quinta-feira, 8 de junho de 2023

“GP Abimota é o próximo objetivo da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”


A 43.ª terceira edição do Grande Prémio Abimota marca o regresso do pelotão de elite à estrada, entre 9 e 11 de junho

 

Por: Xavier Silva

O Grande Prémio ABIMOTA contará com duas etapas em linha e com um contrarrelógio. O exercício individual, logo na jornada de abertura, terá 7,6 quilómetros, a percorrer em Proença-a-Nova, com início às 14h00.

A segunda etapa, no sábado, começa em Oleiros, às 10h55, e termina em Vouzela, pouco depois das 15h00, quando estiverem percorridos 175 quilómetros, que incluem cinco subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores. Pelo meio haverá uma passagem pela Vila de Mortágua na rotunda da EN234 por volta das 14 horas.

As últimas pedaladas, no domingo, ligam dois concelhos profundamente comprometidos com ciclismo. A partida, às 11h25, acontece no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Depois de cumpridos 160,8 quilómetros, a meta está colocada em Águeda, onde os corredores chegarão cerca das 15h25. O final da etapa, em ligeira subida, presta-se a alguns acertos na classificação geral.

Para esta competição internacional com muita montanha, o diretor desportivo Gustavo Veloso convocou Ángel Sanchez, António Barbio, Nicolas Saenz, Bruno Silva, Leangel Linarez, João Matias e Rafael Barbas.

Gustavo Veloso afirma que “Regressamos à competição, após as últimas competições muito motivadores para todos. A equipa está claramente em crescendo de forma e pretendemos no GP Abimota estar a lutar por boas classificações e sermos protagonistas”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Jonas Vingegaard demonstrou credenciais e chegou à amarela no Dauphiné”


Ciclista dinamarquês isolou-se a 16 quilómetros da meta para vencer a quinta etapa e ascender à liderança

 

Por: AMG // AJO

Foto: Site oficial Critério Dauphiné

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) protagonizou esta quinta-feira uma exibição de força, isolando-se a 16 quilómetros da meta para vencer a quinta etapa do Critério Dauphiné e subir à liderança da geral.

O campeão do Tour2022 confirmou hoje as credenciais de principal favorito à vitória final no Dauphiné, aproveitando a última dificuldade do dia, a contagem de segunda categoria instalada em Côte de Thésy, para deixar a concorrência para trás e cortar isolado a meta, em Salins-les-Bains, após 191,1 quilómetros desde Cormoranche-sur-Saône, com o tempo de 04:03.42 horas.

O francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) foi o melhor dos 'outros', na segunda posição, a 31 segundos do vencedor. O norueguês Tobias Halland Johannessen (Uno-X) foi terceiro, também a 31, o mesmo tempo cedido por candidatos como Jai Hindley (BORA-hansgrohe), Enric Mas (Movistar), Adam Yates (UAE Emirates), Egan Bernal (INEOS) ou Mikel Landa (Bahrain-Victorious).

Vingegaard, que respondeu inicialmente a um ataque do campeão olímpico de fundo, o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), 'imitou' o arquirrival Tadej Pogacar (UAE Emirates), atacando de longe e vendo a sua audácia recompensada com a camisola amarela.

O dinamarquês de 26 anos lidera com 01.10 minutos de vantagem sobre o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën), com Alaphilippe na terceira posição, a 01.23. O anterior líder, o dinamarquês Mikkel Bjerg, cedeu na montanha e baixou ao nono lugar, a 02.21.

Entre os portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) e Ivo Oliveira (UAE Emirates) integraram um grupo que cortou a meta a 12.53 minutos. Na geral, o luso da Movistar desceu ao 92.º lugar, a 22.39 de Vingegaard, enquanto Ivo Oliveira é 126.º, a 31.25.

Na sexta-feira, a prova francesa, considerada o maior barómetro para a Volta a França, cumpre a sexta etapa, uma ligação de 170,2 quilómetros entre Nantua e Crest-Voland, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.

Fonte: Lusa

“Ciclista João Almeida homenageado em A-dos-Francos”


Por: DA // AMG

Foto: Carlos Barroso

O ciclista João Almeida sublinhou hoje, em A-dos-Francos, onde foi homenageado, a importância de investir nas camadas jovens para ter mais corredores nacionais nas competições internacionais.

“O mais importante é investir nas camadas jovens, que vão ser os novos ciclistas do futuro, do ciclismo moderno, e é bom prepará-los para termos mais quantidade, e mais qualidade no estrangeiro”, afirmou João Almeida (UAE Emirates).

O ciclista, terceiro classificado da última Volta a Itália, foi hoje homenageado em A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, onde decorre a primeira edição do Prémio João Almeida, disputado por 440 ciclistas de 33 clubes de norte a sul do país.

“Já quando comecei, o principal apoio eram os pais e este é um desporto caro”, disse à agência Lusa, defendendo “mais apoios” para que os clubes possam formar “mais jovens aptos a praticar a modalidade”.

O jovem de 24 anos, que hoje voltou aos treinos “depois de 10 dias sem bicicleta”, foi recebido em A-dos-Francos por muitas centenas de admiradores aos quais dispensou mais de duas horas para autógrafos e fotografias, antes de subir ao palco onde foi homenageado pela junta de freguesia local, Câmara das Caldas da Rainha, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Oeste.

“É um exemplo de perseverança para todos os nossos jovens”, afirmou o presidente da junta de freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, sublinhando a presença de mais de quatro centenas de jovens que disputaram o prémio “João Almeida”, num dia de muita chuva em que “as condições não ajudaram”.

“Pelo jovem que é e por tudo o que tem feito” o ciclista de A-dos-Francos recebeu da junta de freguesia de A-dos-Francos uma placa em azulejo com imagem do monumento que já tinha sido erigido na aldeia em sua homenagem.

Por parte da Câmara das Caldas da Rainha, o corredor que conseguiu um inédito pódio para Portugal no Giro recebeu ainda uma peça das centenárias faianças Bordalo Pinheiro.

Na cerimónia ficou ainda expressa a garantia da Federação Portuguesa de Ciclismo, da junta de Freguesia e da Câmara das Caldas da Rainha de que o Prémio João Almeida se repetirá nos próximos anos.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Gonçalo Tavares é o melhor português no prólogo”


Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Tavares, 28.º classificado, foi o melhor elemento na Seleção Nacional no prólogo da Corrida da Paz, prova da Taça das Nações de Sub-23 que hoje começou na Chéquia.

O exercício individual de 3100 metros, em Jeseník, marcou as primeiras diferenças, pouco significativas para o que falta de corrida, tendo em conta a exigência das próximas etapas.

O melhor registo português coube a Gonçalo Tavares, que parou o cronómetro nos 3m48s. Foi apenas 10 segundos mais lento do que o vencedor, o francês Pierre Gautherat. A maioria da equipa nacional teve desempenhos próximos do que valeu a 28.ª posição a Gonçalo Tavares.

Lucas Lopes foi 37.º, a 11s do vencedor, seguindo-se Alexandre Montez, 45.º, a 12s, Duarte Domingues, 79.º, a 18s, e Daniel Lima, 84.º, também a 18s.

Afonso Eulálio foi vítima do azar e do insólito. Sofreu um furo num prólogo em que não havia carros de apoio e em que não era possível colocar bicicletas suplentes ao longo do percurso. Além do mais, não havia assistência neutra apeada.

Como resultado, Afonso Eulálio teve de fazer grande parte do percurso a pé, com a bicicleta pela mão. Foi-lhe atribuído o tempo do pior registo dos corredores que não sofreram percalços, mais 38 segundos do que o vencedor do prólogo.

A primeira etapa em linha tem 121,9 quilómetros, ligando Jeseník a Rýmařov, nesta sexta-feira. O início da tirada passa por território exigente em termos de subidas, mas vai acabar num circuito apenas ligeiramente ondulado, sendo uma jornada, habitualmente, adequada para especialistas em clássicas e velocistas que passam bem topos. É também uma etapa em que uma distração pode permitir a chegada em fuga de homens que depois seja difícil de desalojar as posições de topo da classificação geral.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Loulé na 84ª Volta a Portugal Continente”


20 anos depois, cidade algarvia recebe final de Etapa

 

Historicamente ligado ao ciclismo e à Volta a Portugal em Bicicleta há muitos anos, o município de Loulé vai reentrar, este ano, no mapa da competição que se realiza de 9 a 20 de agosto. Após 20 anos de ausência, a cidade será palco do final da terceira e mais longa etapa da Volta a Portugal Continente, no dia 12 de agosto.                            

"Estar presente na Volta é uma excelente forma de dar visibilidade a um território como o nosso”, começou por afirmar Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé num momento particularmente feliz ao evocar também o centenário do Louletano Desportos Clube.  “Os louletanos adoram ciclismo e esta é uma oportunidade única de promover a região junto de todo o país que acompanha a Volta e será com grande expetativa e muito orgulho que Loulé receberá e acompanhará a 84ª Volta a Portugal em Bicicleta", sintetizou o autarca após o acordo com a Podium Events, responsável pela organização.

Os pergaminhos da cidade louletana na Volta a Portugal vêm desde 1935 quando aí foram concluídos os extensos 221,9 quilómetros de uma etapa iniciada em Évora. A última presença de Loulé na Volta aconteceu em 2003 quando a cidade foi cenário de Partida da tirada que foi terminar a Beja. Antes, em 2001, viu terminar a ligação entre Santiago de Cacém e Loulé. No histórico de Partidas e Chegadas, Loulé já tem 41 presenças como cidade que recebeu finais de etapa, por outro lado viu partir o pelotão em 33 ocasiões.

1988 foi também um ano memorável para a cidade e para o Louletano, porque o mais representativo clube desportivo da cidade venceu a 51ª Volta a Portugal com o britânico Cayn Theakston. Fizeram parte dessa formação alguns dos melhores ciclistas daqueles tempos como Joaquim Gomes, Marco Chagas, Serafim Vieira, Jacinto Paulino, José Xavier, Luis Domingos, Carlos Santos, José Passos e Paulo Ferreira.

Fonte: Podium

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa 43.º Grande Prémio ABIMOTA”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai para a estrada amanhã, dia 9, para disputar até domingo o 43.º Grande Prémio ABIMOTA. No total serão percorridos durante os três dias 343,4 km, que vão dividir-se em três etapas. Duas delas serão em linha, a outra é um Contrarrelógio Individual, que marca amanhã o arranque desta edição.  

São seis os corredores da estrutura que tem sede em Águeda que vão estar na estrada a partir de amanhã: Artem Nych, Fábio Costa, Sergio García, Pedro Silva, Rafael Reis e Mauricio Moreira.

A 1.ª Etapa será um Contrarrelógio Individual, já amanhã, com 7,6 km em Proença-a-Nova. O 1.º corredor parte para este exercício individual às 14H00. Sábado tem lugar a 2.ª Etapa, que começa em Oleiros, às 10H55 e termina em Vouzela, às 15h16, após percorridos os 175 km de uma viagem que inclui cinco Prémios de Montanha: quatro de 3.ª Categoria e um de 2.ª Categoria, no Alto de Alvares.  

Domingo disputa-se a última etapa, onde vão fazer parte da história dois concelhos muito ligados ao ciclismo. A partida vai ser dada no Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, às 11H25, para 160,8 km que terminam em Águeda, onde o pelotão deve chegar pelas 15H25. A meta será em ligeira subida, na Rua Joaquim Valente de Almeida, em frente à Escola Secundária Adolfo Portela e são esperados muitos aguedenses para aplaudir a equipa da terra.


“O Grande Prémio ABIMOTA é uma corrida que nos diz muito. É uma corrida bastante importante e que se realiza no nosso território, em Águeda. Trata-se de uma organização histórica, pelos seus anos anteriores, sempre em prol da modalidade, por tal, é uma prova onde todas as equipas querem estar bem e nós não somos exceção. Tudo iremos fazer para sair desta competição com um bom resultado”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 43.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA:

 

09 de junho, sexta-feira – 1.ª ETAPA» CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL: Proença-a-Nova (14H00, PARTIDA DO 1.º CORREDOR - Rua Francisco Luís Silva) – Proença-a-Nova (14H11, CHEGADA DO 1.º CORREDOR, Avenida do Colégio, ao lado da Câmara Municipal)» 7,6 km 

10 de junho, sábado – 2.ª ETAPA: Oleiros (10H55, Câmara Municipal de Oleiros) – Vouzela (15H16, Câmara Municipal de Vouzela - Ponte Romana de Vouzela)» 175 km 

11 de junho, domingo – 3.ª ETAPA: Anadia (11H25, Velódromo Nacional de Sangalhos) – Águeda (15H25, Rua Joaquim Valente de Almeida, em frente à Escola Secundária Adolfo Portela / GNR)» 160,8 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“25º Passeio de Cicloturismo de Pombal com nova data”


Dia 9 de Julho de 2023

 

25 Anos a Pedalar por Terras do Marquês

 

Por: Armando Vieira 

No dia 9 de julho, entre as 9 e as 12h30, Pombal vai assistir ao XXV Passeio de Cicloturismo, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Pombal com o apoio de várias entidades, patrocinadores e colaboradores.

A concentração e a confirmação das inscrições decorrem a partir das 8 horas na Estação Central de Camionagem. Depois, às 9 horas em ponto, será dada a partida ao pelotão, da Etapa I, com destino a Abiúl. Até lá, os ciclistas vão apreciar o Parque Verde do Açude, pedalando depois por arruamentos rurais das freguesias de Vermoil, Santiago de Litém e Albergaria dos Doze.

 A partir de Santiais vai-se sentir e respirar o ar puro da serra e da mata, passando-se pela Pipa, Fontinha, Tissuaria, Carrapia até o colorido pelotão chegar à Centenária Praça de Touros, em Abiúl, onde as portas da tradição e das artes se abrirão para que os ciclistas possam admirar e contemplar a praça mais antiga do país, quer sejam aficionados ou não.

Após o reforço, inicia-se a Etapa II, com o pelotão a descer pelas encostas de Vila Cã até chegar à Ponte de Assamaça, dando acesso à cidade de Pombal e à Capela Senhora de Belém, onde está instalada a meta Roda Livre. Depois, é só pedalar pelo eixo central da cidade com destino à Charneca, Casal Fernão João, regressando pela Fonte Nova até à Zona Desportiva, onde o passeio termina.

Resumindo, esta XXV edição deste clássico passeio, vai percorrer vales e serras, vilas e aldeias e, claro, a cidade de Pombal, num percurso de dificuldade média, numa distância de 60 km, que será percorrida à média de 22 k/h. O ponto alto, será o local do almoço e da entrega dos prémios individuais, coletivos, especiais (inclui como novidade a Taça Charme Feminino) e agradecimentos, a ter lugar nas instalações da AJEC, em Barrocal, Pombal.

Concluindo, ao longo destes vinte anos, o Clube de Cicloturismo de Pombal, dando continuidade à Casa do Benfica, além de tentar organizar passeios de bicicleta com qualidade e segurança, alguns em favor de causas sociais, reconhecidos a nível nacional, destacando-se o ano 2014, em que nos foi atribuído o prémio Melhor Passeio Nacional.

Tem tido, sempre ao longo dos anos, o objetivo de promover as gentes e costumes da nossa terra, ao traçarmos itinerários pelas 17 freguesias do concelho, dando a conhecer a quem nos visita polos de interesse cultural e social, turístico e de lazer, sem esquecer a gastronomia, contemplando serras e vales, campos e vinhas, parques e jardins e, o nosso mar. Só para citar alguns, destacamos, a Praia do Osso da Baleia, os Parques de Merendas do Cotrofe, Vale da Sobreira e Fonte da Pedra, o Parque Verde do Açude, a Ponte Romana de Redinha, o Aquaparque Panorâmico e, este ano, a Praça de Touros de Abiúl.

Também, não nos podemos esquecer de algumas associações que nos têm recebido, particularmente a ADERCE e a AJEC, entre outras. É isto que temos feito com o cicloturismo em Pombal, proporcionar passeios de bicicleta, de forma descontraída e salutar, de bem com a natureza, colhendo e oferendo tudo o que de bom as Terras do Marquês nos oferece.

Um passeio de referência, Inscrições e informações:

Tel.: 968 130 525 – Email: cicloturismopombal@gmail.com

Dia 9 de Julho 2023, marque já na sua agenda, faça como nós marque presença, um evento com o apoio da Revista Notícias do Pedal.

Fonte: Clube Cicloturismo de Pombal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com