domingo, 8 de janeiro de 2017

“Campeonato Nacional de Ciclocrosse”

Ricardo Marinheiro e Sandra Santos surpreendem na Quinta das Arcas

Ricardo Marinheiro e Sandra Santos impuseram-se hoje nas provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse, na Quinta das Arcas, Sobrado, Valongo, surpreendendo os favoritos.

A corrida masculina foi de grande intensidade, com equilíbrio entre cinco corredores, Ricardo Marinheiro, Mário Costa, Roberto Ferreira, Fábio Ribeiro e aquele que pretendia defender o título, Vítor Santos. O quinteto juntava os mais fortes candidatos, entre os quais aqueles em que recaíam as maiores apostas, Mário Costa e Vítor Santos.

A decisão aconteceu só com a meta à vista. Ricardo Marinheiro cortou o risco na frente, deixando Mário Costa no segundo lugar, a 3 segundos. Seguiu-se Roberto Ferreira, a 9 segundos do vencedor.

Apesar de o ciclocrosse ser, notoriamente, uma disciplina com maior implantação no Norte, foi do Algarve que chegou a nova campeã nacional de elite. Sandra Santos também surpreendeu toda a concorrência, terminando a corrida destacada. Relegou a comandante da Taça, Joana Monteiro, para o segundo posto, a 1m50s. Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) fechou o pódio, a 7m58s.

Bruno Silva e Raquel Queirós sagraram-se campeões de sub-23, estatuto conquistado pelo júnior Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins) e pelos cadetes Tiago Sousa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Daniela Campos.

Entre os veteranos, ganharam o master 30 Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), o master 40 Hugo Marques, o master 50 António Silva e a master feminina Marina Leitão.

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse juntou 142 corredores. No próximo domingo os novos campeões vão estrear as camisolas que os identificam e vão enfrentar a vontade de desforra dos rivais na quarta prova da Taça de Portugal, que vai realizar-se em Rebordosa, Paredes.

Fonte: FPC

“Quatro caras novas no Sporting-Tavira”

Equipa foi apresentada esta noite aos sócios em Alvalade

Joni Brandão, Fábio Silvestre e Alejandro Marque vão representar leões em 2017

A equipa do Sporting-Tavira, que vai competir nas estradas em 2017 foi apresentada esta noite aos sócios no intervalo do jogo em Alvalade entre o Sporting e o Feirense. Confirmam-se as quatro caras novas: Joni Brandão, Frederico Figueiredo, Fábio Silvestre e o galego Alejandro Marque. Os restantes transitam da temporada de 2016, que marcou o regresso dos leões ao pelotão nacional, entre eles o italiano Rinaldo Nocentini, que foi o chefe-de-fila.

EIS O PLANTEL PARA 2017

NOME                                EQUIPA ANTERIOR

Freferico Figueiredo (POR) Rádio Popular-Boavista
Joni Brandão (POR) Efapel
Alejandro Marque (ESP) LA-Antarte
Fábio Silvestre (POR) Leopard
Rinaldo Nocentini (ITA) Sporting-Tavira
Óscar Brea (ESP) Sporting-Tavira
Mário Gonzalez (ESP) Sporting-Tavira
Jesús Ezquerra (ESP) Sporting-Tavira
Valter Pereira (POR) Sporting-Tavira
Luís Fernandes (POR)Sporting-Tavira
David Livramento (POR) Sporting-Tavira
Shaun Bester (Á. SUL) Sporting-Tavira

Diretor-desportivo: Vidal Fitas

Fonte: Record on-line

“Manifestação em Defesa da Bicicleta”

Cerca de 600 utilizadores de bicicleta pedalaram em Lisboa

Texto e fotos: José Morais        

Sobe o lema “Inicie o Ano a Pedalar, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), iniciou o ano de 2017, com uma manifestação em defesa da bicicleta. Neste domingo 8 de janeiro, cerca de 600 utilizadores da mesma, participaram, pedindo assim segurança para pedalar, na sequência de alguma alterações que o PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, quer implementar em relação ao utilizador de bicicleta, o qual em nada beneficiará o mesmo. Sendo a bicicleta um modo suave e alternativo nas deslocações urbanas, a segurança e o respeito por quem pedala terá de ser reforçado, e pensado em promover este meio de transporte não poluente, sendo importante também promove-lo nas escolas, não desencorajando que o utiliza, e não incentivando ao uso do automóvel.

A concentração ocorreu no Terreiro do Paço em Lisboa pelas 9 horas, a manhã fria com que a capital acordou, onde em alguns locais marcavam 2 graus os termómetros, não desanimou os participantes, que não ficaram em casa e vieram para a rua pedalar.

Pelas 10 horas, era lido a todos os participantes e refletindo os objetivos da manifestação, depois, evocado Mário Soares, sócio horário da FPCUB, falecido este sábado, ao qual foi feito um minutos de silêncio em sua homenagem, seguindo-se um breve Mannequin Challenge, onde os participantes pararam por momentos, para umas imagens.

Começaram depois a pedaladas, que levaram os utilizadores de bicicleta até à zona do Poço Bispo, fazendo inversão, seguiram até Belém, e regressaram ao ponto de partida, o Terreiro do Paço.

Com uma pedalada certa, e um pelotão compacto, os utilizadores de bicicleta manifestaram-se assim em silêncio, em defesa da mesma, com as pedaladas a terminarem cerca das 12,15.

Filipe Beja da FPCUB, fazia no final um balanço da iniciativa ao dizer: “Este ano esta iniciativa teve o propósito de nos manifestarmos relativamente á PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, e nos contributos que fizemos na discussão pública que está até hoje aberta ao público para participar. A esta iniciativa juntaram-se mais de 600 utilizadores de bicicleta, e juntamente com a Federação que leu, e todos refletimos com algumas propostas que fizemos nesse âmbito, assim como em seguida fizemos um passeio com muita participação, boa disposição e alegria, com este tempo fabuloso que tivemos hoje aqui em Lisboa, foi um bom momento de reflecção, promove a participação, e será uma forma de darmos os nossos contributos”.

Uma manifestação pacífica, com muito convívio, muitos iniciaram este novo ano a pedalar, num evento diferente das edições anteriores, este ano o passeio foi em defesa da bicicleta e dos seus utilizadores, com adultos e crianças a pedalarem em segurança, num trajeto plano, o qual foi acompanhando pela Divisão de Trânsito da PSP, que fez um excelente trabalho, com a FPCUB, face ao enquadramento com que se confronta, teve assim de adotar posições, reiterando as propostas pelas quais historicamente tem vindo a pugnar ao longos dos anos, na luta pela bicicleta e seu utilizador.





 

“Reportagem no “O Praticante” do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar”

Já está on-line a reportagem no “O Praticante” do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/manifestacao-defesa-da-bicicleta/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar” realizado este domingo em Lisboa, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipP5QfZBHbZmZuB-iGj2HnJi_Pj4ndhEToEQ5MAjDlWB4uTJbipHlC5dR53eYxGpbQ?key=NGlQZWJsUzNpZHpFcnFHcXVZTGhObmtDMlVTcm1n

Nota: Este espaço de fotografias irá ser atualizado com mais fotos brevemente, esteja atento…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com