quarta-feira, 29 de março de 2017

“Arca Challenge, Barcelos”

A equipa do IntercaimaBike esteve representada no Arca Challenge, Barcelos, pelos atletas Filipe Tavares e José Tavares. Evento peculiar, albergando na mesma manhã as provas de Trail, BTT, e a prova principal do cartaz que conjugava as duas modalidades anteriores, ou seja, um duatlo de BTT/Trail, que poderia ser realizado a solo ou em estafeta. Assim, Filipe Tavares cumpriu os 39 Km do segmento de BTT, enquanto José Tavares cumpriu os 18 Km do segmento de trail.

Chuva, vento e frio. Tudo fatores que fazem antever trilhos com muita lama e adrenalina. De fato, apesar de a organização ter garantido que as cotas estavam em dia com o São Pedro, a primeira hora e meia de prova foi realizada debaixo de uma chuva persistente, que se somou a do dia anterior, elevando a dificuldade da prova e alertando os atletas para a necessidade de cuidados redobrados nas zonas mais técnicas do percurso.

Em relação a organização do evento, Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo – ARCA, de salientar o profissionalismo e simpatia, as boas condições fornecidas aos atletas ao nível de paddock, abastecimentos, segurança nos cruzamentos e reforço final. Nota menos positiva para a exatidão das distâncias e alguns reparos a ter em conta ao nível das marcações.

O IntercaimaBike continuará ativo, BTT, trail, duatlo, esperando continuar a divulgar e incentivar a pratica de desporto, assim como a divulgação do nome da nossa região.

Classificações

Filipe Tavares/José Tavares – 16º - 4h:28min

Aos apoiantes e patrocinadores, pela confiança e por acreditarem no nosso projeto INTERCAIMABIKE 2017/2018, o nosso muito obrigado; LojasdaVisão, Tavares auto, Polisport, Leirinox, Polivale, Crédito Agrícola Vale de Cambra, Município de Vale de Cambra, Freguesia São Pedro Castelões, Associação Inter Caima Pinheiro Manso.

Fonte. IntercaimaBike










“3º Desfile Histórico de Bicicletas Antigas da Bairrada”

No dia 7 de Maio venha pedalar no tempo e apreciar algumas das mais belas e raras bicicletas de outros tempos. Aqui vai poder confraternizar e apreciar tudo o que mais gosta. Trata-se de um Desfile Histórico, por isso os participantes devem vir vestidos a rigor, pois a organização pretende realizar um desfile etnográfico para mostrar a beleza até à década de 40 (apenas são aceites bicicletas até esta década).
No local estará um fotógrafo para memorizar todos os momentos, dando assim a oportunidade de um dia poder recordar este fantástico e diferente dia.
Os interessados ainda poderão participar na Feirinha à Moda Antiga, onde podem comprar artigos da época e deliciarem-se com alguns dos produtos da região da Bairrada.
Para mais informações contactar Vítor Ferreira pelo tel. 939322356 ou 915946556.
Fonte: Jornal Clássicos

“Nacer Bouhanni renovou por dois anos com a Cofidis”

Francês venceu duas etapas esta temporada ao serviço da equipa

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista francês Nacer Bouhanni, de 26 anos, renovou até 2019 o contrato que o liga à Cofidis, anunciou esta quarta-feira a equipa francesa.

O sprinter, que chegou à Cofidis em 2015, tem 55 vitórias na sua carreira, duas esta temporada, destacando-se os triunfos em etapas na Volta a Itália e na Volta a Espanha.

"Nós acreditamos no seu potencial e na sua vontade de vencer para reforçar ainda o seu palmarés e o da Cofidis. Nós confiamos em especial numa vitória numa etapa na Volta a França", disse o presidente da equipa, Thierry Vittu.

Apesar de estar numa equipa do segundo escalão, Bouhanni lembra que a Cofidis é das equipas mais vezes convidadas para provas do WorldTour.

"Isso permite-me ter um calendário que corresponde aos meus objetivos e que me permite estar nos eventos de que mais gosto", disse Bouhanni.

Fonte: Record on-line

“Ciclo-BTT de Grândola”

É grande a oferta de competições  e de Passeios, todos os fins-de-semana.

Mas, quantos são os eventos onde o atleta pode usar a sua bicicleta de estrada e a sua BTT, no mesmo dia e na mesma competição?

Somente o Ciclo-BTT de Grândola vos garante essa experiência tão singular, sob o lema: “Uma Prova. Dois Percursos. Duas Bicicletas”

Para todos os atletas ainda indecisos, informamos que alargamos o prazo de inscrições até ao dia 30 de março.

Teremos grandes marcas a apoiarem o evento e brindes interessantes para sortear entre todos os participantes.

Teremos o já conhecido Troféu para o atleta participante com mais idade e teremos, pela primeira vez, o Troféu para a equipa constituída com mais elementos.

Visitem o Facebook do Ciclo-BTT de Grândola e comprovem como decorreram as duas edições anteriores, pelas fotos, comentários e avaliação dos participantes.

Contamos com a vossa participação, no dia 2 de Abril, em Grândola, na “Vila Morena”.


Fonte: Câmara Municipal de Grândola

  

“Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros”

João Rocha e Susana Santos venceram o 1º BTT XCO Tesouros do Ave

João Rocha e Susana Santos venceram em elites o 1º BTT XCO Tesouros do Ave, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros que contou com a participação de mais de duas centenas de atletas.

Promovido em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave , o 1º BTT XCO Tesouros do Ave disputou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso, pista que recebeu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO.

Porto de Ave voltou agora à ribalta do Cross Country Olímpico com a realização da 1ª edição do Tesouros do Ave que se saldou num êxito organizativo e desportivo, com a pista a colher a unanimidade de todos quanto à sua seletividade.

João Rocha e Susana Santos venceram em elites, André Terroso e Jéssica Santos em juniores, o Campeão Nacional Rúben Nunes destacou-se em master 30 e Monserrat Alonso conquistou a prova em master feminina, enquanto em master 40 o vencedor foi José Magalhães e em master 50 Rodolfo Lopes. Tiago Sousa e Beatriz Faria venceram em cadetes, João Cruz e Mariana Líbano em juvenis, João Martins e Beatriz Silva em infantis, Rui Sabino e Helena Vasconcelos em iniciados, Diogo Maia e Leonor Silva em pupilos-benjamins e José Oliveira na categoria de promoção. Coletivamente triunfaram a ASC / Focus Team / Vila do Conde (competição) e a Escola BTT Matosinhos (escolas).

Na corrida de elites, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) não deu hipóteses aos mais diretos adversários, deixando Fábio Ribeiro (ProRebordosa / Oforsep / RJ Group) na segunda posição e Francisco Azevedo (individual) na terceira.

Susana Santos (ASC / Focus Team / Vila do Conde) somou a segunda vitória da temporada, mas contou com a concorrência apertada de Daniela Pereira (Saertex Portugal | Edaetech), a 26 segundos, enquanto Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) subiu ao último lugar do pódio do 1º BTT XCO Tesouros do Ave.

No escalão de juniores, André Terroso (ASC / Focus Team / Vila do Conde) bisou os triunfos no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, secundado mais uma vez pelo seu colega de equipa Pedro Costa, tendo Hélder Gonçalves (Seissa/KTM-BikeSeven/Matias & Araújo/Frulact) obtido o terceiro lugar do escalão.

Em femininos Jéssica Costa, também da ASC / Focus Team / Vila do Conde, repetiu em Porto de Ave a vitória da primeira prova do campeonato minhoto, relegando mais uma vez Celina Faria (JUM-Sanitop-KTM) para o segundo lugar e Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) para o terceiro.

Monserrat Alonso (Saertex Portugal | Edaetech) venceu a prova de master feminina, numa corrida a solo neste escalão.

José Magalhães (ASC / Focus Team / Vila do Conde) foi consolidando a vitória volta após volta, sendo o mais forte em master 40, ficando os restantes lugares do pódio ocupados por Hugo Castro (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Marco Azevedo (JoaneBTT / Trilhos Bike / Porta 188), respetivamente segundo e terceiro classificados.

O melhor atleta de master 50 foi Rodolfo Lopes (ASC / Focus Team / Vila do Conde), secundado pela dupla da JUM-Sanitop-KTM, João Araújo e Mário Cruz.

Em cadetes masculinos a ASC/Focus Team/Vila do Conde fez dobradinha no pódio, com primeiro e segundo lugar a pertencerem a Tiago Sousa e Gonçalo Magalhães, primeiro e segundo respetivamente, enquanto César Costa (CRC / Garbo / Módulo 60) foi o terceiro classificado no 1º BTT XCO Tesouros do Ave. Em femininas nova dobradinha, só que desta feita para a formação de Esposende, com a dupla de “Beatrizes”, Faria e Abreu, a serem primeira e segunda, deixando Joana Santos (Tomatubikers ( Toyota – Macedo & Macedo) no último lugar do pódio.

Nos escalões de Escolas, Mariana Líbano (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) e João Cruz (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foram os melhores em juvenis, enquanto em infantis se evidenciaram João Martins (Seissa/KTM-BikeSeven/Matias & Araújo/Frulact) e Beatriz Silva (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim). Rui Sabino (CRC/Garbo/Módulo 60) e Helena Vasconcelos (Escola BTT Matosinhos) destacaram-se em iniciados enquanto em pupilos/benjamins se diferenciaram Diogo Maia (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Leonor Silva (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo).

Na categoria de promoção o vencedor foi José Oliveira com José Fernandes e José Meneses a completarem o pódio.

Coletivamente a ASC/Focus Team/Vila do Conde arrecadou a segunda vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros na vertente de competição, classificando-se em segundo a JUM / Sanitop / KTM e em terceiro a Rodabike/ACRG/Gondomar. Em Escolas venceu a Escola BTT Matosinhos, classificando-se o Seissa/KTM-BikeSeven/Matias e Araújo/Frulact em segundo e o CRC/Garbo/Módulo60 em terceiro.

O 1º BTT XCO Tesouros do Ave contou com o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, AFAcycles, Bike Magazine (revista oficial) e do comércio e industria local.

Recorde-se que Porto de Ave acolheu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO que consagrou David Rosa e Joana Barbosa como Campeões Nacionais de elites, assim como o 1º XCO - Marino Fonseca que foi disputado no mesmo circuito. As competições de Cross Country Olímpico regressaram agora a Porto de Ave com o 1º BTT XCO Tesouros do Ave pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros.

A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será o XCO de Vila Franca (9 de abril), seguindo-se o 3º BTT XCO de Melgaço (23 de abril), 6º BTT XCO de Paredes de Coura (30 de abril), 20º BTT XCO C.N.E / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu (7 de maio), 11º BTT XCO de Felgueiras (16 de julho), 7º BTT XCO Os Braguinhas – Troféu Manuel Ferreira (3 de setembro), 14º BTT de Creixomil - Barcelos (10 de setembro),19º BTT XCO - ACRAP (24 de setembro) e o 3º BTT XCO – Souto Santa Maria (15 de outubro).

Fonte: ACM

“Ocean Lava Madeira 2017 marcou dia de competições”

Fotografia: Ocean Lava

O passado domingo, dia 26, ficou marcado pela realização do VI Triatlo Longo Quinta do Lorde – Ocean Lava Madeira 2017. Um evento que se pautou pela realização de três competições de triatlo com diferentes formatos.

Com partida assinalada na Quinta do Lorde todos os participantes foram desafiados a percorrer os exigentes percursos da ilha da Madeira, sendo presenteados com as belas paisagens que ilustraram todo o decorrer das competições.

Com um total de 1,9km de natação, 87 km de ciclismo e 20,1 km de corrida, a principal competição do evento procurou colocar à prova todos os participantes. Gustavo Iglesias, Tripenta Terras de Lugo, e Alice Hector, Evo Trip Club, foram os grandes vencedores do dia e ocuparam o lugar mais alto do pódio em masculinos e femininos, respetivamente. Nas senhoras, Margit Messinger-Walek, URC Sparkasse Langenlois, e Pia Anne Nielsen, IronTeam Machico, foram segunda e terceira, respetivamente, e completaram o pódio absoluto da competição. José Estrangeiro, CNATRIL Triatlo, foi segundo entre os homens e Critobal Rios, Tripenta Terras de Lugo, terminou a prova no terceiro lugar.

No mesmo dia foram disputadas duas competições nos formatos Olímpico e Sprint que percorreram, respectivamente, 1,5km de natação, 39km de ciclismo e 9,3km de corrida, e 750m de natação, 23km de ciclismo e 4,2km de corrida. Frederico Antunes e Carla Neves, ambos atletas do Ludens de Machico/Máxima Dinâmica, foram os grandes vencedores da competição disputada no formato Olímpico, destinada a atletas do escalão Júnior. O Triatlo Sprint, realizado para o escalão Cadete, foi vencido por intermédio de José Franco, Grupo Desportivo Corticeiras, e Joana Sousa, CD Aquático – Venda do Sócio.

O VI Triatlo Longo Quinta do Lorde – Ocean Lava Madeira 2017 foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Machico, da Associação Regional de Triatlo da Madeira, do Hotel Quinta do Lorde e da Ocean/Lava Events – Lanzarote que procurou dinamizar a modalidade e a região da Madeira com a realização de competições para várias idades. A prova de triatlo longo foi pontuável para o Campeonato Regional Individual de Triatlo Longo e apurou atletas para a final do OCEAN LAVA HALF DISTANCE TRIATHLON 2017, a realizar em Lanzarote em Outubro.

Fonte: FTP

“Vanessa Fernandes no bom caminho”

Presença na Taça da Europa da Quarteira decidida hoje

Por: Ana Paula Marques

Só hoje haverá uma decisão sobre a presença de Vanessa Fernandes na Taça da Europa da Quarteira, no sábado, prova que poderá marcar oficialmente o seu regresso ao triatlo, após seis anos de ausência. A triatleta do Benfica participou há mais de uma semana numa prova de estafetas mistas, em distância sprint, pelo que em distância olímpica o seu regresso deverá acontecer na competição internacional no Algarve.

Vanessa tem estado fisicamente bem no estágio que a Seleção está a realizar precisamente no sul do país, mas só hoje, após um treino mais forte, haverá a decisão final. Seja como for, o seu nome consta da lista de atletas que vão estar sexta-feira na conferência de imprensa de antevisão da Taça da Europa da Quarteira, prova onde a vice-campeã olímpica em Pequim’2008 conquistou a última vitória. Foi em 2010.

Fonte. Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com