domingo, 24 de abril de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça vence 3.ª Etapa do GP O JOGO e Rafael Reis continua de Amarelo”


Fotos: João Fonseca Photographer

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, venceu hoje ao sprint a 3.ª Etapa do 10.º Grande Prémio O JOGO, um percurso de 137 km com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. Rafael Reis, 4.º classificado do dia, mantém a Camisola Amarela e os 19 segundos de vantagem para o colega que ganhou esta tarde. A estrutura de Águeda permanece na liderança da Geral por Equipas.

A etapa menos exigente em termos de montanha teve uma fuga com cinco elementos, formada quando já estava percorrida metade da viagem. Como os fugitivos não tiveram êxito, proporcionou-se uma chegada com o pelotão compacto, onde Luís Mendonça foi o mais forte, conquistando além da etapa a liderança da Geral por Pontos, da qual é símbolo a Camisola Verde, que agora veste. Esta é a sua primeira vitória da época, numa corrida que lhe é especial e que venceu em 2019. 


“Tive um início de temporada bastante complicado depois da Covid-19. As coisas não estavam a sair, estava bastante preocupado, mas hoje finalmente pude erguer os braços e pude dar a vitória à equipa, que fez um trabalho formidável nos últimos metros. Basicamente foi só rematar e ninguém me passou até ao risco”, disse Mendonça.  

Rafael Reis lembrou que “amanhã é um dia complicado”, frisando que hoje “o principal objetivo era defender a Amarela e conseguir a etapa com Luís Mendonça. Fizemos um trabalho muito bom. O Fábio Costa foi fenomenal e no final conseguimos vencer com o Mendonça, que já merecia a vitória. Ontem esteve muito perto e hoje verificou-se que está muito forte e foi merecido”. 


Sobre este domingo, Rúben Pereira, diretor desportivo da equipa, avançou que “foi um bom dia, é sempre muito bom ganhar, ainda mais com o Mendonça, que merecia esta vitória há muito tempo. É um bonito reconhecimento da equipa, que tudo fez para que chegasse nas melhores condições para poder discutir a etapa. Amanhã é um novo dia e tudo faremos para defender a Camisola Amarela”. 

No feriado que assinala o 25 de Abril, Dia da Liberdade, chega a etapa-rainha. O percurso será de 140,2 km que vão ligar Celorico de Basto a Paredes, com partida às 12H30 e chegada prevista para as 16H04. As dificuldades montanhosas vão ser muitas, sobretudo na fase final da etapa, com o Alto do Cruzeiro (120,9 km) e Monte Azevido (129,7 km). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

10.º GRANDE PRÉMIO O JOGO 

3.ª ETAPA: Vila Nova de Paiva – Vila Nova de Paiva» 137 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h17m35s 

2.º Tomas Contte (Aviludo - Louletano - Loulé Concelho), mt  

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), mt 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

13.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

14.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

68.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 46s 

78.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m18s 

83.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m56s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 05h13m56s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 36s 

6.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 39s 

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50s 

26.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m51s 

50.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m42s 

78.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07m20s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 15h42m46s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 56 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 46 Pontos 

10.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos 

16.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular - Paredes - Boavista), 8 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Seleção Nacional/João Matias conquista 9.º lugar no omnium da Taça das Nações”


Por: Ana Nunes

João Matias alcançou hoje a nona posição na prova de omnium da primeira ronda da Taça das Nações, em Glasgow, Escócia. O corredor que esteve em representação da seleção nacional esteve sempre muito ativo na competição, conseguido assim um resultado positivo no velódromo Sir Chris Hoy.

João Matias arrancou bem no concurso de omnium, conquistando o sétimo lugar no scratch. A corrida foi bastante movimentada desde início, com o britânico William Perrett a lançar o primeiro ataque. Rapidamente, outros três corredores acabariam por se juntar à frente de corrida, com João Matias a integrar o grupo perseguidor, composto também ele por quatro corredores. Os dois grupos acabariam por se fundir, permanecendo na frente até às voltas finais. No sprint final, João Matias conseguiu uma boa colocação, o que lhe garantiu a sétima posição.

Na corrida tempo, o americano Gavin Hoover atacou logo no início, sem qualquer resposta do pelotão. O corredor acabaria por ser apanhado por um grupo de corredores que se isolou na frente da corrida e do qual fazia parte João Matias. Apesar de ter estado sempre entre os primeiros lugares do grupo, o corredor português teve dificuldade em somar pontos. No entanto, o facto de ter sido quarto no sprint final garantiu-lhe a 11.ª posição no final desta segunda prova e a sétima na classificação geral do concurso de omnium, com 48 pontos.

Seguiu-se a prova de eliminação, João Matias realizou uma corrida consistente, apesar de alguns sustos na fase inicial. Rapidamente viria a subir no grupo para uma posição mais segura, tendo terminado a prova no oitavo lugar, do qual viria a partir para a última corrida do concurso de omnium.

A corrida por pontos foi sempre muito equilibrada, com poucos corredores a conseguirem ter a oportunidade de dar uma volta de avanço. João Matias mostrou grande iniciativa em tentar somar pontos, marcando presença nos ataques que iam surgindo. Matias conseguiu somar dois pontos no primeiro sprint e um ponto no quarto, terminando a prova com um total de 77 pontos, na nona posição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Luís Mendonça vence ao sprint a 3.ª Etapa do GP O JOGO e Rafael Reis continua líder da Geral”


Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor) ganhou esta tarde ao sprint a 3.ª Etapa do Grande Prémio O JOGO, 137 km com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O colega de equipa Rafael Reis, 4.º a cruzar o risco com o mesmo tempo, mantém-se na liderança da Classificação Geral, continuando a envergar a Camisola Amarela.

Este domingo recebeu a etapa com menos dificuldades montanhosas, que teve uma fuga com cinco elementos: Márcio Barbosa e Viktor Manakov (ABTF-Feirense), Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), Luís Fernandes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). O quinteto saltou do pelotão quando já estava quase metade da viagem percorrida.


Os fugitivos não tiveram êxito, acabando por proporcionar-se uma chegada com o pelotão compacto, onde Luís Mendonça foi o mais forte, conquistando além da etapa a liderança da Geral por Pontos, da qual é símbolo a Camisola Verde, que agora veste. Esta é a sua primeira vitória da época, numa corrida que lhe é especial e que venceu em 2019.

“Tive um início de temporada bastante complicado depois da Covid-19. As coisas não estavam a sair, estava bastante preocupado, mas hoje finalmente pude erguer os braços e pude dar a vitória à equipa, que fez um trabalho formidável nos últimos metros. Basicamente foi só rematar e ninguém me passou até ao risco”, disse Luís Mendonça.


Hugo Nunes, em virtude da fuga, assume agora o comando nas Classificações da Montanha e das Metas Volantes. Viktor Manakov, outro dos fugitivos da tirada, enverga a Camisola dos Sprints, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) mantém a liderança na Geral das Autarquias, o mesmo acontecendo com Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) na Juventude. Já Lucas Lopes (Caja Rural/Alea) também continua a ser o melhor entre os corredores das equipas de clube.

No feriado que assinala o 25 de Abril, Dia da Liberdade, chega a etapa-rainha. O percurso será de 140,2 km que vão ligar Celorico de Basto a Paredes, com partida às 12H30 e chegada prevista para as 16H04. As dificuldades montanhosas vão ser muitas, sobretudo na fase final da etapa, com o Alto do Cruzeiro (120,9 km) e Monte Azevido (129,7 km).

Fonte: Organização Grande Prémio O Jogo





“Luís Mendonça mais forte em Vila Nova de Paiva na terceira etapa Grande Prémio O Jogo”


Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje, ao sprint, a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, 137 quilómetros com início e final em Vila Nova de Paiva. Rafael Reis, colega de equipa do vencedor do dia, segurou o comando da geral individual.

Tal como se adivinhava, a etapa menos exigente em termos montanhosos, acabou por decidir-se ao sprint. Luís Mendonça revelou melhor ponta final e impôs-se diante de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que compuseram o pódio do dia.

Cinco homens tentaram contrariar o desfecho previsível. Márcio Barbosa e Viktor Manakov (ABTF-Feirense), Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), Luís Fernandes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) saíram do pelotão com quase metade da distância percorrida.

A perseguição movida atrás, contudo, não permitiu o sucesso da fuga, garantindo uma chegada em pelotão. Quarto classificado na etapa, Rafael Reis manteve a camisola amarela. Luís Mendonça está na posição imediata, a 19 segundos, a mesma desvantagem com que iniciou a tirada, pois não há bonificações. Após a saída de prova da W52-FC Porto, Joaquim Silva (Efapel Cycling) subiu à terceira posição, a 36 segundos de Rafael Reis.

Luís Mendonça assumiu o primeiro lugar na classificação por pontos. Hugo Nunes aproveitou a fuga para assumir o comando nas classificações da montanha e das metas volantes. Também envolvido na escapada, Viktor Manakov veste a camisola dos sprints, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) mantém a primazia na geral das autarquias, o mesmo acontecendo com Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) na juventude e com Lucas Lopes (Caja Rural/Alea) entre os corredores das equipas de clube.

O Grande Prémio O Jogo termina nesta segunda-feira, dia escolhido para a etapa-rainha. Serão 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes, com quatro contagens de montanha, duas das quais nos derradeiros 22 quilómetros: Viso (1.ª categoria, km 25,1), Senhora da Assunção (2.ª categoria, km 88,5), Cruzeiro (2.ª categoria, km 120,9) e Monte Azevido (2.ª categoria, km 129,7).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano em Cadafaz”


João Rodrigues e Sara Ferreira ganham em Cadafaz

 

Por: José Carlos Gomes

João Rodrigues (ADC Alfarazes/Guarda) e Sara Ferreira (Maiatos) ganharam hoje as corridas de elite da terceira ronda da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, disputada em Cadafaz, Celorico da Beira.

A elite masculina completou cinco percursos especiais cronometrados (PEC). João Rodrigues foi o mais rápido em todos estes troços, concluindo a corrida com 16’06’’423. Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos foi o corredor que mais se aproximou, gastando mais 26,684s do que o vencedor. O terceiro classificado, a 37,998s, foi José Oliveira (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). Com a vitória deste domingo, João Rodrigues assumiu o comando na geral da Taça.

As femininas com mais de 17 anos tiveram pela frente quatro PEC. Sara Ferreira foi claramente a mais rápida em todos os setores, terminando no topo da classificação, com 18’46’’429, e reforçando o estatuto de primeira classificada na Taça de Portugal. Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) ficou na posição imediata, a 1’08’’701. A terceira foi Bianca Oliveira, a 1’52’’322.

Nas camadas jovens, triunfaram o júnior Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), o cadete João Rodrigues (AD Galomar/Ferragens Vieira) e o juvenil Francisco Ferreira (Caniço Riders/2Cycling).


Já nos veteranos os melhores foram o master 30 Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro), o master 35 Ricardo Vicente (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), o master 40 João Pereira (BTT Pandilhas a Monte), o master 45 Vasco Correia e o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira).

Nas bicicletas de assistência elétrica, Martim Cerqueira foi o melhor na categoria 19 a 29 anos, Miguel Gaboleiro destacou-se nos maiores de 30 e Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro) foi a única feminina a competir com este tipo de bicicleta.

A melhor equipa foi a AD Galomar/Ferragens Vieira.

A quarta prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputa-se em Vouzela, no dia 22 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Remco Evenepoel soma primeiro 'monumento' ao vencer a Liège-Bastogne-Liège masculino, o português Ruben Guerreiro desistiu motivado por queda”


O jovem belga, vencedor da Volta ao Algarve em 2020 e 2022, impôs-se em 6:12.38 horas, no final dos 257,2 quilómetros do 'decana' das clássicas

 

O ciclista belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) conquistou hoje a clássica Liège-Bastogne-Liège), vencendo, aos 22 anos, o seu primeiro 'monumento', numa corrida marcada por uma queda violenta.

O jovem belga, vencedor da Volta ao Algarve em 2020 e 2022, impôs-se em 6:12.38 horas, no final dos 257,2 quilómetros do 'decana' das clássicas, para vencer pela primeira uma das cinco principais corridas de um dia.

"É uma loucura! A minha primeira Liège e ganhei. O sonho tornou-se realidade. Foi o melhor dia da temporada", disse Evenepoel, feliz por estar a regressar ao seu melhor nível.

Na Bélgica, os ciclistas da casa monopolizaram o pódio, com Quinten Hermans (Intermarché-Wanty-Gobert) a ser segundo e Wout van Aert (Jumbo-Visma) a terminar em terceiro, ambos a 48 segundos.

O triunfo de Evenepoel começou a ser escrito a cerca de 30 quilómetros da meta, na subida de La Redoute, quando o belga atacou no grupo dos favoritos e não teve resposta de ninguém.

Evenepoel isolou-se e foi apanhando os resistentes do grupo de fugitivos do dia, com o francês Bruno Armirail (Groupama-FDJ) a ser o derradeiro homem a ser 'despejado' pelo belga, na última dificuldade do dia.

Um ataque no grupo de perseguidores do russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) ainda reduziu para pouco menos de 20 segundos a vantagem de Evenepoel, mas a falta de entendimento acabou por não pôr em causa o triunfo do belga.

A um dia de cumprir 42 anos, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) foi sétimo e terminou pela 150.ª vez na carreira uma prova de um dia entre os 10 primeiros, embora não tenha conseguido chegar ao quinto triunfo na clássica e igualar o recorde de Eddy Merckx.

A Liège-Bastogne-Liège ficou marcada por uma violenta queda no pelotão a cerca de 60 quilómetros da meta, que vitimou, entre outros, o francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), campeão do mundo e um dos candidatos ao triunfo final, que teve de ser levado ao hospital.

O português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) também foi forçado a desistir na sequência desta queda.

 

Top 10 da Liège-Bastogne-Liège masculino 2022

 

1º Remco Evenepoel (Bel) Quick-Step Alpha Vinyl

2º Quinten Hermans (Bel) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux

3º Wout van Aert (Bel) Jumbo-Visma

4º Daniel Martinez (Col) Ineos Grenadiers

5º Sergio Higuita (Col) BORA-hansgrohe

6º Dylan Teuns (Bel) Bahrain-Victorious

7º Alejandro Valverde (Spa) Movistar

8º Neilson Powless (USA) EF Education-EasyPost

9º Marc Hirschi (Swi) UAE Team Emirates

10º Michael Woods (Can) Israel-Premier Tech

Fonte: Sapo on-line

“Annemiek van Vleuten ganha Liège-Bastogne-Liège feminina”


Holandesa fez dois fortes ataques no trecho final e cruzou com 43 segundos de vantagem; Grace Brown e Demi Vollering ficaram em 2º e 3º

 

Por: José Morais

Fotos: Getty

Annemiek van Vleuten da Movistar Team ganhou este domingo a Liège-Bastogne-Liège feminina isolada, ao cortar a linha de chegada com 43 segundos de avanço para as sua rivais, com a australiana Grace Brown da FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope a vencer o sprint para o segundo lugar, batendo a holandesa Demi Vollering da SD Worx, que ficou em terceiro.

Com o pelotão feminino a ter um percurso de 142,1 quilómetros, enfrentou pela frente sete categorias categorizadas até Liège, com a holandesa Annemiek van Vleuten a conseguir aumentar a sua vantagem na passagem pelo Côte de la Roche-aux-Faucons, e conseguiu cortar a linha de chegada com três hora, cinquenta e dois minutos e trinta e dois segundos, que lutou contra um vento muito forte pela frente.


A holandesa poderia ter tido a opção de fazer o ataque apenas nos Roche-aux-Faucons, mas teria mais hipóteses se o tivesse feito antes como o fez, mas estava com força e arriscou, tinha noção de que a fuga seria difícil, porque as suas adversárias se começassem a trabalhar em conjunto a alcançariam, por isso optou por correr em modo de contra-relógio, deu tudo que tinha para dar, e saiu vitoriosa, disse Annemiek van Vleuten no final. 

Com o final das clássicas da primavera, Annemiek van Vleuten está agora no terceiro ligar do ranking UCI Women’s World Tour, atrás de Lotte Kopecky da Team SD Worx, e de Elisa Balsamo da Trek-Segafredo.

 

Top 10 da Liège-Bastogne-Liège feminina 2022

 

1º Annemiek van Vleuten (Hol) Movistar Team Women

2º Grace Brown (Aus) FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope

3º Demi Vollering (Hol) SD Worx

4º Ashleigh Moolman-Pasio (RSA) SD Worx.

5º Elisa Longo Borghini (Ita) Trek-Segafredo Women

6º Marta Cavalli (Ita) FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope

7º Arlenis Sierra Canadilla (Cub) Movistar Team Women

8º Liane Lippert (Ale) Team DSM Women

9º Katarzyna Niewiadoma (Pol) Canyon-Sram Racing

10º Amanda Spratt (Aus) BikeExchange-Jayco Women

“Quintanilha e as buscas na W52-FC Porto: «Se caso evoluir para uma situação grave reuniremos para decidir futuro»”


Patrão da equipa diz que foram feitas "buscas em casa de todos os ciclistas, do Algarve ao Norte, e ao hotel"

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: FC Porto/Arquivo

Adriano Quintanilha, patrão da W52-FC Porto, garante a Record não saber de nada "oficialmente" do que sucedeu esta manhã na megaoperação levada a cabo pela PJ destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis em provas de ciclismo, tendo detido duas pessoas, uma das quais Nuno Ribeiro, diretor desportivo da equipa, segundo avança a CMTV.

"O nome do Nuno Ribeiro [ter sido detido] soube pela televisão, mas não sei de nada. Continuo a confiar no diretor desportivo até prova em contrário, afirmou-nos sublinhando não conseguir comunicar com a equipa.

Questionado sobre se este caso pode levar à extinção da equipa, Adriano Quintanilha avançou: "Depende do rumo dos acontecimentos. Volto a vincar que não sei de nada. Se a situação evoluir para uma situação grave, vamos reunir com o FC Porto e logo decidiremos o futuro do projeto".

Ainda assim, o patrão da W52-FC Porto confirmou as buscas no armazém, em Lousada, onde está a logística da equipa. "Pelo que disseram, fizeram buscas em casa de todos os ciclistas, do Algarve ao Norte, e ao hotel, a partir das 7 horas".

Fonte: Record on-line

“Comunicado: Federação Portuguesa de Ciclismo quer aguardar serenamente desenrolar do processo de investigação”


A Federação Portuguesa de Ciclismo tomou conhecimento pela comunicação social de uma operação desencadeada pela Polícia Judiciária junto da equipa continental W52-FC Porto. Não é o momento para comentar este caso concreto, na medida em que não existem informações detalhadas sobre o que estará em causa. Cabe-nos aguardar serenamente o desenrolar do processo, confiando na independência das entidades que lideram as averiguações.

Queremos, no entanto, reafirmar o total compromisso da Federação Portuguesa de Ciclismo com um desporto moderno, científico, aberto ao mundo e à tecnologia, que condena frontalmente toda e qualquer atividade tendente a adulterar a verdade desportiva.

Neste aspeto, acreditamos que a autorregulação é um passo fundamental para aproximar o ciclismo português das melhores práticas já existentes a nível internacional. O desenvolvimento ético do desporto depende, antes do mais, do compromisso entre todos os agentes desportivos.

Foi por isso que, por iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi assinado pela Federação, Podium, Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e as dez equipas continentais portuguesas o Convénio para a Proteção e Valorização do Ciclismo Profissional em Portugal. Trata-se de um documento que funciona como manual prático de autorregulação de todo o ecossistema do ciclismo profissional português, estabelecendo normas de exclusão para os prevaricadores, aceites por todos.

O ciclismo, modalidade popular e geradora de paixões, merece de todos nós, agentes da modalidade, um profundo respeito pelos adeptos, que apenas será pleno se estivermos todos comprometidos com a verdade desportiva.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Polícia Judiciária faz rusga ao hotel onde estava instalada a W52-FC Porto: PJ já reagiu em comunicado”


Equipa não se apresentou na 3.ª etapa do Grande Prémio 'O Jogo'

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: W52-FC Porto

A equipa da W52-FC Porto não se apresentou esta manhã na partida da terceira etapa do Grande Prémio "O Jogo", em Vila Nova de Paiva.

Ao que o nosso jornal apurou, a situação deverá estar relacionada com uma eventual rusga feita pela Polícia Judiciária ao hotel onde a equipa estava instalada, o Hotel Turismo, em Trancoso.

Buscas na W52-FC Porto: Federação de Ciclismo aguarda "serenamente o desenrolar do processo".

Contactado pelo nosso jornal, Adriano Quintanilha, patrão da W52-FC Porto, limitou-se a dizer que "só sei que eles não alinharam" e que não consegue falar com ninguém "porque parece que não têm telemóveis".

Record também falou com Manuel Brito, presidente da ADOP. "Não posso dizer nada. Está em segredo de justiça. Só a Polícia Judiciária pode falar sobre o assunto", referiu, adiantando que a PJ deverá fazer sair um comunicado explicando o que se está a passar.

De acordo com a CMTV, um dos dois detidos que são referidos no comunicado da Polícia Judiciária [ver abaixo] é o diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro. O outro detido, segundo a mesma fonte, terá sido José Rodrigues, dirigente da União de Ciclismo da Maia.

Recorde-se que o ciclista espanhol Raúl Alarcón foi suspenso em 21 de outubro de 2019 por quatro anos (até 20 de outubro de 2023) por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas". Em março deste ano, o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) confirmou a suspensão do antigo ciclista da W52-FC Porto, vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018.

Entretanto, a Polícia Judiciária já reagiu com um comunicado:

"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público - DIAP Regional do Porto, procedeu à realização de uma operação destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis de adulterar a verdade desportiva em provas do ciclismo profissional”.

"Nesta ação, acompanhada por magistrados do Ministério Público, foram efetuadas 2 detenções e realizadas várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição”.

"No decurso das diligências foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo”.

"A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Guarda e Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da Autoridade Antidopagem de Portugal”.

"Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.

"O inquérito prossegue em segredo de justiça", pode ler-se”.

Fonte: Record on-line

“Polícia Judiciária fez buscas e deteve duas pessoas em operação contra doping no ciclismo”


Por: NFO // ZO

Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje várias dezenas de buscas numa operação destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis em provas de ciclismo, tendo detido duas pessoas.

Em comunicado, a PJ informa que "foram efetuadas duas detenções e realizadas várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição".

A PJ não indica qual foi a equipa visada nestas buscas, embora tudo indique que possa ser a W52-FC Porto, que não partiu para a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, sem que fossem conhecidas as razões.

Durante a operação, denominada 'Prova Limpa' e "destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis de adulterar a verdade desportiva em provas do ciclismo profissional", foram "apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo".

"A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Guarda e Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da Autoridade Antidopagem de Portugal", lê-se.

De acordo com a PJ, "os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", com o inquérito a manter-se em segredo de justiça.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com