quarta-feira, 21 de setembro de 2022

“Wout van Aert renova com Jumbo-Visma após época de 'luxo'”


Ciclista belga considera que a extensão do vínculo é um "belo reconhecimento"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/ Jumbovisma

Wout van Aert, um das maiores estrelas do ciclismo mundial, prolongou contrato com a Jumbo-Visma até 2026, anunciou esta quarta-feira a formação holandesa, com o belga a considerar que a extensão do vínculo é um "belo reconhecimento".

"Sinto-me muito bem nesta equipa. [...] Surpreendeu-me que a equipa quisesse negociar o meu contrato novamente, mas é um belo reconhecimento. Chegámos rapidamente a acordo. Não penso que uma parceria mais longa possa trazer riscos, porque conseguimos progredir nos últimos quatro anos", resumiu WVA, após prolongar o seu contrato com os holandeses por mais dois anos.

Um dos corredores mais entusiasmantes do pelotão, o belga de 28 anos foi descrito pelo jornal desportivo francês L'Équipe como "o melhor ciclista do mundo" durante a última Volta a França, na qual venceu três etapas, a classificação por pontos (com recorde), o prémio de super combativo, além de ter andado quatro dias de amarelo e ter desempenhado um papel decisivo na vitória final do dinamarquês Jonas Vingegaard.

"Estou sempre à procura de novos desafios e ainda tenho muito para conquistar. Ocasionalmente, ouço críticas sobre o facto de a equipa me dar poucas oportunidades, mas penso que é precisamente o contrário. Já me deram muito mais possibilidades do que alguma vez poderia ter devido ao crescimento que registei na equipa. Poderia ser o único líder numa grande Volta noutra equipa, mas as pernas não seriam as mesmas", defendeu Van Aert.

O incrível belga, que é um dos grandes candidatos ao arco-íris na prova de fundo dos Mundiais de Wollongong, agendada para domingo, notou ainda que na Jumbo-Visma tem "os melhores companheiros".

"Como corredor e pessoa, o Wout melhora a nossa equipa. Ele é um ciclista que faz a diferença por alcançar grandes performances e por ser o trabalhador de equipa que é", reconheceu Merijn Zeeman, diretor desportivo da formação holandesa.

Fonte: Record on-line

“Taça Intermunicipal 3h Resistência de BTT – Amadora”


9 outubro | 09h00 – 13h00

 

Regimento de Lanceiros n.º 2

 

No próximo dia 9 de outubro (domingo), entre as 9h00 e as 13h00, decorrerá, nas instalações militares do Regimento de Lanceiros n.º 2, a prova competitiva de BTT "Taça Intermunicipal 3h Resistência de BTT - Amadora, inserida num torneio intermunicipal que, além da Amadora, inclui os municípios de Lisboa, Sintra, Oeiras e Cascais.

Esta iniciativa, que se realiza no âmbito do programa municipal Amadora Bikes, é promovida pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, com o apoio da autarquia da Amadora.

As inscrições podem ser efetuadas em www.sportchip.net  até às 23h59 do dia 6 de outubro de 2022.

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Campeonato do Mundo de Estrada"


Portugal preparado para discutir corrida intensa e difícil

 

Por: José Carlos Gomes

Os cinco juniores portugueses que competem no Campeonato do Mundo de Estrada, em Wollongong, Austrália, assistiram hoje à Conferência Júnior, mas o foco da equipa está já na prova de fundo, na noite de quinta para sexta-feira.

Será uma corrida com o grau máximo de exigência, mas Portugal pretende bater-se pelas primeiras posições, à semelhança do que fez em todas as provas da Taça das Nações em que participou na temporada de 2022.

“Essas corridas deram-nos a experiência necessária para encararmos com mais confiança o Campeonato do Mundo, embora tenhamos noção de que esta é uma prova especial. Poderíamos ter o mesmo pelotão e o mesmo percurso, mas se a corrida tivesse outro nome já não seria a mesma coisa. O Campeonato do Mundo é especial, porque todas as Seleções estão na máxima força e todos os corredores querem brilhar mais aqui do que em qualquer outro lado”, explica o selecionador nacional, José Poeira, que declara “total confiança” no quinteto que tem à disposição.

Portugal vai alinhar com António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, José Bicho e Tiago Nunes. Os corredores portugueses têm vindo a treinar na Austrália e já reconheceram o percurso. A corrida de 135,6 quilómetros será integralmente disputada no circuito urbano de Wollongong, perímetro a completar oito vezes.

O monte Pleasant (1100 metros com inclinação média de 7,7 por cento e vários troços acima dos dez por cento de pendente) tem todos os ingredientes para marcar a definição do resultado, mas as dificuldades não se resumem a essa subida.

“É uma subida curta e irregular, com níveis diferentes de inclinação, mas com algumas rampas muito íngremes. Por ser curta, não é uma subida que permita recuperações. Quem tiver ambição não poderá estar mal colocado, pensando que pode ganhar posições na subida, porque esta não tem extensão suficiente para isso”, considera José Poeira.

O selecionador nacional lembra ainda que o circuito é de cariz urbano, com muitas viragens, o que também contribui para a boa colocação ser fulcral. “Um pelotão alongado poderá ter mais meio quilómetro entre a parte da frente e a de trás. Quem precisar de ganhar posições não terá tarefa fácil e, a consegui-lo, vai acumular um desgaste que poderá ser marcante na hora das decisões. Isto fará com que toda a corrida seja muito intensa”, acrescenta.

No ano passado, na Flandres, António Morgado e Gonçalo Tavares foram os únicos portugueses a terminar a corrida, mas fizeram-na quase sempre com deficiente colocação, embora Morgado tenha conseguido a sexta posição na discussão ao sprint. Para 2022, José Poeira acredita em novo bom resultado e confia que a forma de correr já será diferente.

“No ano passado os nossos corredores ainda não tinham experiência ao mais alto nível, perante os adversários e as seleções mais fortes do mundo. Agora é diferente. Ao longo dos últimos meses competimos muito na Taça das Nações e toda a equipa demonstrou sempre qualidade e capacidade para trabalhar coletivamente e discutir as corridas. O nosso objetivo para este Mundial é demonstrar mais uma vez essa capacidade”, resume José Poeira.

A prova de fundo para juniores começa às 23h15 de quinta-feira e pode ser vista em direto no Eurosport.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Enduro voa para decidir-se nos Açores

Por: José Carlos Gomes

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputa-se, no próximo sábado, na ilha de Santa Maria, Açores. Já a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) tem no domingo mais uma prova pontuável, em Castro Daire.

A Praça do Município da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, vai assistir à partida dos mais de cem participantes na derradeira prova da Taça de Portugal de Enduro, a partir das 8h30 (hora local) de sábado. Estão desenhados 40 quilómetros, englobando os quatro percursos especiais cronometrados e os troços de ligação.

As contas da geral da Taça permanecem em aberto. João Rodrigues (Adc Alfarazes(Guarda) comanda entre a elite masculina, com uma vantagem confortável. Soma 590 pontos. No entanto, matematicamente, Rafael Sousa e José Borges, ambos do Clube BTT Matosinhos podem ainda aspirar à conquista do troféu, pois totalizam 485 e 400 pontos, respetivamente.

Na elite feminina nada está também decidido, embora a margem da corredora que segue na dianteira seja ainda maior. Sara Ferreira (Maiatos), que venceu as quatro anteriores provas pontuáveis, soma 750 pontos, mais 180 do que Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A vitória na corrida de sábado garante 200 pontos para o ranking.

A quarta de cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal de XCM corre-se, no próximo domingo, em Castro Daire. A partida está marcada para as 9h00. Estão desenhados três percursos para as diferentes categorias em competição.

Os corredores de elite, assim como os masters até 49 anos, terão por diante o desafio mais exigente, 102 quilómetros com 3100 metros de acumulado. As femininas, os masters a partir de 50 anos e os paraciclistas de classe D vão disputar a prova de 75 quilómetros com 2500 metros de acumulado. Os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicleta de assistência elétrica terão de completar 40 quilómetros com 1100 metros de acumulado.

 

Mais eventos oficiais

 

20 a 24 de setembro: Trans Madeira Autumn

24 de setembro: 2.º Troféu XCO Sardanetas BTT, Grada, Anadia

24 de setembro: 3 Horas de Resistência de Trancoso

24 de setembro: Campeonato do Algarve de BMX Race, Portimão

24 de setembro: 6.ª Prova da Taça de Ciclismo de Estrada da Madeira, Camacha

25 de setembro: Clássica Douro Internacional, Miranda do Douro

25 de setembro: 2.º BTT Trilhos de Cónegos, Moreira de Cónegos, Guimarães

25 de setembro: 2.º Prémio da Academia de Ciclismo de Paredes, Rebordosa

25 de setembro: 30.ª Volta às Terras de Santa Maria, Santa Maria da Feira

25 de setembro: Diversão Duas Roas, São João da Madeira

25 de setembro: GP de Ciclismo GDGA, Gafanha do Aquém, Ílhavo

25 de setembro: Águeda Gravel Race, Águeda

25 de setembro: Raid BTT Colheira do Arroz, Gatões, Montemor-o-Velho

25 de setembro: 10.º BTT Desenferruja Canelas, Vale Beijinha, Odemira

25 de setembro: Vale do Lobo BTT Fun Ride, Vale do Lobo, Loulé

25 de setembro: 7.ª Prova de Estrada da ilha Terceira, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Medidas para poupar energia…”


Quando o país está com uma seca severa… quando o governo quer que as pessoas poupem na energia reduzindo os consumos… quando o governo quer que as empresas funcionem menos horas para poupar também nos consumos…

Seria importante o governo pensar também em algumas soluções e poupanças, e uma dela seria a não alteração da hora de inverno…

Em outubro iremos entrar na hora de inverno, o que quer dizer que das 2 horas da manhã, passaremos para a 1 hora…


Ora se analisarmos, a partir dai, ao final do dia a partir das 17 horas já será de noite, o que obriga a um consumo maior de eletricidade, já que terá de se ligar mais cedo as luzes…

Ora se a hora não mudasse, apenas cerca das 18 horas seria necessário começar a consumir mais energia, não será que 1 horas não se pouparia bastante, e as empresas não seria tão sacrificadas…


Não se venha dizer que de manhã ainda será de noite, e fala-se muitos nas crianças ao irem para as escolas de noite, as escolas nunca começam antes das 8 horas, e a partir das 7 horas da manhã já é praticamente de dia, e as empresas na sua maioria inicia a trabalhar às 8 da manhã, logo que não trará tanto impacto, como se tiverem de parar pelas 17 horas…

Pensem nisso, e senhores governantes tomem iniciativas, e sejam os primeiros a dar o exemplo...

Ficha Técnica

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