terça-feira, 12 de setembro de 2023

“Última hora Jumbo-Visma informa que Van Hooydonck está acordado e fora de perigo”


De acordo com os meios de comunicação belgas, o ciclista de 27 anos perdeu o controlo do seu carro após sentir-se mal ao volante, tendo embatido noutros veículos ao avançar inadvertidamente num cruzamento

 

Por: Lusa

Foto: AFP

De acordo com os meios de comunicação belgas, o ciclista de 27 anos perdeu o controlo do seu carro após sentir-se mal ao volante, tendo embatido noutros veículos ao avançar inadvertidamente num cruzamento.

O ciclista Nathan van Hooydonck está acordado e não tem lesões na sequência do acidente de tráfico que sofreu hoje, detalhou a Jumbo-Visma, revelando que a “situação médica” do belga não é crítica.

“Nathan Van Hooydonck está acordado e não sofreu lesões por causa do acidente de tráfico de hoje de manhã. A sua situação médica não é crítica. Exames adicionais têm de determinar o porquê de o Nathan ter-se sentido mal enquanto guiava o seu carro”, pode ler-se nas redes sociais da equipa neerlandesa.

De acordo com os meios de comunicação belgas, o ciclista de 27 anos perdeu o controlo do seu carro após sentir-se mal ao volante, tendo embatido noutros veículos ao avançar inadvertidamente num cruzamento, com a imprensa internacional a avançar a hipótese de Van Hooydonck ter sofrido um enfarte.

Ao início da tarde de hoje, o meio especializado CyclingNews, citando os media locais, escrevia que o corredor da Jumbo-Visma, que viajava com a mulher grávida no lugar do passageiro, tinha sido reanimado no local do acidente, enquanto uma fonte policial declarava à agência France-Presse que este se encontrava com “um prognóstico vital crítico”.

O belga é um dos ‘gregários’ da Jumbo-Visma, melhor equipa do pelotão mundial, tendo ajudado o dinamarquês Jonas Vingegaard que hoje lhe dedicou o triunfo na 16.ª etapa da Volta a Espanha a vencer as últimas duas edições da Volta a França.

“Queremos agradecer a todos pelas mensagens e à equipa médica no hospital por cuidarem tão bem do Nathan e da sua família”, acrescentou ainda a formação neerlandesa na publicação nas redes sociais.

Fonte: Sapo on-line

“Vuelta: Vingegaard ganhou em nome de van Hooydonck mas quase 'condenava' Kuss”


Nelson Oliveira (Movistar) foi 112.º, a 9.59, e Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis) chegaram num grupo a 13.36

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Jonas Vingegaard ganhou hoje isolado a 16.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta em nome do “melhor amigo” Nathan van Hooydonck, numa iniciativa questionável, que pareceu um ‘assalto’ à liderança do seu companheiro Sepp Kuss.

O dinamarquês, que atacou a menos de quatro quilómetros do final, cortou a meta isolado, em 2:38.23 horas, e em lágrimas, uma vez que o seu colega e amigo Nathan van Hooydonck está em estado grave no hospital, depois de ter sofrido hoje um acidente de viação, causado pelo próprio ao sentir-se mal.

“Recebemos notícias terríveis esta manhã e queria ganhar hoje pelo meu melhor amigo. Felizmente, agora há boas notícias sobre a sua condição. É um grande alívio para mim e para a equipa. Espero que ele recupere em breve”, disse o atual bicampeão do Tour, que hoje deixou a 43 segundos o neozelandês Finn Fisher-Black (UAE Emirates), segundo, e a 49 o neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious), terceiro.

Para honrar o seu companheiro belga, Vingegaard quase ‘condenava’ Sepp Kuss, com o norte-americano a sofrer para manter a liderança da geral, na qual o dinamarquês é agora segundo, a 29 segundos.

“Quero desfrutar deste momento e não quero pensar nisso”, disse o sempre contido e hermético novo vice-líder da Vuelta, ao ser questionado sobre um eventual ‘assalto’ à camisola vermelha na quarta-feira, dia da chegada ao mítico Angliru.

A ‘traição’ de Vingegaard aos seus companheiros da Jumbo-Visma levou também à despromoção a terceiro do esloveno Primoz Roglic, que ainda assim ganhou quatro segundos a Kuss, de quem dista agora 1.33 minutos. João Almeida (UAE Emirates) chegou a 1.09 do vencedor, na 11.ª posição, e manteve o 10.º posto da geral, a 8.43 do norte-americano da equipa neerlandesa.

Com o Angliru no horizonte, a 16.ª etapa não teve particular interesse até aos últimos metros, com as várias tentativas de fuga envolvendo nomes sonantes a serem permanentemente anuladas. Foi preciso esperar pelos derradeiros 60 dos 120,5 quilómetros entre a praia de Liencres e Bejes para que seis ciclistas se distanciassem, finalmente, do pelotão, que, controlado pela Jumbo-Visma, nunca permitiu que se distanciassem, iniciativa anulada a 10 quilómetros da meta.

As dificuldades esperadas para quarta-feira os 124,5 quilómetros entre Ribadesella e o alto do Angliru incluem duas contagens de primeira categoria e uma de categoria especial, a coincidir com a meta instalada no mítico ‘puerto’  parecem ter desincentivado os ataques dos outros candidatos.

O atual bicampeão do Tour atacou na subida a Bejes, a pouco mais de três quilómetros do alto, e ninguém o seguiu, com o dinamarquês rapidamente a ganhar um minuto de vantagem para o grupo de candidatos, no qual seguia o seu companheiro norte-americano.

Acabou por ser João Almeida a ‘incentivar’ a luta de egos na Jumbo-Visma: o português atacou e Roglic, sempre mais respeitador em relação ao camisola vermelha, teve um pretexto para saltar do grupo, com as movimentações dos seus colegas a quase ‘condenarem’ Kuss, visivelmente em dificuldades nas últimas rampas da subida de segunda categoria.

O líder da geral conseguiu recolar e salvar a liderança, mas a ‘traição’ do companheiro, que já não consegue esconder que ambiciona a ‘dobradinha’ nas grandes Voltas, poderá ter-lhe minado a confiança, sendo até expectável que perca a camisola vermelha no Angliru.

Os restantes candidatos foram chegando a conta-gotas à meta, sem que o top 10 tenha sofrido mais alterações, enquanto entre os portugueses Rui Costa (UAE Emirates) foi o segundo a cumprir a etapa, no 46.º lugar, a 5.27 de Vingegaard, que somou hoje a segunda vitória nesta edição.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 112.º, a 9.59, e Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis) chegaram num grupo a 13.36.

Na geral, Costa é 41.º, a 1:32.10 horas de Kuss, com Nelson Oliveira sete lugares mais abaixo, a 1:39.56. Carvalho está no 142.º posto, a mais de três horas do camisola vermelha, uma distância semelhante à de Rui Oliveira, que é 150.º e último.

Fonte: Sapo on-line

“Vingegaard vence 16.ª etapa da Vuelta e Sepp Kuss segura camisola vermelha por muito pouco”


João Almeida mantém-se em 10.º na classificação geral e com distância praticamente igual para o líder da prova

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Jonas Vingegaard venceu a 16.ª etapa da Vuelta e quase 'roubou' a camisola vermelha ao colega de equipa na Jumbo, Sepp Kuss, que segurou a liderança na classificação geral, mas agora com uma vantagem de apenas 29 segundos para o ciclista dinamarquês. Primoz Roglic, por seu turno, caiu para 3.º. num pódio que continua a ser dominado pela Jumbo. Já João Almeida (UAE Emirates) chegou a 1.09 do vencedor, na 11.ª posição, e manteve o 10.º posto da geral, a 8.43 do norte-americano da equipa holandesa.

O atual bicampeão do Tour atacou a pouco mais de quatro quilómetros da meta e cruzou a linha de chegada isolado, no final dos 120,5 quilómetros entre a praia de Liencres e Bejes, com o tempo de 02:38.23 horas. O neozelandês Finn Fisher-Black (UAE Emirates) foi segundo, a 43 segundos, e o holandês Wout Poels (Bahrain-Victorious) terceiro, a 49.

Kuss passou dificuldades, após o ataque do seu companheiro de equipa, mas manteve a liderança da geral, e, na quarta-feira, enfrenta os 124,5 quilómetros entre Ribadesella e o alto do Angliru com 29 segundos de vantagem sobre Vingegaard, agora segundo à frente do esloveno Primoz Roglic, também da Jumbo-Visma, que desceu a terceiro a 01.33 minutos do norte-americano.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 112.º, a 9.59, e Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis) chegaram num grupo a 13.36. Na geral, Costa é 41.º, a 1:32.10 horas de Kuss, com Nelson Oliveira sete lugares mais abaixo, a 1:39.56. Carvalho está no 142.º posto, a mais de três horas do camisola vermelha, uma distância semelhante à de Rui Oliveira, que é 150.º e último.

Fonte: Record on-line

“Ciclista da Jumbo-Visma em estado crítico após acidente de viação”


Nathan van Hooydonck terá perdido o controlo do carro e colidido com outros cinco veículos

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Nathan van Hooydonck

O ciclista Nathan van Hooydonck, da equipa holandesa Jumbo-Visma, foi transferido esta terça-feira para o hospital em estado crítico depois de ter sofrido um acidente de carro na Bélgica, informação avançada pelo 'Sporza'.

Quando estava a conduzir, Nathan terá tido um ataque cardíaco e perdido o controlo do veículo, resultando na colisão com outros cinco automóveis. A mulher grávida também estava no carro.

Fonte: Record on-line

“«Bebi uísque como se fosse água até estar à beira da morte»: o relato impressionante de Jan Ullrich”


Antigo ciclista alemão recorreu ao doping durante a carreira, que estará em foco numa série documental

 

Por: Record

Foto: Instagram

A série documental 'A Caça' será lançada em novembro e passará em revista a carreira de Jan Ullrich, ex-ciclista alemão que venceu uma Volta a França, uma Volta a Espanha e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000, mas que também admitiu ter recorrido ao doping e, como consequência, ao consumo de drogas.

"Naquela altura, cada dia era uma questão de vida ou de morte. Consumi muita cocaína, bebi uísque como se fosse água até estar à beira da morte", referiu o antigo ciclista na antevisão da série documental. "Seria uma mentira se dissesse que não enganei ninguém, mas acho que fiz as pazes com o meu passado. Os telespetadores que virem o documentário poderão colocar-se no meu lugar e refletir sobre o assunto".

Jan Ullreich foi investigado na sequência da 'Operación Puerto', uma operação realizada em Espanha, no ano de 2006, contra o consumo de substâncias no desporto e que pretendeu desmantelar a rede de dopagem liderada por Eufemiano Fontes. Em 2007, terminou a carreira, mas continuou ligado ao ciclismo como consultor desportivo.

Fonte: Record on-line

“Figueira Champions Classic 2024”


Figueira Champions Classic ascende à categoria Pro Series em 2024

 

A Figueira Champions Classic, que se estreou em fevereiro, regressa no próximo ano, mas com a classe 1. Pro, designação dada às provas Pro Series de um dia de competição, após a aprovação do pedido feito à UCI, que no seu relatório deu pontuação positiva à clássica da Figueira da Foz, na 1.ª edição este ano.

O relatório da UCI foi claro e não deixou margem para dúvidas de que a Figueira Champions Classic foi um êxito. Motivo que levou à aprovação do pedido para a subida de escalão, numa edição de estreia, onde tudo começou do zero e há muito a melhorar. Ainda assim, a entidade que tutela o ciclismo mundial entendeu que a organização mereceu uma avaliação positiva, naquela que foi a primeira corrida que colocou a Figueira da Foz no mapa do ciclismo internacional.

Recorde-se que esta é uma prova do Calendário Mundial só possível graças ao empenho do Município da Figueira da Foz em promover a Marca Figueira a nível internacional através do ciclismo.

Para Carlos Pereira, este é um “importante passo para o ciclismo português. A decisão da UCI ao passar a prova a 1. Pro, faz com que a Figueira Champions Classic tenha a mesma categoria de uma prova tão importante como é a Volta ao Algarve, sendo as 2 provas da mesma categoria e separadas por poucos dias será bastante atrativo em termos competitivos para as melhores equipas World tour entrarem presentes. Trata-se de algo que muito nos orgulha pelo trabalho realizado na 1.ª edição, em fevereiro passado e mais um motivo para fazer ainda melhor em 2024, visto que a responsabilidade fica acrescida para todos”.

Além da clássica, que regressa à Figueira da Foz dia 10 de fevereiro de 2024, no dia seguinte vai realizar-se o Granfondo Figueira Champions Day, dia 11 (domingo), para amadores e onde “Todos Somos Campeões!”. As inscrições já estão abertas (https://racingtime.pt/gfchampionsday) e estão disponíveis duas distâncias: 129 km (Big Day) e 77,3 km (Half Day). Este ano foram mais de mil os ciclistas que inundaram a Figueira da Foz, esperando-se que a 2.ª edição tenha ainda mais sucesso.

A segurança será sempre a nossa prioridade seja no GrandeFondo ou no MédioFondo

Inscrições em: https://racingtime.pt/gfchampionsday

Fonte: Organização

“Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada Países Baixos”


Portugal com 19 corredores no Europeu dos Países Baixos

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai competir com 19 corredores no Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, que vai realizar-se na província neerlandesa de Drente, desde 20 até 24 de setembro.

Portugal contará com corredores de elite, sub-23 e juniores, masculinos e femininos. Entre os homens, estão convocados seis ciclistas de elite: André Carvalho (Cofidis), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Os seis irão correr a prova de fundo, no dia 24. Os representantes portugueses no contrarrelógio, dia 20, serão Ivo Oliveira e Nelson Oliveira.

A equipa de sub-23 contará com o vice-campeão mundial desta categoria, António Morgado, que será acompanhado pelo colega de equipa na Hagens Berman Axeon Gonçalo Tavares, por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). O quarteto alinha na prova de fundo, dia 22, dois dias depois de Morgado e Tavares competirem no contrarrelógio.

Os juniores portugueses, que só participam na prova de fundo, dia 23, são Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), José Miguel Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).


“Acredito que temos uma equipa que pode ser muito competitiva na categoria de elite, até porque o percurso da prova de fundo, maioritariamente plano com um topo no final, se enquadra nas caraterísticas destes corredores. Nos sub-23 percebemos no Campeonato do Mundo aquilo que somos capazes de fazer. Os juniores e os sub-23 devem, neste caso, ser vistos em conjunto, dado que os corredores das duas categorias – mais alguns que desta vez não foram convocados serão a base da nossa Seleção Nacional de Sub-23 nos próximos anos”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

Maria Martins (Fenix-Deceuninck) será a representante de Portugal na prova de fundo para a elite feminina, no dia 23. Portugal contará com a dupla da Bizkaia Durango Beatriz Pereira e Daniela Campos na prova de fundo para sub-23, no dia 22. Daniela Campos irá também competir no contrarrelógio individual, dois dias antes.

A Seleção Nacional compete na prova de fundo para juniores femininas, no dia 24, com Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

“A Maria Martins já demonstrou ter qualidade para discutir estas corridas, por isso foi sexta classificada no europeu do ano passado. A Daniela Campos e a Beatriz Pereira fizeram uma boa preparação. A Marta Carvalho e a Raquel Dias são muito jovens, mas competirão muito motivadas. O fundamental, sendo todas ciclistas muito jovens, é continuar a dar passos em frente na nossa inserção no ciclismo feminino de alto nível”, afirma o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

Os contrarrelógios individuais correm-se todos no dia 20, em Emmen. A prova masculina de elite terá 29,5 quilómetros, os sub-23 de ambos géneros vão completar 20,6 quilómetros.

As provas de fundo têm partidas de diferentes localidades, terminando todas no Col du VAM, iniciando-se no dia 22 e terminando a 24.

 

Calendário de Provas com Portugueses

 

20 de setembro

12h00: Contrarrelógio Sub-23 Femininas, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 20,6 km

13h05: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 20,6 km

16h15: Contrarrelógio Elite Masculina, Wildlands Adventure Zoo – Emmen, 29,6 km

 

22 de setembro

9h30: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos, Hoogeveen – Col du VAM, 136,5 km

14h30: Prova de Fundo Sub-23 Femininas, Coevorden – Col du VAM, 108 km

 

23 de setembro

9h00: Prova de Fundo Juniores Masculinos, Drijber – Col du VAM, 111 km

13h30: Prova de Fundo Elite Feminina, Meppel – Col du VAM, 131,3 km

 

24 de setembro

9h00: Prova de Fundo Juniores Femininas, Drijber – Col du VAM, 69 km

12h30: Prova de Fundo Elite Masculina, Assen – Col du VAM, 199,8 km

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com