terça-feira, 27 de julho de 2021

“Governo do Equador ao lado de Richard Carapaz nas críticas ao Comité Olímpico”


Organismo foi criticado pela falta de apoio aos atletas

 

Por: Lusa

Foto: REUTERS

O ministro do Desporto do Equador, Sabastián Palácios, manifestou apoio ao ciclista Richard Carapaz, medalha de ouro em Tóquio'2020, após as críticas dirigidas ao Comité Olímpico, devido à falta de apoio aos atletas daquele país sul-americano.

Sabastián Palácios, que acompanha comitiva equatoriana em Tóquio, Japão, confessou que tem visto coisas que chamam à atenção, preocupam e indignam, algo que vai ao encontro do que o medalhado olímpico na prova de fundo masculina de ciclismo de estrada revelou, após conquistar o ouro.

"Fui um atleta que vim quase sem apoio. O país nunca acreditou em mim e a medalha é minha e das poucas pessoas que sempre me apoiaram", disse, na altura, Carapaz.

O Comité Olímpico é "responsável pelas passagens, por coordenar a viagem, receber os atletas na aldeia olímpica, ou seja, cuidar de toda a logística dos atletas nos Jogos Olímpicos", relembrou Palácios.

Contudo, o ministro do Desporto mostrou-se indignado pela "falta de treinadores, de uma equipa multidisciplinar junto dos atletas e de todas aquelas pessoas".

"Estamos aqui para acompanhar os atletas, para que se sintam próximos do seu Ministério do Desporto e do seu Governo. Estamos aqui para acompanhar como se dá essa coordenação e logística (do COE). Infelizmente, temos visto coisas que nos chamam a atenção, estamos preocupados e indignados", confirmou Palácios, através de um vídeo divulgado nas redes sociais.

E acrescentou: "Depois de ter vivido um dos momentos mais incríveis da história do desporto equatoriano, sentir orgulho da conquista e triunfo de Richard Carapaz, e após as suas declarações, que entendo e compartilho, devem saber de algumas coisas da participação do Equador nos Jogos Olímpicos".

Por sua vez, o COE, através de comunicado assinado pelo presidente Augusto Morán, deu conta de que a sua missão é "promover e apoiar a proteção" dos atletas neste tipo de competição, adiantando, por exemplo, que o ciclista chegou à capital japonesa através da gestão efetuada pelo organismo.

Também o presidente do Equador, Guillermo Lasso, disse, após tomar conhecimento das declarações de Carapaz, que para o seu Governo é "uma prioridade acompanhar os atletas equatorianos em vitórias e derrotas".

"Concordamos com Richard Carapaz e trabalhamos para fornecer um apoio abrangente", assegurou o Chefe de Estado.

Carapaz, de 28 anos, cumpriu os 234 quilómetros entre o Parque Musashinonomori e a Pista Internacional de Fuji em 6:05.26 horas, num triunfo a solo, com 1.07 minutos de vantagem para o belga Wout van Aert, que levou a prata ao 'sprint' face ao esloveno Tadej Pogacar, terceiro.

Fonte: Record on-line

“Portugueses já conhecem ordem de partida para o contrarrelógio em Tóquio”


Nelson Oliveira e João Almeida em ação na madrugada de quarta-feira

 

Por: Record

Nelson Oliveira e João Almeida já conhecem a hora de partida para o contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, marcado para quinta-feira. De acordo com informação providenciada pela organização, o primeiro português a sair será Oliveira, será o 13.º a sair para a estrada, com partida marcada no Fuji International Speedway às 14:18 locais (6:18 em Lisboa). Quanto a João Almeida, será um dos últimos a sair, tendo hora de partida para as 15:58 locais (7:58 em Lisboa).

O contrarrelógio, refira-se, tem uma distância de 44,2 quilómetros, com um percurso duro, mas que se adapta bem às características dos corredores portugueses, com duas voltas ao circuito de Fuji, onde terminou a prova em linha. Logo a abrir, há uma descida onde se pode atingir os 80 km/h, ainda antes de surgirem as maiores dificuldades, sendo necessária muita técnica dos corredores.

 

Ambiciosos

 

Ainda antes de saberem a hora de partida, tanto João Almeida como Nelson Oliveira mostraram a sua confiança.

"É um percurso bastante duro, com muito sobe e desce, que se adapta bem a mim e ao Nelson. Há vários corredores que estão em muito boa forma e que, tal como nós, se prepararam para esta prova, como Rohan Dennis e Filippo Ganna. Wout Van Aert também deverá ser um dos principais adversários, visto que tem estado a andar muito bem. Nunca fiz um contrarrelógio tão longo, mas vou dar o meu melhor", disse Almeida, que mostrou a sua valia na luta contra o relógio no recente Giro, onde se bateu com os melhores nessa especialidade.

Já Nelson Oliveira, o 7º no Rio’2016, garante que vai dar tudo. "Vai ser exigente, mas vamos dar o nosso melhor. Treinei bem, agora é esperar que o corpo corresponda. Os adversários são muito bons e todos os países trazem um especialista de grande nível. Alguns deles vêm muito mais rodados do Tour e o ritmo é outro. Mas posso repetir o diploma olímpico".

Fonte: Record on-line

“Rubis Gás patrocina a Camisola Verde da Volta a Portugal em Bicicleta e desafia os portugueses a “pedalar por uma causa”


Por: Joana Cortez Pinto

A Rubis Gás volta a ser, pelo quinto ano, o patrocinador oficial da Camisola Verde da Volta a Portugal em Bicicleta, a prova rainha do ciclismo português que está de regresso para a sua 82ª edição, de 4 a 15 de agosto. No âmbito deste evento, a Rubis Gás promove ainda a iniciativa “Pedalar por uma Causa”, um projeto de responsabilidade social que se realiza pela quarta vez e que irá apoiar três instituições de solidariedade social.

A iniciativa “Pedalar por uma Causa” acontece em todas as etapas da Volta a Portugal, na Feira da Animação das Chegadas, onde haverá uma estrutura com várias bicicletas estáticas para todos aqueles que queiram pedalar e contribuir, assim, para ajudar quem mais precisa. “Cada quilómetro pedalado equivale a 5 euros. No final, os quilómetros acumulados nas várias localidades por onde passa a competição são contabilizados e convertidos, sendo o valor total repartido por três instituições de solidariedade social”, explica Cristina Machado, Diretora de Marketing e Comunicação da Rubis Gás. 

Grupo Dançando com a Diferença, Centro Comunitário Bento XVI e Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal vão ser as instituições contempladas na 4ª edição do “Pedalar por uma Causa”. A iniciativa vai passar por Setúbal (dia 5 de agosto), Castelo Branco (dia 6 de agosto), Torre (dia 7 de agosto), Guarda (dia 8 de agosto), Santo Tirso (dia 10 de agosto), Fafe (dia 11 de agosto), Bragança (dia 12 de agosto), Montalegre (dia 13 de agosto), Mondim de Basto (dia 14 de agosto) e termina em Viseu no dia 15 de agosto, o último dia da prova. A ação pode ser acompanhada nas redes sociais do “Pedalar por uma causa” : www.facebook.com/rubisporumacausa  www.instagram.com/rubis por uma causa.

Na 81ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2019, foram “percorridos” 3224,7km pelas pessoas que quiseram contribuir e pedalar para ajudar. O valor acumulado foi arredondado, pela Rubis Gás, para o valor conseguido no ano anterior, perfazendo, assim, um donativo total de 19.500 euros, montante que reverteu para a CAPITI, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa (APPACDM Lisboa) e o Centro Social Paroquial N.ª Sra. de Assunção de Vila Nova de Tazem.

Nesta 82.ª edição da Volta a Portugal, a Rubis Gás assume, novamente, o patrocínio do Camisola Verde Rubis Gás, premiando os atletas que conquistem maior número de pontos nas Metas Volantes. “Será uma vez mais uma honra e um privilégio para Rubis Gás, entregar a Camisola Verde, uma camisola que premeia o esforço individual de cada atleta, a astúcia e a estratégia das equipas, e que representa, ao mesmo tempo, todos os valores com os quais a Rubis Gás se identifica”, afirma Arnaud Havard, Diretor Geral da Rubis. De recordar que em 2019 o grande vencedor da Camisola Verde Rubis Gás foi o português Daniel Mestre, da W52-FC Porto, com 91 pontos.

A maior prova do ciclismo português, começa este ano, dia 4 de agosto, em Lisboa e termina, dia 15 de agosto, em Viseu. Conta com 130 atletas, de 19 equipas, inscritos, para 12 dias de competição em que vão ser percorridos mais de 1.568 quilómetros.

Fonte: THE PRCOLLECTIVE

 

Sobre a Rubis

 

A Rubis (Rubis Energia Portugal S.A) pertence a um grupo internacional francês que opera há mais de 25 anos no setor da energia e está presente na Europa, África e nas Caraíbas. Surge em Portugal em 2014 com o negócio da distribuição de GPL propano e butano, fornecendo milhares de clientes dos mais diversos setores de atividade: hotelaria, restauração, saúde, indústria, agricultura, comércio e consumo doméstico.

A sede da Rubis Energia Portugal S.A situa-se em Lisboa, sendo que também tem uma delegação no Porto e instalações em Faro, Viseu, Cantanhede e Vila do Conde. A Rubis Energia Portugal S.A. detêm ainda participação na CLC - Companhia Logística de Combustíveis, S.A. (Aveiras); na Pergás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Perafita); na Sigás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Sines, complexo de armazenagem de GPL em caverna) e ainda SAAGA (Açores).

A Rubis Gás é a marca comercial da Rubis Energia Portugal.  Mais em www.rubisgas.pt

Fonte:

“Agenda de Ciclismo”


A primeira Volta a Portugal é a dos Cadetes

 

Por: José Carlos Gomes

A 13.ª Volta a Portugal de Cadetes, na estrada de 30 de julho a 1 de agosto, marca o arranque da época das “Voltas”, que, até setembro, contará ainda com a corrida profissional, a de juniores e, em estreia, a Volta a Portugal Feminina. No próximo fim de semana disputa-se também uma jornada dupla da Taça de Portugal de BMX.

O pelotão de jovens entre os 14 e os 16 anos vai competir na sua Volta, entre sexta-feira e domingo, ao longo de 244,8 quilómetros, distribuídos por três etapas. Os corredores vão encontrar uma prova de dificuldade crescente, de modo que a prova seja o mais inclusiva possível, tendo em conta a juventude dos participantes.

A primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes terá 75,5 quilómetros, ligando Alpiarça a Almeirim. A partida será dada às 15h00, prevendo-se a chegada para as 17h00, à segunda passagem pela meta. Uma subida de terceira categoria, sensivelmente a meio da viagem, é a maior dificuldade orográfica do dia.

A segunda etapa, sem qualquer prémio de montanha, inicia-se em Coruche, às 13h45, e termina, após 84,4 quilómetros, em Benavente, cerca das 16h00. A Volta a Portugal de Cadetes termina no domingo, dia de os corredores pedalarem ao longo de 84,9 quilómetros, entre Rio Maior (10h15) e Santarém (12h35). Além de três contagens de montanha durante a viagem, os corredores irão enfrentar uma chegada em subida, propícia a marcar diferenças.


 

Taça de Portugal de BMX

 

A pista do Parque Verde da Belavista, Setúbal, recebe, sábado e domingo, a terceira e a quarta etapas da Taça de Portugal de BMX, numa altura crucial da época, a cerca de um mês da Taça da Europa de BMX, que se realiza em Anadia, no primeiro fim de semana de setembro.

O programa de competições no próximo sábado arranca às 16h30 de sábado, após duas horas de treinos. A manhã de domingo também começa com treinos. A corrida está marcada para as 10h30.

 

Mais eventos oficiais:

 

31 de julho: Prova de Estrada Anadia Capital do Espumante – Murtosa Coração da Ria

1 de agosto: 1.º XCO de Esposende

1 de agosto: Circuito da Curia

1 de agosto: Taça Regional de XCO, Penacova

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Earth Consulters pedala com a EFAPEL a partir da 82.ª Volta a Portugal”


Por: Marta Varandas

A Earth Consulters, empresa de formação profissional e consultoria, líder no mercado, é o novo parceiro da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, juntando-se à estrutura já a partir da 82.ª Volta a Portugal, que vai para a estrada entre os dias 4 e 15 de agosto.

O cenário da pandemia, ainda por erradicar, não tem travado a EFAPEL na procura constante de soluções para manter a estrutura ativa, um trabalho premiado com o voto de confiança das empresas que continuam a acreditar neste projeto de ciclismo nacional. Esta recente parceria é prova disso e celebra a ligação a uma empresa que se tem destacado cada vez mais no apoio ao desporto.

Considerada PME Líder e PME Excelência, a Earth Consulters tem um passado e presente cheios de distinções: Empresa Gazela, Cliente Aplauso do Millennium e Cliente Caixa Top. São êxitos e reconhecimentos que não surgem apenas da Earth Consulters, mas de todos os clientes e parceiros que são sempre bem-vindos na sede e em todas as filiais da empresa (Viseu, Braga, Porto Alto e Faro, respetivamente).

Mas não são as distinções que movem a Earth Consulters. São, sim, os clientes e a sua crescente satisfação com os serviços prestados, que se pautam pela qualidade, pelo rigor e também pela simpatia de uma equipa jovem, mas experiente, dinâmica e não conformada com o tanto que faz.

A Earth Consulters capacita as empresas, colaboradores e outras pessoas a fazerem mais e melhor nas mais diversas áreas do conhecimento, fazendo cumprir todas as normas europeias e legislação nacional, no que à formação profissional diz respeito.

Desde a vertente de Segurança e Higiene no Trabalho à Construção Civil e Engenharia Civil, Serviços de Transporte, passando pelos Cuidados de Beleza, Saúde, Terapia e Reabilitação, entre tantas outras áreas, a empresa oferece uma ampla oferta formativa, que promove a competitividade e empregabilidade de todos.


Para o administrador, David Magalhães, “o apoio ao desporto e à cultura sempre fez parte integrante da filosofia empresarial da Earth Consulters. Sendo a EFAPEL Cycling Team um projeto que não se resume apenas e só ao ciclismo profissional, mas também às ações de prevenção rodoviária, através da sua Escola de Formação, bem como às campanhas de sensibilização para a proteção do meio ambiente, a Earth Consulters abraça também essa vertente solidária, estando já associada a outros projetos como a Quercus e a Liga Portuguesa contra o Cancro”. E rematou: “Todos temos de assumir a nossa parte na responsabilidade social e pequenos gestos podem fazer toda a diferença”.

Já Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing (que gere toda a estrutura EFAPEL), entende que “este é mais um compromisso e uma responsabilidade que assumimos e que vai traduzir-se no nosso empenho em apresentar os melhores resultados. Por isso vamos lutar pela vitória na Volta a Portugal. Queremos trazer o merecido retorno aos que investem e confiam em nós como a Earth Consulters. Acreditamos que os resultados vão surgir, movidos por este voto de confiança e pela nossa paixão pelo ciclismo”, rematou.

Fonte: Efapel

“Excelente estreia olímpica para Melanie Santos que conquista a 22.ª posição em Tóquio”


O Triatlo feminino nos Jogos Olímpicos contou com a presença de Melanie Santos

 

Fotos: Tiago Petinga / LUSA

A única triatleta portuguesa em prova competiu hoje, 26 de julho de 2021, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, alcançando o 22.º lugar com uma prestação consistente durante os três segmentos do Triatlo.

Melanie Santos saiu da água no top 20, ‘encaixando-se’ no terceiro grupo de ciclismo, mantendo um bom ritmo neste segmento técnico, que se tornou ainda mais difícil devido à chuva e ao piso molhado.

 

O ciclismo era muito técnico com o piso molhado a dificultar mais a prova das atletas


 

Melanie ficou a 6’30’’ da Campeã Olímpica Flora Duffy, das Bermudas, que realizou uma excelente prestação, culminando com uma corrida fortíssima isolando-se na frente da competição. Duffy supera aqui, com o tempo de 1:55:36 que a levou ao ouro, a 8.ª posição conquistada há cinco anos nos Jogos do Rio de Janeiro. A triatleta das Bermudas sucede à americana Gwen Jorgensen, que deixou o Triatlo competitivo depois de ter vencido a prova olímpica em 2016.

 

Melanie na segunda transição para dar início ao último segmento da corrida


 

A medalha de prata foi alcançada pela inglesa que ocupa a segunda posição do ranking olímpico, Georgia Taylor-Brown, atleta que obteve a marca de 1:56:50, terminando a 1’14’’ da vencedora. Katie Zaferes, dos Estados Unidos da América e número um do ranking de qualificação olímpica, fechou pódio com 1:57:03 garantindo assim o bronze.

 

A prova olímpica Triatlo feminino

 

Durante a prova, as triatletas nadaram sem fato isotérmico devido à elevada temperatura da água na baía de Tóquio, mas as condições atmosféricas estiveram muito diferentes da prova masculina que se realizou no dia de ontem, 25 de julho. O piso molhado, devido à chuva que se fazia sentir, obrigou a precauções extra principalmente no exigente segmento de ciclismo que se tornou ainda mais condicionado, originando algumas quedas e inevitáveis desistências.

Depois de uma natação no top 20, a triatleta portuguesa posicionou-se no terceiro grupo de ciclismo, em perseguição do grupo onde se encontrava a poderosa Nicola Spirig, da Suíça, conhecida pelas suas fortíssimas prestações no ciclismo que liderou o segundo segmento praticamente durante todo o percurso.


Foram três as atletas de topo que estiveram na frente da prova do princípio ao fim, disputando o pódio até ao último segmento da corrida: Flora Duffy, Georgia Tailor-Brown e Katie Zaferes.

Tailor-Brown ainda teve o azar de furar no final do ciclismo, o que a obrigou a abrandar nas últimas curvas, desvantagem que recuperou no segmento de corrida, conseguindo voar para o ouro ultrapassando inclusive a americana Katie Zaferes que corria na segunda posição.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Raquel Queiróz 27ª na prova de XCO dos Jogos Olímpicos”


Raquel Queirós terminou a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos com um 27.º lugar, na prova de cross-country olímpico (XCO). A corrida foi dominada pela seleção suíça, com Jolanda Neff a conquistar a vitória.  

A corredora portuguesa partiu da última fila, mas um excelente arranque permitiu-lhe ganhar logo várias posições, nos primeiros momentos da corrida.

A prova foi muito disputada na parte inicial, com as seleções da Suíça, da França e a corredora britânica, Evie Richards, na luta pela liderança. O percurso apresentou-se com características diferentes das da prova masculina, devido à chuva que o tornou mais complexo, principalmente nas zonas mais técnicas.

A francesa, Loana Lecomte estava na frente na primeira passagem pela meta, mas não tardaria a surgir o ataque da Suíça. Jolanda Neff passou para a frente da corrida, para nunca mais largar, numa altura em que duas francesas seguiam atrás. As zonas mais escorregadias do percurso acabariam por trair a francesa Pauline Ferrand Prevot, que perdeu muito tempo depois de escorregar numa zona de pedras.

Raquel Queirós chegou a estar na 23.ª posição, mas o desgaste físico causado por um percurso de grande exigência, levou-a a perder alguns lugares. A representante da seleção nacional conseguiu estabelecer-se na 26.ª posição ainda a meio da prova, perdendo apenas um lugar na última volta para a espanhola, Rocio del Alba Garcia.

A seleção suíça conseguiu colocar as suas três corredoras no pódio, depois de uma prestação muito dominante. Jolanda Neff seguiu isolada na frente durante grande parte da prova, acabando por vencer na frente das suas compatriotas, após 1h15m46s de prova. Sina Frei e Linda Indergand ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Raquel Queirós concluiu na mesma volta da vencedora, a 12 minutos.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, destacou o potencial que a atleta portuguesa demonstrou em prova. “A Raquel esteve bem, dentro das espectativas e sempre bastante confortável na corrida. Acho que mostrou ter um grande potencial, num contexto de grande exigência. Encontrámos um terreno muito mais pesado, devido à chuva. Fizemos o reconhecimento do percurso antes da prova e ela ultrapassou sempre bem os obstáculos e o mesmo aconteceu na prova. Nos primeiros dois terços da corrida esteve muito bem, acabando por ter depois uma ligeira quebra, que deu para manter o lugar. Terminou na 27.ª posição, rodeada por atletas de grande nível. Foi uma grande prestação que mostrou que daqui a uns anos poderá estar num nível bastante superior”, afirmou Pedro Vigário.

Raquel Queirós mostrou-se muito satisfeita com o resultado. “Estou muito feliz com a minha prestação. As condições do percurso eram diferentes daquelas que tive nos treinos, devido à chuva, mas correu muito bem. Dei o meu melhor, corri com atletas de topo mundial e foi fantástico poder representar Portugal. Estou muito orgulhosa de mim e espero poder regressar em 2024 em condições de lutar por um resultado ainda melhor”, revelou Raquel Queirós.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mélanie Santos: «Tenho de estar feliz e orgulhosa com o 22.º lugar» em Tóquio”


Portuguesa lembra as dificuldades, especialmente por conta das condições climatéricas

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A portuguesa Melanie Santos assumiu a satisfação com o 22.º lugar alcançado na estreia olímpica na prova de triatlo de Tóquio'2020, disputada sob chuva e vento, na Odaiba Marine Park.

"É uma sensação muito boa. Vinha com o 'top 16' como objetivo e acho que fiquei perto. Estava preparada para o calor e para o sol, mas apanhámos condições completamente diferentes e tivemos de nos adaptar. No final do dia, estou muito orgulhosa por ter representado Portugal e um 22.º lugar para a estreia não é terrível", afirmou a triatleta de Alcobaça, em declarações à agência Lusa.

Aos 26 anos, Melanie Santos cumpriu a estreia olímpica em 2:02.06 horas, a 6.30 minutos da vencedora, Flora Duffy, das Bermudas, depois de ter descolado do grupo da frente logo na natação, quando já seguia no 22.º posto, a 01.08 minutos, 'colada' à suíça Nicola Spirig, campeã em Londres'2012 e prata no Rio'2016.

"Eu nadei logo pior do que normalmente nado, saí um bocado atrás, junto da [Nicola] Spirig, porque sabia que era o último 'comboio' para chegar à frente. Mas o ciclismo estava perigoso, com vento e chuva, e, quando seguia no grupo, houve uma queda à frente e acabei por ficar mais para trás e perdi o comboio", lamentou.

Depois, Melanie Santos segurou a posição, na terceira presença de Portugal na prova feminina de triatlo, depois de Vanessa Fernandes ter sido vice-campeã em Pequim'2008 e oitava em Atenas'2004.

"Tenho de estar feliz e orgulhosa com o 22.º lugar nestas condições e com estes contratempos. Há coisas que não conseguimos controlar, temos de nos adaptar e tirar o melhor de cada prova, desta tirei coisas positivas, estou satisfeita, mas acho que ainda tenho muito a melhorar", rematou, apontando a Paris2024.

Melanie Santos foi a triatleta portuguesa mais bem classificada em Tóquio'2020, com o 22.º lugar, um dia depois de João Silva e João Pereira terem sido, respetivamente, 23.º e 27.ºs classificados na prova masculina.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no Triatlo de Entre-os-Rios”


Mantém a liderança do nacional

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 2ºlugar na 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes, que se disputou no passado sábado, dia 24/julho em Entre-os-Rios (Castelo de Paiva), ficando apenas a escassos 35 segundos da equipa vencedora, o Olímpico de Oeiras, mas os torrejanos continuam na liderança do Campeonato Nacional.

Apesar da equipa do Clube de Natação de Torres Novas se apresentar desfalcada para esta etapa, os atletas torrejanos foram determinados a tentar alcançar o 1ºlugar, para dedicar ao seu colega de equipa, Ricardo Batista, que no início da semana sofreu um acidente de bicicleta, tendo como desfecho a fratura da clavícula esquerda, mas encontrando-se neste momento a recuperar bem da cirurgia a que foi submetido.

Foi o técnico Paulo Antunes, o próprio a afirmar que no final dos 750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida, que todos os atletas torrejanos tiveram um papel determinante e que foram brilhantes.


O Clube de Natação torrejano foi a última equipa a partir, uma vez que lidera o Campeonato Nacional, com os seus 6 atletas, José Pedro Vieira (sub23), João Nuno Batista (cadete), Luis Velasquez (sénior), Guilherme Pires (sub23), Gustavo do Canto (cadete) e Abel Afonso (júnior), a realizarem um segmento de natação com uma vantagem cerca de 20 segundos para a 2ªequipa, vantagem que aumentou em cerca de mais 17 segundos na 1ªvolta do ciclismo, mas que não foi suficiente para manter a liderança no segmento de corrida, aonde o Olímpico de Oeiras foi um pouco mais forte, uma vez que na chegada à meta conta o tempo do 4º melhor atleta de cada equipa, para a classificação final desta etapa, realizada em formato de contrarrelógio por equipas constituídas no máximo por 6 atletas.

Neste momento, faltando apenas disputar uma etapa no início do mês de setembro em Lisboa, o Clube de Natação de Torres Novas continua na liderança do Campeonato Nacional juntamente com o Olímpico de Oeiras.

No final desta prova em Entre-os-Rios, realizou- se ainda a última etapa do Campeonato Nacional de Triatlo em Juvenis. Estiveram presentes 2 atletas torrejanas, Mafalda Leirião alcançou o top 10, obtendo o 10ºlugar, enquanto Ana Júlia Marques terminou na 13ªposição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Antarte – Feirense 12ª equipa em Ordizia”


A equipa Antarte – Feirense, deslocou-se a Espanha no passado domingo 25 de julho, para participar na 98ª Prueba Villafranca – Ordiziako Klasika. Esta prova na distância de 165,7km contou com a presença de 18 equipas entre as quais algumas das melhores formações do mundo.

Na parte inicial da competição Bruno Silva ainda integrou uma fuga inicial que não viria a ter sucesso enquanto Fábio Oliveira seria o azarado do dia ao ser vítima de queda felizmente sem consequências de maior.

O vencedor final foi o espanhol Luis León Sánchez (Astana Premier Tech), com destaque para o 12º lugar na geral por equipas da equipa feirense, o 43º lugar de Gonçalo Amado que chegou integrado no grupo principal e para o 10º lugar na juventude de António Ferreira.

 

Classificação Geral:

 

1º Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech) 3:51:27 2º Juan Ayuso (UAE Team Emirates) mt

3º Roger Adrià (Kern Pharma) mt

43º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +1:00 63º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +3:49

65º António Ferreira (Antarte-Feirense) +3:49

 

Geral Sub-23:

 

1º Juan Ayuso (UAE Team Emirates)

10º António Ferreira (Antarte-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª Movistar Team

 

“António Ferreira a bom nível na Seleção Nacional”


 

António Ferreira integrou a Selecção Nacional na prova francesa Etoile d'Or disputada de 19 a 20 julho e pontuável para a Taça das Nações de sub-23.

O corredor da Antarte-Feirense, esteve a bom nível, principalmente nas 2 etapas em linha.

No 1º dia da parte da manhã, 1ª etapa 9,6km CRI ficou em 110º lugar, a 1m42s da vitória do polaco Filip Maciejuk. Já de tarde, na 2ª etapa de 141,9 km foi 38º na meta, a 25s do vencedor italiano Filippo Baroncini.

A 20 de julho na 3ª e última etapa num total de 181,8 km, foi 47º com o m.t. do francês Paul Penhoet, na geral final o corredor da Antarte-Feirense 50º na classificação geral, a 1m53s do vencedor da camisola amarela, o polaco Filip Maciejuk.

 

Próxima competição da nossa equipa de 4 a 15 de agosto: 82ª Volta a Portugal em Bicicleta!

 

19 equipas, 12 etapas, 1568,2 quilómetros, início em Lisboa, final em Viseu, passagem a 10 de agosto em Santa Maria da Feira com Meta Volante em frente ao nosso Marcolino de Castro.

Fonte: Antarte-Feirense

“Tóquio2020: Triatleta Mélanie Santos 22.ª no primeiro título olímpico das Bermudas”


Por: JP // AMG

A portuguesa Mélanie Santos terminou no 22.º lugar na sua estreia na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, vencida por Flora Duffy, que conquistou o primeiro título olímpico das Bermudas.

A triatleta de Alcobaça, de 26 anos, cumpriu os 1.500 metros a nadar, 40 quilómetros a pedalar e 20 a correr, na Odaiba Marine Park, a 06.30 minutos da vencedora, Flora Duffy, que venceu a prova em 01:55.36 horas.

A atleta das Bermudas destacou-se já no segmento de corrida, deixando a britânica Georgia Taylor-Brown na segunda posição, a 01.14 minutos, e a norte-americana Katie Zaferes na terceira, a 01.27.

A suíça Nicola Spirig, campeã em Londres 2012 e prata no Rio 2016, atrás de Gwen Jorgensen, que se dedicou à maratona, não foi além do sexto posto, a 02.29 minutos.

Bermudas já era o país menos populoso do mundo a arrebatar uma medalha olímpica, desde a conquista do bronze pelo pugilista Clarence Hill em Montreal1976.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com