sábado, 9 de junho de 2018

“VOLTA À SUÍÇA: BMC VENCE 'CRONO' POR EQUIPAS DA PRIMEIRA ETAPA”

Arrancou a prova helvética

Por: Lusa

Foto: EPA

A equipa norte-americana BMC venceu este sábado o contrarrelógio por equipas que marcou o arranque da Volta à Suíça em bicicleta, com o suíço Stefan Kung a assumir a liderança da geral individual.

A BMC, vice-campeã do mundo no 'crono' nos Mundiais de 2017, fez jus ao estatuto de favorita, ao terminar os 18 quilómetros em Frauenfeld com um tempo de 20.18 minutos, colocando o campeão suíço da especialidade de camisola amarela vestida.

A alemã Sunweb, campeã do mundo, terminou em segundo, a 20 segundos da vencedora, com a belga Quick-Step Floors no terceiro posto, a 27.

Em sexto lugar ficou a Movistar, de Nelson Oliveira, a 33 segundos, enquanto a Katusha Alpecin, de José Gonçalves, não foi além do nono lugar, a 46.

No domingo, a segunda etapa mantém os corredores de 21 equipas em Frauenfeld, para uma tirada de 155 quilómetros que vai testar a liderança de Stefan Kung, com quatro contagens de montanha ao longo do percurso.

Fonte: Record on-line

“CRITÉRIO DO DAUPHINÉ: GERAINT THOMAS REFORÇA LIDERANÇA”

Pello Bilbao venceu sexta etapa

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha/Record

O ciclista espanhol Pello Bilbao (Astana) venceu este sábado a sexta etapa do Critério do Dauphiné, à frente do britânico Geraint Thomas (Sky), que foi segundo e reforçou a liderança da classificação geral.

Bilbao, de 28 anos, cumpriu os 110 quilómetros entre Frontenex e a estância de esqui de San Bernardo, em Montvalezan, em 3:34.11 horas, 21 segundos à frente de Thomas.

O ciclista espanhol, um resistente da fuga do dia, levou até final as intenções de vencer uma etapa no Dauphiné e confirmar o bom momento de forma, depois do sexto lugar na geral final da Volta a Itália.

Em terceiro lugar, ficou o irlandês Daniel Martin (UAE Team Emirates), que subiu ao quarto lugar da geral individual, liderada pelo britânico da Sky com 1.29 minutos de avanço para o compatriota Simon Yates (Mitchelton-Scott), segundo.

O terceiro lugar é de Romain Bardet, a 2.01 minutos, à entrada para a última etapa, no domingo, que liga Môutiers a Saint-Gervais Mont Blanc, com 129 quilómetros a terminar com chegada em alto.

O único português em prova, Tiago Machado (Katusha Alpecin), cortou a meta no 61.º posto, a 18.30 minutos do vencedor, cedendo três lugares na geral, na qual é 54.º, a 41 minutos.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Etapa neutralizada no Saarland Trofeo”

A segunda etapa do Saarland Trofeo acabou neutralizada pelo Colégio de Comissários da corrida alemã, confrontados com a queda grave de um ciclista holandês a escassos três quilómetros da chegada.

A decisão de suspender a disputa da etapa da competição da Taça das Nações Júnior  foi ponderada pelos juízes e teve em conta a necessidade de assistência imediata ao jovem ciclista acidentado e que careceu de transporte de helicóptero para o hospital. A etapa de 99 quilómetros, entre as localidades de Ormesheim a Altheim, acabou por não ter vencedor, mas as circunstâncias da suspensão da corrida provocaram uma mudança de líder.

Na altura do incidente, cinco atacantes seguiam na dianteira, com 12 segundos de avanço. A Pirmin Benz (Alemanha), Louis Barre (França), Karel Vacek (República Checa), Kevin Vermaerke (EUA) e Ludvig Aasheim (Noruega) foram creditados esses segundos de vantagem na contas da classificação geral. Desta forma, o checo Karel Vacek passou a ser o novo líder da classificação geral.

A neutralização da chegada e a classificação daí resultante afectaram de sobremaneira a classificação dos portugueses dado que o agora melhor classificado da Equipa Portugal é Hélder Gonçalves, no 38.º lugar, a 21 segundos.
 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

(Após a segunda etapa)

1.º Karel Vacek (Rep.Checa), 5h34m28s

(...)

38.º Hélder Gonçalves (Portugal), a 21s

63.º Rodrigo Caixas (Portugal), a 49s

69.º Antonio Ferreira (Portugal), a 55s

78.º Pedro Andrade (Portugal), a 3m43s

79.º Diogo Barbosa (Portugal), a 4m52s

81.º Guilherme Mota (Portugal), a 6m52s

 

GERAL EQUIPAS

1.ª Republica Checa, 8h23m20s

(...)

11.ª Portugal, a 18s

Este sábado, no terceiro dia de competição, haverá dois setores, um circuito de 79 quilómetros em Homburg, e um contrarrelógio de 13,9 quilómetros, em Medelsheim.

Fonte: FPC  

“EFAPEL ambiciosa na homenagem a Bruno Neves”

          Equipa pronta para o Memorial Bruno Neves

          Manter senda de bons resultados é objectivo

          Formação quer continuar à frente do ranking da APCP com Daniel Mestre

A Equipa EFAPEL vai participar, já amanhã, domingo, dia 10 de Junho, em mais uma prova de um dia do calendário nacional. É o Memorial Bruno Neves, competição que começa em Oliveira de Azeméis, termina em Nogueira do Cravo, e na qual os ciclistas comandados por Américo Silva procuram manter a senda de bons resultados e contribuir para que Daniel Mestre continue na frente do ranking da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Com arranque marcado para as 13 horas, o pelotão nacional volta a reunir-se para homenagear um antigo companheiro desportivo e, na Equipa EFAPEL, todos os ciclistas que vão participar nesta corrida querem não só continuar a dignificar as cores do equipamento que envergam, como homenagear o antigo ciclista.

A Equipa EFAPEL esteve em destaque na última competição, que se realizou entre o final de Maio e o início de Junho. Os resultados positivos atingidos catapultaram Daniel Mestre para o primeiro lugar do ranking dos ciclistas profissionais. É com esse estatuto que a estrutura liderada por Américo Silva chega a Oliveira de Azeméis.

“Vamos trabalhar no sentido de manter a senda de bons resultados e cimentar a liderança do Daniel no ranking da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.” É com esta simplicidade e clareza que o director desportivo da Equipa EFAPEL mostra a ambição que se vive dentro do grupo.

 

Nome da prova

10º Memorial Bruno Neves

Data

10 de Junho de 2018

Director desportivo

Américo Silva

Ciclistas

Daniel Mestre (Sprinter)

Bruno Silva (Trepador)

Marcos Jurado (Rolador)

Pedro Paulinho (Sprinter)

Rafael Silva (Sprinter)

Fonte: Efapel