segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

“La Nucía receberá o Campeonato Espanhol de Ciclismo de Estrada de 2021”


Já existe uma data oficial

 

La Nucía receberá em junho de 2021 o Campeonato Espanhol de Estrada, conforme anunciado esta segunda-feira por Bernabé Cano, Alcaide (presidente autarquia) da cidade de Alicantina. Bernabé Cano confirmou a realização deste evento durante uma conferencia de imprensa, na qual fez um balanço do ano de 2020 em La Nucía, cidade que tem se caracterizado nos últimos tempos por receber eventos desportivos de alto nível.

A última vez que o campeonato espanhol foi realizado na província de Alicante foi em 2016, e o local escolhido naquela ocasião foi Cocentaina. As datas das provas e o programa da competição ainda não foram confirmados pela Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC).

Fonte: Marca

“Ex-ciclista Riccardo Riccó é punido por doping”


Italiano estava já cumprindo uma sanção até 2024

 

Por: EFE

O Tribunal Nacional Antidoping de Itália (TNA) sancionou o ex-ciclista italiano Riccardo Riccó, segundo classificado no Giro d'Itália de 2008, que já estava cumprindo uma desqualificação até 2024. Riccó, que tem 37 anos e atualmente mora em Tenerife, havia sido sancionado em abril de 2012 com doze anos de suspensão por violar as regras de antidoping e ter realizado uma transfusão de seu próprio sangue.

Na segunda-feira, a primeira seção da TNA sanciono-o para sempre, e também aplicou uma multa de 4.000 euros, como dizia no comunicado oficial publicado pela Agência Nacional Antidoping da Itália (NADO).

Em fevereiro de 2011, Riccó deu entrada num hospital em Modena, no norte da Itália, em estado grave, com febre alta e insuficiência renal. O médico que o tratou garantiu que o corredor havia admitido ter feito uma autotransfusão de sangue guardada no congelador por 25 dias, ponto final que Riccó negou por meses até reconhecer que recebeu "uma solução de ferro" por "prescrição médica".

As primeiras explicações do italiano não convenceram a sua equipa, o belga Vacansoleil-DCM, que em 2011 anunciou publicamente a expulsão "com efeito imediato" de Riccó, a quem a Federação Italiana de Ciclismo (FIC) posteriormente suspendeu. Além disso, Riccó já estava envolvido  num caso de doping em 2008, quando foi sancionado com vinte meses de desqualificação no Tour de França, no qual havia vencido duas etapas.

Fonte: Marca

“Movistar confirma 29 ciclistas de onze nacionalidades até 2021”


Superman Lopez é uma grande aposta para a nova temporada

 

Sobre a incorporação de cinco corredores, incluindo o espanhol Iván García Cortina e o colombiano Miguel Angel 'Supermán' López, a Movistar confirmou o elenco de 29 corredores para a temporada de 2021. A equipa fecha um de seus mais amplos e diversos ciclistas, com 11 nacionalidades, 16 ciclistas espanhóis e uma mistura entre veteranos e jovens com os quais a Movistar enfrentará a sua 42ª temporada na categoria principal do ciclismo profissional (UCI World Tour).

As adições da única equipa espanhola na primeira divisão do mundial de ciclismo são Miguel Angel López, Iván García Cortina, Gregor Muhlberger, Gonzalo Serrano e Abner González. A equipa foi rejuvenescida, tem 16 ciclistas com 26 anos ou mais, e o compromisso com o talento internacional ao lado de grandes ciclistas espanhóis, com outros 16 corredores.

Enric Mas, Marc Soler e Alejandro Valverde continuam fazendo parte do conjunto liderado por Euusebio Unzué. A Movistar masculino para 2021 contará com os seguintes corredores:

Juan Diego Alba (COL), Jorge Arcas (ESP), Héctor Carretero (ESP), Dario Cataldo (ITA), Gabriel Cullaigh (GBR), Iñigo Elosegui (ESP), Imanol Erviti (ESP), Iván García (Cortina ESP), Abner González (PUR), Juri Holl (GER), Johan Jacobs (SUI), Matteo Jorgenson (EUA), Miguel Angel López (COL), Lluís Mas (ESP), Enric Mas (ESP), Sebastián Mora (ESP), Gregor Muhlberger (AUT), Mathias Norsgaard (DEN), Nelson Oliveira (POR), Antonio Pedrero (ESP) , José Joaquín Rojas (ESP), Einer Rubio (COL), Sergio Samitier (ESP), Gonzalo Serrano (ESP), Marc Soler (ESP), Albert Torres (ESP), Alejandro Valverde (ESP), Carlos Verona (ESP) e Davide Villella (ITA).

Fonte: Marca

“Ciclista italiano Diego Ulissi faz pausa na carreira devido a problema cardíaco”


Corredor de 31 anos é colega de Rui Costa e dos irmãos Rui e Ivo Oliveira na UAE Emirates

 

Por: Lusa

Foto: Facebook UAE Team Emirates

Diego Ulissi, vencedor de duas etapas na última Volta a Itália, foi forçado a interromper momentaneamente a sua carreira devido a um problema cardíaco, confirmaram esta segunda-feira o ciclista italiano e a sua equipa, a UAE Emirates.

"Diego foi submetido aos exames médicos habituais exigidos pela UCI [União Ciclista Internacional] e pela equipa. Sentia-se bem, não sentia qualquer incómodo, mas a descoberta de um batimento irregular durante o esforço, não presente previamente, deixou-nos com dúvidas. Após ser submetido a uma ecografia e ressonância foi detetada uma miocardite", explicou o médico da equipa, Michele De Grandi, em comunicado.

A miocardite é uma inflamação do músculo do coração, geralmente provocada por uma infeção viral.

Ulissi, de 31 anos, ficará em repouso absoluto durante uns meses, período no qual será alvo de exames mais exaustivos para determinar com rigor o seu quadro clínico.

"Nunca tive qualquer sintoma da doença, sempre me senti bem. Felizmente, a equipa médica da equipa atuou com rapidez e descobriu a anomalia. Agora, vou fazer uma paragem, que espero que seja temporária, tendo em conta que a prioridade é a saúde, porque a vida não se esgota na bicicleta", disse o italiano que, além das duas vitórias na edição deste ano, tem outros seis triunfos em etapas no Giro.

O revés para Ulissi, colega de equipa de Rui Costa e dos irmãos Rui e Ivo Oliveira, chega após aquela que, muito provavelmente, terá sido a melhor temporada da sua carreira, como reflete o seu oitavo lugar no 'ranking' de 2020 da UCI.

"Já estava a iniciar a minha preparação para 2021, com o desejo de aproveitar os resultados do ano que passou. Contudo, agora, encontro-me diante de uma situação inesperada. Creio que o meu estado anímico é compreensível para todos", afirmou.

O italiano, que começou a carreira na Lampre, equipa que representou entre 2010 e 2016, e se mudou para a UAE Emirates em 2017, tem no seu currículo 38 vitórias, entre as quais se destacam as na Volta ao Luxemburgo (2020), na Volta à Eslovénia (2019 e 2011), no Grande Prémio de Montreal (2017), na Volta à Turquia (2017) ou o Giro dell'Emilia e a Milão-Turim, em 2013.

Ulissi esteve suspenso durante nove meses devido a um controlo positivo por salbutamol na Volta a Itália de 2014, justificado pelo próprio com duas inalações de um medicamento que continha salbutamol, depois de ter sofrido uma queda numa etapa de uma edição em que foi um dos grandes animadores.

Fonte: Record on-line

“João Almeida mostra novo equipamento para 2021”


Deceuninck-Quick Step com azul mais carregado

           

Por: Ana Paula Marques

João Almeida partilhou esta segunda-feira nas suas redes sociais um foto onde surge com o novo equipamento com que vai atacar a temporada de 2021.

O ciclista português, que foi um dos destaques da época de 2020, graças ao quarto lugar na Volta a Itália e ao facto de ter andado 15 dias com a camisola rosa envergada, vai andar com um azul mais carregado, cor marcante no equipamento da Deceuninck-Quick Step, e onde praticamente desaparece o branco.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Frederico Figueiredo vai representar a Efapel nas duas próximas temporadas”


Por: AMG // AJO

O ciclista português Frederico Figueiredo, terceiro classificado da edição especial da Volta a Portugal, vai representar a Efapel nas próximas duas épocas, foi hoje anunciado.

“Frederico Figueiredo é a próxima cartada a ser jogada pela equipa profissional de ciclismo Efapel, com contrato assinado por duas temporadas. Para Rúben Pereira, diretor desportivo da formação de Ovar, este será claramente um reforço de peso para a estrutura da equipa, principalmente quando o terreno começar a inclinar”, pode ler-se no comunicado da formação de Ovar.

O trepador, de 29 anos, deu esta época um ‘salto’ no seu percurso profissional, ao vencer o Grande Prémio Joaquim Agostinho e ao subir ao pódio no final da edição especial da prova rainha do calendário nacional, em que foi segundo classificado atrás do vencedor Amaro Antunes (W52-FC Porto) durante seis dias.

Após quatro temporadas a representar a equipa de Tavira, nas suas variantes de Sporting-Tavira (2017-2019) e Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel (2020), e de ter assumido a liderança do conjunto algarvio nas últimas três edições da Volta, o ciclista de São João de Ver muda-se para a Efapel para partilhar o estatuto de chefe de fila com António Carvalho, ‘substituindo’ Joni Brandão, que rumou à W52-FC Porto.

“Representar a Efapel será um desafio aliciante e com grande responsabilidade, onde irei trabalhar com o máximo de profissionalismo para ajudar a equipa a atingir os seus objetivos”, assegurou ‘Fred’, citado na nota.

Trepador de créditos reconhecidos, Figueiredo, que começou a sua carreira na Rádio Popular-Boavista (2014-2016), foi ainda quinto classificado na Volta de 2018, a mesma posição que ocupou na Volta a Castela e Leão (2017) ou no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela (2019).

Na edição especial da Volta a Portugal, que decorreu entre 27 de setembro e 05 de outubro, foi ainda segundo classificado nas duas etapas mais emblemáticas, a Senhora da Graça e a Torre, respetivamente atrás de Amaro Antunes e Joni Brandão.

Fonte: Lusa

“Estágio seleção nacional triatlo no Algarve”


Cinco triatletas Torrejanos em estágio da seleção

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

Ricardo Batista, José Pedro Vieira, Afonso do Canto, Gonçalo Balbino e Madalena Almeida, foram convocados para um Estágio Inicial da Época 2021, da Seleção Nacional de Triatlo.

Este 5 Triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, iniciam mais uma nova época, com a participação neste estágio da seleção nacional, que se realiza no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, entre os próximos dias 16 e 22 de Dezembro, depois de alcançarem diversos resultados de destaque em 2020, tanto no seu escalão como a nível absoluto, e representarem por várias vezes a Seleção Nacional de Triatlo.


Ricardo Batista (19 anos), alcançou em 2020, os títulos de campeão nacional em elites na distância sprint e olímpica, e um brilhante 15ºlugar, na taça do mundo de Karlovy Vary, na Republica Checa, numa prova com uma start-list extremamente competitiva de elevado nível, que contou com a presença do campeão do mundo, o francês Vicent Luis, e do português Vice-Campeão do Mundo, Vasco Vilaça, entre outros, foi medalha de prata no Campeonato do Mediterrâneo, e por último, obteve também um excelente 14ºlugar na Taça do Mundo de Valência, todas estas provas na categoria de Elites.


José Pedro Vieira (19 anos), obteve em 2020, o título de vice-campeão nacional triatlo em juniores na distância sprint, depois de 2 acidentes que o condicionaram a preparação da época de forma normal, mas que não o impossibilitaram de contribuir também para o título de Vice-campeã Nacional de Triatlo alcançado pelo Clube de Natação de Torres Novas.

Afonso do Canto (19 anos), alcançou em 2020 o título de campeão nacional triatlo em juniores na distância olímpica, e o 4ºlugar na Taça da Europa de Juniores na Polónia em Olsztyn.

Gonçalo Balbino (18 anos), foi medalha de bronze na Taça da Europa de Juniores na Polónia em Olsztyn, e obteve o 3ºlugar Nacional em Juniores na distância Sprint em 2020.

Por fim, também marcará presença neste estágio inicial da Seleção Nacional, uma atleta feminina do Clube de Natação torrejano, Madalena Almeida (22 anos) que alcançou um excelente 5ºlugar no campeonato nacional em elites na distância sprint.


Paulo Antunes, Coordenador técnico do Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, continua extramente convicto do que tem vindo a ser desenvolvido em Torres Novas, manterá a secção de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas no rumo certo, para continuar a alcançar sucessos, que têm projetado o Clube e a Cidade de Torres Novas para um plano de referência da modalidade a nível nacional e internacional.

O trabalho realizado, o compromisso e o empenho por parte destes atletas, são um verdadeiro exemplo disso, fruto dos excelentes resultados alcançados a nível interno e externo, e reflete-se nestas sucessivas presenças de atletas torrejanos nas Seleções Nacionais de Triatlo.

A secção de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, aproveita para enviar a todos os seus atletas, treinadores, pais e amigos do Clube, votos de sinceros de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2021.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com