi 93º na etapa e é agora 90.º na geral

 

Por: Lusa

Foto: Direitos Reservados

O ciclista espanhol Antonio Pedrero (Movistar) subiu este sábado à liderança da Route d'Occitanie, em França, ao vencer isolado a quarta etapa, entre Pierrefitte-Nestalas e Le Mourtis (191,8 quilómetros).

Pedrero cortou isolado a meta, coincidente com uma contagem de primeira categoria, em 5:22.05 horas, conseguindo, aos 29 anos, a primeira vitória da sua carreira profissional, numa tirada em que os ciclistas passaram pelo mítico Tourmalet.

Numa etapa dominada por espanhóis, Jesús Herrada (Cofidis) foi segundo classificado, a 40 segundos, Óscar Rodríguez (Astana) foi terceiro, a 43, e Cristián Rodríguez (Total Direct Energie) foi quarto, a 46.

Na geral, Pedrero tem 44 segundos de avanço sobre Herrada e 49 sobre Óscar Rodríguez.

O português André Carvalho (Cofidis) foi 93.º na etapa, a 24.08 minutos de Pedrero, e é agora 90.º na geral, a 41.00 do líder.

No domingo, corre-se a quarta e última etapa, entre Lavelanet e Duilhac-sous-Peyrepertuse (151,2 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Diego Ulissi vence etapa e Tadej Pogacar continua líder na Volta à Eslovénia”


Rui Oliveira, único português em prova, terminou a etapa em 102º e caiu nove lugares na geral

 

Por: Lusa

Foto: Facebook UAE Team Emirates

O ciclista italiano Diego Ulissi (UAE Emirates) venceu este sábado ao sprint a quarta etapa da Volta à Eslovénia e ascendeu do terceiro ao segundo lugar da geral, liderada pelo colega de equipa esloveno Tadej Pogacar, segundo na tirada.

Diego Ulissi cumpriu os 164,1 quilómetros da etapa entre Ajdovscina e Nova Gorica em 4:15.28 horas, impondo-se na linha da meta por um segundo ao colega de equipa e líder da Volta à Eslovénia Tadej Pogacar e ao compatriota Matteo Sobrebro (Astana).

Tadej Pogacar lidera com 15:11.26 horas, detendo 1.21 minutos de vantagem sobre Diego Ulissi (segundo) e 1.35 sobre Matteo Sobrebro (terceiro), que ascendeu do quarto ao terceiro lugar. O esloveno Matej Mohoric (Bahrain) caiu do segundo para o sétimo posto.

Rui Oliveira (UAE Emirates), único português em prova, terminou a etapa na 102.ª posição, a 16.16 minutos do italiano Diego Ulissi, e caiu nove lugares na classificação geral, na qual é agora 107.º, a 45.19 minutos do líder esloveno Tadej Pogacar.

A quinta e última etapa da Volta à Eslovénia decorre sábado entre Liubliana e Novo Mesto, na distância de 175,3 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Grande Prémio Douro Internacional”


Amarela de Mauricio Moreira sai mais viva da jornada dupla

 

Por: José Carlos Gomes

A Efapel aproveitou a visita ao cerejeiro concelho de Resende para dar nova forma ao ditado popular: para a equipa sediada em Águeda as vitórias são como as cerejas. Depois de ganhar a primeira etapa, Mauricio Moreira triunfou no contrarrelógio matutino deste sábado e reforçou o comando da geral. O setor vespertino teve nos fugitivos os protagonistas, destacando-se Gonçalo Amado (Antarte-Feirense), primeiro a chegar a S. João da Pesqueira.

O contrarrelógio de Resende, terceira etapa da competição, tinha apenas 10,8 quilómetros, o suficiente para alvoroçar a classificação geral. José Neves (W52-FC Porto) foi o primeiro dos candidatos a estabelecer uma marca de referência, 14m17s. Quando se pensava que o vencedor do GP O Jogo poderia triunfar em Resende, chegou à meta Mauricio Moreira. O uruguaio da Efapel foi 7 segundos mais veloz e conquistou o contrarrelógio com 14m10s, cumprindo o percurso à média de 45,741 km/h.


Foi com a liderança reforçada que Mauricio Moreira saiu de Resende, na tarde deste sábado, para a viagem de 66,2 quilómetros, que terminaria em S. João da Pesqueira. As etapas curtas são sempre perigosas para quem pretende controlar a corrida, porque quando se dá margem a uma fuga há pouco terreno para recuperar tempo. Mas quando os fugitivos são corredores distantes do topo da geral individual, a tarefa da equipa do camisola amarela é mais fácil. Assim aconteceu hoje, embora Gonçalo Amado tenha chegado a ser virtual camisola amarela, pois partiu a menos de 3 minutos do camisola amarela.

A fuga, iniciada pouco depois da descida com que abriu a etapa, permitiria que seis corredores chegassem à meta adiantados face ao pelotão, mas nenhum fazia perigar a camisola amarela de Maurício Moreira. Coube aos mais afoitos a honra de lutar pela etapa. O melhor foi Gonçalo Amado, que bateu Gonçalo Carvalho (Rádio Popular-Boavista), Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), todos creditados com 1h36m16s.

Maurício Moreira cortaria a meta no sétimo posto, 35 segundos mais tarde, trazendo na roda o adversário mais direto, José Neves (W52-FC Porto), que ainda tentou destronar o uruguaio, na última subida da tirada, mas sem capacidade para se distanciar do homem da Efapel. Após o reforço da liderança, conseguido no contrarrelógio de Resende, na manhã de hoje, Maurício Moreira comanda com 32 segundos de vantagem sobre José Neves. O terceiro é Frederico Figueiredo, colega de equipa do camisola amarela, a 54 segundos.


Além da camisola amarela, Maurício Moreira é também dono da verde, da classificação por pontos, e Gonçalo Amado está mais adiantado na luta pelo estatuto de melhor trepador. Rui Vinhas (W52-FC Porto) é o primeiro nos sprints e Gaspar Gonçalves tem o mesmo privilégio nas metas volantes. Emanuel Duarte (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) está à frente na classificação autarquias, André Domingues (Efapel) é o melhor jovem e Filipe Campos (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol) é o mais bem colocado entre os corredores das equipas de clube. A fuga de hoje deu à Rádio Popular-Boavista o primeiro posto na geral coletiva.

A primeira edição do Grande Prémio Douro Internacional termina neste domingo. A caravana vai partir de Tabuaço (11h50) e Lamego (15h50), estão guardadas para domingo. É mais uma tirada em terreno ondulado. Inclui duas subidas de terceira categoria. A última, na N.ª Sr.ª da Ouvida, a 24,5 quilómetros da meta.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com