quinta-feira, 7 de maio de 2020

“MUSEU DO CARAMULO TORNA-SE MEMBRO DA FIVA”

Instituição portuguesa junta-se à Fédération Internationale de Vehicules Anciens

O Museu do Caramulo é, desde 30 de Abril, membro oficial da FIVA (Fédération Internationale de Vehicules Anciens), a organização mundial dedicada à preservação, promoção e proteção de veículos históricos e respetiva cultura.

Na qualidade de membro oficial, o Museu do Caramulo reforça, assim, o seu estatuto de entidade certificadora nacional, no âmbito da Certificação de Veículos de Interesse Histórico.

Encontra-se igualmente habilitado a integrar projetos e actividades da Comissão FIVA, antecipar e influenciar a evolução da legislação relacionada, beneficiar de uma rede voluntária de engenheiros, advogados, historiadores, jornalistas, que contribuem para o cumprimento da missão de proteção, preservação e promoção do património ligado aos veículos com interesse histórico.

Fundada em 1966 e reconhecida pela UNESCO, a FIVA conta com mais de 85 organizações membro, em mais de 71 países, representando 1.500.000 entusiastas de veículos históricos.


Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“A Federação Triatlo Portugal recomenda/Craving alimentar”

Por: Joana Romão, nutricionista

O que é o Craving alimentar?

O craving alimentar representa um fenómeno comum do comportamento alimentar. É definido como uma vontade instantânea, persistente e incontrolável de ingerir um certo tipo de alimento hedónico, seja ele doce (bolachas, chocolate, sobremesas, …) ou salgado e rico em gordura (batatas fritas, frutos oleaginosos com ou sem sal, pipocas…). Este fenómeno pode não representar um problema caso ocorra de forma esporádica e em dias de maior gasto calórico.

Representa um problema quando, por exemplo, interfere negativamente na saúde dos indivíduos, se prejudicar o rendimento ou performance desportiva ou se comprometer o processo de perda de peso. Em situações mais extremas, pode estar associado a problemas como a falta de gestão alimentar, baixa autoestima, baixa gestão emocional e eventualmente desordens alimentares. São agravantes do craving: fatores psicológicos, isolamento social, stress físico, ansiedade, negatividade e fatores genotípicos que promovem a tendência para a compulsividade alimentar.

O comportamento alimentar, onde se insere o craving, consiste na ação perante os alimentos que são desejados. Essa ação pode ser: incontrolável, caso a ingestão de certos alimentos ocorra pelo descontrolo; emocional, se ocorrer um aumento da ingestão de forma dependente do estado emocional; cognitivo caso o indivíduo consiga restringir certos alimentos, mesmo se sentir fome.

O craving noturno é muito frequente, fenómeno que ocorre perante um atraso circadiano do padrão alimentar devido a stress ou alterações hormonais (cortisol, serotonina, leptina, melatonina, citocinas,…). Advém como recompensa psicológica e fisiológica, caso não tenha sido cumprida uma ingestão nutricional adequada ao longo do dia. Não realizar o pequeno-almoço poderá ter um efeito agravante da desregulação do apetite. A qualidade de sono também interfere com a desregulação do apetite ao longo do dia devido a alterações hormonais associadas a uma noite mal dormida.

De forma a procurar o tratamento mais adequado, é necessário compreender a origem e causa do craving. Em situações mais graves, por exemplo, após desenvolvimento de uma doença do comportamento alimentar, ou pioria do estado de saúde, deve-se recorrer a ajuda médica multidisciplinar. Caso ocorra, apenas, uma alteração da gestão do apetite ao longo do dia, ocorrendo, com alguma frequência, situações de compulsão alimentar, e se, por isso, os objetivos desportivos, ou, por exemplo, de perda de peso, não estiverem a ser cumpridos, a ajuda nutricional será essencial. O nutricionista será necessário para ajudar na melhoria das escolhas alimentares, alteração de hábitos alimentares e planeamento de estratégias, em conjunto, de forma a avaliar a situação e articular, com o indivíduo, as melhores estratégias personalizadas.

A simples alteração de hábitos poderá ser essencial para o processo de controlo do craving (por exemplo):

.Não comprar alimentos que promovam o fenómeno de craving;

.Estipular um número fixo de refeições a realizar por dia (regularidade metabólica);

.Planear essas refeições com antecedência;

.Ingerir pequeno-almoço;

.Se craving noturno: ingerir um iogurte proteico sólido uma hora após o jantar.

Referencias: (1).  Abdella HM, Farssi HOE, Broom DR, Hadden DA, Dalton CF. Eating behaviours and food cravings; influence of age, sex, BMI and FTO genotype. Nutrients. 2019;11(2):1–16.

Fonte: FTP

“José Azevedo é o novo diretor desportivo da equipa francesa de ciclismo Nippo-Delko”

Azevedo tinha desempenhado o papel de diretor-geral daquela formação nas últimas três temporadas

O português José Azevedo é o novo diretor desportivo da equipa francesa de ciclismo Nippo-Delko, informa hoje o diário desportivo L’équipe.

O antigo ciclista, que foi quinto classificado na Volta a França (2004), enquanto gregário do norte-americano Lance Armstrong na US Postal, e na Volta a Itália (2001), a representar a ONCE, estava ‘desempregado’ desde o final da época passada, quando terminou uma ligação de seis anos com a Katusha-Alpecin.

Azevedo tinha desempenhado o papel de diretor-geral daquela formação nas últimas três temporadas, depois de ter começado o seu percurso como diretor desportivo na RadioShack, ‘papel’ a que agora regressa na Nippo-Delko, equipa francesa da segunda divisão do ciclismo mundial.

Enquanto ciclista, o vila-condense, de 46 anos, destacou-se como ‘gregário de luxo’ do pelotão internacional, primeiro na ONCE (2001-2003) e, depois, na US Postal/Discovery Chanel (2004-2006) de Armstrong, o homem que conquistou sete Voltas a França, que posteriormente as perdeu por doping.

Azevedo terminou a carreira de ciclista em 2008, no Benfica, para onde se tinha mudado na temporada anterior.

Segundo o diário desportivo francês, o português vai substituir Frédéric Rostaing, que se demitiu da equipa francesa em fevereiro. Na Nippo-Delko, Azevedo vai reencontrar José Gonçalves, que orientou na Katusha até ao ano passado.

Fonte: Sapo on-line

“Vencedor da Volta ao Algarve de 2019 renova com a UAE Emirates”

Tadej Pogacar assina até 2024

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O esloveno Tadej Pogacar, vencedor da edição de 2019 da Volta ao Algarve em bicicleta, prolongou o seu contrato até 2024 com a UAE Emirates, anunciou esta quinta-feira a equipa que conta com o português Rui Cosa.

Pogacar, de 21 anos, terceiro na Vuelta no ano passado, depois de vencer a Volta a França do Futuro, em 2018, é um dos chefes de fila da UAE Emirates, tendo, já este ano, vencido a Volta à Comunidade Valenciana e sido segundo na Volta aos Emirados Árabes Unidos, conquistada pelo britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott).

"Pogacar representa o tipo de corredores que qualquer equipa gosta: talentoso e com uma forte vontade de aprender a cada dia. Estes valores vão projetá-lo para o topo do ciclismo mundial. O Tadej conquistou todos, não só pelos resultados, mas também pela sua atitude", afirmou o diretor desportivo da equipa, o suíço Mauro Gianetti.

Além de Rui Costa, a formação dos Emirados Árabes Unidos conta com os irmãos gémeos portugueses Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

No mesmo comunicado da equipa, o esloveno assumiu a sua satisfação com a renovação do contrato.

"Tornei-me profissional aqui e sinto-me muito confortável com todos. Acredito na equipa e quero fazer parte deste projeto ambicioso. Os próximos cinco anos vão ser fundamentais para a equipa e para a minha carreira, com a esperança que sejam anos proveitosos para as duas partes", frisou Pogacar.

Fonte: Record on-line

“Rui Sousa vai ponderar se avança com candidatura à Federação Portuguesa de Ciclismo”

Após o ano passado ter assumido ser candidato

Por: Ana Paula Marques

O ex-ciclista e presidente da Junta de Freguesia de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, disse ao nosso jornal que vai ponderar se avança mesmo com a candidatura à Federação Portuguesa (FPC), após o ano passado ter assumido ser candidato.

"Como o Governo permite as eleições em 2021 pensei que pudessem ser nessa altura. Mas já foram marcadas para novembro e nesta altura a prioridade é a pandemia", disse-nos Rui Sousa, que sempre mostrou divergências com a política seguida pelo atual presidente, tendo ontem mesmo criticado Delmino Pereira nas redes sociais por causa de um vídeo do dirigente a andar de bicicleta ainda no confinamento.

Pouco depois retirou o conteúdo – "percebi que aquele vídeo tinha a ver com uma situação mais privada e não quero também prejudicar o ciclismo", justificou –, sendo que Pereira revelou ter avançado com uma queixa na PJ sobre quem publicou pela primeira vez o vídeo no fim de semana passado.

Fonte: Record on-line

“Um Giro d’Italia feito à medida dos melhores fãs de ciclismo a não perder no Eurosport e na Global Cycling Network”

Por: Vasco Simões

Vincenzo Nibali celebra triunfo na 19.ª etapa do Giro 2016 (Créditos de foto: Getty Images)

Diariamente entre 9 e 31 de maio, o Eurosport e a GCN emitem as 21 melhores etapas dos últimos 7 anos da prova italiana. Reveja os momentos marcantes de cada tirada durante 90 minutos.

A luta pela “Maglia Rosa” apaixona milhões de fãs anualmente e é responsável por alguns dos momentos mais emocionantes da história do ciclismo. O Eurosport e a Global Cycling Network (GCN) ampliaram a sua colaboração para lhe trazer uma programação espetacular que reúne as 21 etapas mais memoráveis do Giro d’Italia dos últimos 7 anos.

Giro d’Italia Classic Stages ou Volta a Itália – Etapas Clássicas tem estreia marcada para este sábado, 9 de maio, às 14:30h, no Eurosport. A data coincide com o arranque original da mítica prova italiana, entretanto adiada devido à pandemia de COVID-19.

No episódio de estreia recuamos até 2013 para recordar o espetacular triunfo de Luca Paolini em Ascea, na 3.ª etapa da prova. Ao longo de 21 dias, os espetadores embarcam numa viagem no tempo na qual revivem momentos marcantes como a impressionante vitória de Esteban Chaves em 2016 quando bateu Steven Kruijswijk ao ‘sprint’ em Alta Badia, ou o inesquecível ataque de Chris Froome em 2018 no Monte Jafferau que lhe valeu a camisola rosa. Momentos marcantes para ver no Eurosport ou através da aplicação da GCN, que garante ainda aos fãs de ciclismo uma série de conteúdos ‘premium’ extra em vários ecrãs através de subscrição.

Durante 21 dias, maio é sinónimo de Volta a Itália – Etapas Clássicas. A seleção das etapas foi realizada por um painel de especialistas de ciclismo da GNC. Estará disponível em todas as plataformas do Eurosport (linear e digital) e através da aplicação da GCN.

Para além da emissão das etapas, o Eurosport complementa este especial de 21 dias com um programa extra de 90 minutos de duração que contará com as análises de Dan Lloyd.

No Eurosport Portugal os comentários ficam a cargo da equipa habitual composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

A Discovery, proprietária do Eurosport e da GCN, utilizará os seus produtos digitais de classe mundial, incluindo a aplicação GCN, para oferecer aos fãs uma experiência interativa, tendo estes a oportunidade de entrar em direto na emissão junto com o apresentador, lendas das Grandes Voltas e especialistas de ciclismo, assim como participar em “quizzes” e sondagens.

 

Ciclista italiano Fabio Aru recordou a sua experiência no Giro 2015:

“Tinha 24 anos e estava a lutar pelo Giro. No mesmo ano ganhei a Vuelta, por isso, foi algo inesquecível. Não gosto muito de falar do passado, mas lembro-me bem disso. Para ser franco, antes do início das etapas, sim (sonhava com a camisola rosa). Nesse ano, tínhamos uma equipa muito forte. O [Mikel] Landa, eu, o [Tanel] Kangert e até o [Paolo] Tiralongo tínhamos vencido uma etapa. Iniciávamos o dia sempre a tentar tornar a corrida o mais dura possível e a nossa mentalidade era a de ganhar... A minha família estava sempre presente na meta. Disseram-me que sempre que eu atacava a montanha ressoava o barulho que as pessoas faziam na meta.”

 

Volta a Itália - Etapas Clássicas destacadas:

9 de maio – Vitória do italiano Luca Paolini na 3.ª etapa de 2013 depois de um ataque de Ryder Hesjedal que dividiu a corrida

11 de maio – Vincenzo Nibali vence a 20.ª etapa de 2013 no Tre Cime di Lavaredo

17 de maio – Mikel Landa e Fabian Aru trabalham em conjunto para tentar evitar o triunfo de Alberto Contador na 20.ª de 2015

20 de maio – Vincenzo Nibali conquista vitória na 19.ª etapa de 2016 num dia marcado pela queda de Steven Kruijswijk numa descida

22 de maio – Nairo Quintana triunfa no Blockhaus num dia para esquecer para a Sky marcado pelas quedas de Geraint Thomas e Mikel Landa num acidente com uma moto.

30 de maio – Giulio Ciccone vence 16.ª etapa de 2019 no mesmo dia em que Primoz Roglic perde o Giro.

 

Especialistas Eurosport / GCN no Giro d’Italia - Etapas Clássicas:

          Alberto Contador – Vencedor de várias Grandes Voltas

          Sir Bradley Wiggins – Vencedor da Volta a França 2012

          Bernie Eisel – Especialista de Clássicas

          Jacky Durand – Vencedor de várias etapas na Volta a França

          Marianne Vos – Três vezes vencedora da Volta a Itália feminina

 

Andrew Giorgiou – Presidente do Eurosport and Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions: “Podemos contar a história de cada etapa com um nível de detalhe e profundidade único como nunca, trabalhar a nível criativo indo para além das meras imagens de arquivo e complementá-las com as visões dos nossos especialistas através de tecnologia imersiva completamente inovadora. Queremos muito oferecer aos fãs a sensação de estarem a ver um evento em direto e preparar o regresso do desporto ao Eurosport e à GCN num futuro próximo. Adotamos esta abordagem inovadora com a Volta a Itália – Etapas Clássicas para oferecer aos fãs a oportunidade de se envolverem com o desporto de novas e emocionantes maneiras.”

Dan Lloyd – Diretor de Corrida da GCN: “Sinto muita falta de organizar corridas e este momento dá-me a oportunidade perfeita para revisitar algumas das minhas melhores recordações do Giro d’Italia e tornar a vive-las com a nossa fantástica comunidade de fãs de ciclismo.”

 

Simon Wear, Fundador e CEO do Play Sports Group: “É realmente muito importante para nós poder ajudar a reunir os fãs de ciclismo durante este tempo de paragem sem precedentes. Juntamente com o Eurosport, sentimos que criámos algo de único ao unir ciclistas, apresentadores e fãs para reviver momentos decisivos da nossa modalidade.  A aplicação da GCN continuará a adaptar e a redefinir a forma como nos envolvemos com conteúdos através de uma série de projetos empolgantes que temos agendados para 2020 e além.

Os canais da GCN têm uma média mensal de 48m visualizações em todas as suas plataformas e interagem todos os meses com uma comunidade de cerca de 10m de utilizadores. Têm como missão entreter, informar e inspirar os fãs e o Giro d’Italia Classic Stages amplia ainda mais a comunidade global de fãs de ciclismo.

A aplicação da GCN providencia uma plataforma digital global dedica ao ciclismo com um conteúdo abrangente e interativo. É o lugar perfeito para qualquer fã de ciclismo que pretenda recordar como o nosso desporto pode ser cativante. A importante ligação com o Eurosport oferece uma experiência incomparável em dois ecrãs, onde os fãs podem interagir e se que fazem parte do espetáculo.

O Eurosport e a GCN colaboraram no ‘Giro d’Italia Classic Stages’, alavancando a sua escala global para chegar às comunidades de milhões de fãs apaixonados por ciclismo em todo o mundo. Em janeiro de 2019, a Discovery Inc. líder global em entretenimento da vida real e proprietária do Eurosport, adquiriu uma participação maioritária do Play Sports Group fortalecendo o seu portfólio de marcas e de plataformas diretas ao consumidor.

O Eurosport e a GCN fizeram uma parceria pela primeira vez na série ‘Zwift Tour for All’, uma série de corridas virtuais que decorre esta semana, contado com 19 equipas masculinas e femininas do mundo do ciclismo profissional e exibidas em direto nas plataformas do Eurosport e na aplicação da GCN.

Nota aos editores: [Conteúdos e recursos do Giro 2020 na aplicação da GCN] estarão disponíveis em: Inglês, Castelhano, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Búlgaro, Checo, Dinamarquês, Finlandês, Grego, Húngaro, Norueguês, Polaco, Português, Romeno, Russo, Sérvio e Sueco.

Fonte: Discovery Networks

“Entrevistas Associação de Ciclismo do Minho/A opinião de Paulo Abreu, atleta de BTT Downhill e Enduro”

Paulo Abreu, atleta de BTT Downhill e Enduro, será o entrevistado de hoje (quinta-feira, 21h15) da ACM – Associação de Ciclismo do Minho no âmbito das iniciativas que a associação tem promovido a propósito da situação que se vive com o Covid-19.

O ciclista de Guimarães, conhecido por Stromp, abordará o regresso das competições, a evolução do Downhill nos últimos anos, a importância do Campeonato do Minho no calendário desta vertente do ciclismo e das saudades que sente de fazer o que mais gosta.

A entrevista está agendada para as 21h15 e poderá ser acedida através do Facebook https://www.facebook.com/CiclismoMinho  ou do canal do Youtube da Associação de Ciclismo do Minho https://www.youtube.com/ciclismominho .

Será agora a vez de conhecer a opinião de um atleta de Down Hill e Enduro, depois de Carla Noémia já ter entrevistado Marco Chagas, José Azevedo, Cândido Barbosa, José Mendes, Tiago Machado, João Matias, David Vaz, João Cruz, José Santos, Artur Lopes, Jorge Pina (Dirigente da FPC), Diogo Leite Ribeiro (Presidente da Assembleia-Geral da ACM), Mário Fortes e Nuno Silva Leal (um minhoto a residir em Macau).

Fonte: ACM

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com