terça-feira, 12 de dezembro de 2023

“O pensamento do dia…”

 



“Mais de 40 convocados para estágio de início de época de triatlo”


A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) convocou 46 triatletas para o estágio de início de época da seleção nacional. O encontro está agendado para os dias 27,28 e 29 de dezembro, em Avis, e junta atletas juniores, sub-23 e elites.

O objetivo passa por apresentar e explicar as metas delineadas para o Alto Rendimento e Seleções nacionais referentes à nova época, reforçar o espírito de equipa, assim como produzir conteúdos audiovisuais para serem usados na promoção da modalidade durante o ano de 2024.

O estágio realiza-se na Herdade da Cortesia, em Avis.

Convocatória aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/alto-rendimento/convocatorias/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pelotão da Volta ao Algarve fechado com 'galácticas' Visma-Lease a Bike e INEOS”


A 50.ª edição da prova começa em Portimão a 14 de fevereiro e termina no alto do Malhão no dia 18

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Volta ao Algarve

As 'galácticas' Visma-Lease a Bike e INEOS completam o pelotão de luxo da 50.ª Volta ao Algarve, anunciou esta terça-feira a organização da prova, que confirmou ainda a participação da Intermarché-Wanty e das nove equipas portuguesas.

Após uma temporada histórica, em que se tornou na primeira equipa a ganhar as três grandes Voltas no mesmo ano, a sucedânea da Jumbo-Visma, que tem o dinamarquês Jonas Vingegaard, o belga Wout van Aert e o norte-americano Sepp Kuss como principais figuras, estará pela 15.ª vez na 'Algarvia'.

Além do triunfo na classificação geral por Primoz Roglic (agora na BORA-hansgrohe), em 2017, a estrutura neerlandesa venceu cinco etapas no Algarve, onde a INEOS estará também entre 14 e 18 de fevereiro.

A formação britânica tem um historial invejável na Volta ao Algarve, já que conquistou cinco edições: Daniel Martínez (também na BORA-hansgrohe) impôs-se este ano, Michal Kwiatkowski ganhou em 2018, Geraint Thomas foi o melhor em 2015 e 2016, e Richie Porte foi coroado em 2012.

A INEOS soma ainda 12 triunfos em etapas na prova em que participará pela 13.ª vez, sendo o mais recente o de Thomas Pidcock, em 2023, no alto do Malhão.

A outra equipa do primeiro escalão hoje anunciada foi a Intermarché-Wanty, que cumprirá a 10.ª participação na Volta ao Algarve.

A única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI ProSeries contará assim com 13 WorldTeams, o número mais elevado de sempre (em igualdade com o de 2018), nomeadamente com as cinco primeiras do ranking mundial desta época: UAE Emirates (Emirados Árabes Unidos), Visma-Lease a Bike, Soudal Quick-Step (Bélgica), INEOS e Lidl-Trek (Estados Unidos).

Além destas, estarão ainda nas estradas algarvias a belga Alpecin-Deceuninck, as francesas Arkéa-B&B Hotels e Groupama-FDJ, a cazaque Astana, a alemã BORA-hansgrohe, a norte-americana EF Education-EasyPost e a neerlandesa dsm-firmenich.

A estas juntam-se Caja Rural (Espanha), Tudor (Suíça) e Uno-X (Noruega), do segundo escalão do ciclismo mundial, e as nove equipas continentais portuguesas: ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

A 50.ª edição da 'Algarvia' começa em Portimão, em 14 de fevereiro, e termina no alto do Malhão, no dia 18.

Fonte: Record on-line

“CRP Ribafria com estágio de três dias no Algarve”


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, efetuou um estágio de três dias, na Quinta Alegre, uma quinta rural, situada em Porches – Algarve.

A equipa reuniu-se no dia 8 em Santiago do Cacém, e cerca das 10h30 partiu de bicicleta direção a local de estágio, passando pela serra da Foía, percorrendo um total de 160 km.


Durante o resto da tarde a equipa, esteve em confraternização e planeando alguns objetivos. No dia 9 a equipa cerca das 10 horas da manhã, partiu para a estrada, fazendo um treino em conjunto, onde percorreram cerca de 100km.

Após o treino, e ainda antes do almoço, os atletas usufruíram da piscina na a Quinta Alegre e do magnifico sol que se fazia sentir.

Da parte da tarde, a equipa deslocou-se até a praia do carvoeiro, onde a bola foi a diversão e convívio para os atletas.


O jantar decorreu novamente na Quinta Alegre, o qual foi um enorme momento de convívio, diversão e união de equipa, uma vez que os próprios atletas se propuseram a dispensar o STAFF da equipa, realizando e confecionando um excelente repasto.

Depois do Jantar a equipa reuniu-se na magnifica sala de estar da Quinta Alegre, no conforto do calor da lareira debateu-se vários assuntos, planos de estágios, coordenações e planeamentos de provas.


No último dia, a equipa cerca das 9 horas da manhã partiu para a estrada, onde realizou um treino com cerca de 95 km.

Após o almoço o STAFF da equipa distribuiu aos atletas as prendas de Natal para as famílias e filhos e regressaram a casa.

Neste estágio, que marcou o início da época 2024, ficam três dias de bastante confraternização e convívio, no qual nunca foi descurado o treino e onde esteve presente uma grande união de equipa.


Um agradecimento especial a Quinta Alegre www.quintaalegrealgarve.com  pelo excelente espaço e conforto com que encontrámos e podemos disfrutar.

Fonte: CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic










“Organização da Volta a França fica contente por fusão da Soudal e Jumbo não se ter realizado”


Por: José Morais

Como o aconteceu com todo o ciclismo mundial, também para a organização da Volta a França, ficou satisfeita por não se ter feito a fusão entre a Soudal e a Jumbo, para o diretor do Tour Christian Prudhomme, foi um alívio não ter existido fusão, com o mesmo agora a sonhar com as quatro grandes equipas no próximo ano.

Christian Prudhomme afirmou que não só sentiu um alívio, como ainda a saída de Primoz Roglic deixou um cenário ainda melhor, e disse estar preocupado com os rumores sobre essa fusão, com Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel na mesma formação, o que felizmente é muito melhor, porque se irá ter grandes campeões em equipas diferentes, referindo-se aos dois mencionados, mais Primoz Roglic e Tadej Pogacar.

Christian Prudhomme, referiu assim que se pode ter um grande Volta a França em 2024, referiu o diretor do Tour, ao dizer que assim os ciclistas estarão mais na luta pela prova, e que se nada surgir de estranho, vai poder contar com quatro grandes nomes em 2024.

“Agenda de Ciclismo”


Troféus Internacionais e decisões na Taça marcam fim de semana

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa vai decidir-se no próximo fim de semana (16 e 17 de dezembro), no Velódromo Nacional, em Sangalhos, com a última prova pontuável, integrada nos Troféus Internacionais José Bento Pessoa e Alves Barbosa.

As emoções no Velódromo Nacional vão começar no sábado, entre as 10h e as 21h55, com o Troféu Internacional de Pista José Bento Pessoa. As provas UCI Classe 2 serão de Omnium (elites), Madison (elite masculina), Scratch (sub-23 femininas e juniores) e Corrida por Pontos (juniores). O troféu incluirá ainda os eventos nacionais de Scratch (juvenis e cadetes), Quilómetro (juvenis) e Corrida por Pontos (cadetes).

No domingo, a competição na pista continua com o Troféu Internacional de Pista Alves Barbosa, entre as 10h e as 22h05. Desta feita, as corridas UCI Classe 2 incluem Omnium (elites), Madison (elite masculina), Scratch (juniores e paraciclismo), Corrida por Pontos (elite feminina e juniores) e Perseguição Individual (paraciclismo). Os eventos nacionais serão de Scratch (elites A e masters) e Corrida por Pontos (elites A e masters).

Nos dois troféus internacionais, todas as provas para as categorias de juniores, juvenis, cadetes, paraciclismo, elites A e masters pontuam para a Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa 2023.

 

Mais eventos oficiais

 

16 de dezembro: 4º Passeio de Bicicletas - Pais Natais 100% Solidário, Viseu

17 de dezembro: XV Passeio de Bicicleta Porto Antigo 2023 - Passeio Solidário de Natal        , Porto

17 de dezembro: III Passeio de BTT Natal Solidário, Boa Nova

17 de dezembro: XIII Bike Tour Tiago Machado, Vila Nova de Famalicão

17 de dezembro: XIII Bike Tour Tiago Machado - Passeio Infantil, Vila Nova de Famalicão

17 de dezembro: Cicloturismo de Pais Natais, Anadia

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com