quinta-feira, 12 de maio de 2022

“Seleção triatlo veste-se de mar para proteger os oceanos”


A Federação de Triatlo de Portugal decidiu dedicar os novos equipamentos da seleção ao tema da proteção dos oceanos e sustentabilidade ambiental, assumindo esse como um dos projetos de responsabilidade social da FTP até aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A estreia na alta roda do triatlo mundial está agendada para sábado, em Yokohama, na primeira etapa do campeonato do mundo.

“Entendemos que o desporto tem de ser um motor de transformação social e não podíamos ficar de fora deste apelo global. Portugal é um País com quase mil quilómetros de costa atlântica, e se contamos com a nossa Zona Económica Exclusiva, 97% do nosso País é mar. Faz sentido assumirmos este desafio da proteção dos oceanos, não só através da sensibilização – como é o caso dos novos equipamentos -, como de ações concretas que iremos desenvolver para tornar as provas mais sustentáveis, mais amigas do ambiente”, explica Filipe Mendonça, responsável de comunicação da FTP.


O mar está presente em tons de verde-água, com ondas que se estendem do peito até às costas dos novos modelos. Para denunciar as ameaças à vida marinha, a FTP optou mesmo por incluir as imagens de corais na zona lateral dos equipamentos. A produção ficou a cargo da EM3, empresa nacional, outro dos requisitos que a FTP considerou essencial para ajudar a economia interna.

“Roma e Pavia não se fizeram num dia. Este é apenas um tiro de partida simbólico para aquilo que queremos fazer: ir reduzindo a utilização de plástico, encontrar alternativas com materiais sustentáveis, desenvolver ações de sensibilização e deixar uma herança federativa mais amiga do ambiente”, explica Filipe Mendonça

A estreia dos novos equipamentos no circuito mundial ficará a cargo de Vasco Vilaça, João Silva, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé. O quinteto português que participará na prova de Yokohama.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Dicas para um primeiro triatlo longo”


Por: Manuel Alves, Treinador

A participação num primeiro triatlo de longa distância é um marco importante para todos os triatletas. Deixamos algumas sugestões para quem se vai estrear em Caminha, dia 15 de Maio, domingo:

 

1. Conseguiste cumprir um plano de treino sistemático e proporcional à distância longo, nos últimos 6 meses? Já fizeste um triatlo antes, certo? Sentes-te com capacidade de tolerar um esforço constante durante 5-6h de prova? Tens um exame médico válido e  não tens nenhuma condição de saúde que te impeça de fazer Triatlo?

Então, se todas as respostas a estas perguntas são positivas, estás em condições de enfrentar o Triatlo de Caminha! Vai ser um dia importante para ti, e inesquecível. Mas não te esqueças, no primeiro triatlo o objetivo é acabar! Aconselhamos a que encontres um ritmo confortável, e o que o mantenhas. Não te preocupes com ritmos, classificações ou medalha. Terminar a prova será a tua vitória!

Se não fizeste uma boa preparação, ou não estás confiante, então planeia participar noutra prova, noutra data, ou até numa distância mais curta. Em Caminha também teremos a distância Olímpica, no mesmo dia.

 

2. Usa o material com que treinaste ao longo da tua preparação para este Triatlo. Não aceites o empréstimo daquela bicicleta de contra-relógio XPTO, nem aquele fato isotérmico do amigo “pro”, por muito superiores que possam ser ao teu equipamento. Estrear equipamentos no dia da prova é mesmo um grande erro! Treina com o teu equipamento de competição também, é com ele que tens de te sentir confortável!

 

3. Prepara a tua nutrição. “Beber antes de ter sede, e comer antes de sentir fome” é uma máxima antiga que faz todo o sentido. Programa os teus abastecimentos: por exemplo, beber água a cada 15’ e um gel a cada 30’. Usa os teus suplementos energéticos em prova para que o teu estômago não reclame de algo a que não está habituado.

 

4. Aproveita, desfruta, assimila esta prova. Foram, certamente, vários meses a prepará-la e é este o grande dia!!Combina com a tua família/amigos/clube aquela foto junto à meta, aquele almoço pós-prova, aquele passeio pela vila em família após a competição. Retribui as longas horas em que te estiveram a apoiar!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Giro: Fernando Gaviria, sancionado por manobra perigosa no sprint”


Por: José Morais

Fernando Gaviria foi hoje penalizado por ter feito uma manobra perigosa no sprint na linha de chegada, com o júri de comissários a sancionar o ciclista na sexta etapa do Giro de Itália, com o colombiano da equipa dos Emirados Árabes Unidos, a descer, e a terminar a etapa na 152ª posição.

A atitude de Fernando Gaviria foi talvez provocado pela ansiedade de poder fazer primeiro na linha de chegada, querendo tentar passar por um local onde não havia espaço suficiente, colocando em risco Cees Bol.

Esta atitude foi entendida pelos comissários grave, e atribuíram-lhe o último lugar do pelotão na etapa, estando ainda pendente uma declaração oficial, se o mesmo irá sofre uma sanção económica para o ciclista da equipa da Emirados Árabes Unidos, como ainda serem-lhe retirados pontos, na luta para a Maglia Rosa.

“Giro: Arnaud Démare ‘bisa’ ao ‘sprint’ em dia sem história, João Almeida segue em sétimo na geral”


Foto: SIF // NFO

Foto: AFP

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) venceu hoje a sexta etapa, triunfando ao ‘sprint’ pelo segundo dia seguido, após uma tirada sem história na Volta a Itália, reforçando a liderança da classificação dos pontos.

Démare, que já tinha vencido a quinta etapa, cumpriu os 192 quilómetros entre Palmi e Scalea em 5:02.33 horas, batendo sobre a meta o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), segundo, e o britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinil), terceiro.

O dia não produziu alterações nos primeiros lugares da geral, com Juan Pedro López à frente do alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), segundo a 38 segundos, e o estónio Rein Taaramäe (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro a 58. João Almeida (UAE Emirates) segue em sétimo, a 1.58 minutos do líder.

O dia foi hoje ‘tranquilo’ para o pelotão do Giro, com apenas um fugitivo, o italiano Diego Rosa (EOLO Kometa), ele próprio um trepador pouco ‘perigoso’ numa etapa plana como esta.

Apanhada a fuga, os comboios dos velocistas montaram-se, mas apenas a Groupama-FDJ fez um trabalho consistente: Cavendish ficou longe, em terceiro, e o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) voltou a ter problemas, ao ‘encostar-se’ a dois rivais da DSM.

Ewan chegou perto de vencer, mas o ‘photo finish’ provou que poucos centímetros deram a vantagem ao gaulês, que ganhou pela sétima vez na ‘corsa rosa’, depois de triunfos em 2019 e 2020, e pela segunda na temporada.

“Esta é a minha 86.ª vitória, mas as pessoas tendem a desvalorizar-me. (...) Fizemos um bom ‘comboio’, mas Cavendish chegou perto, sabia que ia fechar na esquerda, então fui pela direita. Acabei por vencer ao ‘atirar’ a bicicleta”, descreveu o ‘sprinter’.

No 100.º dia de corrida para João Almeida em solo italiano, uma mudança de bicicleta fê-lo descolar por breves momentos do pelotão, mas regressou para acabar em 26.º, seguindo em sétimo na geral e em terceiro na classificação da juventude.

Os colegas de equipa e compatriotas Rui Costa (146.º na etapa) e Rui Oliveira (73.º) mantiveram os lugares na geral, com o primeiro em 58.º e o segundo em 147.º.

Na sexta-feira, a sétima etapa liga Diamante a Potenza em 196 quilómetros, com quatro contagens de montanha, uma delas de primeira categoria.

Apesar de não contar com subidas ‘míticas’ da corrida, ainda assim apresenta 4.730 metros de acumulado, o terceiro valor mais alto das 21 tiradas, e pode testar os candidatos à geral, mesmo que favoreça uma possível ‘fuga bidone’, com muitos elementos.

Fonte: Lusa

“Regresso à estrada da W52-FC Porto”


Por: José Morais

Foto: W52-FC Porto

A “operação limpa” impediu  W52-FC Porto de competir ao ser suspensa tanto o diretor como a equipa e os ciclistas, depois da polémica com a equipa do norte, e depois de a mesma ter novos diretores, tem já autorização para competir.

Desta forma, a equipa vai regressar novamente à estrada já no próximo domingo, na 21ª Volta a Albergaria, uma corrida que vai ter um percurso de 155,7 quilómetros, anunciaram os responsáveis.

“Julian Alaphilippe regressa ao treino condicionado após queda em Liège”


Continuará a ser monitorizado e só com total autorização dos médicos é que será "implementado um programa para o regresso à competição"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), bicampeão do mundo de fundo, pode voltar ao treino condicionado, prosseguindo a recuperação de um pulmão colapsado após a queda na Liège-Bastogne-Liège, revelou esta quinta-feira a equipa belga.

"Após a queda no último mês, o campeão mundial fez novos exames, que revelaram que o pneumotórax que sofreu está completamente resolvido, por isso Julian pode voltar ao treino ligeiro, em cima de rolos", explica a QuickStep-Alpha Vinyl, em comunicado hoje divulgado.

O ciclista de 29 anos continuará a ser monitorizado e só com total autorização dos médicos é que será "implementado um programa para o regresso à competição".

Em 24 de abril, Alaphilippe sofreu uma queda grave na clássica belga, sendo hospitalizado com um pulmão colapsado e múltiplas fraturas, o que alarmou os adeptos franceses e da QuickStep.

"Tudo está a seguir no bom caminho, e espero que em breve esta grande queda não seja mais que uma má memória", escreveu o campeão do mundo nas redes sociais em 07 de maio.

Apesar do regresso, continua em dúvida o programa para 2022 de 'Loulou', um dos principais ciclistas do pelotão mundial na atualidade, que contava com a Volta a França, que arranca em 01 de julho.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/João Matias e Rodrigo Caixas representam Portugal no Canadá”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de Pista compete, entre sexta-feira e domingo, com dois ciclistas na segunda ronda da Taça das Nações, que irá realizar-se em Milton, Canadá.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou para este compromisso internacional João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car). Será a estreia de Caixas, campeão europeu sub-23 de Scratch, em eventos desta dimensão na categoria de elite.

Portugal parte com o objetivo de somar o máximo de pontos possível para o ranking das nações, importante para o apuramento do país para o próximo Campeonato do Mundo, sendo as presenças e os resultados em Mundiais importantes tendo em vista a qualificação para os Jogos Olímpicos.

“A competição será importante para a aquisição de experiência internacional e para o desenvolvimento e refinamento de competências de ambos. O Rodrigo faz a sua estreia em competições desta natureza. É uma oportunidade importante. Terá consigo o João Matias, um atleta experiente e conhecedor da dinâmica deste tipo de provas, o que será importante para uma boa integração e dinâmica de aprendizagem que o Rodrigo necessita se fazer com vista ao seu crescimento e desenvolvimento futuro na pista”, explica Gabriel Mendes.

Rodrigo Caixas competirá em scratch e fará dupla com João Matias na disciplina olímpica de madison. Além do madison, João Matias participa no concurso olímpico de omnium e em eliminação.

Dada a diferença horária entre Portugal e o Canadá, as provas vão decorrer entre a tarde e a madrugada em Portugal.

 

Programa de provas com participação portuguesa

Sexta-feira, 13 de maio

 

18h10 – Qualificação de Scratch

20h30 – Qualificação de Eliminação

1h30 – Final de Scratch

2h30 – Final de Eliminação

 

Sábado, 14 de maio

 

20h10 – Qualificação de Madison

1h15 – Final de Madison

 

Domingo, 15 de maio

 

15h25 – Qualificação de Omnium

21h00 -> 0h20 – Final de Omnium

 

Seleções em competição

 

Tal como na semana passada, o próximo fim de semana será de intensa atividade das Seleções Nacionais. Além da dupla de pista que estará a competir no Canadá, irão estar em prova as Seleções de BTT e de Paraciclismo.

Na sexta inicia-se, em Elzach, a segunda ronda da Taça do Mundo de Paraciclismo, que decorre até domingo. No primeiro dia disputam-se os contrarrelógios individuais. Portugal estará representado por Bernardo Vieira, em C1, Telmo Pinão, em C2, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5. No sábado realizam-se as provas de fundo das classes H4 e H5 e no domingo as provas de fundo de C1 e C2.

A Seleção de BTT compete, em Nové Město na Moravě, República Checa, numa corrida do circuito UCI Júnior Series. Estão convocados Artur Mendonça, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomás Gaspar, Mariana Líbano e Marta Carvalho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Esposende recebe o Campeonato do Minho de BTT XCO”


O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, será palco no próximo domingo (15 de maio) do 2.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende destina-se às categorias de Competição (cadetes, juniores, elites e masters, femininos e masculinos, paraciclismo), bem como as categorias de promoção e e-bikes.

O programa competitivo tem o arranque marcado para as 13 horas, enquanto a pista abrirá para treinos a partir das 10 horas. A competição arrancará com as provas de cadetes, femininos e paraciclismo. Os escalões de elites, juniores e masters iniciam a competição às 14h30.

Pedro Barbosa, um dos responsáveis pela organização, parte para esta segunda edição do XCO Esposende “com a expetativa que corra tudo bem. Temos estado a trabalhar para que no dia tudo esteja pronto e em condições para que seja um grande evento”.

Aquele responsável lamentou “não podermos ter cá as Escolas, porque existe um Encontro Inter-Regional. Esse é o primeiro propósito para a organização desta prova, mas este ano não podem marcar presença. Contamos com eles para o ano”.

Em contrapartida, o BTT XCO de Esposende recebe este ano “as categorias de open e e-bikes, duas categorias que já fazem parte integrante do XCO e para as quais já temos alguns atletas inscritos. De resto, as e-bikes estão muito em voga, são uma nova tendência e nós quisemos aproveitar a onda e trazer aqui alguns atletas”.

Quanto ao percurso, Pedro Barbosa salientou que “temos algumas diferenças, de forma a tornar o percurso mais atrativo e competitivo. Temos uma alteração na zona do single-track, bem como a chegada à meta. O anterior trajeto era um pouco perigoso e decidimos fazer uma alternativa”.

Para esta segunda edição do BTT XCO de Esposende, a organização está à espera de muito público – “o que na primeira edição não foi possível devido às restrições” -, mas Pedro Barbosa alerta que “os espetadores não podem estacionar os carros na Senhora da Guia, terão de deixar os carros fora da zona de acesso ao Monte”, mas adiantou que “teremos carrinhas a circular para transportar toda a gente que queiram assistir a este evento” numa clara intenção de convidar o público a estar presente no evento e potenciar o envolvimento público vs ciclistas.

Afirmando que “a prova tem tudo para correr bem”, Pedro Barbosa espera que “os atletas adiram a este BTT XCO de Esposende, que está melhor que o ano passado. Claro que faltando as Escolinhas vai faltar aqui um pouco da alegria, mas acreditamos que a competição vai ser disputada e os ciclistas vão sair satisfeitos daqui”.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com