segunda-feira, 17 de julho de 2023

“Pogacar assinava estar a 10 segundos de Vingegaard à terceira semana do Tour”


Ciclista esloveno perspetivou que futuro da prova "vai depender do contrarrelógio" de terça-feira Pogacar na perseguição ao líder Vingegaard

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) disse esta segunda-feira que assinaria antes do início da Volta à França estar a 10 segundos do dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) à entrada para a terceira semana da 'Grand Boucle'.

"Eu teria assinado [estar a 10 segundos de Vingegaard]. Após duas semanas de corrida, a falta de competição [devido à fratura do pulso esquerdo] já não conta. O meu pulso ainda me incomoda, mas eu não pedalo com as mãos e as pernas estão boas", referiu.

Com seis etapas para o final da Volta a França, Pogacar, duas vezes vencedor da corrida francesa, está a 10 segundos do líder Vingegaard, detentor do título do Tour.

Em conferência de imprensa no segundo dia de descanso do Tour, Pogacar disse que o futuro da prova "vai depender do contrarrelógio" de terça-feira, num percurso de 22,4 quilómetros, que terá uma contagem de montanha de segunda categoria, mas que as duas últimas etapas de alta montanha serão decisivas.

"Mas quase de certeza que as etapas do Col de la Loze, na quarta-feira, e do Markstein, no sábado, serão impiedosas. Elas vão decidir o Tour. [...] Olhando ao perfil, a etapa 17, de quarta-feira, parece a mais difícil, mas a etapa 20 pode influenciar a decisão da corrida", disse.

Pogacar diz que a cada ano lida melhor com as altas temperaturas, embora não goste de fazer uma subida de 30 minutos com os termómetros a rondar os 35 graus, considerando que estar a atacar menos tem a ver com a situação de corrida.

"No ano passado, tinha muito atraso e, ao tentar regressar ao jogo, tentei coisas estúpidas. Este ano, estou mais a controlar, muito próximo na classificação geral", referiu.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira é o grande vencedor do Troféu Joaquim Agostinho”


Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, sagrou-se o grande vencedor da 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, com a “Armada Flúor” a preencher na totalidade o pódio final. Frederico Figueiredo, que venceu consecutivamente as três últimas edições da prova, triunfou no Alto de Montejunto e ainda vestiu a Camisola Verde, líder da Geral dos Pontos e a Azul, Rei da Montanha. Um final soberbo, com a vitória em absoluto da estrutura de Águeda 1.º, 2.º, 3.º e 5.º classificados na Geral e a vitória da Geral por Equipas.

Foi com a etapa-rainha que hoje caiu o pano sobre o Troféu Joaquim Agostinho 2023. Uma tirada com 185,8 km com partida da Lourinhã, em direção ao Alto de Montejunto. As primeiras movimentações ocorreram logo no início, com uma fuga de seis corredores a vingar depois dos 14 km. Juntaram-se mais duas unidades, num total de oito elementos, que conseguiram mais de 3 minutos de vantagem. Contudo, com a Glassdrive / Q8 / Anicolor no comando do pelotão, a diferença foi caindo.


No início da subida ao Alto de Montejunto, depois dos 170 km, a fuga foi anulada, altura em que Mauricio Moreira foi envolvido numa queda. Frederico Figueiredo conseguiu isolar-se e arrancou para repetir o triunfo do ano passado, vencendo a etapa. Mas o uruguaio conseguiu recuperar e chegar 6 segundos depois, tempo que lhe permitiu segurar a liderança da Geral, sendo o vencedor desta edição do troféu, com os colegas Artem Nych em 2.º lugar da Geral, a 29 segundos e Frederico Figueiredo 3.º classificado, a 37 segundos.


Frederico Figueiredo ainda conquistou a Geral dos Pontos e foi coroado Rei dos Trepadores, ao vencer também a Geral da Montanha, continuando a ser ele o recordista da prova, com três vitórias consecutivas entre 2020 e 2022.

 

DECLARAÇÕES:

 

Mauricio Moreira, Vencedor do 46.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho: “É uma vitória muito importante para a equipa. Conseguirmos manter o título desta corrida dentro da estrutura é algo muito importante, por tratar-se de uma prova internacional importante, além de que a vitória traz também confiança para o que temos pela frente. Infelizmente tive um percalço, que foi uma queda na subida final. Graças a Deus não nos aleijámos, a subir caímos devagar. Mas gerimos sem perder a calma e recuperámos, consegui manter a vitória. Conseguimos colocar a maioria dos corredores em boas posições no Prólogo, infelizmente o Fred teve uma avaria mecânica nesse dia, o que não ajudou a disputar a Geral, mas conseguimos ganhar este troféu e no final isso era o mais importante”.


Frederico Figueiredo, Vencedor da 3.ª Etapa, Vencedor da Geral dos Pontos e da Geral da Montanha: “É uma vitória importante, gosto muito desta subida, pelo lado do Avenal encaixa na perfeição nas minhas características, porque consigo fazer a diferença nas zonas muito inclinadas. Hoje estava um dia difícil pelo vento que se fazia sentir aqui na subida ao Montejunto. Não me lembro de ter feito esta subida, que já a fiz algumas vezes, com tanto vento como estava hoje. Mas estou muito contente por ter conseguido vencer. É uma corrida que gosto muito de fazer. As pessoas daqui do Oeste gostam muito de ciclismo, recebem-nos com um enorme carinho e acho que faz cá falta uma equipa profissional, como já se teve. Seria um ‘boom’ para o ciclismo, porque tem muita tradição, com grandes campeões como Joaquim Agostinho e outros tantos e poderia ser uma viragem no ciclismo do Oeste”.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma grande vitória para a equipa. Esta é uma corrida com muita história na nossa estrutura, já levamos quatro vitórias no Troféu Joaquim Agostinho e como é óbvio para nós foi um grande dia. Esta vitória vai ser dedicada ao Sr. Álvaro, da SICASAL e a todos os nossos patrocinadores e fãs e, claro, a toda a Equipa, staff e ciclistas, desde Frederico Figueiredo, Artem Nych, James Whelan, Rafael Reis, Pedro Silva e Sergio García, rematando com a vitória de Mauricio Moreira. Toda a equipa esteve a um grande nível e a vitória também é deles e de todo o trabalho deles”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

46.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS – TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

3.ª ETAPA: Lourinhã – Alto de Montejunto» 185,8 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h52m37s

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06s

3.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08s

6.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s

76.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m51s

77.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

80.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m58s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12h21m18s

2.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29s

3.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37s

5.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 46s

55.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m42s

78.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 27m51s

92.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 43m51s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 37h04m36s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 34 Pontos

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 21 Pontos

10.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16 Pontos

13.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 40 Pontos

4.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16 Pontos

7.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 15 Pontos

8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 15 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – BRANCA

 

1.º Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 23 Pontos

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

9.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

15.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA

 

1.º Afonso Eulálio (ABTF-Betão Feirense), 12h22m18s

7.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12h49m09s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Top-10 e fuga do dia, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua termina assim o Troféu Joaquim Agostinho”


Por: Xavier Silva

António Barbio, da equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, terminou na 10ª posição no Alto de Montejunto, na última etapa do Troféu Joaquim Agostinho. Um dia de muito trabalho por parte da equipa, com Ángel Sánchez a marcar presença na fuga do dia, e com mais um top-10 na etapa rainha da prova.

Este domingo 16 de julho, disputou-se a última etapa do Troféu Joaquim Agostinho, os atletas alinharam em Lourinhã para a etapa rainha da prova, com 185,8 quilómetros e chegada ao Alto de Montejunto.


As primeiras movimentações aconteceram pouco depois da passagem na primeira meta volante, sem sucesso. Ao quilómetro 14,5, originou-se a fuga que iria perdurar durante a prova, inicialmente composta por 6 unidades, ao qual se juntaram posteriormente mais dois corredores que se encontravam em posição intermédia. Ángel Sánchez, atleta da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, foi parte integrante da fuga, sendo apenas alcançado a menos de 30 quilômetros para a meta.


Uma queda na frente do pelotão permitiu que Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) se isolasse na frente da corrida, vencendo assim no Alto de Montejunto, com 4h52m37s de prova. António Barbio conseguiu um incrível 10º lugar a apenas 40 segundos do vencedor da etapa.

Gustavo Veloso, diretor desportivo, faz o balanço da prova: “Foram 4 dias de luta, onde tentamos, sobretudo, ter uma atitude combativa e focada no nosso trabalho, e conseguimos. Hoje tivemos o nosso atleta, Angle na fuga, sendo apenas apanhado no início da montanha. Com a ajuda de toda a equipa foi ainda possível ajudar o António Barbio a chegar ao alto em condições de estar na luta com os melhores no Ato de Montejunto, mesmo sabendo que seria complicado, a equipa tentou e os resultados foram visíveis. Neste momento estamos onde devemos estar”.


A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua encontra-se motivada e com boas sensações, os resultados obtidos são frutos do trabalho que está a ser realizado ao longo da temporada.

 

Classificação Etapa

Lourinhã-Alto de Montejunto: 185,8 Kms

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor), 4h52m37s 10.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 40s 23.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m40s 51.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4m45s 54º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m06s 63.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m00s 75.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 10m47s


83.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 11m36s

 

Classificação Geral

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor), 12h21m18s

20.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m28s 23.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m50s 58.º Angel Sanches (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13m02s 60.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13m42s 63º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 16m16s 66.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 17m48s

79.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 28m13s


 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 10h20m36s

12.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, a 11min07s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“ABTF Betão-Feirense Afonso Eulálio brilhante no alto de Montejunto”


Vencedor da Juventude e 6º na Geral Final!

 

Fotos: João Fonseca

Grande final do Troféu Joaquim Agostinho protagonizado pelos corredores da ABTF Betão-Feirense. Na etapa Rainha, a última e mais longa jornada da 46ª edição, tivemos Santi Mesa na fuga do dia, Afonso Eulálio e Ivo Pinheiro entre os primeiros na chegada ao alto de Montejunto, e um brilhante 3º lugar por equipas.


Depois de uma boa prestação no prólogo individual, de uma 1ª etapa de transição, seguiu-se uma 2ª etapa em que a equipa assumiu a liderança da juventude com Afonso Eulálio, tendo partido para a 3ª etapa com o objetivo de melhorar a classificação geral, lutar pelos lugares cimeiros além da manutenção da liderança da juventude.

Desde a Lourinhã foram pedalados 185,8 km, com a fuga do dia a perdurar até à aproximação da última subida. Chegados às rampas decisivas do Montejunto, os ataques começaram pela luta da etapa. Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o mais forte na meta e o companheiro de equipa Mauricio Moreira conquistou a camisola amarela, ao cruzar a meta em segundo. Afonso Eulálio e Ivo Pinheiro conseguiram estar entre os mais fortes do dia, terminando em 4º e 11º respectivamente. Afonso Eulálio defendeu a liderança da juventude, conquistando a camisola de melhor jovem do 46º Troféu Joaquim Agostinho.


 

 Classificação 3ª Etapa:

 

1º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 4h52m37s

4º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 12

11º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 47s

27º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 1m55s

43º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 2m56s

57º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 6m53s

74º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense) a 9m59s

96º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 20m55s

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) 12h21m18s

6º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 1m00s

17º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 2m16s

37º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 4m50s

61º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 14m14s

76º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 27m10s

82º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense) a 30m40s

94º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 44m54s

Classificação Juventude Geral:

1º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

6º Tiano Da Silva (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 37h04m36s

6ª ABTF Betão-Feirense a 6m14s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Duplo vice-campeão de Portugal para Ana Santos em Paredes de Coura”


Por: Ricardo Manso

Fotos: Portugal: @m3diaproductions Foto/Espanha: @el_awakate

O jovem piloto da X-Sauce Factory Team, fecha um fim de semana brilhante nos campeonatos nacionais de Portugal, obtendo no sábado a medalha de prata na modalidade de pista curta e no domingo o metal na modalidade XCO num circuito duro e divertido, com clima perfeito.

Ana andou ao lado de Raquel Queiros (MMR Factory Racing) durante praticamente toda a prova, lutando corpo a corpo e protagonizando uma corrida espetacular. Por fim, a antiguidade de Raquel fez a diferença nas duas últimas voltas conseguindo alguns segundos sobre Ana Santos, num daqueles dias que criam um gosto por esta modalidade.


Ana Santos "Estou satisfeita com o meu resultado, mas sou ambiciosa e quero ganhar o campeonato, por isso já estou a pensar no nacional de 2024, onde terei mais uma nova oportunidade. O meu desempenho nas últimas semanas é bom e chego a este final de época com muito entusiasmo depois do meu tempo de estudos que tem sido intenso. Este resultado nos nacionais faz-me ganhar confiança antes do Mundial de Glasgow, que se disputa daqui a algumas semanas e dos Mundiais que me restam em Andorra e França".

Por outro lado, Cristofer Bosque, nosso corredor masculino de elite, participou do campeonato espanhol que aconteceu em Sabiñánigo. Apesar das altas temperaturas que afetaram seu desempenho, ele alcançou uma creditável décima posição na classificação final.

Fonte: X-Sauce Factory Team






“Óbidos Cycling Team Giro Valle d’Aosta foi uma aprendizagem”


Por: Helena Dias

Ao longo dos últimos cinco dias, a Óbidos Cycling Team disputou a prova internacional UCI Giro Ciclistico Valle d'Aosta - Mont Blanc, fazendo parte de um pelotão de luxo composto pelas mais destacáveis equipas internacionais do escalão sub-23. Miguel Carvalho foi o mais resistente da equipa da Região Oeste, fechando na classificação geral no 65º lugar.

Maioritariamente em terreno montanhoso, o Giro Valle d'Aosta serpentou a fronteira com a França e a Suíça, no coração da maravilhosa região ocidental dos alpes italianos, envolto numa paisagem de cortar a respiração pela sua beleza, mas também pelo seu característico e natural terreno montanhoso, que a converte numas das mais duras corridas do calendário internacional.

No total das cinco etapas, todas elas de montanha e alta montanha, foram pedalados 626,3 quilómetros. Bernardo Jorge, Gabriel Casal, Marco Marques, Tomás Bauwens e Miguel Carvalho foram os eleitos do director-desportivo e manager da equipa Micael Isidoro para competir na prova italiana com o objectivo de, numa prova deste nível, “aprender e rentabilizar a aprendizagem. Cabe a eles aplicar os ensinamentos que tiverem aqui, pois serão sem dúvida úteis no futuro. Passando por esta experiência, qualquer jovem português com talento pode mudar completamente a sua vida. Aqui estão os melhores olheiros e as melhores equipas do mundo à espera de jovens com talento. A oportunidade de aqui estarem já é por si gratificante”, referiu.

 

Classificação Geral – Giro Valle d’Aosta:

 

1º Darren Rafferty (Hagens Berman Axeon) 18h18m31s

2º Alexy Faure Prost (Circus-ReUz-Technord) a 2m22s

3º Isaac del Toro (AR Monex) a 2m57s

65º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 1h23m32s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Óbidos Cycling Team esforço e persistência marcam Troféu Joaquim Agostinho”


Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

A 46ª edição do Troféu Joaquim Agostinho representou um grande desafio para a Óbidos Cycling Team, o qual foi totalmente superado pelos ciclistas da Região Oeste. Em quatro dias, o prólogo e três etapas, foram pedalados 494,2 quilómetros encerrados com a etapa-rainha e a sua exigente chegada ao alto de Montejunto.  Diogo Silva foi o ciclista melhor classificado na geral, em 89º lugar. Miguel Correia e Daniel Jorge entraram nas contas da camisola da juventude, fechando essa classificação em 13º e 14º, respectivamente.


O 46º Troféu Joaquim Agostinho abriu com o tradicional contra-relógio individual na vila do Turcifal. A Óbidos Cycling Team conseguiu com Daniel Jorge o nono melhor tempo entre os ciclistas sub-23, sendo 85º na geral, gastando mais 1m40s do que o vencedor Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), que fez o melhor tempo de 10m07s no final dos 8 quilómetros.

A primeira etapa cruzou o território nacional desde o Sobral de Monte Agraço até à Foz do Arelho. Pelo caminho dos 156,7 quilómetros, o pelotão passou em frente à casa do carismático e homenageado da prova Joaquim Agostinho, bem como pela nossa belíssima vila de Óbidos. O início de sobe e desce constante, com passagem pela meta de montanha de 3ª categoria da Carvoeira (km 45,6), endureceu bastante a corrida, levando a que cerca de uma dezena de corredores não aguentasse o ritmo imposto e abandonasse a prova. A fuga do dia deu-se com 23 quilómetros pedalados, conseguindo a dupla de aventureiros manter-se na frente até à falta de 50 quilómetros para o final, após a passagem pela meta de montanha no Forte de São Vicente, fortificação do tempo da terceira invasão francesa. O pelotão seguiu compacto até à meta, onde o espanhol David González (Caja Rural-Seguros RGA) triunfou ao sprint. Diogo Silva chegou integrado no pelotão, fechando o dia em 68º lugar.


Neste segundo dia de prova, Viktor Manakov sofreu uma queda sendo prontamente assistido pelos Bombeiros de Torres Vedras e transportado para o Hospital, onde foi examinado e tratado às escoriações e ferimentos sofridos. Manakov manteve-se junto da equipa até ao final da prova, estando em fase de recuperação.

A Serra D’El Rei foi o ponto de partida para a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho. Neste dia pedalaram-se 143,7 quilómetros, sendo os últimos 50 quilómetros no tradicional circuito em Torres Vedras. As fugas tentadas no penúltimo dia de prova não surtiram efeito, já que no pelotão o objectivo passava por uma chegada ao sprint. Assim aconteceu com a vitória a sorrir ao espanhol Jose Manuel Diaz (Burgos BH). A Óbidos Cycling Team fechou o dia com Gonçalo Freitas a ser o primeiro na meta em 76º lugar, seguido de Daniel Jorge em 82º, que assim manteve o 10º lugar na classificação da juventude.


Nota neste dia para a homenagem póstuma a Rui Duro, realizada pela organização do Troféu Joaquim Agostinho na meta volante da Marteleira. O ex-ciclista profissional, falecido no início do ano, venceu o Troféu em 1989. A Óbidos Cycling Team uniu-se a esta sentida homenagem.

O derradeiro dia do Troféu levou o pelotão desde a Lourinhã até ao alto de Montejunto. Um grupo de oito corredores formou a fuga do dia, que terminou na aproximação à última e decisiva subida. Nas rampas do Montejunto, vários ciclistas tentaram a sua sorte, mas foi o tricampeão do Troféu, Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) quem ganhou a etapa. O companheiro de equipa Mauricio Moreira cruzou a meta em segundo e conquistou a camisola amarela.


Nesta última etapa, a Óbidos Cycling Team conseguiu superar o desafiante Montejunto. Os ciclistas da Região Oeste cruzaram a meta no último grupo, destacando-se a perseverança do mais jovem ciclista desta edição, Daniel Jorge, que mesmo em sofrimento físico fez questão de terminar a prova da sua região. Um dia que ficará marcado na história da equipa, pela emoção vivida nas rampas do Montejunto. O mais novo ciclista do pelotão da 46ª edição, Daniel Jorge, superou todas as espectativas ao manter-se focado no seu grande objectivo de terminar a corrida da casa. Lutando contra as dores no corpo, inspirando o ânimo que cada pessoa lhe gritava à beira da estrada, Daniel cruzou a meta e terminou o seu primeiro Troféu Joaquim Agostinho. Os ciclistas deram tudo de si para coroar Montejunto e conseguiram. Uma vitória de esforço e persistência, uma grande homenagem prestada ao mítico e carismático Agostinho.


Enquanto ciclista mais jovem do pelotão na presente edição do Troféu Joaquim Agostinho, Daniel Jorge de 18 anos subiu ao pódio para receber um miminho da organização, uma entrada gratuita para o Dino Parque da Lourinhã.

 

Classificação Geral – Troféu Joaquim Agostinho:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 12h21m18s

2º Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 29 s

3º Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 37s

89º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 37m54s

95º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 47m03s

96º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 52m43s

97º Gonçalo Freitas (Óbidos Cycling Team) a 53m16s


 

Geral Juventude:

 

1º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

13º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team)

14º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)


 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive-Q8-Anicolor 37h04m36s

17ª Óbidos Cycling Team a 1h59m05s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com