sexta-feira, 11 de setembro de 2020

“Roglic "superfeliz" com segundos conquistados e prestação eslovena”


O ciclista esloveno lidera a prova com 44 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado, o compatriota Tadej Pogacar.

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) declarou estar “superfeliz” depois de hoje ter conquistado tempo para todos os rivais à exceção de Tadej Pogacar, o seu compatriota que já esperava ver em destaque na Volta a França.

“Pelo resultado, foi um bom dia. Estou superfeliz. Enquanto podes ganhar tempo, cada segundo é uma vantagem para ti”, disse o camisola amarela após ter cimentando a liderança da geral, no final da 13.ª etapa do Tour.

Primoz Roglic foi o único candidato a conseguir seguir na roda de Tadej Pogacar, quando o jovem da UAE Emirates atacou na subida final até ao alto de Puy Mary, com o duo a cortar a meta a 06.05 minutos do vencedor da tirada, o colombiano Daniel Martínez (Education First), e a ganhar tempo para todos os outros favoritos, nomeadamente para o campeão em título Egan Bernal, que agora é terceiro, atrás dos dois eslovenos.

“Honestamente, esperava que o Tadej Pogacar se saísse bem no Tour. Conheço-o e sei que é muito forte. Competimos juntos nos campeonatos nacionais e desde o ano passado que já vimos que pode alcançar grandes resultados, como aconteceu na Vuelta, pelo que [a exibição de hoje] não foi uma surpresa. Estou muito contente de que tenham sido dois eslovenos a coroar o alto”, assumiu Roglic, recordando a Volta a Espanha do ano passado, em que venceu e o seu compatriota foi terceiro.

Sem encontrar uma justificação para explicar o sucesso do seu país a nível desportivo, o antigo campeão mundial de juniores em saltos de esqui considerou que, no ciclismo, o segredo está em que os corredores eslovenos se motivam uns aos outros para melhorarem.

Ainda assim, o ciclista da Jumbo-Visma não quis responder se Pogacar é agora o seu principal rival, recordando que há muita Volta a França pela frente até à chegada a Paris, em 20 de setembro.

"Podem acontecer muitas coisas, podemos ver outros ciclistas a estar com os melhores. Não olho a nomes, só faço o meu trabalho e estou satisfeito com a situação em que estou”, resumiu.

Já Pogacar revelou que decidiu tentar atacar na última subida, depois do trabalho de aceleração realizado pela INEOS de Bernal.

“Eu e o Primoz conseguimos manter a distância e foi realmente um bom dia para ganhar segundos. Vi que o Primoz hoje estava novamente muito forte no final. Foi difícil segui-lo nos últimos 500 metros. Ele está em ótima forma. Não sei o que acontecerá nos Alpes, mas vou continuar a lutar”, asseverou o agora segundo da geral, a 44 segundos da amarela.

O outro grande vencedor da jornada, além do duo de eslovenos, foi Daniel Martínez (Education First), que encontrou forças nos metros finais da subida para superar o alemão Lennard Kämna (Bora-hansgrohe), que tinha sido um dos seus 16 companheiros na fuga do dia.

“Já tinha vencido uma etapa no Paris-Nice, no Dauphiné, mas o Tour é outra coisa. Quando via [a prova] na televisão, nunca pensei que ganharia uma etapa do Tour. É fantástico!”, admitiu o vencedor do último Critério do Dauphiné.

O colombiano, de 24 anos, admitiu ter sentido cansaço na subida final, mas ter guardado suficientes forças para o final, que “era mais fácil” para si.

“O ciclismo colombiano atravessa um período extraordinário: é a primeira vez que temos quatro corredores nos 10 primeiros. O [Rigoberto] Úran está numa grande forma e tudo faremos para ajudá-lo”, vincou.

O líder de Martínez na Education First é quarto na geral, atrás de Bernal, estando a 01.10 minutos de Roglic. Seguem-se-lhe na classificação individual Nairo Quintana (Arkéa–Samsic) e Miguel Ángel López (Astana).

Fonte: Sapo on-line

“Daniel Martínez vence etapa da Volta a França após longa fuga”


Já o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) reforçou a liderança da geral

Por: Lusa

O ciclista colombiano Daniel Martínez (Education First) levou esta sexta-feira a bom porto uma longa fuga, impondo-se no final da montanhosa 13.ª etapa da Volta a França, na qual o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) reforçou a liderança da geral.

Martínez superiorizou-se aos seus companheiros de fuga para ser o primeiro no final dos 191,5 quilómetros entre Châtel-Guyon e Puy Mary, com o tempo de 05:01.47 horas, à frente dos alemães da Bora-hansgrohe Lennard Kämna, segundo a quatro segundos, e Maximilian Schachmann, terceiro a 51.

Na luta pela amarela, Primoz Roglic ganhou tempo aos adversários, tendo agora 44 segundos de vantagem sobre o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), que subiu a segundo na geral, e 59 sobre o campeão em título, o colombiano Egan Bernal (INEOS), que é terceiro.

Fonte: Record on-line

“Simon Yates lidera Tirreno-Adriático após vencer quinta etapa”


Português Ruben Guerreiro foi 16.º

Por: Lusa

O ciclista britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) impôs-se hoje na quinta etapa do Tirreno-Adriático, destronando o canadiano Michael Woods (Education First) da liderança da geral, apesar do grande trabalho do português Ruben Guerreiro.

Simon Yates venceu em solitário a quinta tirada da prova italiana, graças a um ataque fulgurante a 4,5 quilómetros de Sassotetto, a contagem de categoria especial coincidente com a meta, cumprindo os 202 quilómetros desde Norcia com o tempo de 05:30.43 horas, à frente do compatriota Geraint Thomas (INEOS) e do polaco Rafal Majka (Bora-hansgrohe), respetivamente segundo e terceiro a 35 segundos.

O ciclista da Mitchelton-Scott voltou aos triunfos 418 dias depois da última vitória, na 15.ª etapa da Volta a França de 2019, e saltou para a liderança da geral, que até hoje era ocupada por Michael Woods.

Na subida final, o primeiro lugar do canadiano foi exemplarmente defendido por Ruben Guerreiro, mas Woods não correspondeu ao trabalho do seu companheiro de equipa, sendo apenas 11.º na tirada, a 01.46 minutos de Yates, e caindo para o oitavo lugar na geral.

O português da Education First foi 16.º na quinta etapa, a 02.21 minutos do vencedor, e é 41.º na geral, a mais de 19 minutos, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) perdeu 10.20 minutos e caiu 14 posições, sendo agora 29.º na geral, a 11.26 minutos do camisola azul.

O quatro vezes vencedor da Volta a França, o britânico Chris Froome (INEOS), voltou hoje a demonstrar já não ser o ciclista que era antes da grave queda no Critério do Dauphiné do ano passado, ao chegar com os últimos da etapa, a mais de 19 minutos de Yates.

Com três etapas para percorrer, o britânico da Mitchelton-Scott lidera a classificação com 16 segundos de vantagem para Majka e 39 para Thomas.

No sábado, cumpre-se a sexta etapa do Tirreno-Adriático, uma ligação praticamente plana de 171 quilómetros entre Castelfidardo e Senigallia.

Fonte: Record on-line

“Bauke Mollema abandona Volta a França devido a queda”


Romain Bardet e Nairo Quintana também estiveram envolvidos

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), que estava na 13.ª posição da geral, abandonou a Volta a França na sequência de uma queda durante a 13.ª etapa, na qual também ficaram envolvidos Romain Bardet e Nairo Quintana.

"Bauke Mollema, 13.º na geral individual, desistiu depois da queda", anunciou a organização do Tour, no direto da corrida, sem adiantar detalhes sobre a condição do corredor de 33 anos.

No entanto, a agência France-Presse adianta, citando a France Télévisions, que Mollema terá ficado lesionado num pulso.

A queda aconteceu uma descida, quando estavam percorridos mais de 100 quilómetros dos 191,5 da 13.ª tirada, quando Romain Bardet (AG2R La Mondiale), quarto da geral, perdeu o controlo da bicicleta no grupo do camisola amarela, derrubando, entre outros, Nairo Quintana (Arkéa--Samsic), que ocupa a quinta posição da geral, e Richie Porte, colega de equipa de Mollema, que é 11.º

O francês, colombiano e o australiano conseguiram reentrar no grupo de favoritos, ao contrário de Mollema.

O holandês, que tem como melhor resultado no Tour o sexto lugar de 2013, era um dos líderes da Trek-Segafredo na 107.ª edição da 'Grande Boucle', figurando no 13.º lugar da geral, a 02.31 minutos do camisola amarela, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

O pelotão está a cumprir a 13.ª etapa da Volta a França, uma ligação 191,5 quilómetros entre Châtel-Guyon e o alto de Puy Mary, que inclui sete contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria coincidente com a meta.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana de ciclismo em Guimarães e Miranda do Corvo

Por: José Carlos Gomes

Este fim de semana terá muita pedalada, em Guimarães e Miranda do Corvo, concelhos que recebem a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) e o Campeonato Nacional de Rampa, respetivamente.

No sábado, 12 de setembro, regressa a Taça de Portugal de XCO. A segunda prova pontuável para o troféu da disciplina olímpica de BTT vai disputar-se no Centro de Ciclismo do Minho, a pista permanente de XCO instalada em Souto Santa Maria, Guimarães.

Estão inscritos mais de 300 corredores para a primeira prova em pelotão do BTT nacional após o confinamento. Os corredores serão distribuídos por categorias etárias, com ciclistas e staff que competem de manhã a não se cruzarem com aqueles que correm no período vespertino, de modo a evitar aglomerações.

Os cadetes entram em liça às 9h30. Uma hora mais tarde competem todas as categorias femininas exceto cadetes e os juniores masculinos. A corrida de masters e de paraciclismo inicia-se às 14h30, ficando a prova de elite guardada para as 16h00.

Domingo é o dia escolhido para o Campeonato Nacional de Rampa, em estrada. A corrida, inicialmente marcada para Seia, vai disputar-se em Miranda do Corvo, com a subida ao Observatório Astronómico daquele concelho.

Existem dois percursos, em função da categoria etária, um com 3 quilómetros e outro com 7 mil metros. Ambos apresentam uma inclinação média de dez por cento. Vão competir todas as categorias etárias, desde cadetes até masters, incluindo corredores das equipas profissionais portuguesas.

Também nesta competição, serão tomadas medidas para evitar aglomerações. O período matutino da competição, com participação de masters, femininas e cadetes inicia-se às 9h00. A parte vespertina, que engloba juniores masculinos, sub-23 e elite começa às 14h00.

Domingo também seria a data da primeira corrida da Taça de Portugal de Enduro, em Lorvão, Penacova. No entanto, a prova foi adiada, em virtude de ontem, ao início da noite, a edilidade de Penacova ter acionado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do agravamento, naquele território, da situação epidemiológica provocada pelo SARS-CoV-2.

 

Mais eventos oficiais

13 de setembro: Encontro de Escolas de BTT, Souto Santa Maria, Guimarães

13 de setembro: 3.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, West Gravity Enduro, Prazeres, Calheta

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Eurosport e a Volta ao Luxemburgo com W52.FC Porto e oito portugueses na lista de pré-inscritos”


Por: Vasco Simões

 

foto: Getty Images

 

Conjunto português volta a marcar presença na corrida do Grão-Ducado que se realiza de 15 a 19 de setembro.

 

Amaro Antunes, Samuel Caldeira, Edgar Pinto, Daniel Mestre, Ricardo Mestre e João Rodrigues (W52 – FC Porto), e os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE – Team Emirates), são os ciclistas portugueses na lista de pré-inscritos.

 

Na próxima semana arranca mais uma edição da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, também conhecida como Skoda Tour de Luxembourg. De 15 a 19 de setembro, o Eurosport emite esta prova de estrada da categoria ProSeries da UCI, o segundo escalão mais importante da modalidade, discutida ao longo de cinco etapas.

 

Entre as equipas que marcam presença no Luxemburgo, o destaque vai para a W52 – FC Porto com um lote de seis corredores portugueses: Amaro Antunes, Samuel Caldeira, Edgar Pinto, Daniel Mestre, Ricardo Mestre e João Antunes. Depois da estreia em 2019, a equipa portista renova a experiência. De ressalvar ainda a presença em estrada de outros dois atletas portugueses, os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, da UAE – Team Emirates. São assim, oito os ciclistas lusos na lista de pré-inscritos para a corrida, que inclui ainda outros nomes de peso internacionais como John Degenkolb, Diego Ulissi, Arnaud Démare, Tony Gallopin, Tim Wellens, Jan Bakelants, Grega Bole, Danny Van Poppel, Mauro Finetto ou Baptiste Planckaert.

 

A prova serve igualmente de preparação para alguns atletas que competem nos Mundiais de Ciclismo de Estrada que decorrem em Imola, Itália, entre os dias 24 e 27 de setembro, e que o Eurosport transmite também. 

 

Com uma longa tradição, a Volta ao Luxemburgo conheceu muitos campeões sendo o primeiro e mais vitorioso, o homem da casa Mathias Clemens, com cinco títulos, e o mais recente, o espanhol Jejús Herrada.

 

Acompanhe os atletas portugueses em ação na Volta ao Luxemburgo no Eurosport, logo após a transmissão da Volta a França, entre os dias 15 e 19 de setembro. Os comentários ficam a cargo de Gonçalo Moreira.

 

 

Horários de transmissão das etapas da Volta ao Luxemburgo

 

Terça-feira, 15 de setembro, Eurosport 1 – 16:50h (em diferido)

1.ª etapa – Luxemburgo – Luxemburgo – 133 km

 

Quarta-feira, 16 de setembro, Eurosport 1 – 16:35h (em diferido)

2.ª etapa – Remich – Hesperange – 164 km

 

Quinta-feira, 17 de setembro, Eurosport 1 – 16:45h (em diferido)

3.ª etapa – Rosport – Schifflange – 150 km

 

Sexta-feira, 18 de setembro, Eurosport 1 – 16:55h (em diferido)

4.ª etapa – Rodange – Differdang – 219 km

 

Sábado, 19 de setembro, Eurosport 2 – 17:25h (em diferido)

5.ª etapa – Mersch – Luxemburgo – 187 km

 

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

 

Fonte: Discovery Networks

“Aquatlo e Triatlo da Amora 2020”


Realiza-se nos dias 12 e 13 de setembro o Aquatlo e Triatlo da Amora

Este evento integra o Campeonato Nacional Individual e de Clubes de Aquatlo, Campeonato Nacional de Juvenis e o Encontro Nacional Jovem de Triatlo. Aconselha-se a leitura das informações e recomendações desta notícia para que todas as provas decorram com normalidade e segurança.

 

Descrição dos percursos das provas:

CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL E DE CLUBES DE AQUATLO

A natação, com partida na areia, inclui uma volta de 750 metros realizada no rio Tejo. A corrida terá um percurso de 5km com duas voltas planas de 2,5km, realizadas no Passeio Ribeirinho

 

ENCONTRO NACIONAL JOVEM DE TRIATLO

A natação será realizada no rio Tejo com distâncias adaptadas ao escalão. A partida será realizada da areia, com boias a serem contornadas pela esquerda. O ciclismo terá uma volta, com distâncias adaptadas aos diferentes escalões, realizado na frente ribeirinha da Amora e Seixal, em ida e volta e com um retorno de 180º. O segmento da corrida será realizado na frente ribeirinha da Amora, com distâncias adaptadas.

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS DE TRIATLO

A natação, com um percurso de 300 metros, será realizada no rio Tejo, com partida da areia e bóias contornadas pela esquerda. O segmento de ciclismo inclui duas voltas na frente ribeirinha da Amora e Seixal, em ida e volta, com retornos de 180º. O início da segunda volta é efetuado na rotunda Este da Ponte da Fraternidade. O trajeto da corrida é realizado na frente ribeirinha da Amora, com uma volta de 2km, realizado no Passeio Ribeirinho

 

Informações e horários:

12 de setembro

9h30 às 12h10 – Secretariado

9h40 às 11h10 – Check In CN Aquatlo – Verificação técnica e colocação do material no PT

11h15 – Hora limite de permanência de atletas no PT

11h20 – Hora limite para terminar o aquecimento Grupos Idade

11h30 – Inicio do Campeonato Nacional de Grupos de Idade

12h05 – Hora limite para terminar o aquecimento de Cadetes e Juniores

12h15 – Inicio do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores

12h40 – Check Out – Recolha dos equipamentos e materiais do Parque de Transição

12h45 – Entrega de prémios

 

13 de setembro

9h00 às 11h20 – Secretariado

9h10 às 11h10 – Verificação técnica e colocação do material na Área de Transição (AT) para Prova Jovem

11h00 às 11h15 – Reunião Técnica do Delegado Técnico da prova com treinadores das equipas (Junto Pórtico de Meta)

11h15 – Hora limite de permanência de atletas no PT

11h30 – Início das provas jovens por ordem crescente de idades, separadas por escalão e por género (Benjamins e Infantis)

12h30 – Recolha dos equipamentos e materiais do PT para escalões Benjamins e Infantis

13h00 – Início das provas jovens por ordem crescente de idades, separadas por escalão e por género (Iniciados e Juvenis)

15h00 – Recolha dos equipamentos e materiais do PT para escalões Iniciados e Juvenis

 

RECOMENDAÇÕES ESSENCIAIS

Apelamos a colaboração de todos, chamando a atenção para o seguinte:

– As equipas e atletas devem apresentar-se com antecedência na chegada ao recinto, já que os procedimentos de controlo e check-in serão mais demorados do que o habitual, atendendo ao número de inscritos;

– No caso das provas jovens, no dia 13 de setembro, o controlo será feito por equipa, sendo que haverá apenas um representante do clube que leva todos os atletas (que devem levar o termo de responsabilidade previamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação);

 

Horários para dia 13 de setembro:

9h00 – AD Galomar

 

Águias de Alpiarça

Associação Académica de São Mamede

Associação Naval Amorense

09h05 – Alhandra Sporting Clube

09h20 – CAPGE

 

Clube de Natação da Amadora

Clube 4 Estilos

09h30 – Clube de Natação de Torres Novas

09h45 – Clube de Triatlo do Fundão

 

Clube Natação do Cartaxo

Clube Triatlo de Abrantes

09h50 – Atletas individuais

 

CNATRIL Triatlo

Escola Triatlo Palmela Desporto

10h00 – Outsystems Olímpico de Oeiras

10h15 – Peniche A. C.

 

Pimpões Triatlo

10h25 – Sport Lisboa e Benfica

10h40 – Sporting Clube de Portugal

– Os atletas terão de passar num posto de controlo onde a FTP irá medir a temperatura corporal a todos os atletas, sendo impedido de participar todo o atleta cuja temperatura corporal seja superior a 37,5º;

– No Posto de Controlo, os atletas terão à sua disposição material de higienização (álcool gel), para utilização na sua higienização individual. No mesmo ponto de controlo referido anteriormente, os atletas terão de entregar uma declaração já preenchida em como não apresentam sintomas de doença nos últimos 14 dias. Para acelerar este processo, é fundamental que o termo de responsabilidade que anexamos venha previamente preenchido e assinado pelo próprio ou pelo encarregado de edução (caso seja menor de idade);

– Depois de validada a sua participação, será colocado a cada atleta uma pulseira inviolável que atesta o seu estado de saúde e que tem de ser mantida até ao final do evento;

– Os treinadores que quiserem estar na zona de partida ou PT têm de preencher o termo de responsabilidade, será medida a temperatura e colocada uma fita inviolável;

– Os atletas deverão cumprir as recomendações da FTP desta fase (consulte no final deste documento as recomendações FTP para as provas). O uso de máscara é obrigatório até ao momento da partida. É permitido retirar a máscara para o aquecimento, que deve ser guardada no fato para a colocar logo à saída da água;

– Após a meta será entregue a cada atleta uma máscara de proteção, juntamente com o kit de meta;

– Não haverá local para guardar as mochilas ou outro material individual;

 

 

– Partidas para o dia 12 de setembro:

11h30: AG Femininos

 

11h34: AG Masculinos dos 20 aos 39 anos

 

11h38: AG Masculinos dos 40 aos 54 anos

 

11h42: AG Masculino com mais de 55 anos

 

12h15: Cadetes e Juniores Femininas

 

12h20: Cadetes Masculinos

 

12h25: Juniores Masculinos

 

 

– Partidas para o dia 13 de setembro:

As partidas serão feitas por escalão e género

– Haverá entrega de prémios, no dia 12 de setembro, num formato diferente: as equipas são chamadas ao pódio e haverá um elemento da organização que passa com uma bandeja para que as mesmas equipas tirem o seu prémio;

– Os locais das provas são de acesso ao público, sendo difícil restringir a passagem de pessoas, pelo que se aconselha aos atletas que reduzam ao máximo o número de acompanhantes, especialmente crianças;

– Caso alguém apresente sintomas suspeitos, a pessoa será encaminhada para uma tenda isolada exclusiva para este efeito até ser examinada e enviada para os locais adequados.

 

Documentos importantes

– Recomendações COVID19 para as Competições da FTP em https://bit.ly/3jJTx9P

– Termo de responsabilidade (que devem levar assinado) em https://bit.ly/2QNJXGj

– Termo de responsabilidade – Menores – (que devem levar assinado) em https://bit.ly/34YU1Vq

– Regulamento da prova em https://bit.ly/3k5iwEM

O VIII Triatlo da Amora é uma organização da Federação de Triatlo de Portugal, da Associação Naval

Amorense, da Junta de Freguesia da Amora e da Câmara Municipal do Seixal.

A Federação de Triatlo de Portugal deseja a todos uma excelente prova!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com