quarta-feira, 23 de novembro de 2016

“LA Alumínios-Metalusa-Blackjack anuncia três contratações”

Ciclistas César Fonte e Hugo Sancho e paraciclista Telmo PinãoCésar Fonte, de 29 anos, chega da Rádio Popular-Boavista

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A LA Alumínios-Metalusa-Blackjack, nova equipa do pelotão nacional, anunciou esta quarta-feira a contratação dos ciclistas César Fonte e Hugo Sancho e do paraciclista Telmo Pinão.
César Fonte, de 29 anos, chega à equipa de Albergaria-a-Velha proveniente da Rádio Popular-Boavista.

"Estou muito entusiasmado de correr na LA Alumínios-Metalusa-Blackjack. Sempre fui um corredor que se soube defender bem nas subidas. Destacando-me como trepador, tenho como objetivo principal ajudar a equipa e principalmente o nosso líder [Edgar Pinto] a conquistar o seu maior sonho, que é ganhar a Volta a Portugal", assumiu Fonte, citado em comunicado.
Já Hugo Sancho, de 34 anos, transita da extinta LA-Antarte, que esteve na génese desta nova formação.
A equipa conta também com uma vertente de paraciclismo, tendo anunciado a contratação de Telmo Pinão, que foi 12.º no contrarrelógio dos Jogos Paralímpicos Rio2016.

Fonte: Lusa

“José Mendes Bike Day - Evento solidário (1 de dezembro)”

José Mendes Bike Day é a designação do evento solidário que se realizará no dia 1 de dezembro em Selho São Jorge (Pevidém - Guimarães) freguesia de onde é natural o ciclista profissional José Mendes, Campeão Nacional e o primeiro ciclista vimaranense a participar no Tour de France e nos Jogos Olímpicos.

Com organização conjunta da Junta de Freguesia de Selho São Jorge e da Associação de Ciclismo do Minho, o José Mendes Bike Day integrará um passeio e um mini passeio de bicicleta (cujas receitas terão um fim solidário) e muitas surpresas e atividades complementares. A instituição beneficiária do Passeio 100% solidário deste ano são os Bombeiros Voluntários de Guimarães e as inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.

O José Mendes Bike Day será uma oportunidade para pedalar ao lado do ciclista José Mendes (que representa a equipa Bora - Argon 18) e de outros atletas de renome. Com início marcado para as 9 horas do dia 1 de dezembro, nas imediações da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, a iniciativa terá percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

As inscrições revertem integralmente para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, custando 5 euros para maiores de 10 anos (gratuitas para menores de 10 anos). As inscrições podem ser efetuadas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) e na Junta de Freguesia de Selho São Jorge.

O José Mendes Bike Day tem o apoio da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Extremebike, Citykbike, Like Bike, Bikezone, Muc-Off, AgilStore, Openvision e Digitall.

Natural de Guimarães e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, José Mendes sagrou-se em 2016 Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada (Elites), depois de ter conquistado os títulos nacionais de contrarrelógio de juniores e cadetes e de ciclismo estrada (cadetes). Em 2007 venceu a Volta a Portugal do Futuro, tendo sido o primeiro ciclista vimaranense a participar nos Jogos Olímpicos e na Volta a França.

Iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.

Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.

Fonte: ACM

“PROGRAMA PASSEIO PAIS NATAL”


O Município de Ovar em Colaboração com a Fullsport irá levar a efeito a III edição da S Silvestre de Ovar.

Este Ano a grande novidade é incluir nos Festejos um passeio de Pais Natal em Bicicleta, convidamos desde a participar gratuitamente nesta festa

A) Concentração junto á Camara Municipal de Ovar

B)16H00 Passeio Pais Natal / Chegada prevista 16h45

Inscrições grátis

Fonte: Fullsport

“Estatísticas da semana”

Mais uma semana que as nossas estatísticas estiveram em alta no Facebbok, a aposta que tem em nós dá-nos cada vez mais força para fazermos ainda mais, assim na última semana aumentamos as “Visitas na Página” em “+12,0%”, o “Alcance total por semana” foi de “+95,3%”, tivemos uma subida nas “Pessoas envolvidas” de “+131,0%”, e por fim o “Número total de Gostos da Página” a subir mais “+0,5%”.

Com estes resultados só temos uma palavra “Obrigado”

 A redação.

“O idoso e a bicicleta…”

Texto: José Morais

Fotos: Arquivo Notícias do Pedal

A bicicleta cada vez mais está inserida na vida das pessoas, seja como forma de prática desportiva, como lazer, ou uso diário como transporte alternativo, tendo nos últimos anos aumentado o seu consumo, e utilização.

A cada dia que passa, aumenta o número de sedentários que decide, por conta própria ou por ordem médica, fazer alguma atividade física, sedentarismo é hoje considerado doença, só não sai para a vida quem desconhece as possibilidades oferecidas, e muitos são os que utilizam a bicicleta para combater esse sedentarismo.

Bem trabalhado o corpo, responde com sensível melhoria, e com isto descobre-se que a vida é uma porta aberta para o prazer, o equilíbrio, a liberdade, a felicidade, independente da idade, sendo impressionante a grande capacidade de adaptação do corpo humano, numa série de fatores individuais, influencia no processo de construção de um condicionamento físico, o que pode levar a um processo mais ou menos trabalhoso, mas de uma forma ou de outra a melhora sempre a vida, o bem-estar, com uma saúde mais saudável.

Em qualquer mudança o presente e o passado devem ser levados em consideração, mas sem dramas nem amarras, já que, o que somos hoje, é o resultado do que construímos, ou destruímos no passado ao longo dos anos, cada problema ocorrido, mesmo que tenha sido bem curado, deixa uma cicatriz, a qual é um sinal, um alerta, mas certamente não é um ponto final.

Recomeçar a prática desportiva nem sempre é fácil, mas vale sempre a pena tentar, o que define onde se irá chegar é o grau de determinação, serenidade, consciência de trabalho e principalmente ter sabedoria para descansar de maneira produtiva, o equilíbrio entre trabalho, exercício, e repouso, é a essência da colheita de um bom fruto que se podem tirar bons resultados.

A pergunta que se deve fazer é…que qualidade de vida você pretende ter daqui para frente, não interessa mais o que fez no passado, porque o que passou, passou, e se passou não volta mais, envelhecer é inevitável, ninguém pode impedir o envelhecimento, mas pode fazer com que tenha um envelhecimento melhor e mais saudável, olhar este momento da vida com inteligência, é viver bem agora, construindo um futuro mais saudável, e é necessário dar o devido respeito ao passado, que é uma nossa referência tatuada pelo corpo, mente e alma, por isso, não transforme o passado no norte da bússola da sua vida, porque isso é um erro fatal, use as experiências passadas como referência, para não repetir erros no futuro.

Normalmente temos uma visão míope do que somos, e de nossas reais capacidades e possibilidades, não se deve apegar ao que se imagina ser seu próprio corpo, o que sobrou de um passado, muito menos, acreditar que tudo pode sempre acontecer como um milagre.

O caminhar da felicidade está num meio-termo chamado de amadurecimento, o que é inerente ao idoso, e esta é justamente a sua imensa vantagem sobre todas as outras idades, depois de uma certa idade não se pode ter tudo, mas tudo o que é possível, é muito melhor do que aquele tudo que acreditamos estar sempre ao nosso lado, mas nunca chegamos a alcançar.

O andar de bicicleta, como o andar a pé, o correr, ou outra qualquer modalidade, como forma de manter a forma física, também deve ter o seu cuidado, por isso antes de começar a praticar qualquer atividade física e ter uma nova vida, consulte seu médico, fazendo exames para saber se está apto para isso, despenda um pouco do seu tempo para conversar com calma com seu médico, colocando algumas perguntas, como a cronológica, biológica, psicológica, e a importância da idade social. Importante saber como trabalhar corretamente o sistema cardiovascular e respiratório, como usar as variações arteriais, respeitar a musculatura, a flexibilidade, o alongamento, a força, os limites, tudo isto pode acabar no futuro de dar de cabeça tanto ao seu médico como á sua família, tendo em consideração estas cautelas.

As articulações, e os seus ossos, podem ser pequenos empecilhos, onde você pode ter medo, mas terá de acreditar que o passado ficou para trás, e o medo terá de ser quebrado, e isso será a dificuldade que terá de ultrapassar com inércia e fugir ao sedentarismo.

Ao iniciar a atividade física terá de haver o cuidado com a dor, a mesma pode ser provocada pelo cansaço, com a carga de exercícios, onde se não existir cuidado, pode provocar lesões, por isso ao iniciar deve faze-lo devagar, com aumento gradualmente dos graus de dificuldades.

Para quem se quer iniciar agora a andar de bicicleta, ou recomeçar a pedalar, também existem algumas recomendações, e terá de pensar que já não tem 20 ou 30 anos, mas sim uma idade mais avançada, e apesar de pensar que tudo está bem consigo, muitos dos reflexos são mais reduzidos, seja na visão, na audição, e nas articulações, o que pode implicar na condução de um veículo, neste caso a bicicleta, porque aparecem sombras de visão dos óculos, o que será necessário confirmar o que está vendo, o pescoço não vira tão rapidamente como antes, a capacidade de perceber o movimento dos outros é menor, e os reflexos são mais lentos.

Para andar de bicicleta, não basta comprar uma e começar a pedalar, deverá haver o cuidado na sua escolha, principalmente quando não se anda regularmente, e quando a idade é mais elevada, e tendo em algumas considerações algumas coisas, pode facilitar e pedalar em mais segurança, recomenda-se que o quadro que tenha tubo superior baixo ou o conhecido quadro feminino, mesmo até para homens deve ser utilizado, já que a bicicleta que tenha movimento central baixo, facilita apoiar os pés no chão e sair rápido da mesma se necessário, uma suspensão dianteira no mínimo é importante, e pneus largos para absorver melhor as irregularidades do piso, a posição do guiador deve ser mais alta, o que facilita a rotação do pescoço, como a visão do trânsito e outros obstáculos que possam surgir, os travões não devem ser muito sensíveis ou bruscos quando se trava, para dar mais segurança e não fazer travagem estanque o que pode dar origem a quedas, capacete apesar de não ser obrigatório, deve ser utilizado para mais segurança do ciclista, os óculos de proteção também devem ser utilizado, e as luvas uma acessório importante, por fim um telefone no bolso faz sempre falta, e as respetivas revisões e afinações na bicicleta são importantes, não esquecendo de que deverá sempre transportar água, e algo para comer, porque se consomem mais calorias, isto para quem tem a intensão de pedalar sozinho.

Mas, muitas vezes não se pedala sozinho, e pedala-se em grupo inserido num grande pelotão de cicloturistas, os tradicionais passeios semanais, que muitos ciclistas possui, com idade já bastante avançada, mas em que nada impedem de pedalarem, o que é sem dúvida de louvar as sua destreza, a sua pedalada, que muitas vezes acompanham os mais novos e muito mais bem preparados, mas apesar de serem idosos e com preparação, muitas vezes se assiste a algumas falhas, faltas de atenção, destreza no domínio da bicicleta, e quando menos se espera, ao menor descuido, acabam por cair, fazendo muitas vezes a que outros os acompanhem nessa queda.

Também aqui, se pede cautela e prudência, e o máximo de atenção, a qual deve ser mais redobrada, só assim a utilização da bicicleta pode dar prazer a todos que a utilizam, e apesar de estarem habituados a pedalar, aqui também em nada impede as recomendações atrás mencionadas, a saúde, importante vigiar a mesma e fazer exames médicos a ver se está apto, manter a bicicleta apta para pedalar também importante, o que muitas vezes isso não acontece, como trazer água e alimentos, o também é frequente se ver em muitos cicloturistas, o que em nada favorece quem pedala, faz exercício, e não ingere alimentos ou água, por isso nada custa tomar estas precauções.

Isto algumas ideias, sugestões, dicas e alertas, não é só pegar na bicicleta e começar a pedalar, a mesma é uma boa fonte de exercício para todos, onde o idoso está incluído, mas com as precauções a que isso obriga, por isso, força, vamos pedalar, vamos andar de bicicleta, porque ser idoso não é uma doença, o mesmo terá é de evitar as mesmas, pedale, pedale, pedale pela sua saúde…