quinta-feira, 28 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Volta ao Concelho de Loulé 1ª etapa”


Enrique Maranchon é o primeiro líder da Volta ao Concelho de Loulé

 

Por: Vasco Moreira

Enrique Maranchon (Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo) cortou a meta da primeira etapa da Volta ao Concelho de Loulé isolado e assumiu a liderança da classificação geral da prova algarvia.

A primeira tirada ficou marcada por muita chuva e vento forte que limitaram a ação dos corredores e acabaram por levar a organização a encurtar para 48 os quilómetros desta etapa, mantendo a partida no Ameixial e a chegada na Avenida Laginha Serafim, em Loulé.

Sensivelmente a meio da etapa, Enrique Maranchon atacou em solitário, condição que manteve até à meta. O júnior espanhol de 18 anos venceu com 51 segundos de vantagem sobre o pelotão, tendo completado o percurso em 1h13m46s.


O também espanhol José María Pina (Valverde Team | Ricardo Fuentes) liderou o pelotão à chegada e terminou no segundo lugar. Daniel Moreira (Paredes / Fortunna) fechou o pódio, com o mesmo tempo, tendo sido o melhor português em prova.

A ordem da etapa, bem como os 51 segundos de vantagem de Enrique Maranchon, repetem-se na classificação geral da prova algarvia. Para além de vestir de amarelo, Enrique Maranchon é também o líder das restantes classificações: juventude, pontos e montanha. Entre as equipas lidera a Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo.

Esta sexta-feira, o pelotão de juniores voltará à estrada para uma etapa com dois setores. Um contrarrelógio individual de 11 quilómetros, com início às 9h30, no circuito urbano de Loulé, e uma etapa em linha, à tarde, de 74,4 quilómetros, que partirá de Quarteira às 16h20 e tem chegada prevista para as 18h19, na Av. Laginha Serafim, em Loulé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Abril de luta pela qualificação olímpica na pista e btt”


A luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris continua em abril, com provas pontuáveis para o ranking de qualificação olímpica nas vertentes de Pista e BTT. No caso da Pista, será mesmo a última prova pontuável, uma vez que o ranking olímpico UCI 2022-2024 de cada disciplina ficará definido a 15 de abril.

A Seleção Nacional de Pista vai competir na terceira prova da Taça das Nações, entre 12 e 14 de abril, em Milton, no Canadá. O local é de boa memória para Portugal, uma vez que foi lá que a dupla formada por Ivo Oliveira e Iúri Leitão conquistou a medalha de ouro no Madison. Cerca de um ano depois, é também lá que a seleção orientada por Gabriel Mendes irá concluir o apuramento, muito bem encaminhado nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino).

No caso do BTT, o ranking final da qualificação olímpica só ficará definido a 28 de maio, mas abril pode ser um mês importante, com várias provas pontuáveis. Desde logo, as duas primeiras provas da Taça do Mundo de XCO (cross-country olímpico), nas quais a Seleção Nacional vai competir. Ambas vão decorrer no Brasil, a primeira entre 12 e 14 de abril, em Mairipora, e a segunda entre 19 e 21 de abril, em Araxá, Minas Gerais.


Em Portugal, também o calendário nacional será importante para estas contas, com quatro provas internacionais. As duas primeiras provas da Taça de Portugal de XCO - a primeira em Abrantes, a 7 de abril, e a segunda em Lousada, a 28 de abril - são pontuáveis para o ranking de qualificação olímpica, bem como o Super Cup XCO de Ansião (14 de abril) e o XCO Internacional de Vila Franca do Lima (25 de abril).

Para além da Taça do Mundo e das provas do calendário nacional, nota ainda para o Superprestigio MTB de Caparroso, prova internacional espanhola onde é esperada a participação de equipas e atletas portugueses.

A dois meses de fechar as contas, Portugal segue com a qualificação bem encaminhada no feminino.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Van Aert foi operado com sucesso, mas participação no Giro está em dúvida”


Ciclista belga ficou envolvido numa violenta queda ocorrida a 67 quilómetros do final da Através da Flandres

 

Por: Lusa

Foto: Van Aert/Instagram

Wout van Aert foi operado com sucesso, informou esta quinta-feira a equipa Visma-Lease a Bike, indicando que é "incerto" quando o belga, um dos grandes nomes do ciclismo mundial, poderá voltar à bicicleta.

"Wout van Aert foi submetido hoje a uma operação bem-sucedida. Os exames revelaram que fraturou o esterno, a clavícula e várias costelas", detalhou a formação neerlandesa numa publicação na rede social X.

Na quarta-feira, o belga de 29 anos ficou envolvido numa violenta queda ocorrida a 67 quilómetros do final da Através da Flandres e ficou visivelmente maltratado: tinha o equipamento completamente rasgado na zona das costas, coberta de abrasões, e teve mesmo de ser retirado em maca para ser transportado ao hospital, enquanto chorava desconsolado.

"É incerto quando o Wout poderá regressar à bicicleta. As próximas semanas serão dedicadas à sua recuperação. Consequentemente, falhará as clássicas de primavera. A sua participação na Volta a Itália ainda é incerta", acrescenta ainda a Visma-Lease a Bike.

A equipa holandesa já tinha avançado na quarta-feira que Van Aert iria falhar a Volta a Flandres, a Paris-Roubaix e a Amstel Gold Race.

Clássicómano de excelência e um dos elementos do Big 6 do ciclismo, o belga era um dos principais favoritos quer para a Volta a Flandres, que se disputa no domingo, quer para o Paris-Roubaix (7 de abril), que reiteradamente elencou como os seus grandes objetivos da temporada.

Van Aert tem também prevista a estreia na Volta a Itália (4 a 26 de maio), com a Visma-Lease a Bike a dizer hoje que uma decisão sobre a participação de WVA será tomada "nas próximas semanas, baseada na sua recuperação".

"Em nome do Wout, agradecemos a todos pelo apoio. Ele espera agora continuar a sua recuperação em paz", conclui a equipa.

Fonte: Record on-line

“Pelotão profissional compete nas Aldeias do Xisto”


Por: José Carlos Gomes

A edição de 2024 da Clássica Aldeias do Xisto realiza-se no dia 7 de abril, levando a magia do ciclismo profissional ao encontro de um território que tem vindo a afirmar-se como ideal também para a prática do turismo com bicicleta.

A corrida, juntando as nove equipas continentais portuguesas com as formações de clube, é a terceira de quatro provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Elite. Irá disputar-se entre as Aldeias do Xisto de Figueira, concelho de Proença-a-Nova, e de Sarzedas, concelho de Castelo Branco.

Nesta região não há como fugir aos traçados de orografia acidentada, mas os 152 quilómetros a percorrer no primeiro domingo de abril será dos menos montanhosos dos últimos anos, abrindo a possibilidade de sucesso a um leque mais alargado de corredores.

A partida acontece às 11h45, prevendo-se a chegada para cerca das 15h25. Pelo caminho estarão em disputa três prémios de montanha de terceira categoria: Portela do Fojo, ao quilómetro 76,8, Casal Novo (km 95,1) e Azenha de Cima (km 130).


A Clássica Aldeias do Xisto terá um papel importante na definição da classificação da Taça de Portugal. Após a disputa de duas provas, os mais bem colocados são Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), com 140 pontos, Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), com 135, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Pedro Pinto (Efapel Cycling), ambos com 105.

Entre os sub-23, o comandante da Taça é Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor), com 140 pontos, mais 15 do que os perseguidores diretos, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

O coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, lembra que a Clássica Aldeias do Xisto é "a única competição profissional que começa e acaba em aldeias, tirando partido das excelentes condições naturais e das infraestruturas existentes no território" que criam "uma forte cultura ligada à bicicleta". Para Bruno Ramos, esta prova é, sobretudo, "a celebração do ciclismo, da superação desportiva e das paisagens montanhosas do centro do país”.

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin'Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Monumento” Volta a Flandres para ver em direto no Eurosport este domingo de Páscoa”


Foto: Getty Images

Por: Vasco Simões

Com a chegada da primavera, o calendário de ciclismo ganha força e o Eurosport emite uma série de competições de grande qualidade que prometem muitas horas de ação a todos os fãs da modalidade.

Este domingo de Páscoa, o grande destaque vai para a Volta à Flandres, um dos cinco “Monumentos” de ciclismo da temporada. O Eurosport 1 garante uma cobertura sem rival com praticamente nove horas de transmissão em direto. A partir das 08:45h junte-se à equipa de comentadores do canal para o que promete ser um dia muito bem passado a ver uma das grandes clássicas da temporada.

Criado em 1913, o De Ronde van Vlaanderen, cumpre este ano a 108.ª edição. Famosa pelos seus ‘muros’ rampas acentuadas muitas delas em empedrado a Volta a Flandres promete criar muitas dificuldades aos ciclistas, possivelmente algumas quedas, e muita emoção aos espetadores.

Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), Mads Pedersen (Lidl – Trek), Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Matej Mohoric (Baharain – Victorious) ou Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) são algumas das princiapais estrelas que prometem brilhar nesta edição que liga Antuérpia a Oudenaarde ao longo de 270,8 quilómetros. António Morgado (UAE Team Emirates) é o único ciclista português na lista de pré-inscritos.

O grande ausente da corrida é o belga Wout van Aert que fraturou a clavícula e várias costelas na sequência de uma queda na Clássica Através da Flandres a 67 quilómetros da meta e que envolveu outros ciclistas como Jasper Stuyven, Mads Pedersen e Biniam Girmay. Wout van Aert vai falhar igualmente o “Monumento” Paris – Roubaix.

No final da prova masculina, o canal emite a 21.ª edição da Volta a Flandres feminina no Eurosport 1, a partir das 15:45h. A belga Lotte Kopecky vai tentar conquistar a prova pela terceira vez consecutiva, mas terá como principais adversárias com Shirin van Anrooij, Elisa Balsamo, Elisa Longo Borghini ou Elizabeth Deignan.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com