segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

“Ação de Formação Olimpíadas do Triatlo”


Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021, o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física irá organizar a ação de formação exclusivamente online intitulada ‘Olimpíadas do Triatlo’, uma sessão que respira triatlo nos seus temas atuais mais estruturantes.

27 de fevereiro: no primeiro dia, irão ser abordados em diversas vertentes, temas como Tóquio2020, a importância da formação, medicina e fisioterapia na recuperação, bike fit, paratriatlo, entre outros. Não faltará, também, uma ‘mesa redonda’ onde triatletas e treinador partilharão enriquecedoras experiências.

28 de fevereiro: o segundo dia será dedicado a diferentes abordagens do treino de triatlo – controlo, planeamento, treino mental – contando para isso com profissionais de reconhecida experiência entre treinadores, dirigentes, triatletas, docentes universitários, preparadores físicos, etc.

Além da forte divulgação e credibilização do Triatlo, esta formação irá proporcionar maior proximidade, permitindo igualmente aprofundar conhecimentos na área do Triatlo.

Formação Certificada e Creditada com 3 UC pelo Instituto Português do Desporto e Juventude

 

Poderá inscrever-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqkGylwjPE5FA8fH6lzpZnqQMEBP74yZekuWUexiyahdRE-g/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Remco Evenepoel com luz verde para voltar aos treinos meio ano após grave acidente”


Ciclista belga caiu de uma ponte na Volta à Lombardia em agosto do ano passado

           

Por: Lusa

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) recebeu esta segunda-feira 'luz verde' dos médicos para voltar a treinar na estrada, cerca de meio ano depois do acidente grave sofrido na Volta à Lombardia que o afastou da bicicleta.

"Estou, obviamente, muito feliz por poder voltar a andar de bicicleta. Por agora, tenho de ir passo a passo e, dependendo no meu progresso, decidiremos o meu programa futuro [em termos de corridas], mas o importante é estar a evoluir", declarou o jovem de 21 anos, citado pela equipa em comunicado.

A formação do português João Almeida revelou o parecer dos médicos após novos exames, que revelaram que as lesões sustentadas em agosto de 2020 "sararam suficientemente para poder voltar a treinar".

Segundo o médico da equipa, Phil Jansen, a recuperação "começou muito rápido", com o belga a percorrer mesmo alguns quilómetros em outubro, mas abrandou depois, pelo que a equipa está também "feliz" que Remco possa voltar, mesmo que "com cautelas e ainda numa longa jornada até poder começar uma corrida".

Na 114.ª edição de 'II Lombardia', vencida pelo dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana), Evenepoel caiu, numa ponte, na descida do Sormano, de uma altura de aproximadamente cinco metros.

O corredor da Deceuninck-QuickStep, apontado como um dos principais jovens talentos da modalidade, tinha vencido, até à Volta à Lombardia, todas as provas em que participou no ano de 2020: Volta a San Juan (Argentina), Volta ao Algarve (Portugal), Volta a Burgos (Espanha) e Volta à Polónia, esta última do escalão WorldTour.

Fonte: Record on-line

“INEOS contrata antigo ciclista Steve Cummings como treinador e diretor”


Ex-campeão britânico de estrada e contrarrelógio deixou de correr no final de 2019

 

Por: Por: LusaLusa

Foto: Instagram

O britânico Steve Cummings, que foi ciclista de várias equipas internacionais, entre elas a Sky, assinou como treinador e diretor pela equipa que já tinha representado, agora denominada INEOS, anunciou esta segunda-feira a formação britânica.

O antigo campeão britânico de estrada e contrarrelógio deixou de correr no final de 2019 e estudou gestão desportiva, passando agora a acumular funções na direção, encabeçada por Dave Brailsford, e como técnico.

Cummings, agora com 39 anos, teve uma carreira como ciclista com vários pontos altos, desde duas etapas ganhas na Volta a França a várias medalhas em campeonatos do mundo de pista, tendo corrido por formações como a BMC ou a Qhubeka.

"Grande parte dos estudos que realizei centram-se na liderança e, onde quer que vá, Dave Brailsford é um exemplo. É um modelo a seguir para mim. Sempre me interessou este lado do desporto e juntar-me à equipa, a caminho de uma nova dimensão, é muito emocionante", declarou, citado em comunicado, o também antigo vencedor no alto do Malhão, na Volta ao Algarve de 2011.

Fonte: Record on-line

“II Fórum Cyclin’Portugal”

Clique Imagem

Edição online do Fórum Cyclin’Portugal em fevereiro e março

 

Por: José Carlos Gomes

A segunda edição do Fórum Cyclin’Portugal vai realizar-se exclusivamente online, durante quatro sextas-feiras consecutivas, entre 26 de fevereiro e 19 de março.

Depois do sucesso da edição inaugural, que juntou mais de em participantes em Anadia, em janeiro do ano passado, o futuro do turismo com bicicleta será debatido, em 2021, em versão “webinar”.

O programa abre e fecha com as duas sessões abertas, ambas sobre redes de percursos. No dia 26 de fevereiro, às 14h30 inicia-se o encontro que irá abordar os desafios da gestão a médio e longo prazo das redes de percursos. As intervenções estarão a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do presidente da IMBA Europa, Thomas Larsen 

A sessão aberta de 19 de março, também com início às 14h30, para analisar as redes de percursos sob a perspetiva da ativação do território, parcerias e inovação. O caso das Aldeias Históricas de Portugal estará em destaque, através das intervenções de Arménio Coelho, Agnelo Quelhas e Dalila Dias. O diretor clínico da Federação Portuguesa de Ciclismo, Filipe Quintas, abordará o desafio da covid-19 para as infraestruturas Cyclin’Portugal, ao passo que o vice-presidente da Federação Sandro Araújo irá apresentar o Anuário Cyclin’Portugal.

Entre as duas sessões abertas ocorrem o módulo técnico e o módulo prático. O primeiro está marcado para as 15h00 do dia 5 de março. A regulamentação e a sinalética, enquanto parte da uniformização e qualidade das infraestruturas, estarão em destaque. Agnelo Quelhas, em representação da Federação Portuguesa de Ciclismo intervirá sobre a regulamentação da homologação, sinalética oficial e perfil e aptidões dos técnicos Cyclin’Portugal. Manuel Franco, da AZZ, fará uma apresentação sobre práticas sustentáveis na implementação e manutenção de percursos.

Clique Imagem

O módulo prático, às 15h00 de dia 12 de março, terá como tema o software específico e práticas de manutenção. Agnelo Quelhas dinamizará um workshop sobre utilização de ferramentas de software. Ricardo Pinto, da Velosolutions, promoverá um workshop com suporte audiovisual sobre práticas de manutenção

“Esta iniciativa, no seu segundo ano, contribui para consolidar a rede de infraestruturas e percursos homologados pela FPC para a prática do turismo com bicicleta, mas também para estimular e capacitar os profissionais que operam nesta área. Estamos a criar condições para o nosso país apresentar-se como um destino de excelência para a prática do ciclismo, não apenas ao público internacional, mas também a cada vez mais portugueses que sentem o apelo de pedalar em contexto de recreio”, explica Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e coordenador do Cyclin’Portugal.

As duas sessões abertas são gratuitas. Os módulos técnico e prático implicam o pagamento de uma taxa de 25 euros. Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo beneficiam de um desconto, pagando apenas 15 euros.

O acesso à formação certificada com avaliação é gratuito para os técnicos dos Centros Cyclin’Portugal homologados ou em processo de homologação. Os restantes interessados que pretendam obter certificado de Técnico Cyclin’Portugal devem pagar 50 euros.

O acesso à plataforma dos webinars é reservado e implica inscrição prévia de todos os participantes.

Todas as informações e inscrições: https://www.cyclinportugal.pt/pt/conteudos/101-forum-cyclinportugal-2021 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Brasil recebe segunda etapa da Copa do Mundo de MTB de 2022”


Foto: Fabio Piva

A Copa do Mundo de MTB terá uma etapa no Brasil após 17 anos, Petrópolis, no Rio de Janeiro, terra-natal de Henrique Avancini, vai receber a segunda etapa da competição em 2022, programada de 8 a 10 de abril, a organização ficará a cargo da CIMTB Michelin, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Vale destacar que para Avancini da Cannondale Factory Racing é um dos responsáveis pela conquista, desde 2017 ou 2018 já existia um desejo muito grande da UCI, da Red Bull e dos parceiros para levar o evento para o Brasil, ele participou muito no sentido de procurar que organização atendesse às exigências da UCI, e requisitassem que, se viesse para o Brasil, teria que ser na sua cidade”, disse Avancini.

“É uma conquista coletiva, tanto minha, que venho crescendo como atleta, para a CIMTB Michelin como organizadora e para todo o contexto do ciclismo no Brasil, que tem se tornado uma potência mundial do desporto, afirmou Avancini.

A segunda etapa da Copa do Mundo de MTB no Brasil será disputada em XCO (Cross Country Olímpico) e XCC (short track), de destacar que a CIMTB Michelin já organizou mais de 70 eventos internacionais da UCI na sua história e uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator (XCE) em Congonhas, em 2018.


As etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike são competições muito disputadas por organizadores no mundo inteiro, essa conquista representa muito não só para nós, mas também para o ciclismo brasileiro, que será mais uma vez o centro do mapa mundial do desporto em 2022, vamos fazer o melhor trabalho possível para que a Copa do Mundo nunca mais saia nunca do Brasil.

É uma certeza de que a força brasileira vai vibrar e fazer história , afirmou Rogério Bernardes, o organizador da CIMTB Michelin, que teve uma etapa em Petrópolis em 2019.

Fonte: Bike Magazine Brasil

“Giro de Itália, se participar Nairo Quintana diz que seu maior rival será Egan Bernal”


Por: José Morais

A Arkea Samsic ainda não confirmada no Giro de Itália, está confiante em poder finalmente entrar no mesmo, a equipa onde está o colombiano Nairo Quintana, o mesmo diz que se marcar presença, o seu maior rival seró o seu compatriota Egan Bernal, e será um duelo bem fortes daqueles que criam uma reputação, porem, falta agora a confirmação de ambos os casos.

Quintana deseja estar no Giro, é uma prova que ama, já que ganhou uma vez, e outra ficou em segundo lugar, sendo uma prova que lhe é muito favorável, é uma corrida que realmente gosta muito, agora só falta o convite que diz estar convencido que vai ser feito, para terem o sim. 

Nairo diz não ter dúvidas de os dois estarem na competição, apesar de estar também pendente Egan Bernal em marcar presença, mas Nairo diz ainda que seria um grande adversário a ser abatido, já que acha que Egan é mais forte.

Mas não esquecendo outros grandes ciclistas, o caso de Vincenzo Nibali ou de Thibaut Pinot, entre outros, os quais são também muito importantes, o que nos obriga a ter uma preparação muito boa.

Porem, Nairo, não se poupou em elogios ao seu compatriota, pelo que o mesmo conseguiu alcançar nos últimos anos, “Egan” é sem dúvida um dos ciclistas maios ambiciosos que existe na atualidade, e a sua equipa tem bastante interesse em que ele marque presença, afim de confirmar o que tem feito em anos anteriores.

As suas participações no Giro não deixarão dúvidas a ninguém de que será mais um grande incentivo no três grandes ao lado do Tour e da Vuelta, agora apenas resta esperar que se possa concretizar, e que tanto Nairo e Egan, possam ser u7m dos rostos do Giro de Itália, e possam dar o seu melhor depois dos difíceis que todos passaram em 2020.    

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com