sábado, 20 de abril de 2019

“Edgar Pinto em quinto lugar na etapa 'rainha' da Volta à Turquia”

Feliz Grossschartner (BORA-hansgrohe), novo líder da prova

Por: Lusa

O ciclista português Edgar Pinto (W52-FC Porto) subiu este sábado ao quinto lugar da geral na Volta à Turquia, ao ser quinto classificado na quinta e penúltima etapa, vencida pelo austríaco Feliz Grossschartner (BORA-hansgrohe), novo líder da prova.

Grossschartner, de 25 anos, conseguiu a primeira vitória em etapa na carreira, ao cumprir os 164,1 quilómetros entre Bursa e Kartepe em 4:17.13 horas, chegando isolado no meio da neve, depois de deixar para trás os companheiros de fuga.

O austríaco bateu por nove segundos o italiano Valerio Conti (UAE Emirates), segundo colocado, e o eritreu Merhawi Kudus (Astana), terceiro, enquanto o ciclista luso chegou a 40 segundos do vencedor.

Nas contas da geral, Grossschartner aproveitou o facto de já ser segundo, atrás do colega de equipa irlandês Sam Bennett, para passar a vestir a camisola amarela na Turquia, numa prova que a BORA-hansgrohe tem dominado, com pódios em todas as etapas e três vitórias.

Em segundo lugar segue Conti, a nove segundos, enquanto Kudus fecha o pódio, à mesma distância, depois de a etapa 'rainha', que culminou numa subida de mais de 10 quilómetros e inclinação média de 9,2%, ter definido os primeiros lugares.

Na estreia da W52-FC Porto em provas do escalão WorldTour, Edgar Pinto, que era nono, consegue, para já, um dos melhores resultados da carreira, ao fechar o 'top 5', a 59 segundos do camisola amarela, quando falta apenas uma etapa.

Nuno Bico (Burgos-BH) subiu ao 57.º posto da geral ao ser 66.º na etapa de hoje, num dia positivo para os 'dragões', com o espanhol Raúl Alarcón a subir ao 17.º lugar, ao acabar na mesma posição em Kartepe.

Ricardo Mestre caiu para 27.º, ao cortar a meta em 36.º, um posto acima de Rafael Reis, 32.º à geral, enquanto Samuel Caldeira é 51.º, José Ferreira 68.º e o espanhol Gustavo Veloso 101.º.

A sexta e última tirada, entre Sakarya e Istambul, tem 172,4 quilómetros e traçado plano, pelo que não deverá provocar alterações nos primeiros postos da geral, que deverá manter-se inalterada.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Concelho de Loulé”

João Macedo coroado em Loulé

Por: José Carlos Gomes

A XXV Volta ao Concelho de Loulé Júnior terminou neste sábado com a consagração de João Macedo (Bairrada), que teve em Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), vencedor da última etapa, um poderoso rival.

Os derradeiros 114,3 quilómetros, disputados na manhã deste sábado, através de um percurso de grande exigência, não conseguiram alterar a geral, desenhada no final de segunda etapa, na véspera, quando João Macedo se apoderou da camisola amarela.

Ainda assim, Daniel Dias, primeiro comandante da prova, graças à vitória na etapa inaugural, não atirou a toalha ao chão tentou destronar João Macedo. O melhor que conseguiu, todavia, foi a conquista da etapa, ao fim de 3h01m33s.

O grupo dos principais corredores na batalha pela camisola amarela cedeu apenas 18 segundos para Daniel Dias, com Juan Marín (Valverde Team/Tierra Fecundis) no segundo lugar e Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) no terceiro posto.

João Macedo cortou a meta no oitavo lugar, a 18 segundos de Daniel Dias, selando, desta forma, a conquista da camisola amarela. O espanhol Álvaro Polo (Cartagena/Patacas Pijo/Esetec) foi o segundo classificado, a 12 segundos, e Daniel Dias fechou o pódio da geral, a 32 segundos, além de ganhar a classificação por pontos.

Edgar Sousa (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor júnior de primeiro ano e o espanhol Miguel Muñoz (OID Cycling Team/Ciclo Ebora) conquistou a classificação dos trepadores. A Bairrada juntou o triunfo coletivo ao individual.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com