sábado, 19 de maio de 2018

“Equipa Portugal/Hugo Nunes 17.º na etapa e João Almeida quinto na geral”

Por: José Carlos Gomes

Hugo Nunes e João Almeida dividiram hoje o protagonismo da Equipa Portugal na terceira etapa da Ronde de l’Isard, 153,4 quilómetros entre Lévignac e Boulogne-sur-Gesse, ganha ao sprint pelo bielorrusso Siarhei Shauchenka (Team Cycliste Azuréen). Hugo Nunes foi 17.º na tirada e João Almeida manteve o quinto posto na geral e a camisola da juventude. A Equipa Portugal continua no terceiro lugar da geral coletiva.

A etapa de hoje, a menos montanhosa da edição de 2018 da Ronde de l’Isard, foi disputada em ritmo muito vivo. Logo no início o pelotão partiu-se em dois, devido à velocidade e às estradas estreitas.

“Avisei os corredores de que hoje seria uma etapa especial e potencialmente perigosa. Por isso, toda a equipa aqueceu nos rolos para partir pronta para todas as eventualidades. O pelotão dividiu-se em dois e colocámos toda a equipa na frente, evitando o desgaste daqueles que ficaram para trás e tiveram de perseguir para reentrar. Só o Jorge Magalhães haveria de atrasar-se, devido a um furo”, conta o selecionador nacional, José Poeira.

Apesar dos vários sustos, provocados pela alta velocidade, a tirada acabou ao sprint. A Equipa Portugal teve uma quota-parte de responsabilidade nesse desfecho, ajudando na perseguição à fuga mais resiliente, defendendo as posições nas gerais individual, coletiva e da juventude.

No sprint imperou a velocidade de Siarhei Shauchenka. A Equipa Portugal terminou com três corredores no primeiro pelotão, com o mesmo tempo do vencedor: Hugo Nunes, 17.º, João Almeida, 37.º, e André Carvalho, 51.º.

O britânico Stephen Williams (SEG Racing Academy) conserva a camisola amarela, com uma vantagem de 23 segundos sobre Julian Mertens (Lotto Soudal U23) e de 28 sobre Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation). João Almeida continua na discussão do pódio, ocupando o quinto posto, a 46 segundos do primeiro. Hugo Nunes é 16.º, a 2m06s, e Tiago Antunes, a correr pela Aldro Team, é o 17.º, a 2m15s.

João Almeida segurou a camisola da juventude, dispondo de uma margem de 14 segundos face ao norueguês Andreas Leknessund.

A Equipa Portugal segue no terceiro lugar coletivo, apenas suplantada por duas formações de desenvolvimento de conjuntos WorldTour. Na frente segue a Lotto Soudal U23, com 2m39s de vantagem relativamente à Chambéry Cyclisme Formation, satélite da Ag2r, e com 4m30s face a Portugal.

A derradeira etapa, neste domingo, promete muita dureza. Serão 152,4 quilómetros, entre Salies-du-Salat e Saint-Girons, com cerca de um terço do percurso em subida, nas três contagens de montanha da viagem.

 

Classificações

3.ª Etapa

1.º Siarhei Shauchenka (Team Cycliste Azuréen), 3h44m53s

2.º Julian Mertens (Lotto Soudal U23), mt

3.º Clément Champoussin (Chambéry Cyclisme Formation), mt

17.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), mt

24.º Tiago Antunes (Aldro Team), mt

37.º João Almeida (Equipa Portugal), mt

51.º André Carvalho (Equipa Portugal), mt

84.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 2m30s

86.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), mt

98.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 4m55s

 

Geral Individual

1.º Stephen Williams (SEG Racing Academy), 10h38m03s

2.º Julian Mertens (Lotto Soudal U23), a 23s

3.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 28s

5.º João Almeida (Equipa Portugal), a 46s

16.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 2m06s

17.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 2m15s

32.º André Carvalho (Equipa Portugal), a 4m56s

44.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 10m18s

79.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 21m13s

81.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 21m53s

Fonte: FPC

“GIRO/CHRIS FROOME VENCE NO MONTE ZONCOLAN”

Primeira vitória após o caso de doping na Vuelta

Foto: EPA

Chris Froome venceu este sábado a 14.ª etapa da Volta a Itália, que terminou no Monte Zoncolan, contagem de montanha de primeira categoria. O britânico cortou a meta com alguns segundos de vantagem para o compatriota Simon Yates, que com este resultado reforçou a camisola rosa.

Para o ciclista da Sky tratou-se da sua primeira vitória após o controlo positivo por salbutamol na Vuelta de 2017, caso de doping que ainda está em investigação.

Já José Gonçalves (Katusha) teve um comportamento positivo num perfil de etapa muito complicado, terminando a etapa no 33.º lugar, a 5.36 minutos de Froome. Na classificação geral, o ciclista português desceu duas posições, de 20.º para 22.º, a 10.57 minutos de Yates.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Rafael Rita nono classificado em Albstadt”

Por: José Carlos Gomes

O campeão nacional júnior de cross country olímpico (XCO), Rafael Rita, foi hoje o nono classificado na prova de juniores, paralela à Taça do Mundo de XCO, disputada em Albstadt, Alemanha.

A Equipa Portugal teve um desempenho de qualidade, colocando todos os quatro elementos da Seleção no primeiro terço da classificação. Rafael Rita foi o nono, a 3m40s do vencedor, o italiano Zaccaria Toccoli, que ganhou isolado, com 1m30s de vantagem sobre Loris Rouiller e com 1m35s sobre Stiven Thür, os dois suíços que o acompanharam no pódio.

O segundo melhor elemento da Equipa Portugal foi Rodolfo Serafin, 12.º, a 4m37s. Seguiram-se Márcio Peralta, 13.º, a 4m43s, e João Macedo, 17.º, a 5m12s. “Os juniores fizeram uma excelente corrida e estiveram na discussão das primeiras posições. Por erro da organização, o Rafael Rita partiu da segunda linha em vez de sair da primeira, mas conseguiu um resultado muito bom. Mesmo o João Macedo, que é júnior de primeiro ano, conseguiu estar na frente, apesar de um problema com um sapato”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Já na prova de sub-23, pontuável para a Taça do Mundo, os franceses dominaram, conseguindo as duas primeiras posições. Joshua Dubau venceu com 41 segundos de vantagem sobre Antoine Philipp. O terceiro foi o dinamarquês Jonas Lindberg, a 1m08s. Os portugueses não conseguiram posicionar-se na primeira metade da tabela.

João Rocha foi o 74.º classificado, a 12m03s, e Bruno Silva cortou a meta na 90.ª posição, a 12m26s do vencedor. Ambos fizeram uma corrida em recuperação, após um início de prova difícil. “O Bruno Silva partiu muito bem, mas partiu a corrente na fase inicial da corrida, depois do arranque fantástico. Foi como partir de novo, em último e já com atraso. O João Rocha, muito leve, cedeu no arranque, num terreno muito pesado, devido à chuva diluviana. A partir do meio da corrida foi recuperando posições”, explica Pedro Vigário.

Portugal volta à pista de Albstadt neste domingo. A sub-23 Marta Branco corre às 8h00. Às 9h20 será dado o tiro de partida para a corrida feminina de elite, na qual participa Joana Monteiro. A prova de elite masculina arranca às 13h35, contando no pelotão com David Rosa, ao serviço da Equipa Portugal, e com Mário Costa, com as cores da equipa Brujula.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com