terça-feira, 18 de abril de 2023

“Volta aos Alpes Tao Geoghegan Hart ganha segunda etapa”


Por: José Morais

Foto: Tim de Waele/Getty Images

Na segunda etapa da Volta aos Alpes, Tao Geoghegan Hart da equipa da INEOS Grenadiers volta a ganhar, repetindo a vitória da primeira etapa num gtrajeto de 165,2 quilómetros que teve início em Reith im Alpbachtal, e a meta em Ritten, com o ciclista britânico a ser o mais rápido, batendo aos sprint outros favoritos.

Numa fuga original de três ciclistas, Simon Carr da equipa da EFE, foi o último sobrevivente, mas sem opção real para aspirar à vitória parcial, já que a Ineos executou uma perseguição sem margem confortável, mantendo a distância até ao início da subida final em Monte di Mezzo, onde acabou por ser absorvido pelo pelotão.

Entretanto no último quilómetro, o equatoriano da equipa da EF tentou antecipar, mas Buitrago em trabalho gregário para Tao Geoghegan Haig, tentava apagar o incendio, mas sendo de pouca utilidade, já que o líder derrotava o alpinista australiano no sprint, e assinava assim a sua segunda vitória na prova, reforçando assim a sua liderança.

“Sprint: Tiago Fonseca e Maria Tomé campeões nacionais de triatlo”


Tiago Fonseca e Maria Tomé, ambos do Clube de Natação de Torres Novas, são os novos Campeões Nacionais de Triatlo Sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), ao vencerem a prova que se disputou este domingo (16 de Abril) em Oeiras.

Os dois títulos foram decididos em emocionantes sprints. No sector masculino, a vitória foi disputada com o Benfiquista João Pereira e no setor feminino a disputa foi feita até ao último metro com a também Benfiquista, Melanie Santos.


O Belga Erwin Vanderplancke do Clube de Natação de Torres Novas foi o terceiro a cruzar a meta, ficando o pódio do Campeonato Nacional Masculino completo com João Mansos do Sporting de Portugal. Nos femininos foi Helena Carvalho do Outsystems Olímpico de Oeiras a fechar o pódio.

Nos juniores masculinos, o título nacional ficou para Gabriel Santos do Sport Lisboa e Benfica, com Gustavo do Canto do Clube de Natação de Torres Novas em segundo seguido de Antonio Vaz Pedro do Outsystems Olímpico de Oeiras. A nova Campeã Nacional Júnior é Maria Gonçalves do Sport Lisboa e Benfica e a Sportinguista Margarida Barão conquistou o segundo lugar.


Na prova de paratriatlo, sagraram-se Campeões Nacionais, nas respectivas classes, José Manuel Mendonça (PTS3) do Ludens Clube de Machico, Filipe Marques (PTS5) do Sporting Clube de Portugal, Rodolfo Alves (PTVI) do Ludens Clube de Machico e João Santos (PTHI) do GRCD Leião Triatlo.

Ainda na classe PTS5, José Freire do Sporting Clube de Portugal é Vice-Campeão Nacional e na classe PTVI, André Dias do SFRAA Triatlo é Vice-Campeão Nacional, com Tiago Nicolau do GRCD Leião Triatlo a fechar o pódio nos PTVI.


Na primeira etapa do Campeonato Nacional de Cadetes, os vencedores foram Cassilda Carvalho do Sport Lisboa e Benfica e José Ferreira do Sporting Clube de Portugal. O pódio feminino ficou completo com Ana Carapeta do (2º lugar) do Alhandra Sporting Club e Catarina Santos do Sport Lisboa e Benfica no género feminino. Manel Bartolomeu (2º lugar) do Clube de Natação de Torres Novas e Afonso Ferreira do Sporting Clube de Portugal foram os jovens triatletas que completaram o pódio masculino.

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Jonas Vingegaard renova com a Jumbo-Visma até 2027”


Equipa holandesa oficializou a permanência do campeão da Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, campeão em título da Volta a França, renovou contrato com a Jumbo-Visma até 2027, anunciou esta terça-feira a formação holandesa.

"O vencedor da Volta a França, Jonas Vingegaard, ficará na Jumbo-Visma pelo menos até ao final de 2027. O contrato do dinamarquês de 26 anos foi prolongado por três anos", lê-se no sítio oficial da equipa holandesa.

A renovação de contrato do campeão do Tour acontece numa altura em que o dinamarquês vai fazer uma 'pausa' na temporada, com vista à preparação para a defesa do título na 'Grande Boucle', depois de já ter vencido a Volta ao País Basco (com três vitórias em etapas) e o Gran Camiño (com outras três) e ter sido terceiro no Paris-Nice, conquistado pelo seu 'arquirrival', o esloveno Tadej Pogacar.

"Tenho tido uma jornada fantástica com a equipa, que me apoiou em todos os sentidos para que me tornasse o corredor que sou hoje. Aprecio a qualidade da equipa e as pessoas aqui e sinto-me em casa. Todos os dias nos incentivamos mutuamente a tornarmo-nos melhores, e é aqui que posso atingir o meu potencial. Definitivamente, vamos alcançar um nível ainda mais elevado juntos", prometeu Vingegaard, citado no comunicado da Jumbo-Visma.

Aos 26 anos, e após cinco épocas na formação holandesa o ciclista aspira a renovar o título no Tour, onde também já foi segundo em 2021, atrás de Pogacar, e onde conquistou a camisola da montanha no ano passado.

"A Volta a França é algo muito especial. O que senti, no lugar mais alto do pódio, foi fantástico. O meu objetivo é lutar por muitas mais vitórias, não só no Tour, mas noutras corridas. Significa tudo para mim saber que vou ficar nesta equipa mais cinco anos. Dá-me tranquilidade e a oportunidade de concentrar-me ainda mais nos meus objetivos", acrescentou.

A próxima prova de Vingegaard é o Critério do Dauphiné, agendado entre 4 e 11 de junho, na antessala da 110.ª Volta a França, que vai decorrer entre 1 e 23 de julho.

Fonte: Record on-line

“Granfondo Stelvio Santini 2023”


Mais do que um Granfondo

             

Foto: Granfondo Stelvio Santini_@mirrormedia.art

As inscrições para a décima primeira edição do Granfondo Stelvio Santini encerram no domingo, 30 de abril. Muitas atividades colaterais estão programadas, como o Stelvio Kids e o encerramento do Gavia Pass no sábado, 3 de junho.

A espera pelo Granfondo Stelvio Santini 2023 está chegando ao fim; a 4 de junho, milhares de ciclistas italianos e internacionais vão lotar as ruas de Bormio e Alta Valtellina para enfrentar uma das três rotas que partilham uma linha de chegada comum na Alpine: o Stelvio.

 

As inscrições ficarão abertas até 30 de abril de 2023, no site www.granfondostelviosantini.com  


 

Para os participantes que decidiram passar o fim de semana do evento com as suas famílias, o sábado contará com o Stelvio Kids, dedicado a crianças dos 3 aos 12 anos, onde os jovens ciclistas podem testar-se num percurso de "obstáculo". Claro, a Gimkana Race, um evento de mountain bike que inclui um pacote de corrida especial, não pode ser desperdiçada.

O sábado contará ainda com um dos "Enjoy Stelvio Valtellina Days", um evento dedicado a todos os ciclistas que envolve o encerramento do Gavia Pass a veículos motorizados das 8h30 às 12h30 no troço que liga S. Caterina Valfurva (SO) e Sant'Apollonia (BS).

Mais informações e a programação completa dos eventos podem ser encontradas no site www.granfondostelviosantini.com

 

Descrição do evento

 

Nome: Granfondo Stelvio Santini

Localização: Alta Valtellina - de Bormio ao Passo de Stelvio (Província de Sondrio)

Edição: 11ª

Data: 4 de junho de 2023

Percurso Longo: Bormio - Teglio - Mortirolo - Bormio - Stelvio > 160 km (ganho de elevação de 4.450 m)

Percurso Médio: Bormio - Teglio - Bormio - Stelvio > 139 km (ganho de elevação de 3.110 m)

Percurso Curto: Bormio - Sondalo - Bormio - Stelvio > 60 km (ganho de elevação de 1.950 m)

Inscrições abertas: 31 de outubro de 2022

Organizador: US Bormiese

Sítio Internet: www.granfondostelviosantini.com

“Agenda de Ciclismo”


Ciclismo distribuído por todo o território até ao 25 de Abril

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana será prolongado e cheio de ciclismo. Começa no sábado e só termina na terça-feira, 25 de Abril, com provas nacionais e internacionais a cobrirem grande parte do território nacional, do Minho ao Algarve.

O ciclismo profissional de estrada viverá a 11.ª edição do Grande Prémio O Jogo, prova de cinco etapas, entre 22 e 25 de abril. O pelotão irá percorrer 552,9 quilómetros. As primeiras pedaladas, no sábado, disputam-se em Barcelos, cidade de partida e chegada da viagem de 142,4 quilómetros, que começa às 10h30 e termina cerca das 14h00, junto ao pavilhão municipal.

No domingo a jornada é dupla e potencialmente decisiva. Às 9h30 inicia-se o contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, que será disputado em Pinhel e que, pela distância, irá marcar diferenças significativas. À tarde a caravana muda-se para Trancoso, onde começa e acaba a terceira etapa da competição, 78,6 quilómetros a percorrer a partir das 16h00. Etapa curta, e por isso mais difícil de controlar, conta com um prémio de montanha a menos de dez quilómetros da chegada, o que poderá ditar mais algumas diferenças de tempo.

A quarta etapa é a mais longa da corrida. Disputa-se na segunda-feira, ao longo de 168,4 quilómetros, com partida (12h00) e chegada (16h00) em Boticas. As subidas de Ribeira de Pena (2.ª categoria, km 113,8) e Torneiros (1.ª categoria, km 158,7) prometem aquecer a luta pela classificação geral.

As pedaladas finais, em Dia da Liberdade, acontecem em redor de Paredes, local de partida e chegada dos 143,2 quilómetros da quinta etapa. A tirada arranca às 12h00, prevendo-se que termine pouco depois das 15h30. Os prémios de montanha estão colocados ainda longe da chegada, que poderá ser uma oportunidade para homens rápidos.

Ainda no ciclismo de estrada, mas no feminino, o fim de semana fica marcado pela disputa da segunda e da terceira corridas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Estão já inscritas mais de cem mulheres para a dupla jornada competitiva, que começa em Albufeira, sábado.

A corrida algarvia tem como epicentro a Marina de Albufeira e vai disputar-se em circuito. A partida será dada às 9h30. As corredoras de elite e sub-23 vão disputar 77 quilómetros, quatro voltas ao circuito. As juniores, as masters 30 e as masters 40 farão menos uma volta, ou seja, 59 quilómetros. Duas voltas e 43 quilómetros é o que está reservado para as cadetes e as masters 50 e 60.

A caravana do ciclismo feminino nacional ruma depois para o Alentejo, pois será em Moura que irá disputar-se a terceira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, no domingo. Os primeiros 57,5 quilómetros serão cumpridos em linha, com passagem por Póvoa de São Miguel, terminando a prova das cadetes e das masters 50 e 60 no regresso a Moura, na Rua das Terçarias. As restantes categorias entram, então, no circuito de 19,6 quilómetros. Na passagem seguinte pela meta, ao fim de 77,1 quilómetros de prova, decidem-se as competições de juniores, masters 30 e masters 40. As corredoras sub-23 e de elite completam mais uma volta para totalizarem 96,7 quilómetros. O final da corrida prevê-se para cerca das 12h30.

A freguesia de Golães, no concelho de Fafe, volta a homenagear o filho da terra José Martins com uma corrida de ciclismo. Será no sábado, 22 de abril, e é a segunda prova Inter-Regional do Norte pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes. A competição inicia-se às 15h00, prevendo-se que termine cerca das 16h45, depois de percorridos 66,9 quilómetros.

A agenda será também preenchida no BTT, com duas corridas no domingo, o XCO Internacional de Vila Franca, em Viana do Castelo, e a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Vouzela.

A corrida de Viana do Castelo é pontuável para o ranking mundial, estando inscrita na UCI como prova de classe 1. Por esse motivo, os corredores portugueses terão a concorrência de adversários vindos de fora à procura de pontos.

As emoções começam logo às 9h00, com a prova de cadetes. Às 10h15 inicia-se a corrida de juniores e de todas as femininas exceto cadetes. Os masters e os paraciclistas arrancam às 12h15. Às 14h30 é a vez dos ciclistas elite e sub-23.

Vouzela é um concelho habituado a receber provas de várias vertentes e disciplinas de ciclismo. No próximo domingo será palco da terceira corrida da Taça de Portugal de Enduro. O arranque será madrugador, estando marcado para as 8h30, na localidade de Joana Martins. Estão definidos cinco percursos especiais cronometrados (PEC). As categorias principais irão cumprir todos os PEC, ao contrário dos mais jovens que completarão dois, no caso das escolas, ou três, no caso dos cadetes.

 

Mais eventos oficiais

 

22 e 23 de abril: 19.º Encontro Luso-Galaico de BTT, Esposende

22 de abril: 3 Horas Resistência BTT OTZ Bike – Casa da Guia, Outiz, Vila Nova de Famalicão

22 de abril: Encontro de Escolas da Beira Alta, N. ª Sr.ª da Ouvida, Monteiras, Castro Daire

22 de abril: Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

23 de abril: Rota do Folar XCM, Valpaços

23 de abril: 19.º Prémio ACR Roriz – Troféu Professor António Matias, Roriz, Barcelos

23 de abril: Resistência BTT VC Bike, Corga da Moura, Santa Maria da Feira

23 de abril: Troféu Cross MTB, Colmeal da Torre, Belmonte

23 de abril: Granfondo Torres Vedras Montejunto

23 de abril: 5.ª Rota do Vascão, Ameixial, Loulé

23 de abril: Taça de Estrada de São Miguel, Açores

25 de abril: 4.º Passeio de Cicloturismo Giro D’el Rei, Trancoso

25 de abril: 1.º Circuito Rotary de Oiã, Oliveira do Bairro

25 de abril: Prova de Ciclismo de Comemoração do 25 de Abril, Alpiarça

25 de abril: 26.º Prémio da Junta de Freguesia de Torrão, Alcácer do Sal

25 de abril: Maratona BTT de Alte, Loulé

25 de abril: Taça de Estrada do Faial e Pico, Faial, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tao Geoghegan Hart é o primeiro líder da Volta aos Alpes”


Cumpriu os 127,5 quilómetros entre Rattenberg e Alpbach, na Áustria, em 3:18.00 horas

 

Por: Lusa

Foto: INEOS Grenadiers

O ciclista britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) venceu esta segunda-feira a primeira etapa da Volta aos Alpes, impondo-se na subida a Alpbach ao austríaco Felix Gall (AG2R Citroën), segundo, e ao compatriota Hugh Carthy (EF Education-Easy Post), terceiro.

Hart, de 28 anos, cumpriu os 127,5 quilómetros entre Rattenberg e Alpbach, na Áustria, em 3:18.00 horas, batendo Gall por dois segundos e Carthy por quatro, no final do primeiro dia nos Alpes.

O triunfo deixa o vencedor da Volta a Itália de 2020 no primeiro lugar da geral, agora com seis segundos de vantagem para o austríaco e 10 para Carthy, após as bonificações, num dia em que se impôs no alto a vários candidatos.

A Volta aos Alpes decorre até sexta-feira, com a segunda etapa, na terça-feira, a ligar Reith im Alpbachtal a Ritten em 165,2 quilómetros, de novo com chegada em alto.

Fonte: Record on-line

“Última Hora…Informação”




Edição Revista Notícias do Pedal “MENSAL” última edição de 31 de Março

 

Olá, caros leitores.

Como já tínhamos informado recentemente, a Revista Notícias do Pedal “EDIÇÂO MENSAL” terminou, a última edição foi editada a de 31 de “Março”.

Foram, 24 anos de publicações, 331 edição, mas os tempos são outros, e os custos elevados de manter a edição mensal, não eram positivos, e tendo nós já uma edição “Diária”, em nada justificava a edição mensal com o resumo dos eventos do mês.

 

Assim, “www.noticiasdopedal.com” estará ativa até ao dia “15 de Abril” com a última edição de Março

Deixando também de estar ativo o e-mail: geral@noticiasdopedal.com   


A Revista Notícias do Pedal continua assim diariamente em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ já fizemos as alterações na ERC-Entidade Reguladora para a Comunicação Social, onde já temos a autorização, e está tudo legalizado, assim, pode diariamente ver todas as notícias, e poder consultar o arquivo por ano, mês ou diário, mantendo-se ainda o “Link” para a nossa “Galeria Multimédia” como acontecia na edição mensal, como outros links de interesse.

 

Com esta alteração, esperamos poder satisfazer melhor, continuando a tentar sempre trazer as melhores e mais recentes notícias diariamente, nas diversas modalidades.

 

Assim, todas as notícias diariamente em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/

 

E-mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral.noticiasdopedal@gmail.com

 

Boas leituras.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com