segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

“Tadej Pogacar abre época a ganhar”


Por: José Morais

Realizou-se a Clássica Jaén Paraíso Interior, uma prova com 178 quilómetros, com seis setores de cascalho, ganha pelo esloveno da equipa da UAE Emirates Tadej Pogacar, que foi até terras de Espanha ganhar a sua primeira vitória da temporada de 2023.

O ciclista esloveno que teve um ataque imbatível, atacou nos últimos 40 quilómetros, conseguindo seguir sozinho nos últimos nove quilómetros, com seis setores de cascalho.

Durante a prova, a equipa da UAE Emirates conseguiu controlar a mesma no estilo Strade Bianche, durante parte do dia, entretanto Tadej Pogacar começava a movimentar-se num dos setores de cascalho a 45 quilómetros da linha de chegada, o qual depois seguiu sozinho até ao final.


Para Tadej Pogacar que estreou assim a época com uma vitória na Andaluzia, o bicampeão do Tour de França que no início afirmou que a sua presença nesta prova seria para tentar algo diferente, conseguiu fazer uma vantagem de mais de um minuto para com o grupo de favoritos em pouco tempo.

Entretanto o ciclista Ben Turner da equipa da Ineos Grenadiers, conseguiu superar o ciclista Tim Wellens, colega de equipa de Tadej Pogacar, na disputa do segundo lugar a 49 segundos, com Marc Hirschi, também colega de Tadej Pogacar a terminar a um minuto e 19 segundos, ficando em terceiro lugar.

“Matteo Jorgenson vence terceira etapa da Volta a Omã e assume liderança”


Norte-americano comanda com 11:25.48 horas, à frente de Mauri Vansevenant, que segue a 6 segundos

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar) assumiu esta segunda-feira a liderança da Volta a Omã, ao vencer a terceira etapa, que terminou com uma subida de 4,6 quilómetros no topo da montanha de Jabal Haat.

Matteo Jorgenson, de 23 anos, conseguiu em Omã a sua primeira vitória como profissional, terminando a etapa de 151,8 quilómetros com o tempo de 3:33.51 horas.

Atrás do ciclista norte-americano terminaram o belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), a dois segundos, e o francês Geoffrey Bouchard (AG2R-Citroen), a três, que ocuparam as segunda e terceira posições, respetivamente.

Na geral, Matteo Jorgenson comanda com 11:25.48 horas, imediatamente à frente de Mauri Vansevenant, que segue a seis segundos.

A Volta a Omã prossegue na terça-feira com a quarta etapa, que ligará Izki a Yitti Hills, numa distância de 204,9 

“Clube de Natação de Torres Novas no duatlo de Arronches”


Clube de Natação de Torres Novas vence duatlo de Arronches, Maria Tomé campeã nacional de duatlo, João Nuno Batista campeão nacional de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas venceu o Duatlo de Arronches, que se realizou na vila alentejana, no sábado à tarde, 11 de fevereiro, começando da melhor forma possível a época de 2023, com a defesa do título de campeão nacional de duatlo alcançado em 2022.


Foi a 1ªetapa do nacional de clubes de duatlo e também a prova do campeonato nacional de duatlo individual, com os atletas torrejanos na 1ª prova da época, a alcançarem excelentes resultados.

A equipa masculina do Clube de Natação de Torres Novas venceu esta prova de duatlo sprint (5km/corrida, 20km/ciclismo e 2,5km/corrida), enquanto a equipa feminina subiu ao pódio no 2º lugar.

A forte concorrência nesta prova, como foi o caso das equipas do Sporting e do Benfica, deu mais brilho aos resultados alcançados pelos atletas torrejanos, que obtiveram os seguintes resultados individuais.


No setor feminino, Maria Tomé venceu o Duatlo de Arronches e sagrou-se Campeã Nacional de Duatlo, Ana Ramos no 6º lugar absoluto, obteve o título de Campeã Nacional de duatlo no grupo de idades 25-29 anos, e Beatriz Ferreira no 5º lugar absoluto, sagrou-se Vice-campeã Nacional de duatlo no grupo de idades 20-24 anos.

No setor masculino, o destaque para o 3º lugar absoluto de João Nuno Batista, campeão europeu de duatlo em juniores 2022, que se sagrou Campeão Nacional de duatlo em juniores 2023. João Ferreira com o 4º lugar absoluto, é Campeão Nacional de duatlo no grupo de idades 30-34 anos. Luís Moleiro fechou a equipa torrejana no 8º lugar absoluto, sendo 3º classificado no Nacional de duatlo no grupo de idades 25-29 anos, Dinis Ferreira, 13º lugar absoluto, é Vice-campeão Nacional de duatlo no seu primeiro ano de cadete, e Pedro Afonso Razões e Martim Salvador em juniores, alcançaram o 3º e 4º lugares no Nacional de duatlo.


No próximo fim-de-semana, teremos no sábado à tarde, o Duatlo Jovem em Alpiarça para o campeonato regional jovem, e no domingo, realiza-se a 1ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas





“Tour Emirados Árabes Unidos feminino”


Por: José Morais

Elisa Longo foi a vencedora da primeira edição do Tour Emirados Árabes Unidos feminino, a ciclista da equipa da Trek-Segafredo conseguiu assim na última etapa vencer a prova.

A quarta e última etapa iniciou-se no Centro de Exposições de Adu Dhabi, terminando no Breakwater com 119 quilómetros, com Charlotte Kool da equipa DSM, a ser a vencedora da etapa.

As protagonistas do dia que fizeram a fuga eram ela Petra Stiasny da equipa Fenix-Deceuninck, Aileen Schweikart da equipa Laboral Kutxa e Iris Monticolo da equipa da Girls Fassa Bortolo, com a equipa da Trek-Segafredo a manter sempre o controle da corrida, conseguindo apanhar a fuga a 18 quilómetros da linha de chegada, com ainda as ciclistas da Movistar Liane Lippert e Emma Norsgaard a atacarem, mas com o pelotão a permitir uma fuga.


Já quase na linha de chegada, a vitória da etapa foi decidida ao sprint, com Kool a ser a mais rápida nos metros finais, com Chiara Consonni da equipa da UAE Team a fazer segunda e Lorena Wiebes da equipa da SD Worx, a fazer terceiro.

No final a geral ficou assim, Elisa Longo a ser a primeira, a sua colega de equipa e compatriota Gaia Realini a ficar em segundo, e a completar o pódio em terceiro ficou Silvia Perisco da equipa da UAE Team.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com