quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

“Encontro Nacional/Mobilidade urbana bicicleta promovida em Aveiro”

Por: Carlos Moura
O grupo informal de cidadãos Ciclaveiro promoveu no passado dia 20 de fevereiro, o Primeiro Encontro Nacional de Grupos Promotores de Mobilidade Urbana em Bicicleta, que se realizou em Aveiro. Dirigido a grupos, associações, federações e outras entidades, de âmbito nacional e local, com atividades de promoção da mobilidade bicicleta, mas também à comunidade em geral com interesse pela temática, pretendeu dar a conhecer aos vários participantes o que se faz em Portugal nesta área e fomentar a partilha de ideias e experiências entre grupos, com o intuito de criar uma base que possa resultar no desenvolvimento de estratégias colaborativas para aumentar o número de utilizadores de bicicleta como modo de transporte em Portugal.
O evento contou com cerca de 90 participantes. Durante a manhã, após a abertura da sessão pelo presidente da Câmara de Aveiro, assistiu-se às apresentações dos 17 grupos intervenientes, oriundos de diversos pontos do país, dando a conhecer as suas motivações, formas de atuação e objetivos. Da parte da tarde os participantes, divididos em grupos de trabalho, discutiram e procuraram encontrar as melhores formas de atuação em vários aspectos específicos relacionados com a promoção do uso utilitário da bicicleta, como a organização interna de grupos, interação com instituições (lobbying), eventos de promoção do uso da bicicleta, criação e dinamização de cicloficinas, comunicação para o exterior, e atuação conjunta de grupos. O Encontro terminou com um debate aberto, onde surgiram várias sugestões para próximos passos.
Segundo Rui Igreja, do grupo promotor do encontro, Ciclaveiro, “o número de entidades e pessoas que aceitaram o convite superou as nossas expectativas iniciais. É uma prova de que a sociedade está cada vez atenta e interveniente para o tema da mobilidade ativa e sustentável e para a importância da qualidade de vida e do espaço público nas nossas cidades. Recebemos os parabéns de várias partes, o que nos deixa extremamente satisfeitos e nos dá ainda mais ânimo para continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver.”
Fonte: Transportes em Revista

“Agenda de Ciclismo/Taça de Portugal de Sub-23 começa na Maia”

A IV Volta à Maia, que se disputa no próximo domingo, 28 de fevereiro, marca o arranque da edição de 2016 da Taça de Portugal de Sub-23. Ao contrário do que sucedeu nas épocas anteriores, os sub-23 terão um troféu próprio, a disputar sem terem a concorrência dos corredores de elite das equipas continentais.
A prova deste domingo tem 148,6 quilómetros, com partida (11h00) e chegada (14h30) no centro da Maia, apresenta um traçado de constante sobe e desce, embora sem subidas muito pronunciadas. Os corredores vão completar três voltas a um circuito com passagem pela zona industrial da Maia, Guardeiras, Vilar do Pinheiro, Gilão, Fornelo, Carriça, Camposa, S. Miguel-o-Anjo, Travagem, Alto da Maia, Mosteiro de Águas Santas, Milheirós e Nogueira da Maia.
Vão participar as equipas de clube portuguesas – ACDC Trofa, Anicolor, Goldwin/Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Carglass, Maia, Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade e Sicasal/Constantinos/UDO -, equipas de clube galegas, a equipa continental sueca Bliz-Merida e podem inscrever-se os corredores sub-23 das equipas continentais portuguesas.
A Taça de Portugal de Sub-23 terá mais duas provas, a disputar nos dias 30 de abril e 1 de maio, na região de Aveiro. 
 Mais eventos oficiais
27 de fevereiro, 20h00: 3H Resistência BTT de Paredes de Coura
28 de fevereiro, 9h15: XCO e Encontro de Escolas de BTT, Águeda
28 de fevereiro, 9h30: Passeio BTT “Em Busca do Javali Perdido”, Penedo da Bemposta, Mogadouro
28 de fevereiro, 9h30: BTT Trilho dos Moinhos, Barcelos
28 de fevereiro, 9h30: Encontro de Escolas de BTT de Abrantes
28 de fevereiro, 9h30: Maratona BTT “Na Rota do Casqueiro”, Vila Nova St.º André, S. Cacém
28 de fevereiro, 10h00: Maratona BTT Solidária da Cidade de Fátima
28 de fevereiro, 11h00: DHU Non Stop Riding Carlos Pires, Castanheira de Pêra
Fonte: FPC

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/Ivo Oliveira e Rui Oliveira no Mundial de Pista”

Portugal vai estar pela primeira vez representado por dois corredores no Campeonato do Mundo de Pista para a categoria de elite, competição que se realiza em Londres, entre 2 e 6 de março.
Depois de, há um ano, ter conseguido qualificar um ciclista para o Mundial – Rui Oliveira competiu em scratch – o ciclismo de pista luso deu um passo em frente e duplicou a participação em 2016.
A reta final de preparação para o Campeonato do Mundo inicia-se nesta quinta-feira, com um estágio na Academia Nacional de Ciclismo, em Anadia, e no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.
A delegação portuguesa parte para Londres no domingo, onde inicia a competição na quarta-feira. Rui Oliveira será o primeiro a entrar em ação, competindo na final direta de scratch, marcada para cerca das 19h20. Ivo Oliveira vai alinhar na final da corrida por pontos, às 20h30 de sexta-feira.
Nem só de ciclistas se fará a representação portuguesa no Campeonato do Mundo de Pista, uma vez que Paula Martins foi nomeada pela UCI para o colégio de comissários.
Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com