terça-feira, 18 de agosto de 2020

“Luca Wackermann vence primeira etapa do Tour de Limousin”

Rui Costa, que no domingo se sagrou campeão nacional de fundo, acabou por terminar no 11.º posto.

O ciclista italiano Luca Wackermann (Vini Zàbu-KTM) venceu hoje isolado a primeira etapa do Tour de Limousin-Nova Aquitânia, sete segundos à frente do pelotão, no qual Rui Costa (UAE Emirates) foi 11.º classificado.

Wackermann, de 28 anos, cumpriu os 183,5 quilómetros entre Couzeix e Évaux-les-Bains em 4:30.29 horas, à frente do pelotão, no qual o britânico Jaque Stewart (Groupama-FDJ) foi o mais rápido, em segundo, seguido do espanhol Jon Aberasturi (Caja Rural-Seguros RGA), terceiro.

Rui Costa, que no domingo se sagrou campeão nacional de fundo e hoje 'espreitou', já nos últimos quilómetros, a hipótese de se isolar, acabou por terminar no 11.º posto.

Na geral, o português é sexto classificado, a 16 segundos do camisola amarela, enquanto o colega de equipa Rui Oliveira perdeu hoje mais de 11 minutos e segue em 92.º.

Na quarta-feira, a segunda de quatro etapas do Tour de Limousin liga Rouffiac a Saint-Estèphe em 173,9 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Sam Bennett vence ao sprint 3.ª etapa da Volta à Valónia”

Arnaud Démare foi segundo e assumiu a liderança da geral individual

Por: Lusa

Foto: Deceuninck - Quick-Step Cycling Team

O ciclista irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) venceu esta terça-feira ao 'sprint' a terceira etapa da Volta à Valónia, na qual o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), segundo, assumiu a liderança da geral individual.

Bennett, de 29 anos, cumpriu os 192 quilómetros entre Montzen e Visé em 4:42.31 horas, batendo sobre a meta o francês Démare, novo camisola amarela, e o alemão John Degenkolb (Lotto Soudal), terceiro.

A quarta vitória da época para Bennett surgiu depois de a fuga ter deitado a perder a vantagem que trazia já nos últimos 1.000 metros, dando a oportunidade aos velocistas de disputar novo ?sprint'.

O irlandês impôs-se da mesma forma que tinha feito numa etapa do Tour Down Under, na Race Torquay e numa etapa da Volta a Burgos, enquanto o segundo classificado arrebatou a liderança da geral, agora com 16 segundos de vantagem para o belga Amaury Capiot (Vlaanderen-Baloise), segundo.

O único português em prova, André Carvalho (Hagens Berman Axeon), foi 42.º classificado, a 1.05 minutos do vencedor, e caiu para a mesma posição na geral, a 1.21 de Démare.

Na quarta-feira, a última de quatro etapas liga Blegny a Erezée em 199,4 quilómetros de perfil acidentado, com sete contagens de montanha, três de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“João Almeida segundo na 103ª edição do Giro dell'Emilia”

Português liderou prova até 500 metros do final

Por: Ana Paula Marques

João Almeida confirmou esta terça-feira os bons resultados que tem vindo a alcançar, ao ser segundo na 103ª edição do Giro dell'Emilia, num ano em que se estreia como profissional e no World Tour.

O ciclista português, de 21 anos, da Deceuninck-Step, liderou a corrida até 500 metros da meta, quando foi ultrapassado pelo russo Aleksandr Vlasov, da Astana

Fonte: Record on-line

“Bob Jungels deixa Deceuninck-QuickStep e vai correr na AG2R em 2021”

Ciclista luxemburguês ruma à equipa francesa

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista Bob Jungels, campeão luxemburguês de fundo e de contrarrelógio, vai correr pela AG2R em 2021 e 2022, anunciou esta terça-feira a formação francesa, deixando a Deceuninck-QuickStep ao cabo de cinco anos.

"Estou feliz por me juntar à AG2R. O projeto atraiu-me logo, especialmente pelo trabalho posto em marcha para formar uma equipa importante, com ambição. Com ciclistas como Oliver Naesen e Greg van Avermaet, é um grupo ambicioso nas clássicas, e é motivador fazer parte dele", explicou, citado pela equipa em comunicado.

Com 12 títulos nacionais do Luxemburgo, Jungels destacou-se sobretudo nas clássicas, tendo vencido a Liège-Bastogne-Liège de 2018, o único 'monumento' da carreira, bem como a Kuurne-Bruxelas-Kuurne de 2019.

Em 2016 e 2017, venceu a classificação da juventude da Volta a Itália, tendo terminado em sexto e oitavo a geral individual, respetivamente, somando ainda dois títulos mundiais de contrarrelógio por equipas, ambos pela QuickStep, em 2016 e 2018.

O líder da equipa que vai deixar no fim do ano, Patrick Lefevere, despediu-se do corredor de 27 anos, lembrando as 12 vitórias que conseguiu com as cores da formação belga e notando que gostaria "de manter o Bob na Deceuninck-QuickStep", na qual corre o português João Almeida.

"Estamos um pouco tristes ao pensar na sua partida, mas é o que é, é ciclismo. Foi um dos nossos melhores ciclistas nos últimos dois anos, com muitos resultados memoráveis, em grandes Voltas, mas também nas clássicas. [...] Terá sempre um lugar especial connosco", referiu, citado em comunicado.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel não precisa de intervenção cirúrgica após queda na Lombardia”

Anunciou, esta terça-feira, a Deceuninck-QuickStep em comunicado

Por: Lusa

Foto: Lusa / EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) não necessita de ser operado à fratura que sofreu na pélvis, na sequência de uma queda na Volta à Lombardia no sábado, anunciou esta terça-feira a equipa belga em comunicado.

Os ferimentos sofridos na zona da pélvis serão tratados "de forma conservadora, sem necessidade de cirurgia", mantendo-se o jovem de 20 anos em repouso absoluto nas próximas semanas.

Evenepoel foi transportado na segunda-feira para a Bélgica, para o hospital de Herentals, onde foi submetido a novos exames e testes, que descartaram a necessidade de intervenções cirúrgicas, depois de o corredor ter sofrido também uma contusão no pulmão direito.

À chegada, Evenepoel apontou desde já à temporada de 2021, admitindo que "por desgraça, a temporada 2020 terminou", começando agora "a planificar um regresso mais forte", citado pelas redes sociais da Deceuninck-QuickStep.

No sábado, na 114.ª edição de 'Il Lombardia', vencida pelo dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana), o jovem de 20 anos caiu, numa ponte, na descida do Sormano, de uma altura de aproximadamente cinco metros.

O corredor da Deceuninck-QuickStep tinha vencido, até à Volta à Lombardia, todas as provas em que participou no ano de 2020: Volta a San Juan (Argentina), Volta ao Algarve (Portugal), Volta a Burgos (Espanha) e Volta à Polónia, esta última do escalão WorldTour, e apontava à Volta a Itália, que arranca em 03 de outubro.

Fonte: Record on-line

“Fabio Jakobsen: «Estou muito agradecido por continuar vivo»”

O ciclista holandês deixou mensagem sobre a grave queda que sofreu na Volta a Polónia

Por: Lusa

Foto: Lusa / EPA

O holandês Fabio Jakobsen (Deceunick-QuickStep) agradeceu esta terça-feira por ter sobrevivido à grave queda na Volta a Polónia e por poder lutar pelo regresso ao ciclismo, embora ainda tenha de ser submetido a várias cirurgias ao rosto.

Jakobsen, de 23 anos, abordou esta terça-feira pela primeira vez o incidente, sem nunca referir o nome do compatriota Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que o empurrou para as barreiras, na disputa ao 'sprint' da primeira etapa da Volta à Polónia, em 05 de agosto.

"Quero que todos saibam que estou muito agradecido por continuar vivo. Todas as mensagens e palavras de apoio deram-me uma força tremenda. Passo a passo, eu posso olhar, lentamente, para o futuro, e lutar pela recuperação", escreveu o corredor, que esteve dois dias em coma induzido.

Na mensagem divulgada pela Deceunick-QuickStep, o campeão holandês expressou a imensa gratidão para com a equipa médica e de enfermagem que o trataram em Katowice, logo após a queda.

"Estive uma semana na unidade de cuidados intensivo do hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec, onde me operaram imediatamente durante cinco horas e me deram a hipótese de viver. Estou muito grato a todos do hospital", prosseguiu Jakobsen, reconhecendo ter sido "difícil" e um "período negro", em que "temia pela não sobrevivência".

A organização da corrida polaca, a equipa e a família são os restantes visados nesta carta de agradecimento, em que o holandês dá conta da transferência para o centro médico universitário de Leiden, no departamento de otorrinolaringologia.

"Passo a passo eu poderei começar a viver de forma mais independente. Agora estou em casa, onde posso continuar a recuperação das feridas na minha cara e das minhas lesões. Além disso, tenho de descansar muito nos próximos meses por causa de uma concussão severa. E, nas próximas semanas e meses, vou passar por múltiplas cirurgias e tratamento para corrigir as lesões faciais", descreveu.

O 'sprint' irregular levou à desqualificação de Groenewegen, e levou o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-QuickStep, Patrick Lefevere, a anunciar a apresentação de queixa-crime contra o ciclista da Jumbo-Visma, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Groenewegen, que viria a lamentar o incidente com o compatriota e a confessar pensar "constantemente" em Jakobsen, está, neste momento, suspenso pela sua equipa, enquanto aguarda o desfecho do processo da UCI.

Fonte: Record on-line

“Triatlo de Lisboa”

Inscrições no Triatlo de Lisboa – 5 e 6 de setembro 2020.

O Triatlo de Lisboa irá realizar-se nos dias 5 e 6 de setembro no Braço de Prata, em Marvila. Este evento incluirá o Campeonato Nacional Individual de Triatlo (Elite e Grupos de Idade), o Campeonato Nacional de Clubes (Estafetas) e, ainda, o Campeonato Nacional de Juvenis (Aquatlo).

Por causa do controlo da pandemia por Covid 19, a Delegação de Saúde de Lisboa necessita de recolher dados suplementares sobre os atletas inscritos nas provas, nomeadamente o número de telemóvel e o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Essa solicitação por parte desta entidade competente implica um preenchimento dos referidos dados, facto que está a atrasar a abertura de inscrições para as competições, prevendo-se que esta questão esteja resolvida na próxima 6ª feira, dia 21 de agosto.

Informamos também que é possível que os horários das provas sofram alterações ao que estava inicialmente previsto, já que as correntes irão implicar ajustes no percurso de natação e, eventualmente, no horário de partida do Campeonato Nacional de Grupos de Idade.

Pode ver a notícia do Triatlo de Lisboa aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/triatlo-de-lisboa-2020/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com